[Projeto 2822] Piper Cub de 3 metros com eletrônica simples.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

alexandre lopes
membro
Contato:

[Projeto 2822] Piper Cub de 3 metros com eletrônica simples.

Mensagempor alexandre lopes » 26 Jul 2011 20:23

Olá turma do e-voo, depois de ter construído recentemente o piper de 2 metros com eletrônica simples e o projeto ter sido concluído com êxito, resolvi fazer algo um pouco maior e testar um poucos meus limites estruturais em construção.

O objetivo do projeto:

Construção de um Piper com 3 metros de envergadura utilizando eletrônica simples onde o peso final maximo será 1500 gramas.

Setup de eletrônica:

Motor 1200kv
ESC 30A
Bateria 3S 1800mah
Dois servos 9g
Dois servos 16g

Fuselagem e asa em P0

Leme, Profundor, Estabilizadores vertical e horizontal em depron 5 mm.

Reforços estruturais em fibra de vidro e balsa.

Entelagem em fita branca, para um melhor acabamento.

[img:8d4f3708f8]http://img703.imageshack.us/img703/4993/09012008010.jpg[/img:8d4f3708f8]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.

HeliSpot10
membro

Mensagempor HeliSpot10 » 26 Jul 2011 21:08

estou torcendo prá dar certo, (mesmo achando uqe modelo grande e motor pequeno é uma carniça)

se o de 2 metros voou bem.3 metros deve ficar legal.

Gilberto
membro
Contato:

Mensagempor Gilberto » 26 Jul 2011 21:14

Posso estar errado, mas creio que 2822 e tres metros de asa já é superestimar a capacidade do "bixinho".

guiga_x
membro

Mensagempor guiga_x » 26 Jul 2011 21:24

Cara, estou construindo meu primeiro aeromodelo big scale com 2 m por 2 m. Incentivo voce a prosseguir na empreitada!!!

Na verdade, se voce consegue fzer com que ele seja bem leve, pode usar tranquilamente eletronica de avioes em escala normalmente utilizada por ai.

Sucesso!!!

thi_cesar
membro

Mensagempor thi_cesar » 26 Jul 2011 22:25

Rapaz..... 3 metros com 2822..... vai usar quantos?rs.....

acho que fica complicado não pelo peso do modelo, mas pelo arrasto que o modelo vai ter..... com certeza a fuselagem do modelo vai ser larga e uma helice de 10 polegadas vai sumir........

Abraço e sorte com o projeto.

Thiago

Gustavo Murad
membro

Mensagempor Gustavo Murad » 26 Jul 2011 22:27

Eu não "acho" nada, porque achismo nunca ganhou campeonato!

Se tiver uma boa área de asa, com um perfil certo e um peso máximo ideal vai voar!!

Já fiz aeromodelo com 250g que voava com motor brushed que dava 80g de empuxo, ou seja abaixo de 1/3 do peso em empuxo.

Porém o aeromodelo tinha pouco arrasto, perfil de muita sustentação e o pitch speed juntamente com o empuxo do motor eram suficientes para chegar na velocidade de cruzeiro.

Minha sugestão é procurar um perfil interessante, tentar economizar o máximo de peso possível, lixar e até passar uma camada fina de massa Liteplast e pintar para deixar o aeromodelo com o mínimo de arrasto sem agregar quase nada de peso (pois fita adesiva e vinil nesse caso acabam pesando mais).

Como eu já vi que no seu primeiro projeto você diferente de 90% do pessoal do evoo não foi no "achismo" e projetou antes para saber se daria certo e teve sucesso. Acho que nesse novo projeto vai se sair muito bem também!

Mas só para brincar com as idéias:

Envergadura: 300cm

Corda: 50cm (aproximei fazendo proporcionalidade do seu Piper 2m)

Área Alar: 150dm²

Usando ClarkY mesmo com a polar mais próxima do número de Reynolds que tem no RCcalc e sabendo que o 2822 gira uma hélice 9x5 a 9350RPM podemos estimar um peso "máximo" e um peso "ideal" para o tal aeromodelo!!

Então temos os seguinte:

Emax 2822 + Lipo 3S + 9x5

RPM: 9350

Empuxo estático: 854g

Pitch Speed: 19,8m/s

Calculando com 1,7kg temos o seguinte:

Stall: 3,9m/s (praticamente a mesma velocidade do outro Piper)

Cruzeiro: 4m/s

Segura: 6,9m/s

O empuxo provavelmente fica suficiente sim desde que ,como eu disse no começo, o arrasto não seja muito grande.

Uma outra configuração mais interessante seria perfil MH32 com no 1,3kg tendo as mesma velocidades mas com empuxo bem mais folgado para um vôo mais "tranquilo".

Parabéns por investir nessas empreitadas e mostrar que aeromodelismo elétrico não é só cortar um monte de coisas com estilete, colar com cola quente e sair voando!!

Aeromodelo de verdade voa porque VOA e não porque o motor leva!!

PS: Passei batido onde está escrito "peso máximo 1500g", mas as contas que eu fiz foi estimando mais e menos que os 1,5kg que você colocou como máximos então deve ficar algo entre os 2 que eu estimei.

Alvaro Alves
membro

Mensagempor Alvaro Alves » 26 Jul 2011 23:01

Alexandre qualquer coisa usa um pinhão e uma coroa de Heli que voce poderá ter uma hélice bem maior, com muita força sobrando. Sorte na empreitada.

SirRobbyn
membro

Mensagempor SirRobbyn » 27 Jul 2011 14:44

Você já sabe qual a largura do "nariz"? Caso ele fique muito largo irá reduzir muito a eficiência da hélice, que já é pequena.

alexandre lopes
membro
Contato:

Mensagempor alexandre lopes » 27 Jul 2011 19:31

[quote:b76969fe71="HeliSpot10"]estou torcendo prá dar certo, (mesmo achando uqe modelo grande e motor pequeno é uma carniça)

se o de 2 metros voou bem.3 metros deve ficar legal.[/quote:b76969fe71]

Valeu amigo, energia positiva é a chave para dar certo. Três metros creio ser o limite para esta eletronica.

[quote:b76969fe71="Gilberto"]Posso estar errado, mas creio que 2822 e tres metros de asa já é superestimar a capacidade do "bixinho".[/quote:b76969fe71]

Olá Gilberto, dessa vez quero chegar no limite do 2822 se tudo der certo acho que dá para voar decolar há 75% de potencia no motor e velocidade de cruzeiro a 60%.

Vamos ver ...

[quote:b76969fe71="guiga_x"]Cara, estou construindo meu primeiro aeromodelo big scale com 2 m por 2 m. Incentivo voce a prosseguir na empreitada!!!

Na verdade, se voce consegue fzer com que ele seja bem leve, pode usar tranquilamente eletronica de avioes em escala normalmente utilizada por ai.

Sucesso!!![/quote:b76969fe71]

A idéia é esta, fazer voar com ajuda da aerodinâmica, propulsão vai ser apenas um detalhe.

Valeu pela força.

[quote:b76969fe71="Leonardo Paci"]caso der certo sou o proximo :D :D :D[/quote:b76969fe71]

Vai dar certo, pode ir preparando as placas de P0 para montar o seu! 8)

[quote:b76969fe71="thi_cesar"]Rapaz..... 3 metros com 2822..... vai usar quantos?rs.....

acho que fica complicado não pelo peso do modelo, mas pelo arrasto que o modelo vai ter..... com certeza a fuselagem do modelo vai ser larga e uma helice de 10 polegadas vai sumir........

Abraço e sorte com o projeto.

Thiago[/quote:b76969fe71]

Thiago, para este projeto só não irei obedecer a escala de largura da fuselagem e corda de asa.

Ainda estou matutando aqui uma medida para não ficar tão fora, mas logo, logo posto as medidas.

Dessa vez acho que toda boa sorte aqui, será muito bem vinda.

Valeu!

[quote:b76969fe71="Gustavo Murad"]Eu não "acho" nada, porque achismo nunca ganhou campeonato!

Se tiver uma boa área de asa, com um perfil certo e um peso máximo ideal vai voar!!

Já fiz aeromodelo com 250g que voava com motor brushed que dava 80g de empuxo, ou seja abaixo de 1/3 do peso em empuxo.

Porém o aeromodelo tinha pouco arrasto, perfil de muita sustentação e o pitch speed juntamente com o empuxo do motor eram suficientes para chegar na velocidade de cruzeiro.

Minha sugestão é procurar um perfil interessante, tentar economizar o máximo de peso possível, lixar e até passar uma camada fina de massa Liteplast e pintar para deixar o aeromodelo com o mínimo de arrasto sem agregar quase nada de peso (pois fita adesiva e vinil nesse caso acabam pesando mais).

Como eu já vi que no seu primeiro projeto você diferente de 90% do pessoal do evoo não foi no "achismo" e projetou antes para saber se daria certo e teve sucesso. Acho que nesse novo projeto vai se sair muito bem também!

Mas só para brincar com as idéias:

Envergadura: 300cm

Corda: 50cm (aproximei fazendo proporcionalidade do seu Piper 2m)

Área Alar: 150dm²

Usando ClarkY mesmo com a polar mais próxima do número de Reynolds que tem no RCcalc e sabendo que o 2822 gira uma hélice 9x5 a 9350RPM podemos estimar um peso "máximo" e um peso "ideal" para o tal aeromodelo!!

Então temos os seguinte:

Emax 2822 + Lipo 3S + 9x5

RPM: 9350

Empuxo estático: 854g

Pitch Speed: 19,8m/s

Calculando com 1,7kg temos o seguinte:

Stall: 3,9m/s (praticamente a mesma velocidade do outro Piper)

Cruzeiro: 4m/s

Segura: 6,9m/s

O empuxo provavelmente fica suficiente sim desde que ,como eu disse no começo, o arrasto não seja muito grande.

Uma outra configuração mais interessante seria perfil MH32 com no 1,3kg tendo as mesma velocidades mas com empuxo bem mais folgado para um vôo mais "tranquilo".

Parabéns por investir nessas empreitadas e mostrar que aeromodelismo elétrico não é só cortar um monte de coisas com estilete, colar com cola quente e sair voando!!

Aeromodelo de verdade voa porque VOA e não porque o motor leva!!

PS: Passei batido onde está escrito "peso máximo 1500g", mas as contas que eu fiz foi estimando mais e menos que os 1,5kg que você colocou como máximos então deve ficar algo entre os 2 que eu estimei.[/quote:b76969fe71]

Grande Gustavo, obrigado pela dica do perfil MH32 vou estudar esta possibilidade.

Sobre arrasto, estava pensando em usar fita adesiva branca para um melhor acabamento e resistencia, passando um soprador termico para a fita fundir no isopor. (Fiz assim na asa do piper de 2 metros.)

Para conseguir diminuir ainda mais o arrasto, sei que para muitos parecem até loucura, mas estava pensando em encerar a asa e fuselagem antes do vôo. :roll:

Mas só voando para saber, por precaução irei levar uma cera liquida no dia da estréia.

Forte abraço irmão, e obrigado pelo auxilio técnico.

[quote:b76969fe71="Alvaro Alves"]Alexandre qualquer coisa usa um pinhão e uma coroa de Heli que voce poderá ter uma hélice bem maior, com muita força sobrando. Sorte na empreitada.[/quote:b76969fe71]

Valeu Alvaro, futuramente irei estudar esta possibilidade de construir uma caixa de redução para utilizar helices maiores.

[quote:b76969fe71="marcelo marques"]Estou pensando em construir em piper 4m de envergadura,usando motorzinho de carrinho de controle MADE IN CHINA.Brincadeira!!!To acompanhando,com certeza vai dar certo.
Valeu!![/quote:b76969fe71]

Bom se o 2822 levantar com meio motor este de 3 metros, com certeza sairá a versão 4 metros do projeto 2822. rsss

Valeu pelo incentivo.

[quote:b76969fe71="torrola"]Daqui a pouco o fera em aeromodelismo vai opinar esperem só e voces verão...[/quote:b76969fe71]

Como diria aquele cara do zorra total, "Espéra pra ver" :wink:

[quote:b76969fe71="SirRobbyn"]Você já sabe qual a largura do "nariz"? Caso ele fique muito largo irá reduzir muito a eficiência da hélice, que já é pequena.[/quote:b76969fe71]

Como respondi para o Thiago logo acima, a largura da fuselagem não irei seguir escala, mas estou pensando em um meio termo para não ficar muito desproporcional. Inclusive estou pensando em fazer um colw aerodinamico.

-----------------------------------------

Bom pessoal, segue umas fotos do trabalho de ontem, hoje irei dar continuidade na construção e amanhã estou de volta.

Cortei as duas partes da fuselagem, e colei os reforços em fibra de vidro.

[img:b76969fe71]http://img200.imageshack.us/img200/3473/10012008009.jpg[/img:b76969fe71]

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 27 Jul 2011 22:24

Rapaz, só vejo o problema da frete grande do modelo!! Vai ter que usar uma hélice grande...será que o motor puxa essa hélice!?
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

Renan Augusto
membro

Mensagempor Renan Augusto » 27 Jul 2011 23:40

Eu mudando de categoria pra construir modelos de 50-60cm de envergadura e você me vem com um aero desse tamanho meu camarada! Até animei a montar um desse porte pra transportar na moto! rs

Atente-se para que o Warne citou... outra questão são os servos 9grs, eu nao arriscaria!

Mãos na massa!

Piloto Rapha
membro

Mensagempor Piloto Rapha » 27 Jul 2011 23:46

eu acho que o 2822 vai ser fraco!servos de 9g,ta louco manolo????

João Vitor Novelini
membro
Contato:

Mensagempor João Vitor Novelini » 28 Jul 2011 09:52

[quote:2cbb6b5c45="Piloto Rapha"]eu acho que o 2822 vai ser fraco!servos de 9g,ta louco manolo????[/quote:2cbb6b5c45]
Ele disse la em cima que vai usar servos de 16g
os dois servos de 9g , acredito que vai usar um em cada asa , que creio eu , servir , pois o modelo vai ser bem leve e lento !
Os aeros estão em dois grandes grupos :
Os que ja cairam e os que vão cair.

alexandre lopes
membro
Contato:

Mensagempor alexandre lopes » 28 Jul 2011 16:45

[quote:ba1c1ee776="Leonardo Paci"]é ta ficando bom... :D :D não esquece do video[/quote:ba1c1ee776]

Pode deixar, que irei registrar em video o vôo de estréia.

[quote:ba1c1ee776="Steka"]muito legal seu progeto

preciso criar coragem de terminar o meu

olha: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1359536

ABS.[/quote:ba1c1ee776]

Rapaz, bem inspirador seu Piper 3,8 metros é coisa pra caramba. Abre uma cerveja gelada e cria coragem para terminar, que esta ficando muito bom.

Parabens.

[quote:ba1c1ee776="warne"]Rapaz, só vejo o problema da frete grande do modelo!! Vai ter que usar uma hélice grande...será que o motor puxa essa hélice!?
Abs
Warne[/quote:ba1c1ee776]

Warne, Estarei utilizando uma helice 10x4.7 SF ... Já fiz alguns testes e creio que não irei ter problema, na frente do cowl irei dar um jeitinho brasileiro.

Abraço.

[quote:ba1c1ee776="Renan Augusto"]Eu mudando de categoria pra construir modelos de 50-60cm de envergadura e você me vem com um aero desse tamanho meu camarada! Até animei a montar um desse porte pra transportar na moto! rs

Atente-se para que o Warne citou... outra questão são os servos 9grs, eu nao arriscaria!

Mãos na massa![/quote:ba1c1ee776]

Tudo jóia Renan, até um tempo atrás estava voando uns pequenos tambem, para falar a verdade até prefiro por poder voar em qualquer lugar.

Tinha o projeto do piper de 2 metros que estava parado, terminei em uma semana o que faltava pegando firme todo dia de noite, fiquei empolgado com o resultado e resolvi tentar algo maior.

Este de 3 metros depois de alguns vôos irei pendurar, e só voar quando tiver de bom humor para desmontar o carro, devido ao trabalho para transportar.

Servos de 9g só irei usar para aileron, um para cada lado, como o João Vitor deduziu abaixo.

Servos para leme e profundor será 16 gramas.

[quote:ba1c1ee776="Piloto Rapha"]eu acho que o 2822 vai ser fraco!servos de 9g,ta louco manolo????[/quote:ba1c1ee776]

Meu motor 2822 é da Nasa, as espiras foram enroladas com fios de discos voadores.

Sobre os servos o João Vitor respodeu logo abaixo.

[quote:ba1c1ee776="João Vitor Novelini"]Ele disse la em cima que vai usar servos de 16g
os dois servos de 9g , acredito que vai usar um em cada asa , que creio eu , servir , pois o modelo vai ser bem leve e lento ![/quote:ba1c1ee776]

Bem observado JV, valeu!

Paulo Mormello
membro

Mensagempor Paulo Mormello » 28 Jul 2011 17:06

legal o seu projeto, deu até vontade de construir um Piper de uns 3000 ou 3500mm mas antes devo terminar um motoplanador de 3000mm que iniciei.

Voce devera ter cuidado com ventos, pois um aero desse tamanho e com um peso baixo como imagino que devera ter, sofre muito com o vento.

alexandre lopes
membro
Contato:

Mensagempor alexandre lopes » 28 Jul 2011 19:01

[quote:6009d4245b="Paulo Mormello"]legal o seu projeto, deu até vontade de construir um Piper de uns 3000 ou 3500mm mas antes devo terminar um motoplanador de 3000mm que iniciei.

Voce devera ter cuidado com ventos, pois um aero desse tamanho e com um peso baixo como imagino que devera ter, sofre muito com o vento.[/quote:6009d4245b]

Um macete para esses aviões grandes e leves é não fazer a asa rigida, a asa tem que ser meio flexivel para poder absorver pancadas de vento com a elasticidade natural da própria asa e assim conseguir estabilização.

Com base no piper de 2 metros pesando RTF 880 gramas, dá para voar numa boa com vento moderado.

alexandre lopes
membro
Contato:

Mensagempor alexandre lopes » 28 Jul 2011 19:12

Ontem colei os reforços de depron 5mm, reforços de balsa para fixar a asa e furei a fuselagem para aliviar peso de cauda.

Hoje irei fazer as cavernas, estabilizadores, leme, profundor e começar a colar a fuselagem.

[img:780599094a]http://img820.imageshack.us/img820/6696/11012008006.jpg[/img:780599094a]

CMTEGAETA
membro

Mensagempor CMTEGAETA » 29 Jul 2011 14:04

interessante, garantir que o perfil assimetrico da asa fique perfeito vai diminuir muito a chance do projeto precisar de um motor mais forte...

Boa sorte, acompanhando.

alexandre lopes
membro
Contato:

Mensagempor alexandre lopes » 29 Jul 2011 19:14

[quote:3a08eb38ea="Gabriel-Andrade"]Acompanhandoo! =)[/quote:3a08eb38ea]

[quote:3a08eb38ea="cado"]Acompanhandoo![/quote:3a08eb38ea]

Sejam bem vindos ao tópico, Gabriel, Cado.

[quote:3a08eb38ea="CMTEGAETA"]interessante, garantir que o perfil assimetrico da asa fique perfeito vai diminuir muito a chance do projeto precisar de um motor mais forte...

Boa sorte, acompanhando.[/quote:3a08eb38ea]

Olá, Gaeta.

Alem do perfil ter que estar perfeitamente uniforme na asa inteira, outro ponto neste tipo de construção é quantidade de cola, se ficar mais pesado de um lado irei ter que balancear o outro lado.

Comprei um tubão de cola PVA, e estou utilizando seringa para aplicar a cola e ir contabilizando o peso.

Obrigado pela dica.

alexandre lopes
membro
Contato:

Mensagempor alexandre lopes » 29 Jul 2011 19:21

Segue umas fotos do trabalho de ontem, hoje pego mais um pouco na construção para adiantar.

[img:7644371541]http://img29.imageshack.us/img29/7168/12012008005.jpg[/img:7644371541]
[img:7644371541]http://img703.imageshack.us/img703/6281/12012008008.jpg[/img:7644371541]

ze_mayer
membro

Mensagempor ze_mayer » 30 Jul 2011 02:31

caramba....boa sorte, mas...pra que tão grande??

eu aprendi que tamanho não quer dizer nada...um aero muito grande e muito leve, mesmo com perfil certo e etc, mesmo com um motor forte, acaba ficando no carro em dia de vento, e onde eu vôo venta pra kct todo dia. a solução é reduzir o tamanho e aumentar o peso! aí voa!

bom, cuidado com esses alívios. se forçar muito a barra pra tirar peso, o aero vai acabar quebrando no ar.

alexandre lopes
membro
Contato:

Mensagempor alexandre lopes » 31 Jul 2011 21:05

^ Mayer,

Acho que o desafio de construir um aeromodelo grande, de bom vôo e extremamente barato é o que mais esta me atraindo para este mundo dos Giant´s ...

Finalizando este projeto, darei inicio na construção de um 1/2 escala, possivelmente será o Piper 1/2 mais leve já construido.

Sobre os alivios na fuselagem, coloquei umas fibra de vidro varando de fora a fora, acredito que não irei correr riscos de fadiga no material.

Abraço.

andmarc
membro

Mensagempor andmarc » 31 Jul 2011 22:31

Eu me inspirei no seu projeto do de 2m e nao e q funcionou, mas ficou pesado , com 1350 rtf com bateria de 2200
.
Paabens pela inspiracao.

Kamikaze-MT
membro
Contato:

Mensagempor Kamikaze-MT » 01 Ago 2011 04:16

cara... estou torcendo pra que dê certo! de qualquer forma esta construção está sendo uma aula pra mim... acompanhando.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 01 Ago 2011 11:53

[quote:f65540dbbd="andmarc"]Eu me inspirei no seu projeto do de 2m e nao e q funcionou, mas ficou pesado , com 1350 rtf com bateria de 2200
.
Paabens pela inspiracao.[/quote:f65540dbbd]

Pesado? Você acha que um aeromodelo de 2 metros de envergadura ser pesado com 1350g?
Não posso acreditar nisso, o que você acha então de um aeromodelo de 1 metro e 20 centímetros de envergadura ter 1120g? Um chumbo?
Não, tem um voo dócil, lento e vem para o pouso até sem bateria.
Acho melhor você rever seus conceitos de tamanho e peso.
Acho que o pessoal tem uma idéia errada de aeromodelos grandes com pouco peso, pois se baseiam no que o Alex fez, mas ignoram completamente o que o próprio Alex fala no tópico dele sobre as condições de voo de um aeromodelo desses, pilotar um aeromodelo grandão com pouco peso, exige as mesmas condições de voo que um Slow Stick e similares, ou seja, voar sem vento nenhum mesmo e uma leve brisa para um aeromodelo desses, já é um vento forte.
Eu sei que tinha gente já esperando por uma crítica dessas, mas depois de ler o que li do cara achar que o aeromodelo dele de 2 metros de envergadura estava pesado com 1350g, não pude deixar de comentar, pois isso acaba influenciando mal os novos construtores que acabarão aprendendo errado alguns conceitos de construção.
Não sou contra quem deseja fazer um aeromodelo grande e muito leve, cada um faz o que desejar, mas afirmar que um determinado tipo de aeromodelo que pode tranquilamente ter 3 Kilos de peso, ser pesado demais por ter ficado com 1 Kilo e 350 gramas, é ensinar errado um iniciante que ao ler isso, toma como correto esse tipo de construção e acaba por fazer algo errado por má influência.

Se você tivesse comentado que tentou fazer o seu bem leve, mas só conseguiu deixar ele com 1350g, era uma coisa, mas afirmar que fez ele com 2 metros e ficou pesado com 1350g, é ensinar errado quem está aprendendo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Voltar para “Construções”