Laminando asa com fibra de vidro sem vácuo. - vídeo

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Laminando asa com fibra de vidro sem vácuo. - vídeo

Mensagem por Kemp »

Moderadores. Por favor coloque o tópico no local correto. Obrigado

Olá galera do e-voo

Abri este tópico para poder compartilhar a experiência que adquiri nas últimas semanas, quando comecei a querer fazer asas em fibra, pois as asas que eu pretendia fazer tinham um perfil muito fino e eu precisava de resistencia e pouco peso.
Como não é tão simples conseguir uma bomba de vácuo para essa finalidade a maioria do pessoal poderá arriscar dessa forma e terá grandes resultados.

Bom...
Comecei pesquisando aqui no fórum e encontrei um velho tópico onde o colega Cyberware ensina a laminar asa com ou sem vácuo.
Link: [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=442682[/url]

Usei a técnica ensinada por ele mas como fiz sem vácuo a asa ficou com algumas partes onde a resina não teve contato com o mylar ou raio-x e acabou ficando com bolhas, além do que eu caprichei na quantidade de resina e minha asa de 1,5m ficou pesando 340g.

Depois dessa primeira asa comecei a fazer pequenos testes passando a resina no raio-x e vi que o resultado havia melhorado muito.
Pesquisei mais um pouco e encontrei este tópico [url]http://www.cenece.com/IdeaAlaFibra.htm[/url] onde o camarada faz a laminação direto no mylar ou raio-x e depois aplica no isopor. Pode até pintar antes de laminar para que a asa já saia na cor.
O que eu gostei foi que mesmo quando ficam algumas bolhas elas não aparecem, ou seja , a parte externa fica extremamente lisa e a bolha fica entre a manta e o isopor.


DICA IMPORTANTE:
Nao lixe a asa em ipótese alguma.

Sempre cortei asas começando do BF para o BA, porém, para fazer a laminação o corte deve estar perfeito, pois não se pode lixar de maneira alguma a asa. A primeira que fiz eu lixei e foi justamente onde deu problema , pois não teve contato com o molde na hora de colocar o peso para prensar.
Uma coisa que fiz foi começar o corte pelo BA a fim de deixar o mesmo perfeito sem a necessidade de usar lixa. No BF a gente sempre dá um jeitinho.

Para a asa sair com o diêdro desejado cole o ferfil no isopor com a diferença que pretende ter da raíz para a ponta da asa. No meu caso da raiz para a ponta da asa coloquei uma diferença de 2cm, ou seja as pontas da asa terão uma elevação de 2cm em relação ao centro. Diedro de uns 2º.

Não coloquei fotos do corte da asa , pois existem inúmeros tópicos explicando como fazer isso.

Usei varetas de fibra de vidro como longarinas nas duas últimas asas, mas na primeira (a que deu bolhas) não coloquei e a resistência ficou igual.
Só achei melhor colocar , pois teria que ter algum lugar para prender o suporte de carbono na ponta da asa para lançar o planador, caso contrário a asa pode rasgar.

Vamos começar a partir do preparo para a laminação:

Depois de ter as asas cortadas temos que preparar a chapa de mylar ou raio-x. No meu caso usei o raio-x por ser mais barato e ter de monte no meu trabalho.

Coloque no molde jundo da asa e marque para o corte deixando uma sobra de 5mm no BA e 5mm no BF. Essa sobra você deverá lixar no final do processo para deixar com um acabamento mais perfeito sem ter falhas na resina.


Agora é só esperar secar e torcer pra ficar bom.

A asa de 1,5m com P3 e manta de 120g/m² ficou com peso final de 280g
A asa de 1,5m com P4 e manta de 80g/m² ficou com peso final de 215g

As duas ficaram muito resistentes e bem acabadas depois da lixa no BF e BA.

Nas próximas vou arriscar uma pintura antes da laminação.


Vídeo da laminação:
[yt]otMcSfJPA6Y[/yt]
Anexos
Despeje um pouco de resina e vá espalhando com um cartão de crédito. Dessa forma você deixa a manta bem úmida e retira todo o excesso de resina. (vídeo) <br /><br />Coloque a asa na posição correta e com uma seringa vá despejando um pouco de resina no BF e no BA pa
Despeje um pouco de resina e vá espalhando com um cartão de crédito. Dessa forma você deixa a manta bem úmida e retira todo o excesso de resina. (vídeo)

Coloque a asa na posição correta e com uma seringa vá despejando um pouco de resina no BF e no BA pa
008.jpg (36.3 KiB) Exibido 5994 vezes
Prepare a resina. Para essa asa de 1,5m preparei 200g para sobrar.
Prepare a resina. Para essa asa de 1,5m preparei 200g para sobrar.
007.jpg (37.1 KiB) Exibido 5994 vezes
Passe o desmoldante ou encere o raio-x afim de facilitar a retirada do molde depois da cura da resina. Usei desmoldante, mas com cera também fica muito bom. <br /><br />Posicione as mantas sobre os moldes:
Passe o desmoldante ou encere o raio-x afim de facilitar a retirada do molde depois da cura da resina. Usei desmoldante, mas com cera também fica muito bom.

Posicione as mantas sobre os moldes:
006.jpg (36.14 KiB) Exibido 5994 vezes
Cole o raio-x na molde da asa: <br />Eu passei uma fita no isopor antes para ter mais aderência na hora de grudar o raio-x.
Cole o raio-x na molde da asa:
Eu passei uma fita no isopor antes para ter mais aderência na hora de grudar o raio-x.
004.jpg (36.56 KiB) Exibido 5994 vezes
Faça o mesmo processo com a manta de fibra:
Faça o mesmo processo com a manta de fibra:
002.jpg (35.44 KiB) Exibido 5994 vezes
Depois de marcado corte com o estilete:
Depois de marcado corte com o estilete:
001.jpg (35.23 KiB) Exibido 5994 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Guto Huber
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Seg Jan 18, 2010 3:12 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Guto Huber »

Kemp,

Muito interessante o trabalho, não tenho experiência com resina epoxi, mas, depois de ver essa asa deu vontade de arriscar, em quanto tempo ela começa o processo de cura? Qual é o custo do Kg da resina?

Abraço

Guto
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:4738c0dba8="Guto Huber"]Kemp,

Muito interessante o trabalho, não tenho experiência com resina epoxi, mas, depois de ver essa asa deu vontade de arriscar, em quanto tempo ela começa o processo de cura? Qual é o custo do Kg da resina?

Abraço

Guto[/quote:4738c0dba8]


Olá Guto
Dá pra trabalhar com a resina durante 40min tranquilamente. Depois ela já começa a endurecer um pouco. e fica ruim de manusear na manta.
O kit de 1,5kg custou R$ 60,00 mais R$ 15,00 de frete por sedex.
Anexos
Depois de alguns minutos prepare uma nova porção de resina e com uma agulha grossa vá aplicando no BF onde verificar a existência de bolhas. Funcionou muito bem.
Depois de alguns minutos prepare uma nova porção de resina e com uma agulha grossa vá aplicando no BF onde verificar a existência de bolhas. Funcionou muito bem.
009.jpg (33.87 KiB) Exibido 5993 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Fioretto
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Dom Fev 15, 2009 11:56 pm
Localização: São Paulo de coração,Penedo RJ por obrigação
Contato:

Mensagem por Fioretto »

Fala Kemp !!!!

Parabéns pelo seu capricho,sempre inovando,admiro seu trabalho!!!!

Quando vier a Sampa, da uma olhada na Sóisopor.Lá tem resina epóxi em frasco de 1Kg e catalisador por R$25,00.


Abraço

Jonas
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

- Muito bom mesmo!!!!

- Uma curiosidade: a chapa de Raio X mede 43 x 34 cm (aproximadamente) para uma asa teriamos que emendar chapas, como é feita esta emenda sem que apareça na laminação?

- Aqui em Curitiba já tentei comprar Mylar, mas não encontrei em lugar algum, obvio que uma chapa do comprimento da asa daria um melhor acabamento. Mas pelo que pude observar no video, o de sua asa com chapa de Raio X está perfeito, por favro, explique melhor como emendar chapas.

@braço

Pedroni
Voar, voar, subir, subir...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:e2759f8713="Kemp"][quote:e2759f8713="Guto Huber"]Kemp,

Muito interessante o trabalho, não tenho experiência com resina epoxi, mas, depois de ver essa asa deu vontade de arriscar, em quanto tempo ela começa o processo de cura? Qual é o custo do Kg da resina?

Abraço

Guto[/quote:e2759f8713]


Olá Guto
[b:e2759f8713]Dá pra trabalhar com a resina durante 40min tranquilamente. Depois ela já começa a endurecer um pouco.[/b:e2759f8713] e fica ruim de manusear na manta.
O kit de 1,5kg custou R$ 60,00 mais R$ 15,00 de frete por sedex.[/quote:e2759f8713]


Diminua a quantidade de catalizador, quanto mais tempo a resina levar para secar, melhor ela ficará, pois evitará de trincar com possíveis torções.
O correto para uma boa catalização da resina, é levar 24 horas para secar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:9f5acaae58="Pedroni"]- Muito bom mesmo!!!!

- Uma curiosidade: a chapa de Raio X mede 43 x 34 cm (aproximadamente) para uma asa teriamos que emendar chapas, como é feita esta emenda sem que apareça na laminação?

- Aqui em Curitiba já tentei comprar Mylar, mas não encontrei em lugar algum, obvio que uma chapa do comprimento da asa daria um melhor acabamento. Mas pelo que pude observar no video, o de sua asa com chapa de Raio X está perfeito, por favro, explique melhor como emendar chapas.

@braço

Pedroni[/quote:9f5acaae58]

Coloquei fita adesiva do lado que fica em contato com a resina pra não haver penetração. Ficou muito bom
Anexos
013.jpg
013.jpg (27.65 KiB) Exibido 5992 vezes
012.jpg
012.jpg (34.6 KiB) Exibido 5992 vezes
011.jpg
011.jpg (31.04 KiB) Exibido 5992 vezes
010.jpg
010.jpg (35.02 KiB) Exibido 5992 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
henzell
membro
Mensagens: 223
Registrado em: Sáb Jul 26, 2008 6:07 pm
Localização: Serra - ES

Mensagem por henzell »

Jamais altere a porcentagem de endurecedor para ter mais tempo de trabalho(gel time)!!!! Vai ter uma grande chance dela não curar completamente, ficar flexivel e outras zicas mais. A porcentagem de componentes na resina epoxi deve ser seguida a risca. Na resina poliester até dá pra variar a catalização um pouco pra ou pra menos , mas não é o ideal.
Se quizer uma resina com gel time maior , compre um endurecedor apropriado. Recomendo entrar em contato com o Severino do dep. técnico da Maxepoxi.com.br.

O correto mesmo pra ter uma cura por completo é usar uma estufa. Pode ser improvisada com uma caixa de papelão, papel alumínio, isopor e lampadas incandescentes. Mantenha ela por umas 6hr em 60° e verá o que é um laminado rígido e curado....( teste antes pra ver se o isopor irá resistir ao calor)
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Concordo com o henzell, trabalho com Resina Poliester e Epoxi para Impregnar motores de ferramentas elétrica e eletrodomésticos na empresa onde trabalho, os fornecedores ( WEG, ELANTAS, ISOLASIL) etc nunca recomendam alterar a quantidade de catalizador ( K2) pois é um peróxido e alterando a quantidade pode haver problemas na cura devido à reação. Cada resina tem suas características e só o fabricante pode dizer qual quantidade correta de catalizador, então use de acordo com o Data Sheet do fabricante.
Avatar do usuário
Guto Huber
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Seg Jan 18, 2010 3:12 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Guto Huber »

Prezados,

Uma coisa que acho importante, e que poderia complementar, são algumas dicas sobre segurança no manuseio desse tipo de produto, já trabalhei com resina de poliester e sei que é bastante tóxica, necessita de mascara apropriada, local com ventilação, óculos de proteção e luvas para não ter contato com a pele e uma série de outros cuidados de manuseio.

A resina epoxi também é toxica e exige esse monte de cuidados, ou seu manuseio é mais simples?
Responder