Piper J3 by SamiHobby - [Saiu o Video]
Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites
Piper J3 by SamiHobby - [Saiu o Video]
Bom pessoal,
Algumas informações do que estaremos construindo:
--Envergadura: 120cm;
--Janelas e Para-brisa em Pet Cristal;
--Cowl em PS;
--Trem de pouso com rodas maiores;
--Peso estimado RTF entre 650g e 750g.
Procuramos um planta que mais se aproximasse com o Piper real e com ela em mãos a redesenhamos para atender nossas necessidades.
O maior problema nessa construção é região das janelas/asa devido a fragilidade.
A forma que encontramos foi deixar essa região em camada dupla e 3 cavernas de reforço. Além disso, o próprio Pet das janelas ajuda na resistência.
A estrutura de reforço ficou dessa forma:
[img:dd2eddb2e8]http://img266.imageshack.us/img266/8541/81264108.jpg[/img:dd2eddb2e8]
[img:dd2eddb2e8]http://img132.imageshack.us/img132/728/98691478.jpg[/img:dd2eddb2e8]
[img:dd2eddb2e8]http://img694.imageshack.us/img694/5360/29203576.jpg[/img:dd2eddb2e8]
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Algumas informações do que estaremos construindo:
--Envergadura: 120cm;
--Janelas e Para-brisa em Pet Cristal;
--Cowl em PS;
--Trem de pouso com rodas maiores;
--Peso estimado RTF entre 650g e 750g.
Procuramos um planta que mais se aproximasse com o Piper real e com ela em mãos a redesenhamos para atender nossas necessidades.
O maior problema nessa construção é região das janelas/asa devido a fragilidade.
A forma que encontramos foi deixar essa região em camada dupla e 3 cavernas de reforço. Além disso, o próprio Pet das janelas ajuda na resistência.
A estrutura de reforço ficou dessa forma:
[img:dd2eddb2e8]http://img266.imageshack.us/img266/8541/81264108.jpg[/img:dd2eddb2e8]
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Algumas partes das laterais precisa-se fazer algumas curvas ou dobras.
Tentei fazer com a técnica de calor que o Humberto Melo usa em seus jatos para fazer as curvas mas não me adaptei.
Usei a famosa "técnica" dos vincos do lado interno. Para que o depron não quebre quando dobrado, eu passo fita transparente no lado externo.
[img:c1b7c410db]http://img251.imageshack.us/img251/2587/28974461.jpg[/img:c1b7c410db]
[img:c1b7c410db]http://img35.imageshack.us/img35/8567/95522377.jpg[/img:c1b7c410db]
Tentei fazer com a técnica de calor que o Humberto Melo usa em seus jatos para fazer as curvas mas não me adaptei.
Usei a famosa "técnica" dos vincos do lado interno. Para que o depron não quebre quando dobrado, eu passo fita transparente no lado externo.
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Abaixo as janelas de Pet já colcadas, bem como a estrutura que sustentará a asa:
[img:98580cfc04]http://img703.imageshack.us/img703/9003/31051425.jpg[/img:98580cfc04]
[img:98580cfc04]http://img195.imageshack.us/img195/8326/56185657.jpg[/img:98580cfc04]
[img:98580cfc04]http://img38.imageshack.us/img38/4527/15648029.jpg[/img:98580cfc04]
[img:98580cfc04]http://img31.imageshack.us/img31/2217/010uds.jpg[/img:98580cfc04]
[img:98580cfc04]http://img51.imageshack.us/img51/1250/011xce.jpg[/img:98580cfc04]
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[img:98580cfc04]http://img51.imageshack.us/img51/1250/011xce.jpg[/img:98580cfc04]
Continuando...
--Cavernas coladas;
--Frente fechada;
--Parte superior traseira fechada.
[img:5b522312a4]http://img16.imageshack.us/img16/4741/012np.jpg[/img:5b522312a4]
[img:5b522312a4]http://img691.imageshack.us/img691/4872/013vtu.jpg[/img:5b522312a4]
[img:5b522312a4]http://img841.imageshack.us/img841/2290/014phl.jpg[/img:5b522312a4]
[img:5b522312a4]http://img545.imageshack.us/img545/1019/016dj.jpg[/img:5b522312a4]
--Cavernas coladas;
--Frente fechada;
--Parte superior traseira fechada.
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Atualizando...
--Suporte para o trem de pouso colado antes de fechar o "fundo";
--"Fundo" fechado.
[img:20dd7a2794]http://img337.imageshack.us/img337/2677/017gm.jpg[/img:20dd7a2794]
[img:20dd7a2794]http://img844.imageshack.us/img844/4679/018dlt.jpg[/img:20dd7a2794]
[img:20dd7a2794]http://img440.imageshack.us/img440/6108/019xly.jpg[/img:20dd7a2794]
--Suporte para o trem de pouso colado antes de fechar o "fundo";
--"Fundo" fechado.
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Mais um pouco...
--Cowl pronto e já entelado;
--Conjunto de cauda cortado.
Ainda hoje colo a vareta de fibra de vidro no estabilizador horizontal e amanhã começo a entelagem.
[img:67de385fe5]http://img403.imageshack.us/img403/1843/020hm.jpg[/img:67de385fe5]
[img:67de385fe5]http://img690.imageshack.us/img690/9003/022bd.jpg[/img:67de385fe5]
[img:67de385fe5]http://img6.imageshack.us/img6/8453/029fm.jpg[/img:67de385fe5]
[img:67de385fe5]http://img51.imageshack.us/img51/671/023oz.jpg[/img:67de385fe5]
[img:67de385fe5]http://img257.imageshack.us/img257/580/024pbx.jpg[/img:67de385fe5]
[img:67de385fe5]http://img600.imageshack.us/img600/2898/025cy.jpg[/img:67de385fe5]
[img:67de385fe5]http://img834.imageshack.us/img834/1318/026lg.jpg[/img:67de385fe5]
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--Cowl pronto e já entelado;
--Conjunto de cauda cortado.
Ainda hoje colo a vareta de fibra de vidro no estabilizador horizontal e amanhã começo a entelagem.
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[img:67de385fe5]http://img89.imageshack.us/img89/993/028wp.jpg[/img:67de385fe5]
Hoje eu entelei o Piper na cor "padrão" amarelo.
--Falta colocar os decals, os suportes dos stais (acho que é esse o nome), para-brisa, trem de pouso e eletrônica.
ps. Está tudo só encaixado! (asa, cowl e conjunto de cauda)
[img:4751436055]http://img406.imageshack.us/img406/4646/dsc01848cv.jpg[/img:4751436055]
[img:4751436055]http://img402.imageshack.us/img402/7734/dsc01849d.jpg[/img:4751436055]
[img:4751436055]http://img40.imageshack.us/img40/6094/dsc01851v.jpg[/img:4751436055]
[img:4751436055]http://img573.imageshack.us/img573/3665/dsc01853o.jpg[/img:4751436055]
[img:4751436055]http://img25.imageshack.us/img25/1370/dsc01856s.jpg[/img:4751436055]
[img:4751436055]http://img214.imageshack.us/img214/932/dsc01854c.jpg[/img:4751436055]
[img:4751436055]http://img18.imageshack.us/img18/7869/dsc01855it.jpg[/img:4751436055]
--Falta colocar os decals, os suportes dos stais (acho que é esse o nome), para-brisa, trem de pouso e eletrônica.
ps. Está tudo só encaixado! (asa, cowl e conjunto de cauda)
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[img:4751436055]http://img18.imageshack.us/img18/7869/dsc01855it.jpg[/img:4751436055]
- leoeletrico
- membro
- Mensagens: 140
- Registrado em: 12 Mar 2007 15:38
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
O modelo está realmente muito bom, normalmente não faria nenhuma observação em uma construção com esta qualidade, mas já que vocês estão pretendendo comercializar o kit no futuro e mencionaram que a idéia é que ele fique bem escala vou dar minha sugestão:
O modelo ficou um pouco bicudo, no Piper original o nariz é mais curto. Talvez tenha sido proposital para acertar o CG, e nesse caso está tudo bem, mas se foi um erro de cálculo talvez valha a pena corrigir nos próximos.
Parabéns pelo projeto, está ficando ótimo.
O modelo ficou um pouco bicudo, no Piper original o nariz é mais curto. Talvez tenha sido proposital para acertar o CG, e nesse caso está tudo bem, mas se foi um erro de cálculo talvez valha a pena corrigir nos próximos.
Parabéns pelo projeto, está ficando ótimo.
[quote:a28925e9b3="leoeletrico"]O modelo está realmente muito bom, normalmente não faria nenhuma observação em uma construção com esta qualidade, mas já que vocês estão pretendendo comercializar o kit no futuro e mencionaram que a idéia é que ele fique bem escala vou dar minha sugestão:
O modelo ficou um pouco bicudo, no Piper original o nariz é mais curto. Talvez tenha sido proposital para acertar o CG, e nesse caso está tudo bem, mas se foi um erro de cálculo talvez valha a pena corrigir nos próximos.
Parabéns pelo projeto, está ficando ótimo.[/quote:a28925e9b3]
Nossa intensão é deixar o mais próximo do real.
Todas as medidas foram tiradas com base em uma imagem 3 vistas do Piper J3 real.
A distancia do BA até o cowl é exatamente o mesmo da imagem 3 vistas. O que eu alterei foi o tamanho do cowl. O Piper tem um cowl muito grande e pouco bico na fuselagem.
Nessa proporsão (120cm envergadura), o cowl ficaria com 70mm de comprimento contra 75mm de bico na fuselagem, o que tornaria muito dificil colocar uma bateria.
Sendo assim, passei o cowl para 50mm e o bico na fuselagem para 95mm, ficando com um espaço interno de 120mm (parede de fogo até a primeira caverna), espaço suficiente para uma bateria de até 2200mAh.
Estou pensando em aumentar o cowl para que ele encaixe mais na fuselagem e não dê essa impresão de bico comprido.
Grato,
NelsonSM
O modelo ficou um pouco bicudo, no Piper original o nariz é mais curto. Talvez tenha sido proposital para acertar o CG, e nesse caso está tudo bem, mas se foi um erro de cálculo talvez valha a pena corrigir nos próximos.
Parabéns pelo projeto, está ficando ótimo.[/quote:a28925e9b3]
Nossa intensão é deixar o mais próximo do real.
Todas as medidas foram tiradas com base em uma imagem 3 vistas do Piper J3 real.
A distancia do BA até o cowl é exatamente o mesmo da imagem 3 vistas. O que eu alterei foi o tamanho do cowl. O Piper tem um cowl muito grande e pouco bico na fuselagem.
Nessa proporsão (120cm envergadura), o cowl ficaria com 70mm de comprimento contra 75mm de bico na fuselagem, o que tornaria muito dificil colocar uma bateria.
Sendo assim, passei o cowl para 50mm e o bico na fuselagem para 95mm, ficando com um espaço interno de 120mm (parede de fogo até a primeira caverna), espaço suficiente para uma bateria de até 2200mAh.
Estou pensando em aumentar o cowl para que ele encaixe mais na fuselagem e não dê essa impresão de bico comprido.
Grato,
NelsonSM
O modelo esta quase pronto , faltando apenas colocarmos os suportes dos stais de asa e também escolher o Setup
em breve faremos o resto e postamos para vocês
Obrigado a todos e que Deus os abençoe
[img:8c0235b43d]http://img810.imageshack.us/img810/4788/img4619h.jpg[/img:8c0235b43d]
[img:8c0235b43d]http://img695.imageshack.us/img695/3007/img4618k.jpg[/img:8c0235b43d]
[img:8c0235b43d]http://img696.imageshack.us/img696/8483/img4617s.jpg[/img:8c0235b43d]
[img:8c0235b43d]http://img15.imageshack.us/img15/7403/img4616j.jpg[/img:8c0235b43d]
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[img:8c0235b43d]http://img573.imageshack.us/img573/1451/img4614h.jpg[/img:8c0235b43d]
[img:8c0235b43d]http://img84.imageshack.us/img84/4898/img4620d.jpg[/img:8c0235b43d]
em breve faremos o resto e postamos para vocês
Obrigado a todos e que Deus os abençoe
[img:8c0235b43d]http://img810.imageshack.us/img810/4788/img4619h.jpg[/img:8c0235b43d]
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[img:8c0235b43d]http://img84.imageshack.us/img84/4898/img4620d.jpg[/img:8c0235b43d]
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
- Felype Rocha
- membro
- Mensagens: 2287
- Registrado em: 06 Ago 2007 15:59
- Localização: Cerquilho SP
- Contato:
Cara, está perfeito.
sugiro essa eletronica:
motor TGY 2830-1100
esc 25A
bateria 3s 1500mah
helice 9x5
4 servos de 9 gramas, configura um flaperon fica xique.
estou montando um piper com 150cm.
vou usar esse motor com helice apc 10x5 (900g) esc 25-30A e bateria 3s 2200mah.
abração
sugiro essa eletronica:
motor TGY 2830-1100
esc 25A
bateria 3s 1500mah
helice 9x5
4 servos de 9 gramas, configura um flaperon fica xique.
estou montando um piper com 150cm.
vou usar esse motor com helice apc 10x5 (900g) esc 25-30A e bateria 3s 2200mah.
abração
tudo que sobe, desce.
mas do chão não passa.
mas do chão não passa.
[quote:15bb089642="GRANATO"]Sancler,
Provavelmente vocês ainda irão mexer nisso, mas se possível, faça com que o "pára-brisas" funcione como um encaixe para posicionamento correto das asas:
[/quote:15bb089642]
Estava querendo evitar esse detalhe , mas acho que vamos ter que repensar isso granato , farei mais um molde para o para brisas
Provavelmente vocês ainda irão mexer nisso, mas se possível, faça com que o "pára-brisas" funcione como um encaixe para posicionamento correto das asas:
[/quote:15bb089642]
Estava querendo evitar esse detalhe , mas acho que vamos ter que repensar isso granato , farei mais um molde para o para brisas
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Resolvemos presentear um grande amigo com um Modelo nosso do Piper J-3 Cub
Ele adorou , mas quem realmente amou fomos nós em poder presentear um aeromodelista como o Sr Porto que hoje esta com 82 Anos de idade e pratica aeromodelismo desde 8 anos de idade , totalizando 74 anos de aeromodelismo puro , e o mais gratificante é receber um elogio dele pela nossa construção e sermos parabenizados pelo Kit
Vou contar a História desse Piper que estamos fazendo para Presentear o Sr Porto
esse modelo vai ter o Prefixo
PP-TKF = Papa -Papa -Tango- Kilo- Fox
Esse foi a aeronave no qual o Porto Vôou real durante muitos anos
a velha águia até pousou uma vez com essa aeronave na Barra da lagoa
no qual ao pousar o avião tocou a água e Pilonou , Ou seja virou com o bico para baixo
e o Porto deixou o avião lá e teve que vir caminhando até quase chegar ao aeroclube
Histórias que a maioria não sabe e que valem a pena ser contadas e relatadas , pois elas não demoram se perdem no tempo
Passei na casa do Nelsom e peguei o modelo para terminar a montagem e colocar o restinho dos acessórios
Coloquei o trem de pouso , fiz uma calota amarela ,terminei os suportes para os stais de asa , a Mi fez a aplicação do grafismos e finalizamos a montagem .
E o Sr Porto hoje pela manhã veio aqui buscar o presente
[img:30e46d9b61]http://img651.imageshack.us/img651/8232/img4625o.jpg[/img:30e46d9b61]
[img:30e46d9b61]http://img204.imageshack.us/img204/4019/img4626se.jpg[/img:30e46d9b61]
[img:30e46d9b61]http://img546.imageshack.us/img546/3999/img4627.jpg[/img:30e46d9b61]
[img:30e46d9b61]http://img267.imageshack.us/img267/7537/img4628j.jpg[/img:30e46d9b61]
[img:30e46d9b61]http://img42.imageshack.us/img42/6744/img4629dj.jpg[/img:30e46d9b61]
[img:30e46d9b61]http://img155.imageshack.us/img155/8311/img4630p.jpg[/img:30e46d9b61]
[img:30e46d9b61]http://img3.imageshack.us/img3/6060/img4631l.jpg[/img:30e46d9b61]
[img:30e46d9b61]http://img404.imageshack.us/img404/8305/img4632f.jpg[/img:30e46d9b61]
[img:30e46d9b61]http://img715.imageshack.us/img715/765/img4633m.jpg[/img:30e46d9b61]
[img:30e46d9b61]http://img151.imageshack.us/img151/6306/img4634x.jpg[/img:30e46d9b61]
[img:30e46d9b61]http://img207.imageshack.us/img207/5898/img4635wh.jpg[/img:30e46d9b61]
Ele adorou , mas quem realmente amou fomos nós em poder presentear um aeromodelista como o Sr Porto que hoje esta com 82 Anos de idade e pratica aeromodelismo desde 8 anos de idade , totalizando 74 anos de aeromodelismo puro , e o mais gratificante é receber um elogio dele pela nossa construção e sermos parabenizados pelo Kit
Vou contar a História desse Piper que estamos fazendo para Presentear o Sr Porto
esse modelo vai ter o Prefixo
PP-TKF = Papa -Papa -Tango- Kilo- Fox
Esse foi a aeronave no qual o Porto Vôou real durante muitos anos
a velha águia até pousou uma vez com essa aeronave na Barra da lagoa
no qual ao pousar o avião tocou a água e Pilonou , Ou seja virou com o bico para baixo
e o Porto deixou o avião lá e teve que vir caminhando até quase chegar ao aeroclube
Histórias que a maioria não sabe e que valem a pena ser contadas e relatadas , pois elas não demoram se perdem no tempo
Passei na casa do Nelsom e peguei o modelo para terminar a montagem e colocar o restinho dos acessórios
Coloquei o trem de pouso , fiz uma calota amarela ,terminei os suportes para os stais de asa , a Mi fez a aplicação do grafismos e finalizamos a montagem .
E o Sr Porto hoje pela manhã veio aqui buscar o presente
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Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Hoje instalei a eletrônica no Segundo Piper Cub nosso
ele foi Comprado pelo Dr Rui que clinica na São lucas e ira começar no aeromodelismo
seguem algumas fotos dos detalhes de instalação do Setup
Comecei por colocar um pedaço de madeira para aparafusar os servos
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Aqui já coloquei os links na vareta de fibra
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Suporte do motor aparafusado
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Linkagem do Grupo de cauda instalada e horns no lugar
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Trava da porta da bateria
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suporte dos stais de asa vacum formados
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[img:42e0632551]http://img213.imageshack.us/img213/6620/img4666x.jpg[/img:42e0632551]
Detalhe da roda Gordinha
[img:42e0632551]http://img64.imageshack.us/img64/8042/img4660f.jpg[/img:42e0632551]
Dutos de saída de ar quente
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stais colocados
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Linkagem de ailerons posicionadas e ajustadas
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ele foi Comprado pelo Dr Rui que clinica na São lucas e ira começar no aeromodelismo
seguem algumas fotos dos detalhes de instalação do Setup
Comecei por colocar um pedaço de madeira para aparafusar os servos
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Aqui já coloquei os links na vareta de fibra
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Suporte do motor aparafusado
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Linkagem do Grupo de cauda instalada e horns no lugar
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Trava da porta da bateria
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suporte dos stais de asa vacum formados
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Detalhe da roda Gordinha
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Dutos de saída de ar quente
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stais colocados
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Linkagem de ailerons posicionadas e ajustadas
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Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
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