Giant Park Flyer - Piper de 2 metros com eletrônica simples.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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alexandre lopes
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Giant Park Flyer - Piper de 2 metros com eletrônica simples.

Mensagem por alexandre lopes »

Olá amigos, estou finalizando uma nova construção, que esta mais para um desafio aeromodelistico. :P

[b:a49faedaf9]Objetivo:[/b:a49faedaf9]

Construção de um Aeromodelo com 2 metros de envergadura, onde o principal foco é o peso final. (Que será na casa das 800 gramas.)

O objetivo é voar com eletronica que qualquer um tenha em casa. (ESC 30A, Bateria 1300mah a 2200mah , Servos 9G, Motor 160wts a 200wts)

A principio a idéia éra construir um Aero Boero, mas achei que iria dar muito trabalho fazer a entelagem, vermelha e branca e acabei optando pelo Piper J3.

[b:a49faedaf9]Fuselagem:[/b:a49faedaf9]

Comprimento 137cm

Construida com materiais nobres. rsss (Caixa de eletro domesticos, encontrado facilmente nas ruas.)

O motivo de escolher caixa de eletro domésticos, é pelo fato do material ser EPS 6, muito resistente e leve.

(Densidade Aparente Nominal 27,5 Densidade Aparente Mínima 25 Tensão por COMPRESSÃO com deformação de 10% ≥ 145 Resistência mínima à FLEXÃO ≥ 275 Resistência mínima ao CISALHAMENTO ≥ 135 )

[b:a49faedaf9]Fatiei em 11mm, usando um pedaço de madeira, corda de guitarra (mizinha) e fonte de PC sem adaptação nenhuma, ligado direto no 12V (Fio Amarelo e Preto)[/b:a49faedaf9]

[img:a49faedaf9]http://img132.imageshack.us/img132/262/laminandoisopor.jpg[/img:a49faedaf9]

O leme cortado em depron 4mm

O profundor cortado em depron 4mm, para reforço estrutural de leme e profundor irei utilizar o Kevlar Truss Bracing System. (Amarração com linha.)

[b:a49faedaf9]Asa:[/b:a49faedaf9]

Cortada em P0

Reforço de fibra de vidro 2mm

Envergadura: 2 metros.

Corda de asa 33cm

Depois de testar muitos perfis no RC Calc, optei pela combinação de perfil Clarcky com a polar clarckyb-999000-uiuc, consegui um arrasto baixo 21,3g e baixa velocidade de stall 3,8 m/s ...

Achei que foi a combinação que teve os melhores resultados entre arrasto e velocidade de stoll, seguindo a motorização que irei utilizar.

[img:a49faedaf9]http://img810.imageshack.us/img810/4517/asapiper2.jpg[/img:a49faedaf9]
[img:a49faedaf9]http://img440.imageshack.us/img440/1733/asapiper1.jpg[/img:a49faedaf9]

[b:a49faedaf9]Construção:[/b:a49faedaf9]

Acabei não documentando o passo a passo, porque acabei construindo no batidão uns 7 dias, e tirei poucas fotos do processo.

A construção é como outra qualquer, mas o caminho das pedras é o perfil de asa, ter paciencia e fazer as colagens com cola de isopor, utilizar fita para entelagem, e reforço de cauda pelo sistema de amarração com fios de kevlar.

[b:a49faedaf9]Fotos:[/b:a49faedaf9]

Matéria prima:

[img:a49faedaf9]http://img713.imageshack.us/img713/9413/matriaprima.jpg[/img:a49faedaf9]

Lixo:

[img:a49faedaf9]http://img201.imageshack.us/img201/9923/lixop.jpg[/img:a49faedaf9]

Fuselagem:

[img:a49faedaf9]http://img840.imageshack.us/img840/4645/fuselagem.jpg[/img:a49faedaf9]

Linkagem feita com tubo plastico de balão:

[img:a49faedaf9]http://img823.imageshack.us/img823/8227/linkagem.jpg[/img:a49faedaf9]

[b:a49faedaf9]Chegando nos finalmente:[/b:a49faedaf9] (É o primeiro aero que faço a entelagem, usando fita colorida, então não ficou muito bom por falta de pratica.)

[img:a49faedaf9]http://img820.imageshack.us/img820/9594/20080105024.jpg[/img:a49faedaf9]
[img:a49faedaf9]http://img593.imageshack.us/img593/5566/20080111054.jpg[/img:a49faedaf9]
[img:a49faedaf9]http://img232.imageshack.us/img232/6010/20080111049.jpg[/img:a49faedaf9]
[img:a49faedaf9]http://img163.imageshack.us/img163/6274/20080111060.jpg[/img:a49faedaf9]
[img:a49faedaf9]http://img225.imageshack.us/img225/9219/20080111069.jpg[/img:a49faedaf9]

Agora vou atualizando o tópico, conforme a construção for progredindo ...

Até Breve ... :wink:
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Xará,

O projeto é bastante viável, já fiz um pseudo-giant Cessna 177 1:5 de escala pesando 900g e foi só alegria.

Para esta aplicação o Clark-Y está de bom tamanho. No Cessna usei perfil MH32 mas é porque não sabia como se comportaria algo nesta escala.
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Mensagem por fer.trash1 »

ae cara , parece que vai fikar muito legal , mais nao se esqueca por ser um aero grande , preste bastante atencao em pequenos detalhes , eles dao uma grande diferenca
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alexandre lopes
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Mensagem por alexandre lopes »

[quote:5871718a63="alexcmag"]Xará,

O projeto é bastante viável, já fiz um pseudo-giant Cessna 177 1:5 de escala pesando 900g e foi só alegria.

Para esta aplicação o Clark-Y está de bom tamanho. No Cessna usei perfil MH32 mas é porque não sabia como se comportaria algo nesta escala.[/quote:5871718a63]

Alex, você chegou a documentar algum video ou fotos do seu Cessna 177 1:5 ?

A bateria, você optou por usar quantos mah?

Para conseguir o CG do meu modelo, estou instalando os servos, receptor e bateria, bem na frente proximo a parede de fogo.

Tenho um pack A123 2300mah, derrepente vou utilizar, se for preciso para conseguir o CG sem adicionar peso morto ao modelo.

[quote:5871718a63="fer.trash1"]ae cara , parece que vai fikar muito legal , mais nao se esqueca por ser um aero grande , preste bastante atencao em pequenos detalhes , eles dao uma grande diferenca[/quote:5871718a63]

Opa, como diria o Chapolin ... Todos os meus movimentos são friamente calculados!

Pode deixar que estou dando uma atenção especial, nos detalhes, para não ter nenhuma surpresa na estréia. :wink:
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Mensagem por alexcmag »

Tem algumas fotos em http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=5289 mas não tem vídeo, na época minha câmera tinha apenas uma vaga lembrança e capturar vídeos era um parto.

Na época usei bateria de 2400mAh (3S2P de 1200mAh), mas era na verdade até grande demais, coloquei para ajustar o CG. Dava mais de uma hora de voo com esta bateria e usando um motor de 120W.

A fuselagem era tão larga que dava para guardar o transmissor dentro.

Maior que ele fiz o Martin Mars, a fuselagem era tão grande que tinha que ir em cima do carro.
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Luiz Phelipe
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Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:2316955aa0="alexcmag"]Tem algumas fotos em http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=5289 mas não tem vídeo, na época minha câmera tinha apenas uma vaga lembrança e capturar vídeos era um parto.

Na época usei bateria de 2400mAh (3S2P de 1200mAh), mas era na verdade até grande demais, coloquei para ajustar o CG. Dava mais de uma hora de voo com esta bateria e usando um motor de 120W.

A fuselagem era tão larga que dava para guardar o transmissor dentro.

Maior que ele fiz o Martin Mars, a fuselagem era tão grande que tinha que ir em cima do carro.[/quote:2316955aa0]
E o Piper Cub de 5metros alex?
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Mensagem por alexcmag »

Talvez um dia, vou precisar de uma hélice de 35 polegadas e um motor para girá-la.
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Luiz Phelipe
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Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:3955d0a10f="alexcmag"]Talvez um dia, vou precisar de uma hélice de 35 polegadas e um motor para girá-la.[/quote:3955d0a10f]
Um 2822 com 3s e redução de helicoptero classe 450 vai girar bonito. :lol: :twisted: :twisted: :twisted:
Em relação ao topico, eu gostei, o cara ta atissando minhas lumbrigas para um antigo projeto, em que eu queria fazer exatamente esse aero só que com 210cm de envergadura e usar um motor 2215/20.
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Mensagem por rawany »

e aii alexandre baumm..caraaa ta ficando lindo o aero,arrebento na entelagem curti mt...olha o piper que eu fiz de 1,70 voou ficou com um pouco de peso de cauda ate eu trimar pq eu o projetei pra uma bateria de 2200 mah so que nao tinha chego ainda entao eu usei uma de 1800 e ainda tirei o cg errado hahaha mas voo legall da uma olhada segue o link abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=CfNqHEX4i0U


abraço vamos marcar de voar...^^
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alexandre lopes
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Mensagem por alexandre lopes »

[quote:83f624a7c1="alexcmag"]Tem algumas fotos em http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=5289 mas não tem vídeo, na época minha câmera tinha apenas uma vaga lembrança e capturar vídeos era um parto.

Na época usei bateria de 2400mAh (3S2P de 1200mAh), mas era na verdade até grande demais, coloquei para ajustar o CG. Dava mais de uma hora de voo com esta bateria e usando um motor de 120W.

A fuselagem era tão larga que dava para guardar o transmissor dentro.

Maior que ele fiz o Martin Mars, a fuselagem era tão grande que tinha que ir em cima do carro.[/quote:83f624a7c1]

Andei vendo o tópico do Cessna, o comentario do Regis foi o melhor ... hehehehee

[i:83f624a7c1]"Quando decolei e percebemos que o motor dava conta, o Regis comentou?

- Legal, sobra motor, sabe o que isto significa?
- voar com meio-motor? - respondi
- Nao, podemos fazer ainda maior... "[/i:83f624a7c1]

Estou vendo que vou ter que usar o Pack A123 2300mah, para conseguir o CG, parei as construções devido a um evento que tive que participar, durante esta semana vou dar continuidade.

[quote:83f624a7c1="eing20ver"]Em relação ao topico, eu gostei, o cara ta atissando minhas lumbrigas para um antigo projeto, em que eu queria fazer exatamente esse aero só que com 210cm de envergadura e usar um motor 2215/20.[/quote:83f624a7c1]

Bora construir o piper de 210cm .. :P

Se este piper ficar legal, vou investir uma grana futuramente para construir um affordaplane 50% ...

[quote:83f624a7c1="rawany"]e aii alexandre baumm..caraaa ta ficando lindo o aero,arrebento na entelagem curti mt...olha o piper que eu fiz de 1,70 voou ficou com um pouco de peso de cauda ate eu trimar pq eu o projetei pra uma bateria de 2200 mah so que nao tinha chego ainda entao eu usei uma de 1800 e ainda tirei o cg errado hahaha mas voo legall da uma olhada segue o link abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=CfNqHEX4i0U


abraço vamos marcar de voar...^^[/quote:83f624a7c1]



Valeu Raw, é a primeira entelagem com fita adesiva, to pegando o jeito ainda, mas valeu pelo elogio ...

Ficou massa seu Piper, devia estar bem arisco no dedo, por causa do peso de cauda , lembro que certa vez vi os restos mortais (asa) em um projeto de tucano que você tinha feito ...

Bora de marcar vôar ... Estou com um F3A para estreiar aqui, nunca avuo ... heheheh ...

O Mini-Silhouette voei hoje, ficou muito bom, vamos marcar de combinar fds de fazer uns vôos ...

Abraço
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