Tutorial SkyWalker: Montagem de um sistema de FPV Completo
Ir para:  
Novo Tópico  Responder Mensagem http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Aero Fotografia/Filmagem e FPV
 Versão para imprimir/gravar
Autor Mensagem
job_veloso
membro

Registro Nº 17254
Válidas:1119
Temporárias:1
São Luís - MA Brasil

MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2012 12:50 am    Assunto: Tutorial SkyWalker: Montagem de um sistema de FPV Completo Responder com Citação

Caros amigos do e-voo, é chegada a hora de tirar todas as tralhas da gaveta e começar a montagem do meu primeiro FPV. Este tópico visa registrar todos os passos desta aventura, erros e acertos, e direcionar novos membros a prática. Espero sinceramente que eu consiga chegar lá, e para isso, vou contar com a ajuda de 03 amigos:

Cmte Juverto (Orientador) - http://www.e-voo.com/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=7942
Cmte Zé Mayer (Conselheiro) - http://www.e-voo.com/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=4935
Cmte Fernando Galha (Conselheiro) - http://www.e-voo.com/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=19396

Fiquem a vontade para comentar e fazer suas perguntas, no entanto, gostaria de sugerir que se tiverem dúvidas sobre equipamentos de FPV, ou sobre a modalidade em si, o lugar correto é o tópico coordenado pelo Juverto, vide abaixo:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=107603&postdays=&postorder=asc&start=0

A estratégia inicial é simples. Meu orientador vai recomendar cada passo em ordem de execução, com sugestão de pesquisa extra e etc. Seguirei a montagem. postando os resultados para avaliação e análise de todos. Se algo sair errado faremos juntos os acertos. Combinado?

Como premissa, tentarei não ser muito prolixo, principalmente na montagem do avião, para não fugir do tópico. No entanto, buscarei registrar cada passo, bem como atender os questionamentos dos amigos visitantes. Neste caso contarei com a ajuda dos colegas já citados.

Vamos começar? Primeiramente, vale checar tudo que temos disponível até agora:

1- Avião (plataforma): SKYWALKER;
http://www.fpvflying.com/products/Skywalker-platform-for-UAV-FPV.html
2- Rádio de comando: Dragonlink
http://www.dragonlinkstore.com/v2/pt-br/node/33
3- Monitor de vídeo: Óculos fatshark
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=19445&aff=64701
4- Equipamento para transmissão de Vídeo e Audio
https://www.dronesvision.com/account.php?action=order_status
1 x LawMate 1.2GHz 1000mW Wireless AV Transmitter
2 x LawMate 1.2GHz Wireless AV Receiver VRx For FPV & Wireless CCTV Cameras
5- Antenas, Camera e Diversity
https://www.hobbywireless.com/cart/index.php?main_page=account_history_info&order_id=9894
1 ea. SN555 very high resolution Color Camera 550 Lines NTSC SONY®
1 ea. AN1208 HIGH GAIN PATCH ANTENNA 1.2 Ghz 8dBi
1 ea. AN1206 HIGH GAIN WHIP ANTENNA 1.2Ghz 6dBi
2 ea. RCA cable for 1.2 and 2.4 GHz receivers
1 ea. EagleEyes FPV Station
6- OSD: EAGLE TREE OSD PRO 100A 10Hz GPS + GUARDIAN + AIRSPEED EXPANDER http://hobbywireless.com/index.php?main_page=product_info&cPath=19_37&products_id=243
http://hobbywireless.com/index.php?main_page=product_info&cPath=19_37&products_id=641
http://hobbywireless.com/index.php?main_page=product_info&cPath=19_37&products_id=256

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
ze_mayer
membro

Registro Nº 4935
Válidas:1333
Temporárias:14
valinhos-sp

MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2012 3:27 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Job

é uma honra estar listado entre os conselheiros, mas acredito que não vou poder te ajudar muito. eu não utilizo o skywalker (meus dois de fpv são projeto próprio), nem dragonlink (72mhz), nem óculos (tela 7"), nem eagle tree (remzibi/minimOSD). meu tx/rx são da HK (uma m***a, mas pra curto alcance ainda me servem bem), não uso diversity nem antena patch (eu fiz uma, mas acabei optando pela omni no alcance que estou utilizando. uma patch 900mhz é um trambolho!).

as únicas coisas que eu posso te falar são:
1) tá no caminho certo! equipamento top desde o início vai te poupar muita dor de cabeça! e antes de mais nada, aprenda a configurar o RTL do eagle tree!

2) na câmera, eu gosto de usar grande angular, sem pan/tilt. motivos: meu pan/tilt vibrava muito, e a imagem ficava uma porcaria. com a grande angular (lente de 2,9mm) cosigo enxergar tudo que eu preciso com a câmera fixa.

vou acompanhar o tópico, e se tiver mais alguma coisa que eu possa ajudar, vou falando! a princípio, tá de parabéns!
junioro16v
membro

Registro Nº 4366
Válidas:93
Temporárias:35
Curitiba - PR

MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2012 5:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Job, boa tarde!
Vendo sua lista de equipamentos me surgiu uma dúvida. Vi que vai logo pegar dois receptores de vídeo para fazer o diversity. Perfeito.
Minha dúvida é nas antenas. Vai pegar uma omni de 6dBi e uma patch de 8dBi.
A intenção é usar ambas na ground station? E no tx de vídeo? vai manter a antena stock? Penso em uma inverted vee.
Pergunto pois estou montando um sistema muito parecido ao seu.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
job_veloso
membro

Registro Nº 17254
São Luís - MA Brasil

MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2012 9:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Grande Zé, você já está ajudando a bastante tempo e ainda não sabe... temos muita estrada pela frente. Daqui a pouco falaremos sobre motor, servos, lentes e etc. Agora mesmo eu estava olhando o SW (skywalker, usaremos esta sigla para falarmos do avião), e vejo que antes de começar a colar, já temos decisões a tomar em relação ao servo. Os cabos dos servos precisam passar pela estrutura internamente antes, e por isso, ou eu deixo o cabo com a ponta pra fora da caverna do servo ou já conecto o servo antes de colar, deixando tudo no lugar perfeito. O problema é: se o servo queimar, como substituí-lo se tudo estará colado por dentro da calda do SW?
fernandogalha
membro

Registro Nº 19396
Válidas:715
Temporárias:0

MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2012 9:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Grande Job,
Como o Ze falou, tambem me sinto honrado!
Vou mais aprender, doque ajudar, ate porque pretendo brevemente, compra um SW (montar) e construir o meu proprio.
Tambem acho que voce esta no caminho certo com relacao ao equipamentos, eh melhor comprar aos poucos e ter coisa de ponta.
Duas coisa para serem discutidas:

Tamanho das asas
http://www.bevrc.com/skywalker-1900mm-wings-for-any-version-of-skywalker-168-max-2-per-order_p306.html

E um estabilizador que eu nao sei o que poderia ser usado com o que vc esta montando!!!!????

Editado pela última vez por fernandogalha em Seg Jun 18, 2012 10:05 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
job_veloso
membro

Registro Nº 17254
São Luís - MA Brasil

MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2012 10:01 pm    Assunto: Antena Responder com Citação

junioro16v escreveu:
Olá Job, boa tarde!
Vendo sua lista de equipamentos me surgiu uma dúvida. Vi que vai logo pegar dois receptores de vídeo para fazer o diversity. Perfeito.
Minha dúvida é nas antenas. Vai pegar uma omni de 6dBi e uma patch de 8dBi.
A intenção é usar ambas na ground station? E no tx de vídeo? vai manter a antena stock? Penso em uma inverted vee.
Pergunto pois estou montando um sistema muito parecido ao seu.

Olá Jr, vou usar as duas antenas na Ground Station sim, conforme falaste. Já no Vtx, ainda devo decidir. Talvez a gente vá evoluindo aos poucos até chegar uma solução ótima!

fernandogalha
membro

Registro Nº 19396

MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2012 10:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Job,
Tambem esta pensando nisso outro dia!
Eu vi alguma coisa na internet sobre isso, todos os fios estavao dentro da fuselagem, mas dentro de tubos de fibra de carbono.
Sera que seria vialvel?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
job_veloso
membro

Registro Nº 17254
São Luís - MA Brasil

MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2012 10:08 pm    Assunto: Asa Responder com Citação

fernandogalha escreveu:
Grande Job,
Como o Ze falou, tambem me sinto honrado!
Vou mais aprender, doque ajudar, ate porque pretendo brevemente, compra um SW (montar) e construir o meu proprio.
Tambem acho que voce esta no caminho certo com relacao ao equipamentos, eh melhor comprar aos poucos e ter coisa de ponta.
Duas coisa para serem discutidas:

Tamanho das asas
http://www.bevrc.com/skywalker-1900mm-wings-for-any-version-of-skywalker-168-max-2-per-order_p306.html

E um estqbilizador que eu nao sei o que poderia ser usado com o que vc esta montando!!!!????

Como vc sabe, minhas experiências com asas grandes (4,2m do Wings of Night) me geraram 02 aprendizados: 1- Sempre lembre que você vai precisar carrega-la, por isso, qual o tamanho do seu veículo? 2- Asa grande, maiores cuidados com a estrutura.

Como sei que esta asa do SW é bem forte, vale pensar somente no transporte. Eu optei pela menor 1,7m (aproximada).

job_veloso
membro

Registro Nº 17254
São Luís - MA Brasil

MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2012 10:14 pm    Assunto: Sim Responder com Citação

fernandogalha escreveu:
Job,
Eu vi alguma coisa na internet sobre isso, todos os fios estavao dentro da fuselagem, mas dentro de tubos de fibra de carbono.
Sera que seria vialvel?

Passar dentro do tubo é viável. Entretanto, terias que fazer um cabo ou cortar e emendar no servo pois o tubo é estreito para o conector. Mas veja bem, existe um lugar do lado do tubo para passar o cabo sem maiores problemas. A não ser o fato de ter que trocar de servo no futuro.

fernandogalha
membro

Registro Nº 19396

MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2012 10:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu uso a minha SUV para transportar as minha tralhas, e vou colocar em uma maleta do tipo link que o Juverto mostrou, mas realmente se for um sedan eh mais complicado.
job_veloso
membro

Registro Nº 17254
São Luís - MA Brasil

MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2012 10:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Show de bola, Fernando. Gostei muito do projeto que o Juverto mostrou.

Editado pela Moderação

Observe que o autor (LFLoTiTo), fez uma janela na lateral do SW. Esta foi uma das melhores sugestões/modificações visto que depois de montado o SW deve dar um pouco de trabalho para colocar todas as "tralhas" do FPV.
kleber moraes
membro

Registro Nº 11326
Válidas:103
Temporárias:30
Senador Canedo-Goias

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2012 1:51 pm    Assunto: Responder com Citação

o meu SW chegou e vou acompanhar td .

vc vai deixar ele no jeito de desmontar e colocar em um case em uma possivel viagem?
ou vai colar uma lado da asa na outra para ficar mais firme?
vai colocar trem de pouso?
Juverto
membro

Registro Nº 7942
Válidas:1466
Temporárias:230
Nordeste de Santa Catarina

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2012 7:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Grande Job! Boa iniciativa. Nesta semana estou na RIO+20 e não vou poder palpitar muito. Assim que puder estarei te auxiliando. Seu setup está ótimo e vais ter muito sucesso.
Grande abraço
Juverto
membro

Registro Nº 7942

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2012 7:48 pm    Assunto: Re: Sim Responder com Citação

job_veloso@hotmail.com escreveu:
fernandogalha escreveu:
Job,
Sera que seria vialvel?

Passar dentro do tubo é viável. Entretanto, terias que fazer um cabo ou cortar e emendar no servo pois o tubo é estreito para o conector. Mas veja bem, existe um lugar do lado do tubo para passar o cabo sem maiores problemas. A não ser o fato de ter que trocar de servo no futuro.

É fácil soltar e recolocar os conectores. (com cuidado) Daí é fácil colocar os cabos por dentro do tubo
Aliás, com um bom alicate de crimpagem, e os conectores que vc compra desmontados no hobbyking, você faz seus próprios cabos.

Abç

Ps. A janela lateral no SW é indispensável e todo mundo usa. Com uns imãs dá para deixar bem legal.

job_veloso
membro

Registro Nº 17254
São Luís - MA Brasil

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2012 11:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Beleza Juverto. Amanhã já quero iniciar a montagem do SW. Já valeu estas dicas. Alguém já havia me falado de como postar foto por aqui, mas eu esqueci... vou dar uma pesquisada básica!

P.S. Estive no RIO semana passada e tava tudo congestionado por causa do RIO+20. Sucesso e cuidado com o trânsito. Sugestão: coloca um par de tênis e vai dar uma corrida em copa, depois, um chopp no Botequim Informal no Leblon...
ze_mayer
membro

Registro Nº 4935
valinhos-sp

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2012 11:55 pm    Assunto: Responder com Citação

sobre os conectores, também não é difícil encontrar o fêmea em lojas de componentes eletrônicos. são chamados também de Modul 3 vias, só não tem nem o chanfro da futaba nem os cantos chanfrados da jr, mas quebra um belo galho.

ainda sobre eles, um bom alicate de bico e um tanto de paciência são suficientes, nem precisa do alicate de crimpar. mas que ajuda, ajuda! e muito!

já o macho nunca vi pra vender por aqui, o que tem são as barras pinadas, mas não aconselho utilizá-las não.
ze_mayer
membro

Registro Nº 4935
valinhos-sp

MensagemEnviada: Ter Jun 19, 2012 11:57 pm    Assunto: Responder com Citação

ah, mais um detalhe: se já tiver as extensões compradas e não consegue passá-la pelo tubo, é possível desmontar o lado fêmea da capa preta, passar pelo tubo e remontar do outro lado. só precisa checar se as travas prenderam totalmente.
job_veloso
membro

Registro Nº 17254
São Luís - MA Brasil

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2012 12:18 am    Assunto: Responder com Citação

Blz Zé, taí uma coisa que vou passar a fazer nos meus aviões! Próxima compra já vou trazer fios e conectores... No último projeto tive que encher de extensões que nunca ficam do tamanho que a gente quer e acaba sobrando fio.

Juverto, vc que já trabalhou com o SW, preciso me preocupar em já passar alguns fios para o FPV antes da montagem do avião? Ou posso montá-lo despreocupado como se tivesse montando para vôo em 3a pessoa? Minha ideia é monta-lo, voar bem, postar o video do voo em 3a pessoa e aí começamos a incluir o FPV, Step by Step. Que achas?

PS. Já decobri como postar foto. Amanhã já começo os trabalhos.
Juverto
membro

Registro Nº 7942

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2012 9:30 am    Assunto: Responder com Citação

Fala, Job. Se você vai usar o tx na asa, não precisa se preocupar com isso.
Mas lembre-se de passar o fio da antena do dragonlink antes de fechar.
Abç
job_veloso
membro

Registro Nº 17254
São Luís - MA Brasil

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2012 6:20 pm    Assunto: risco Responder com Citação

Juverto escreveu:
Fala, Job. Se você vai usar o tx na asa, não precisa se preocupar com isso.
Mas lembre-se de passar o fio da antena do dragonlink antes de fechar.
Abç

Ops!!! Pegamos um risco näo mapeado. Pensei que pudéssemos falar sobre isso depois. Juverto, sendo assim, cabe um planejamento do que vai aonde! Não sei se você tem algum material a respeito... Vou comecar a pesquisar.

job_veloso
membro

Registro Nº 17254
São Luís - MA Brasil

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2012 8:21 pm    Assunto: fio da antena Responder com Citação

Olá amigos, percebam 03 coisas na foto acima:

1- Eu já sei postar uma foto. kkkk
2- Consegui passar os fios dos servos por dentro do tubo sem problema, sem precisar desconectar nada... Desculpe Fernando, respondi a você sem checar...
3- Ao lado do tubo segue o fio da antena do Dragonlink...

Juverto, o fio da antena tem apx. 62cm e na ponta dois fios de 16 cm cada. Se entendi bem sua orientação, é este o lugar que vc sugeriu, falta saber onde exatamente devo sair com os fios, ou eles devem ficar totalmente embutidos?

Além da antena, algum outro fio te preocupa ou posso fechar o pacote? Já quero colocar os servos no lugar e fechar tudo com a cola do fabricante. Mesmo com a recomendação de alguns colegas, prefiro seguir a sua, pois prefiro colar bem devagar e com cuidado para não ficar nada torto. O último avião que fiz ficou parecendo um S de tão torto!

job_veloso
membro

Registro Nº 17254
São Luís - MA Brasil

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2012 9:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Senhores, olhem só um exemplo de montagem de um SW. Neste exemplo, o construtor montou tudo antes de fechar/colar, difícil é acreditar que ele vai conseguir fechar... Naturalmente, ele teve muita noção de onde cada equipamento iria ficar...
Este aí é o 3o video de uma série de 5. Mas o interessante é que ele terminou modificando o lugar do transmissor por causa do CG (faltou experiência...) No início ele colocou o transmissor de video px do leme, depois transferiu para px do motor. No meu caso, acho que vou seguir meu orientador e colocar na asa, e a bateria do outro lado do video do outro lado.

http://www.youtube.com/watch?v=oaIwM045yv4
job_veloso
membro

Registro Nº 17254
São Luís - MA Brasil

MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2012 10:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito interessante algumas alternativas que este amigo achou para o seu SW:
1 - roda para pouso
2- reforço para asa, local que a liga pega!
3- Amortecedor para base do motor para eliminar vibracao, suponho...

http://www.youtube.com/watch?v=KsHMcaZg-_c&feature=related
erikbsb
membro

Registro Nº 23582
Válidas:77
brasilia

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2012 1:33 am    Assunto: Responder com Citação

Encomendei o SW hoje. Como novato, acompanharei com muita atenção todas as dicas. Da mesma forma que li, e aprendi muito, todas as paginas do tópico do Juverto

Dicas de Equipamentos para FPV com fotos - Abr/12
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Juverto
membro

Registro Nº 7942

MensagemEnviada: Qui Jun 21, 2012 5:05 pm    Assunto: Responder com Citação

A antena do Dragonlink no meu seguiu por fora da fuselagem no caminho da cauda, mas como o conector dela é grande, normalmente se coloca ela antes de fechar, saindo ela por aquele buraco próximo à linha do hélice.
Nas asas, eu coloquei fibra de vidro (vareta) no bordo de ataque e ficou muito bom, aumentando muito a resistência

Abç

Quando voltar de viagem eu colo as fotos
Todos os horários são
Novo Tópico   Responder Mensagem    http://www.e-voo.com - Índice do Fórum -> Aero Fotografia/Filmagem e FPV Ir à página 1, 2, 3 ... 60, 61, 62  Próximo
Página 1 de 62

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
You cannot attach files in this forum
You can download files in this forum