Pergunte ao E-voo

Índice de assuntos
Aviões 248
Baterias e carregadores 336
Construção 325
Diversos 254
E-vôo (site e fórum) 76
Eletrônica embarcada 305
Escolha de equipamentos 425
Iniciando 276
Locais de vôo 32
Micromodelos 68
Onde comprar 179
Rádios 497
Sistemas de propulsão 511
Todos
Perguntar
Pesquisa nas perguntas já respondidas

Em 12/10/2011 22:05, André perguntou:

Olá pessoal do evoo
Estou interessado nos sistemas de FPV. Pesquisei bastante, porém fico indeciso e confuso com a quantidade de acessórios que se deve ter para um equipamento bacana. Gostaria que me ajudassem a escolher um transmissor e um receptor (de vídeo) para uma distância de 10Km (ou mais). Acredito que para tal alcance seja necessário o uso de algumas antenas.
Na Hobby King pesquisei kits de 1000mW (900MHZ e 2,4GHZ), cheguei a ver os de 1500mW (mas li alguns comentários ruins e logo desisti). Lá, uma antena de 14dBi, deveria aumentar bem a distância, mas é direcional; como elas (e o sistema tracker) funcionam? O que é preciso? Tem como \"escapar\" da base do solo e antenas direcionais (para o alcance desejado)?
Gostaria de saber também como posso aumentar o alcance do rádio, (dos dois que tenho (Hitec Prism 7ch 72MHZ e Futaba 7ch 2,4GHZ)) qual é mais fácil?
Talvez os produtos que citei anteriormente da HK não sejam bons... Se puderem me indicar outros (com bons preços).
Obrigado pela ajuda...

500mW já são suficientes para um longo alcance se as antenas forem boas.

Infelizmente para alcance de 10km sem antena direcional você precisaria de uns 100W, o que obviamente um aeromodelo não conseguiria carregar.

Portanto, para esta distância recomendo:
- Transmissor de video de 500mW a 1000mW de boa qualidade (Lawmate, etc.) de 900MHz ou 1,2GHz
- Receptor de video com antena direcional e filtro passa-faixa;
- Ground-station com "tracker" para manter antena de video e dados apontados para o modelo;
- OSD com indicação de distância e direção para a base;
- Piloto automático com estabilização e função de retorno para a base.

Não é possível aumentar o alcance dos 72MHz significativamente. A legislação limita a potência destes sistemas a 1W com dipolo de meia onda a no máximo 10m de altura, então para obter o máximo de alcance em 72MHz o ideal seria posicionar o transmissor no alto e na vertical e usar uma extensão ligada à entrada de cabo trainer para comandá-lo a partir de um outro transmissor na mão. Mas mesmo isto não garantiria 10km.

Portanto, o mais fácil é com o Futaba mesmo, para isto será preciso trocar a antena por um "rabicho" com plug igual ao da antena original em uma ponta e conector rosqueado para antena 2,4GHz na outra, semelhante ao que se encontra em roteadores wireless. Isto te permitirá usar uma antena de maior ganho.

Para os equipamentos, recomendo dar uma olhada na nossa seção de FPV onde tem recomendações detalhadas, dicas, etc: http://www.e-voo.com/forum/viewforum.php?f=9

Em São Paulo a loja www.rctechshop.com também está se especializando nesta modalidade, pode ser uma boa referência de equipamentos também.
Respondido em: 14/10/2011 18:53