Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Continuando, durante os testes notei que o encaixe posterior da asa estava com pequenas fissuras na fibra. Quando recortei a fibra nessa área, acabei não reforçando devidamente, e com os esforços de colocar e tirar a asa, ocorreram as fissuras, que poderiam provocar um rasgo da fibra na área, o que fatalmente quebraria o encaixe em uma situação de maior esforço. Assim resolvi adicionar dois reforços. Fiz eles em carbono de 90g/cm2, e colei com Araldite, sobre a fibra na região, tomando o cuidado de remover a pintura entre a fibra e o carbono.
IMG_2700.jpg
IMG_2700.jpg (33.21 KiB) Exibido 9399 vezes

Coloquei também uma tira de EVA em toda a extensão do berço da asa, pra não riscar a pintura e dar mais firmeza.
IMG_2705.jpg
IMG_2705.jpg (35.3 KiB) Exibido 9399 vezes

Nos dois lados da fuselagem
IMG_2704.jpg
IMG_2704.jpg (25.71 KiB) Exibido 9399 vezes

Por fim, revesti com vinil azul, pra disfarçar. Esse reforço deveria ter sido feito antes da pintura, ou por dentro da fuselagem. Achei que a fibra aguentaria o tranco nessa área, mas ela está em um plano inclinado e em cima é plano e paralelo ao esforço, então não tá fazendo trabalho nenhum o painel de cima da fuselagem, daí a necessidade disso.
IMG_2707.jpg
IMG_2707.jpg (36.78 KiB) Exibido 9399 vezes


Nestes testes fiz arremetidas e falsas decolagens, na quadra do condomínio, que até daria pra servir de base pra voar mesmo. É aberto e com poucas casas próximas...Ah que vontade que deu de puxar o stick do profundor pra valer e dar umas voltas no condomínio...O maior obstáculo são as tabelas de basquete, mas dá de boa. Aparentemente decola macio, mas com o motorzinho que coloquei de 20g, precisa ganhar um pouco de velocidade. Acho que 20 metros dão de boa. Uma pena eu ser pobre e não poder comprar o condomínio, daí eu não precisaria voar apenas nos feriados e alguns domingos livres. O problema é que o antigo clube que daria pra voar ele fechou. Assim vou provavelmente ter de ir em um campo de pelada que tem em uma cidade próxima, onde minha mãe tem um sítio, até que eu encontre um novo clube. Lá é bem irregular, e pra falar a verdade, nem sei se ainda existe. Tomara que a grama esteja baixa e um tapete, senão pode ser um festival de capotagens e hélices quebradas, com esse trem de pouso convencional e rodas meio pequenas. Bora ver...
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por LaercioLMB »

Essa tira de EVA que você usou no berço da asa, sempre foi utilizada uma tira de feltro ou de borracha ou de qualquer coisa que fosse macia para a asa não vibrar e nem se deslocar com facilidade. De uns tempos para cá é que o pessoal começou a ficar preguiçoso e deixar de fazer muita coisa em um aeromodelo e acham que não era necessário. Por isso as construções tem decaído de qualidade cada vez mais e a sua está retornando ao que era realmente o aeromodelismo a uns anos atrás.
Só um detalhe, as rodas do seu modelo estão muito pequenas e isso atrapalha muito em uma pista que não esteja perfeitamente lisa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

LaercioLMB escreveu:Só um detalhe, as rodas do seu modelo estão muito pequenas e isso atrapalha muito em uma pista que não esteja perfeitamente lisa.

É, na realidade pensei nessas rodas pra uma pista pavimentada. Se eu não arrumar um clube novamente vou ter que trocar mesmo.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Continuando, testei ele ontem pra valer, no tal campinho, que está irregular para as rodinhas do modelo, mas com um pouco de cuidado não quebrou nenhuma hélice!
O voo é super manso e controlável, e muito estável. Voa apenas com 1/3 do acelerador. Pra decolar, com 50% do motor decola sozinho, sem necessidade de qualquer comando. Qualquer cara ruim de mão como eu voa esse modelo. Eu estava sem ninguém lá na hora pra fazer vídeos melhores, mas fiquei tão a vontade com seu voo que filmei uma decolagem olhando no celular, pra mostrar sua docilidade:
https://youtu.be/ZYF6dj2YCyc
Notei alguns prós e contras:
PRÓS:
1) Com uma bateria de 1500 mAh, voa 20 minutos com sobras. O vento estava médio com rajadas rápidas, e precisei acelerar bem em vários momentos antes das curvas pra evitar problemas com vento de popa, Assim eu acho que em um dia calmo voa mais que isso;
2) A eletrônica trabalhou fria, sem problemas;
3) Decola e pousa perfeitamente bem. Pra decolar, alinhe contra o vento, acelere até a metade e vá tomar um cafezinho. Pra pousar alinhe contra o vento e tire o motor, pode até desligar se quiser, pousa planando, quase sem energia, bem suave;
4) Voo: dá quase pra voar e andar ao seu lado, difícil de estolar, volta sozinho pro equilíbrio, faz curvas apertadas sem dificuldades, apesar de um pouco burocrático, tem uma ótima taxa de subida pra um motor fraco;
5) forcei um stall e ele se recompõem com pouco esforço, apenas acelerando e picando, em 4 m de queda sua asa volta a operar.
CONTRAS:
1) Notei um tendência a subir, se receber rajadas frontais;
2) Envelope de voo limitado. Acelera devagar, se acelerar tudo, ou em mergulho, sua velocidade final não se altera muito. É feito pra voar no seu quadrado;
3) O tem de pouco é estreito e um pouco chato de decolar/ pousar com rajadas, mesmo sendo fracas;
4) O motor é limitado. Em um momento, quando o vento apertou e o modelo estava com pouca velocidade, ele pairou e até retrocedeu um pouco. E quando foi acelerado demorou um pouco pra seguir em frente;
5) Notei em alguns momentos, principalmente em pousos e decolagens, que os controles ficavam pouco efetivos nesses momentos. Isso não prejudicou, pois a estabilidade do modelos ajuda muito nesses momentos. Com um pouco mais de velocidade os controles funcionam bem, em alta melhor ainda.

Acho que vou redesenhar o trem de pouso pra que fique mais aberto. A asa está com umas raladinhas na ponta, de um pouso mais desastrado. Vou comprar rodas maiores, pois o campinho será minha base por hora. Fico sozinho e a vontade e não tem ladrão por perto. Talvez coloque um motor maior, estou vendo no meu inventário, que há um motor relativamente pequeno também, com 1K KV, que será até melhor pras hélices slow que o atual, o que me ajudará em momentos de necessidade, pois como tenho pouco tempo pra voar, talvez duas vezes no mês, preciso de um conjunto que funcione em condições mais diversas, e com certeza terei problemas com o vento com esse motor atual.
Por hora é só. Na próxima postagem acho que finalizo ele, e vejo se convido alguém pra fazer um vídeo completo e decente.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Bom pra finalizar o projeto, resolví botar em prática as alterações. Inicialmente substituí o motor por um 2212/13 de 1000 KV.
n1.jpg
n1.jpg (35.73 KiB) Exibido 9161 vezes

A troca proporcionou agora um empuxo máximo de 430g, gastando apenas 5A, o que eleva a relação potência peso para ~0,7. O motor entretanto é 35g mais pesado. O melhor mesmo foi o acréscimo de uns 10 km/h de pitch, que era o que estava muito no limite com o outro motor, e poderia complicar com vento mais forte. Vou experimentar, mas com certeza terei mais controle e folga.
Em seguida achei que estava faltando uma polaina legal pra compor o visual, então pensei em algo assim:
N2.jpg
N2.jpg (35.52 KiB) Exibido 9161 vezes

Fiz o molde em p3 com um pouco de folga no tamanho pra poder trocar a roda por uma maior no caso de continuar a voar no gramado. Lixei tudo e passei duas demãos de resina Epóxi.
Há uma forma de fazer molde negativo, pra que a laminação fique lisinha por fora e sem precisar de lixa, mas só fica bom pra peças pequenas. Inicialmente usei o molde positivo (macho), e apliquei massa rápida sobre ele e lixei com lixa dágua 400. Usualmente se aplica primeiro o primer e só depois a massa rápida, entretanto se fizer isso, adeus Isopor, pois o solvente do primer detona ele, apesar das 2 camadas de Epóxi. Isso não acontece com a massa rápida! Então depois da massa vai uma camada de primer, lixa dágua, primer de novo, lixa, e primer e lixa. Lixe as partes planas apoiando a lixa sobre um taco de madeira. Não precisa se preocupar em deixar primer cobrindo tudo, o importante é que fique liso e bem plano. Em seguida cole com cola Epóxi uma plaquinha de fibra de vidro, sob o fundo pra poder aplicar a resina que vai por cima pra tirar o molde negativo (feminino).
N3.jpg
N3.jpg (36.89 KiB) Exibido 9161 vezes

Depois disso passe desmoldante na peça toda (3x), esperado secar entre demãos. Pode usar cera, mas prefiro desmoldantes sintéticos que são finos e voláteis e não precisam de polimento posterior, e podem ser aplicados com aspersores desse de mão mesmo. Tente passar cera em cantinhos curvos e apertados e verá a diferença. Uso estes:
N4.jpg
N4.jpg (37.77 KiB) Exibido 9161 vezes

O correto é você usar resina para molde(gel). Acontece que pra isso é necessária uma preparação mais demorada e cuidadosa. Mas que se bem conservado dura muito tempo e tira dúzias de polainas. Acontece que só quero duas! Então vou usar massa plástica. Que se usada da maneira certa dá um bom molde, que pode ser usada muitas vezes até. O grande problema de se fazer um molde com esse material é o alto grau de contração/deformação que ele tem,enquanto a resina própria é mais estável. Mas com um pouco de atenção dá pra fazer também, fiz muitos moldes para rodas de aeromodelos e até paredes de cenários na época em que me metí com plastimodelismo, dessa maneira.
Inicialmente prepare uma quantidade de massa plástica, coloque poucas gotas de catalisador (para deixar mais lenta a reação e a contração). Passe no molde com uma espátula suave e forme uma boa camada. Em seguida aplique uma camada de manta de fibra de vibro, pra ficar mais um menos assim. Um detalhe, faça isso em no máximo 2 minutos!
Anexos
N5.jpg
N5.jpg (38.25 KiB) Exibido 9161 vezes
Editado pela última vez por JeanCS em Qua Nov 22, 2017 8:01 pm, em um total de 1 vez.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Fica assim, a espessura da camada.
N6.jpg
N6.jpg (34.17 KiB) Exibido 9152 vezes

Em seguida prepare mais massa e aplique sobre a manta, dando um formato final ao molde, na mesma espessura que a anterior, não precisa fazer muito espesso. Por fim temos isso:
N7.jpg
N7.jpg (35.97 KiB) Exibido 9152 vezes

Agora vem o detalhe! Isso vai esquentar absurdamente! Assim que a camada externa estiver seca ao toque, o que acontece em alguns minutos, você deve monitorar a temperatura. Ela vai aumentando, depois atinge um máximo por um tempo e depois começa a esfriar. Enquanto esquenta ela está reagindo e repuxando a massa. Em alguns casos nem dá pra segurar de tão quente que fica! Assim que você notar que atingiu uma temperatura alta e parece manter, é hora de retirar o molde macho de dentro. Nessa etapa a massa está um pouco elástica e isso é mais fácil. Não deixe esfriar, pq ele vai contrair e como o desmoldante pode ter sido derretido pelo calor e com a contração, a massa plástica certamente fará o que foi feita pra fazer...COLAR, aí o molde já era. Se ocorrer tudo bem deve ficar assim no final:
N8.jpg
N8.jpg (36.11 KiB) Exibido 9152 vezes

Qual a vantagem disso? Fiz tudo em 30 minutos...Quando eu tirar as polainas, vai dar pra ver que o resultado é equiparável a um bom molde feito com gel de resina Isoftálica.
N9.jpg
N9.jpg (37.31 KiB) Exibido 9152 vezes

Note que onde o calor foi mais forte até o primer foi ligeiramente agredido. Mas agora é só esperar esfriar e dar uma limpada e lixa dáqua dentro se quiser. Importante falar que a quantidade de catalisador deve ser bem pensada para que não forme bolhas e estrague o molde. Pra ter uma idéia, nisso tudo usei 8 gotas.
Aproveitei pra alongar e reforçar o trem de pouso, adicionando um carbono de 8 mm. Isso aumentou a distância entre-rodas em torno de 4 centímetros, o que certamente vai melhorar os pousos com vento, em um modelo com baixa carga alar. Ficou assim:
N10.jpg
N10.jpg (34.09 KiB) Exibido 9152 vezes

Daí colocarei as polainas e futuramente colocarei rodas maiores.
N11.jpg
N11.jpg (37.11 KiB) Exibido 9152 vezes

Por hora é só...
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por NORTON »

Muito bom plus amigo!
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

NORTON escreveu:Muito bom plus amigo!

Valeu!
Breve arrumo tempo de colocar as polainas!
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por NORTON »

Excelente, vai dar um ar muito vintage quando instaladas, abraço e bons vôos!
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Responder