[Projeto 2822] Piper Cub de 3 metros com eletrônica simples.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
marcelo marques
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Set 30, 2010 3:37 pm
Localização: mesquita ,RJ

Mensagem por marcelo marques »

Alexandre,esse raciocínio também funciona na arquitetura!A ponte Rio Niterói é um Ex,foi projetada pra rajada de fortes ventos ,ela balança pra nao trincar..
Valeu!!
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Existe um tópico muito legal sobre o assunto antiguinho criado pelo Alexcmag falando sobre ventos e aeromodelos elétricos e glow grandes e pequenos, leves e pesados:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=50452

A "conclusão" que ele chega é que aeromodelos grandes e leves são sim MUITO BONS com vento!

Mostrando que na verdade modelos "pesados" sofrem muito mais quedas por ação do vento do que os leves....

E que modelos pequenos, com mais ou menos peso também...

Mas não vou explicar com detalhes os motivos disso aqui pois o post do Alexcmag como sempre é 100% e está tudo explicado lá, só ler...
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:189201daca="marcelo marques"]Alexandre,esse raciocínio também funciona na arquitetura!A ponte Rio Niterói é um Ex,foi projetada pra rajada de fortes ventos ,ela balança pra nao trincar..
Valeu!![/quote:189201daca]

Bem lembrado Marcelo, este é um bom exemplo do que estava tentando explicar, mesmo com a ponte oscilando pelas rajadas de vento, consegue uma condição de equilibrio estável a ponto dos carros seguirem normalmente o percurso.

Abraço

[yt]TTLotrBy2fs&feature=related[/yt]


[quote:189201daca="Gilberto_CWB"]Alexandre, apenas para que não surjam dúvidas: todos meu aeromodelos são elétricos. Como gosto de aeromodelos grandes, uso plantas de aeros glow, pois é mais raro encontrarmos algo para elétricos. O modelo de 2m de envergadura e 500g foi uma suposição, como ponto de partida, mostrando que é muito grande para seu peso, em dias de vento.
Por conseguinte os voos que faço, não sofrem alteração de CG devido ao consumo de combustível.
Como bem frisou o colega Mac, um tapa de vento em dois aeros absolutamente idênticos, mas com pesos diferentes (óbvio, sem extremos) terão, queiramos ou não, reações diferentes e o mais pesado sentirá menos.
Essa é a prática, tanto que em determinados dias, com vento, o pessoal com glow sai e a turma dos elétricos ( em geral) nem pensa em colocar o seu aero na pista).
E o exemplo que citei do Kadet e do Koala, com o mesmo perfil continuam a mostrar a diferença. Já cheguei a colocar mais baterias no Kadet, tentando manter inalterado o CG e apesar do aumento de sua velocidade ( claro), já se mostrou bem mais estável no vento. Era apenas isso que procurei explanar.[/quote:189201daca]

Olá Gilberto, boa noite ...

Sendo todos elétricos realmente não existe alteração de CG, pelos modelos citados todos serem originalmente construidos para uso de motores glow, acabei me precipitando com base nos peso e modelos dos aeros ..

Mas esta questão do vento ainda continua sendo algo muito relativo em minha opinião por N fatores ... O Gustavo postou um tópico interessante, vou dar uma lida porque minha opinião é bem parecida com o Alexcmag e o Andmarc ...

O espaço está aberto então pode ficar a vontade para expor suas opiniões ...

Abraço.

[quote:189201daca="Gustavo Murad"]Existe um tópico muito legal sobre o assunto antiguinho criado pelo Alexcmag falando sobre ventos e aeromodelos elétricos e glow grandes e pequenos, leves e pesados:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=50452

A "conclusão" que ele chega é que aeromodelos grandes e leves são sim MUITO BONS com vento!

Mostrando que na verdade modelos "pesados" sofrem muito mais quedas por ação do vento do que os leves....

E que modelos pequenos, com mais ou menos peso também...

Mas não vou explicar com detalhes os motivos disso aqui pois o post do Alexcmag como sempre é 100% e está tudo explicado lá, só ler...[/quote:189201daca]

Cheguei agora pouco vou ler agora esse tópico, mas vindo do Alexcmag com certeza deve ser coisa boa! :D

Obrigado por aparecer com esta contribuição!

Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

Lendo toda essa discução entendo o porque do grande e leve (discutido no outro tópico), só não entendi o porque do 2822, tenho certeza que vai voar, mas vai ficar só fazendo voo panoramico e voando de ré com vento forte, quase igual a um dirigivel. Se for pra puxar faixa de propaganda ai tudo bem.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:12171b7c89="A_Almeida"]Lendo toda essa discução entendo o porque do grande e leve (discutido no outro tópico), só não entendi o porque do 2822, tenho certeza que vai voar, mas vai ficar só fazendo voo panoramico e voando de ré com vento forte, quase igual a um dirigivel. Se for pra puxar faixa de propaganda ai tudo bem.[/quote:12171b7c89]

O Alexcmag conseguiu sintetizar bem a questão, é um tópico de leitura obrigatória para abrir a cabeça sobre o assunto vento x aeromodelos leves.

Almeida,

O uso do motor 2822 é por se tratar de um motor relativamente potente, leve e extremamente barato.

A diversão está em construir um bom aeromodelo de 3 metros de envergadura a custo praticamente custo zero, voar sem estresse do capital investido em jogo, seja a condição do vento que for quando chegar na pista. Colocar o aero para fazer umas acrobacias ... Quebrou? Faz outro, sem peso na consciência ...



Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

[quote:940c1582a7="alexandre lopes"][quote:940c1582a7="A_Almeida"]Lendo toda essa discução entendo o porque do grande e leve (discutido no outro tópico), só não entendi o porque do 2822, tenho certeza que vai voar, mas vai ficar só fazendo voo panoramico e voando de ré com vento forte, quase igual a um dirigivel. Se for pra puxar faixa de propaganda ai tudo bem.[/quote:940c1582a7]

O Alexcmag conseguiu sintetizar bem a questão, é um tópico de leitura obrigatória para abrir a cabeça sobre o assunto vento x aeromodelos leves.

Almeida,

O uso do motor 2822 é por se tratar de um motor relativamente potente, leve e extremamente barato.

A diversão está em construir um bom aeromodelo de 3 metros de envergadura a custo praticamente custo zero, voar sem estresse do capital investido em jogo, seja a condição do vento que for quando chegar na pista. Colocar o aero para fazer umas acrobacias ... Quebrou? Faz outro, sem peso na consciência ...



Abraço.[/quote:940c1582a7]

Claro, é um desafio!!! Eu já usei bastante o 2822 e nunca consegui mais do que 800g de empuxo, num aero com 1,4m de asas e pesando 1k só dava pra ficar fazendo voo de circuito, uma acrobacia, stoll, looping então, só se apontasse o nariz pra baixo e depois puxasse no embalo. O preço, bom, ai sim, esse motor custa 30 reais aqui e 6 dolares na hobbyking, nisso ele é imbativel, mas ele já rendeu muito stress em voos com dia de vento, teve uma vez que meu irmão mandou o aero dele a favor do vento pra cima de uma construção e simplesmente não conseguiu mais trazer de volta, ele ficou lá pairando sem conseguir avançar contra o vento até acabar a bateria e cair na construção, imagine o vexame de ter que pedir para os pedreiros o aero de volta.... Detalhe, o aero dele tinha 1,2m de asa e pesava 900g, se isso não é stress suficiente pra mim foi super estressante, poderia ter caido numa avenida e causado um acidente, depois disso prefiro os turnigy de 35mm de diâmetro que custam o equivalente a 2 2822, mas tem potencia de sobra. Outra coisa, é bem dificil quebrar um motor, tenho um motor que sobreviveu a umas 5 lenhas, e um aero de 3m por mais barato que sejam os materiais não sai tão barato assim. Boa sorte e estou acompanhando...
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:e40ef0efef="A_Almeida"] teve uma vez que meu irmão mandou o aero dele a favor do vento pra cima de uma construção e simplesmente não conseguiu mais trazer de volta, ele ficou lá pairando sem conseguir avançar contra o vento até acabar a bateria e cair na construção, imagine o vexame de ter que pedir para os pedreiros o aero de volta.... [/quote:e40ef0efef]

Rapaz, ri alto agora, fiquei até imaginando a cena. rss ...

Seu irmão começou errado, com ventos fortes nunca deve se faz uma rota de vôo pegando vento de cauda, muito menos decolar, o aero fica solto no ar e com velocidade muito alta. Netas situações deve se voar com vento de lado, assim é criado uma condição de sustentação e o arrasto é menor se comparado com vento de frente.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

[quote:34cd14d433="alexandre lopes"][quote:34cd14d433="A_Almeida"] teve uma vez que meu irmão mandou o aero dele a favor do vento pra cima de uma construção e simplesmente não conseguiu mais trazer de volta, ele ficou lá pairando sem conseguir avançar contra o vento até acabar a bateria e cair na construção, imagine o vexame de ter que pedir para os pedreiros o aero de volta.... [/quote:34cd14d433]

Rapaz, ri alto agora, fiquei até imaginando a cena. rss ...

Seu irmão começou errado, com ventos fortes nunca deve se faz uma rota de vôo pegando vento de cauda, muito menos decolar, o aero fica solto no ar e com velocidade muito alta. Netas situações deve se voar com vento de lado, assim é criado uma condição de sustentação e o arrasto é menor se comparado com vento de frente.[/quote:34cd14d433]

hehehehe
Meu irmão não é um exemplo de prudencia no aeromodelismo, mas se na hora ele tivesse um motor mais forte conseguiria pelo menos ter voltado ao campo, isso que eu quero dizer, agora imagine seu [b:34cd14d433]aero giant[/b:34cd14d433], vc decola com vento calmo, de repente surge uma ventania repentina e seu aero vai embora voando de ré contra o vento, você sabe que isso é possível.
Abraço
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Final de ano está chegando e não quero deixar nada para o próximo ano, peguei ontem de noite um pouco no Piper, hoje continuo o serviço colando os estabilizadores vertical e horizontal, se tudo der certo na quarta instalo a eletrônica na fuselagem.

O projeto para 2012 é um Piper de 5 metros ou um Cri Cri 1:1 R/C, ambos com eletrônica simples para ficar viável para qualquer um que queira construir.

Diferenças de escala na foto, Piper 1M, 2M e 3M. :wink:

[img:509fcc1924]http://img88.imageshack.us/img88/8566/pict0008q.jpg[/img:509fcc1924]
[img:509fcc1924]http://img21.imageshack.us/img21/9199/pict0017nv.jpg[/img:509fcc1924]

Inspiração para o projeto!

[yt]wq51UwLE4ro&feature=player_embedded[/yt]
Avatar do usuário
Franco
membro
Mensagens: 233
Registrado em: Sex Jul 20, 2007 4:30 pm
Localização: Centurion - África do Sul

Mensagem por Franco »

O que aparece no fundo do vídeo é um cri-cri não é?
Será que nesse piper do video eles usam hélio dentro da fuselagem também?
Responder