Review do mini-quadricóptero JJRC H6D

Recebi esta belezinha da BangGood para avaliação.



http://www.banggood.com/JJRC-H6D-5_8G-FPV-CF-Mode-RC-Quadcopter-With-200W-HD-Camera-Monitor-RTF-p-989597.html

Confesso que nunca coloquei muita confiança em micro quadricópteros prontos para voar.  Minha experiência anterior com qualquer coisa "pronta para voar" não foi nada boa, mas de uns anos para cá muita coisa melhorou.

Por menos de 100 dólares é um conjunto completo para quem quer testar voo de quadricóptero e FPV sem muito compromisso.

Não vou mostrar o unboxing porque os correios judiaram muito da caixa, que de quadrada chegou em formato de bola, mas o conteúdo chegou bem graças à boa proteção da embalagem.

A primeira coisa que se percebe ao abrir a caixa é a aparência bem cuidada do quadricóptero. Com plástico de boa qualidade e visual invocado ele vem com uma gaiola de proteção para as hélices que mantive nos testes dentro de casa para evitar ferimentos e tirei para voar ao ar livre.

O transmissor de rádio já não tem o visual tão caprichado, com plástico mais barato, mas como estou acostumado com rádiocontroles maiores achei a ergonomia melhor que modelos similares que já testei.

Pontos fortes do transmissor:
1) Precisão dos comandos no centro do stick, mais crítica para voos suaves;
2) Posição dos trins correta;
3) Comandos fáceis de usar e LCD funcional;
4) Botão de "rate" permite ajuste de 10% a 100% dos comandos, útil para dosar o tipo de voo entre dócil e ágil.

Ponto fracos do transmissor:
1) Plástico de aparência frágil e não muito bonito.

O monitor 5,8GHz também tem boa aparência, e tem duas características que se demostraram práticas: a antena externa e a bateria interna recarregável.

Pontos fortes do monitor:
1) Compatível com outros transmissore 5,8GHz, inclusive os utilizados em equipamentos 5,8GHz de maior potência;
2) Bateria interna recarregável, mais prática e econômica de usar do que alguns concorrentes que usam pilhas AAA;
3) A antena externa mostrou ter alcance melhor que os similares com antena interna, além de permitir usar uma antena diferente quando necessário (em um dos meus voos eu perdi outro quadricóptero no mato, por sorte na mesma frequência, e foi muito prático rastreá-lo com o receptor do JJRC e uma antena direcional);
4) Abas dobráveis tampam parte do brilho permitindo ver a imagem mesmo sob o sol.

Ponto fraco do monitor:
1) Baixo nível de brilho e contraste, apesar de adequados poderiam ser melhores;
2) Não permite selecionar frequência, que é fixa.  Não considero uma grande desvantagem porque não é o objetivo, mas seria muito prático se tivesse 8 canais.

O uso é muito fácil e não precisa de muita habilidade, apenas um pouco de cuidado.

Para armar e deixar pronto para decolagem basta acelerar totalmente, depois abaixar todo o acelerador.  Fácil e intuitivo.

Na primeira decolagem uma surpresa muito agradável, apesar de pequeno ele é muito valente, os pequenos motores sustentam seu peso com folga e mantem voos longos sem dificuldades.  Acostumado com equipamentos maiores e com mais recursos a única coisa que realmente senti falta foi do barômetro para manter altitude, sem ele senti um pouco de dificuldade para voar pelo apartamento sem acertar o teto ou as mesas, mas nada que treino não resolva.

A qualidade da imagem no monitor é decente, 320x240 sem ruídos, e permite identificar o ambiente facilmente.  A qualidade das fotos e filmagem também são razoáveis, semelhantes às câmeras chaveiro de 2megapixels que já são populares em aeromodelismo há algum tempo.  Claro que por este preço e peso ninguém espera uma GoPro.

Voando ao ar livre as impressões não mudam, claro que fica mais arisco por causa do vento, mas ainda bastante estável.

O ponto de atenção é apenas que, como a maioria dos equipamentos similares, ao perder sinal do rádio ele literalmente despenca do céu.  Felizmente descobri que quando isto acontece ele sobrevive bem a quedas razoáveis sobre a grama sem nenhum dano.

A conclusão final é que não é um brinquedo de criança que ainda não tenha discernimento adequado, eu não arriscaria deixá-lo na mão de quem não entende os riscos de quebrá-lo ou quebrar algo com ele, mas um pré-adolescente ou adolescente com maturidade suficiente, ou qualquer adulto, podem tranquilamente se divertir muito com ele.

Pena que o dólar esteja tão caro dificultando nossa vida, mas para quem quer sentir o gosto de pilotar um quadricóptero e fazer algumas imagens aéreas, sem ter que gastar milhares de reais em equipamento de maior porte, vale a pena, e sabendo das limitações ele não decepcionará.