Tractor 90e - Estreou, com problemas...

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico - 6s!

Mensagem por Andre Mauricio »

Vamos aos trabalho feito no fim de semana.

Hora de abrir a caixa de sobras e ver o que temos para trabalhar. Uma característica dos kits da Flying Circus é sobrar muito material; sobra mais material do que tenho na caixa, porque descarto peças menores e irregulares, e algumas sobras mais compridas eu guardo no armário.


Esse Tractor vem sem aquele acabamento no nariz, comum nos "V2" (45, 120). Reza a lenda que o Tractor 60/90 V2 já está pronto e só falta o Fabrício organizar o manual para disponibilizar no site, mas, por enquanto, a Flying Circus está vendendo a Versão 1. Acabei descobrindo que fazer aquela peça à mão é bem difícil, por ser simétrica e com cortes circulares.

Poderia ter usado algum software de desenho digital, tenho estudado um pouco o Blender com as dicas do TechHobby lá no YouTube, mas às vezes o esquadro e o compasso são mais práticos e resolvem bem.




Me empolguei e resolvi fechar todo o "cowl" do avião. Uma peça com uma tomada de ar e um cowl flap, que será removível através e parafusos, bem como a tampa superior padrão do kit. Montando gasolina ou glow (é uma possibilidade a ser considerada), precisarei furar minha querida peça, mas faz parte.



O nariz ainda precisa de bastante trabalho com massa e lixa, mas a estrutura está pronta.

Terminado o nariz, parti para a "estrutura" do painel.



Não fiquei satisfeito com o resultado. Seria melhor se acompanhasse o ângulo da caverna, ou se ultrapassasse a mesma. Vou estudar formas de melhorar.


Me disseram que o melhor a se fazer em um gasolina é colocar o receptor o mais longe possível da ignição. E uma ideia que o Castanho (Deco Custom) deu, foi colocar baterias e chaves atrás da cabine. Também dá para jogar o receptor lá. O acesso fica muito mais fácil, tudo fica distante do motor e sua ignição, e não ficam chaves aparentes na fuselagem.

A primeira parte foi construir uma tampa de acesso, usando a sobra de material da própria região.






Agora falta instalar aquela "tranca" (como que esqueci o nome dessa peça?) para abrir e fechar. Vou copiar a ideia do castanho e usar uma antena como puxador.


Feita a tampa de acesso, vamos para a base onde os componentes serão fixados.



Por baixo passará fiação de servos, chaves etc, além da linkagem pull-pull da bequilha. Eventualmente precisarei ter acesso à essa região.


A parte de baixo ficou extremamente poluída. Não vai aparecer muito, mas vou dar uma maquiada com uma chapa de balsa à frente, e uma demão de tinta PVA preta.


Já a parte superior ficou bem limpa, com o vinil vai ficar ótima. A ideia é fixar com parafusos e blind nuts. A área de inserção dos blind nuts foi reforçada, não quero meu plate de chaves e baterias soltando durante o voo.





Vou aproveitar o domingo de chuva em Brasília para trabalhar nos passadores de fiação e de linkagem da bequilha. Falando em bequilha, a ideia é construir o trem de pouso, incluindo a própria bequilha e as polainas. Ainda tô estudando se construo em composite ou em alumínio com polainas em madeira, ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico - 6s!

Mensagem por Andre Mauricio »

Hoje fiz a linkagem pull-pull para a bequilha. Como disse anteriormente, a bequilha terá um servo dedicado à ela.

Poderia simplesmente ter parafusado o servo nessa mesa que vem no kit, mas é melhor fazer algo caprichado.



Depois de entelado com vinil "de" fibra de carbono, vai ficar chique de mais :lol:



Com o servo no lugar, precisamos levar os cabos até a cauda. Optei por barras de compensado fixadas às cavernas. Com o tempo, o atrito pode danificar a madeira; trocar os cabos não será grande problema, mas trocar as barras implica em retirar a entelagem. Como o precavido morreu de velho, coloquei alguns ilhoses de carbono, que evitarão a corrosão da madeira.



Tenho um ferro de solda moderno e tecnológico, que funciona como máquina de corte à laser. Com auxílio dessa ferramenta extremamente cara, fiz a furação para saída dos cabos lá na cauda.



Linkagem pronta, correndo "lisa".



Também fiz os passadores de cabos para os servos da cauda.



Quando apertamos parafusos sobre a entelagem, eventualmente dá problema. A entelagem torce, rasga... Vale à pena dar atenção e fazer uma "arruela" para proteger o acabamento.


Por enquanto é só. Agora é decidir qual será a próxima batalha.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tractor 90 Elétrico - 6s!

Mensagem por LaercioLMB »

No lugar dessas linhas, eu uso cabo de aço para pesca, revestido com silicone. Dá mais realismo ao sistema de comandos do modelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico - 6s!

Mensagem por Andre Mauricio »

LaercioLMB escreveu:No lugar dessas linhas, eu uso cabo de aço para pesca, revestido com silicone. Dá mais realismo ao sistema de comandos do modelo.


Obrigado pela dica, Laercio! Eu realmente estava procurando algum material que tivesse uma aparência melhor, e não conhecia essas linhas de aço para pesca. A linha encerada facilita é muito maleável e facilita bastante a montagem, mas realmente não é a coisa mais bonita...
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico - 6s!

Mensagem por Andre Mauricio »

Hoje cheguei tarde do trabalho e não consegui mexer muito no avião. Dei prosseguimento ao trabalho de esconder fiação, e coloquei mais alguns parafusos no lugar.

Todo um cuidado para esconder a fiação e deixar o aspecto mais "limpo" e organizado possível.


Olhando por fora, nada de fios. Ainda falta criar uma barreira entre a cabine e a mesa lá atrás.


Procurei parafusos allen para prender todas as tampas de acesso, e não encontrei aqueles de cabeça abaulada. No começo não gostei muito do resultado com esses parafusos de cabeça mais proeminente, mas depois passaram a me agradar.





Um ponto positivo do avião é o tamanho. E um ponto negativo, é o tamanho. Qualquer acabamento é bem mais fácil de fazer, o espaço é muito maior, as peças são grandes... mas tudo demanda mais tempo.

O tamanho e a motorização também "assustam", acabei ficando muito mais cuidadoso com qualidade da colagem, bitola e qualidade de parafusos, etc. Nas minhas zagis eu prendo coisa com fita adesiva, faço linkagem com arame de guarda chuva... Mas, assim como os helis, um avião desse tamanho não aceita gambiarra. Tô até repensando a possibilidade de construir um trem de pouso, e optar por uma solução comercial.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico (6s) ou Gasolina (20cc)

Mensagem por Andre Mauricio »

Dando continuidade, trabalhei um pouco mais com a organização da fiação, e instalei a trava da tampa de acesso.

Agora é fazer a furação na mesa para passar os fios para a parte de cima. Devo deixar o receptor nessa mesa mesmo.


Parti para a instalação da trava.




Construir essa antena foi uma novela. Consiste em um "núcleo" de compensado, com "enxertos" de balsa. Pelo menos lembra uma antena, e serve bem como puxador.



https://youtu.be/fcfhN6uKv6o

Anunciei o ESC e as Baterias. Se conseguir vender o trocar, será gasolina. Caso contrário, vou acabar montando elétrico mesmo. Aí precisarei buscar, além do motor, um bom carregador e uma boa fonte.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico (6s) ou Gasolina (20cc)

Mensagem por Andre Mauricio »

No grupo do WhatsApp que criaram para os usuários do forum, surgiu a discussão sobre motorização elétrica x gasolina em aviões desse porte. O meu ponto é que elétricos desse porte acabam saindo mais caros. Eu já havia feito essa busca antes, mas resolvi refazer com valores mais atuais.

Para elétrico, considerei aquele setup que eu já havia elaborado antes, mas substituí minhas baterias por uma bateria com maior taxa de carga e descarga. Teoricamente, o cidadão voaria com apenas essa bateria. Se for usar baterias inferiores, precisaria de mais unidades. Para o setup gasolina, considerei um RCGF 20CC.

Acho justo dessa maneira, pela qualidade dos equipamentos. Para equilibrar a "conta" com um DLE, DA, GP... Precisaria considerar um Scorpion, Hacker, Rotomax...



O setup elétrico sairia por R$ 2508, e o gasolina custaria R$ 1726. Óbvio, se for comprar no Brasil, e/ou considerar frete e taxas, ambos ficam muito mais caros, tô trazendo como referência os valores brutos dos produtos na China. A diferença entre os dois é de R$ 782; com esse valor daria para comprar 9 litros de motul 800, 130 litros de podium (considerando valor médio de R$ 6,00 por litro), ou 2 litros de Motul 800 e 101 litros de Podium.

Com o tanque de 500ml, daria para fazer, pelo menos, 202 voos secando o tanque. A vida útil de uma LIPO é de ~300 ciclos; mas, a cada novo ciclo, o desempenho diminui.

"Ah, mas você não considerou bomba de combustível, mangueiras..."

Assim como não considerei nenhum acessório para o setup elétrico (conectores, cabos etc), e botei apenas uma bateria na conta.

Ao meu ver, um dos maiores entraves para um elétrico desse tamanho, para além das baterias, é carregador/fonte (que normalmente possuem valores muito próximos um do outro). De nada adiantaria montar um setup elétrico e ficar horas aguardando uma bateria carregar, isso seria regredir no tempo e arrumar dor de cabeça, ao invés da diversão que o hobby deve proporcionar.

Em aviões menores, setup elétrico compensa muito mais que um glow. Mas, quando se parte para um avião desse porte, infelizmente a situação se inverte, e a configuração gasolina se torna a mais viável.

Como disse anteriormente, caso consiga vender ou trocar meu ESC e minhas baterias, parto para o gasolina. Caso contrário, precisarei investir em carregador, fonte e baterias (já que as minhas possuem baixa taxa de carga).
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico (6s) ou Gasolina (20cc)

Mensagem por Andre Mauricio »

Continuando...

Hoje dei continuidade à instalação da bequilha. A ideia era fabricar o acessório, mas decidi evitar a gambiarra e resolvi tirar da gaveta uma bela peça que eu havia comprado para outro projeto (que acabei adiando).

Quem já teve aviões um pouco maiores sabe que bequilha costuma ser uma parte problemática do avião, eu mesmo passei alguns perrengues com a bequilha do meu Stick 170. Dessa vez não quero canseira.


Robusta!


Acho que dá até para usar na grama sem grandes problemas...




Mais uma ferramenta moderna...


Com a dica do Laercio, essas linhas enceradas darão lugar à linhas de aço. Fiz essa fixação porca só para testar o sistema, e funcionou muito bem, linkagem livre!




Já pensando no trem de pouso principal, consegui um par de rodas de 85mm por R$30,00 numa loja aqui de Brasília! :D Não são as melhores rodas do mundo, gosto mais das rodas de borracha mas, pelo valor, compensaram bastante.


Coloquei o spinner no lugar só com fita adesiva mesmo, para ter uma ideia de como ficará o modelo pronto.


Essa entrada de ar me lembrou vagamente o Decathlon, fui no google pesquisar imagens do avião para comparar e me deparei com essa lindeza. Esse padrão de pintura ficaria espetacular no Tractor, além e ser bem mais simples que aquela entelagem que eu havia desenhado. Ideias, ideias...


Aqui tem mais fotos dele: https://www.hangar67.com/aircraft/1979- ... ab180/8516
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico (6s) ou Gasolina (20cc)

Mensagem por Andre Mauricio »

A residência tem tomado muito do meu tempo, mas a construção segue.

Consegui uma boa barra de alumínio (1m x 4cm x 4mm) e fiz o trem de pouso principal. Dei uma olhada tem trens de pouso de alumínio para aviões desse tamanho, e geralmente são feitos com alumínio de 4cm de largura e 4mm de espessura. Montei o avião, coloquei as baterias e dei aquela boa balançada nas pontas das asas e segurou bem, movimentou dentro do esperado.



Foi um dia inteiro fazendo gabaritos, cortando, dobrando e furando, mas deu certo.




Consegui um par de polainas impressas em 3D perfeitas para minhas rodas de 85mm. Esse PLA(?) é duro, viu? Trabalhão pra lixar. O acabamento da impressora não é bem ruinzinho, mas dá pra salvar.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 90 Elétrico (6s) ou Gasolina (20cc)

Mensagem por Andre Mauricio »

Continuando...

Consegui um tempo para pintar as polainas e o trem de pouso. Lixa 80 no plástico, massa Renner Tapa Tudo, lixas 120 e 220. Tinta spray por cima de tudo, diversas demãos finas, pulverizando tinta. Pintar sobre plástico e metal é bem difícil, se exagerar um pouco na quantidade de tinta é certo escorrer.

Estado inicial, apenas colei as metades com CA e dei um reforço com um pouco de epoxi sobre a emenda, no interior da polaina.


Depois de muita lixa, massa e mais lixa, fui pra "cabine" de pintura: a garagem do meu sogro.




Estado original x resultado final. Não ficou perfeito, mas deu pra salvar.


Trem de pouso pronto.


Deixei os equipamentos anunciados por um tempo, e ninguém demonstrou interesse. Sendo assim, vou fazer a conversão para elétrico. 6s nele!
Live to fly, fly to live , aces high!
Responder