[Projeto 2822] Piper Cub de 3 metros com eletrônica simples.
- João Vitor Novelini
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[quote:b172afb325="Franco"]O que aparece no fundo do vídeo é um cri-cri não é?
Será que nesse piper do video eles usam hélio dentro da fuselagem também?[/quote:b172afb325]
Sim é um cri-cri 1:1 !
E não... No Piper não vai hélio ( como no A310 ! )
[yt]OWI9PhuIRFY[/yt]
Será que nesse piper do video eles usam hélio dentro da fuselagem também?[/quote:b172afb325]
Sim é um cri-cri 1:1 !
E não... No Piper não vai hélio ( como no A310 ! )
[yt]OWI9PhuIRFY[/yt]
Os aeros estão em dois grandes grupos :
Os que ja cairam e os que vão cair.
Os que ja cairam e os que vão cair.
- Rickremers
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- Rodrigo_SBC_SP
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Piper 2.0 / 3.0
Alexandre, tudo bem?
Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelos sucessos em vossas construções. Confesso que é inspirador seu projeto do piper de 2 metros e agora de 3 metros. Logo estarei iniciando uma construção semelhante. Não sei se você possui tempo hábil para medir o aero, mas gostaria muito que acrescentasse em seu tópico as medidas dos Piper´s para que a galera possa chupinhar e fazer um também. Aeromodelismo elétrico é isso. :D
Logo estarei de mudança para o interior, espero um dia voar com a galera aí...
Parabéns e bons vôos!!!
Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelos sucessos em vossas construções. Confesso que é inspirador seu projeto do piper de 2 metros e agora de 3 metros. Logo estarei iniciando uma construção semelhante. Não sei se você possui tempo hábil para medir o aero, mas gostaria muito que acrescentasse em seu tópico as medidas dos Piper´s para que a galera possa chupinhar e fazer um também. Aeromodelismo elétrico é isso. :D
Logo estarei de mudança para o interior, espero um dia voar com a galera aí...
Parabéns e bons vôos!!!
Bons vôos...
alexandre, eu tava vendo de novo esse tópico, e vc sempre fala da aeroelasticidade como se fosse uma coisa muito boa. tome muito cuidado, pois isso é extremamente perigoso, ainda mais se tratando de um modelo de 3m. um flutter numa asa dessas pode destruir o avião, mesmo a baixa velocidade.
eu já tentei fazer avião grande muito leve e não gostei do resultado, mas ainda to curioso pra ver o que sai no seu!
eu já tentei fazer avião grande muito leve e não gostei do resultado, mas ainda to curioso pra ver o que sai no seu!
- alexandre lopes
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[quote:b83877944e="João Vitor Novelini"][quote:b83877944e="Franco"]O que aparece no fundo do vídeo é um cri-cri não é?
Será que nesse piper do video eles usam hélio dentro da fuselagem também?[/quote:b83877944e]
Sim é um cri-cri 1:1 !
E não... No Piper não vai hélio ( como no A310 ! ) [/quote:b83877944e]
Como o João Vitor disse acima, no Piper não foi utilizado hélio, este vôo foi o resultado de uma construção extremamente leve.
[quote:b83877944e="Rickremers"]Desculpa fugir do topico mas qual sera o segredo para os aeros ficarem assim? baixa carga alar? aero leve? Tem nome essa modalidade ou seria apenas voo indoor? valeu[/quote:b83877944e]
Eu chamo esses modelos de "Giant Park Flyer" por serem bem leves e assim poder voar mesmo em lugares pequenos devido a baixa velocidade.
Pode voar tanto indoor como outdoor, o segredo é utilizar materias leves e colocar os reforços nos lugares certos.
Uma dica de material é: Caixa de geladeira, bandeja de frios, P0 para Asa, cola pva, c.a ou isopor cura lenta.
[quote:b83877944e="Rodrigo_SBC_SP"]Alexandre, tudo bem?
Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelos sucessos em vossas construções. Confesso que é inspirador seu projeto do piper de 2 metros e agora de 3 metros. Logo estarei iniciando uma construção semelhante. Não sei se você possui tempo hábil para medir o aero, mas gostaria muito que acrescentasse em seu tópico as medidas dos Piper´s para que a galera possa chupinhar e fazer um também. Aeromodelismo elétrico é isso. :D
Logo estarei de mudança para o interior, espero um dia voar com a galera aí...
Parabéns e bons vôos!!![/quote:b83877944e]
Fico feliz quando algum projeto serve de espelho para outros amigos foristas.
Como o de 2M, esse de 3M está sendo feito sem planta, apenas com a vista lateral impressa, conforme a construção vai evoluindo, coloco na escala as medidas somente na hora de desenhar as peças.
No tópico do de 2M, vou adicionar as medidas finais na primeira página, e assim que concluir este atualizado tambem.
Quando quiser marcar de voar aqui, só me avisar que lhe apresento a turma.
Abraço.
[quote:b83877944e="ze_mayer"]alexandre, eu tava vendo de novo esse tópico, e vc sempre fala da aeroelasticidade como se fosse uma coisa muito boa. tome muito cuidado, pois isso é extremamente perigoso, ainda mais se tratando de um modelo de 3m. um flutter numa asa dessas pode destruir o avião, mesmo a baixa velocidade.
eu já tentei fazer avião grande muito leve e não gostei do resultado, mas ainda to curioso pra ver o que sai no seu![/quote:b83877944e]
Mayer,
Aeroelasticidade sem torção é uma coisa boa, ando fazendo alguns experimentos com modelos de toda faixa de peso (50g até 880g) e tenho gostado dos resultados.
Um teste que tenho documentado, é o video abaixo, o aeromodelo tem asa flexivel e é capaz de decolar sem piloto. Igual a um modelo de vôo livre.
[yt]phOC2FLrYss&feature=player_embedded[/yt]
Esse aviãozinho ficou tão bom com as asas assim, que faço vôos noturnos com apenas dois leds na ponta da asa.
[yt]BZna2wnYnlA&feature=player_embedded[/yt]
Será que nesse piper do video eles usam hélio dentro da fuselagem também?[/quote:b83877944e]
Sim é um cri-cri 1:1 !
E não... No Piper não vai hélio ( como no A310 ! ) [/quote:b83877944e]
Como o João Vitor disse acima, no Piper não foi utilizado hélio, este vôo foi o resultado de uma construção extremamente leve.
[quote:b83877944e="Rickremers"]Desculpa fugir do topico mas qual sera o segredo para os aeros ficarem assim? baixa carga alar? aero leve? Tem nome essa modalidade ou seria apenas voo indoor? valeu[/quote:b83877944e]
Eu chamo esses modelos de "Giant Park Flyer" por serem bem leves e assim poder voar mesmo em lugares pequenos devido a baixa velocidade.
Pode voar tanto indoor como outdoor, o segredo é utilizar materias leves e colocar os reforços nos lugares certos.
Uma dica de material é: Caixa de geladeira, bandeja de frios, P0 para Asa, cola pva, c.a ou isopor cura lenta.
[quote:b83877944e="Rodrigo_SBC_SP"]Alexandre, tudo bem?
Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelos sucessos em vossas construções. Confesso que é inspirador seu projeto do piper de 2 metros e agora de 3 metros. Logo estarei iniciando uma construção semelhante. Não sei se você possui tempo hábil para medir o aero, mas gostaria muito que acrescentasse em seu tópico as medidas dos Piper´s para que a galera possa chupinhar e fazer um também. Aeromodelismo elétrico é isso. :D
Logo estarei de mudança para o interior, espero um dia voar com a galera aí...
Parabéns e bons vôos!!![/quote:b83877944e]
Fico feliz quando algum projeto serve de espelho para outros amigos foristas.
Como o de 2M, esse de 3M está sendo feito sem planta, apenas com a vista lateral impressa, conforme a construção vai evoluindo, coloco na escala as medidas somente na hora de desenhar as peças.
No tópico do de 2M, vou adicionar as medidas finais na primeira página, e assim que concluir este atualizado tambem.
Quando quiser marcar de voar aqui, só me avisar que lhe apresento a turma.
Abraço.
[quote:b83877944e="ze_mayer"]alexandre, eu tava vendo de novo esse tópico, e vc sempre fala da aeroelasticidade como se fosse uma coisa muito boa. tome muito cuidado, pois isso é extremamente perigoso, ainda mais se tratando de um modelo de 3m. um flutter numa asa dessas pode destruir o avião, mesmo a baixa velocidade.
eu já tentei fazer avião grande muito leve e não gostei do resultado, mas ainda to curioso pra ver o que sai no seu![/quote:b83877944e]
Mayer,
Aeroelasticidade sem torção é uma coisa boa, ando fazendo alguns experimentos com modelos de toda faixa de peso (50g até 880g) e tenho gostado dos resultados.
Um teste que tenho documentado, é o video abaixo, o aeromodelo tem asa flexivel e é capaz de decolar sem piloto. Igual a um modelo de vôo livre.
[yt]phOC2FLrYss&feature=player_embedded[/yt]
Esse aviãozinho ficou tão bom com as asas assim, que faço vôos noturnos com apenas dois leds na ponta da asa.
[yt]BZna2wnYnlA&feature=player_embedded[/yt]
- Rickremers
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- alexandre lopes
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[quote:a5c2a8523e="ze_mayer"]eu sei que você anda testando, mas tome cuidado! é outra situação essa abaixo, mas só pra vc ter idéia de como flutter é do mal...[/quote:a5c2a8523e]
Depende muito do material usado e velocidade do fluxo de ar, voando rápido em um dia sem vento ou voando lento em um dia com vento forte.
As asas que fiz com flexibilidade, ainda não sofreram este efeito, creio que ficou no limite de resistencia e flexibilidade, até mesmo pelo fato do isopor e fibra de vidro já ser flexivel.
Ainda falando sobre asas flexiveis, a bola da vez é a asa abaixo, um sistema de perfil ativo capaz de se alterar em vôo.
Seria algo muito interessante de se utilizar em um aeromodelo experimental, no segundo video o processo é mecanico, facilitaria mais pelo fato de poder usar um motor para alterar o curso ao invés de ar comprimido.
[yt]RU78lAJRIsQ&feature=related[/yt]
[yt]BGn813Wy6XY&feature=related[/yt]
[quote:a5c2a8523e="Rickremers"]Alexandre o aero que mostrou no video nao tem perfil na asa não? ou é kfm? tem topico dele?[/quote:a5c2a8523e]
Rick,
A asa do video não tem perfil, é o mesmo esquema utilizado em shock-flyers.
Segue o link da construção: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=115840&postdays=&postorder=asc&start=0
Depende muito do material usado e velocidade do fluxo de ar, voando rápido em um dia sem vento ou voando lento em um dia com vento forte.
As asas que fiz com flexibilidade, ainda não sofreram este efeito, creio que ficou no limite de resistencia e flexibilidade, até mesmo pelo fato do isopor e fibra de vidro já ser flexivel.
Ainda falando sobre asas flexiveis, a bola da vez é a asa abaixo, um sistema de perfil ativo capaz de se alterar em vôo.
Seria algo muito interessante de se utilizar em um aeromodelo experimental, no segundo video o processo é mecanico, facilitaria mais pelo fato de poder usar um motor para alterar o curso ao invés de ar comprimido.
[yt]RU78lAJRIsQ&feature=related[/yt]
[yt]BGn813Wy6XY&feature=related[/yt]
[quote:a5c2a8523e="Rickremers"]Alexandre o aero que mostrou no video nao tem perfil na asa não? ou é kfm? tem topico dele?[/quote:a5c2a8523e]
Rick,
A asa do video não tem perfil, é o mesmo esquema utilizado em shock-flyers.
Segue o link da construção: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=115840&postdays=&postorder=asc&start=0
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
- vinicius n. nepomuceno
- membro
- Mensagens: 200
- Registrado em: Qua Jan 20, 2010 11:58 am
- Parou a construção ???
Eu estava gostando muito da idéia !
Em nosso Clube um amigo, o Evandro, construiu em P0, no olhômetro, um "Extra 260" com 2,0 mts de envergadura, motor Tower pro 3015,hélice 11x7 glow, bateria 2200 3s e servos 9g, voou muito bem, dorso, tuneaus leves um aeropipa, é muito legal o vôo lento e planado destes grandões de isopor (e olha que tinha tudo prá não dar certo; jurei que os servos 9g não iam aguentar, note o tamanho dos comandos de leme e profundor !)
Mas tá voando, já a dois finais de semana, e já invejei, vou fazer o meu Pipaer !!
aguardo o retorno da construção !!!
Um abração,
fica com Deus !!!
[img:998b4d3306]http://img850.imageshack.us/img850/4008/pc100251.jpg[/img:998b4d3306]
[img:998b4d3306]http://img39.imageshack.us/img39/4634/38870649.jpg[/img:998b4d3306]
Eu estava gostando muito da idéia !
Em nosso Clube um amigo, o Evandro, construiu em P0, no olhômetro, um "Extra 260" com 2,0 mts de envergadura, motor Tower pro 3015,hélice 11x7 glow, bateria 2200 3s e servos 9g, voou muito bem, dorso, tuneaus leves um aeropipa, é muito legal o vôo lento e planado destes grandões de isopor (e olha que tinha tudo prá não dar certo; jurei que os servos 9g não iam aguentar, note o tamanho dos comandos de leme e profundor !)
Mas tá voando, já a dois finais de semana, e já invejei, vou fazer o meu Pipaer !!
aguardo o retorno da construção !!!
Um abração,
fica com Deus !!!
[img:998b4d3306]http://img850.imageshack.us/img850/4008/pc100251.jpg[/img:998b4d3306]
[img:998b4d3306]http://img39.imageshack.us/img39/4634/38870649.jpg[/img:998b4d3306]
- alexandre lopes
- membro
- Mensagens: 1647
- Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
- Localização: São José do Rio Preto - SP
- Contato:
[quote:bf55e8af1d="vinicius n. nepomuceno"]- Parou a construção ???
Eu estava gostando muito da idéia !
Em nosso Clube um amigo, o Evandro, construiu em P0, no olhômetro, um "Extra 260" com 2,0 mts de envergadura, motor Tower pro 3015,hélice 11x7 glow, bateria 2200 3s e servos 9g, voou muito bem, dorso, tuneaus leves um aeropipa, é muito legal o vôo lento e planado destes grandões de isopor (e olha que tinha tudo prá não dar certo; jurei que os servos 9g não iam aguentar, note o tamanho dos comandos de leme e profundor !)
Mas tá voando, já a dois finais de semana, e já invejei, vou fazer o meu Pipaer !!
aguardo o retorno da construção !!!
Um abração,
fica com Deus !!![/quote:bf55e8af1d]
Olá Vinicius,
A construção anda devagar porque paralelo ao Piper, estou terminando um tricóptero e uma Cnc. Mas não desisti não. :lol:
Com certeza, o extra do Evandro vai presentear a turma da pista com boas surpresas.
Aqui em Rio Preto, certa vez cheguei no campo onde a turma se reune para voar elétrico, o vento estava na casa dos 25km/h as 14:00PM, o Piper éra o unico que ficou voando, voando, voando. rss Foi o primeiro a entrar para voar e o ultimo a sair. (Cada bateria de 1800mah, durou cerca de 1 hora neste dia)
Um modelo leve e sem diedro, em dias com vento a tendencia é de subir devido a sustentação criada pelo fluxo de ar, voando com vento de frente ou lado o modelo não sofre, ao contrário é beneficiado pela corrente de ar que gera sustentação ao modelo.
Outro detalhe muito interessante, é que mesmo em situações com vento cauda, o modelo leve sofre muito menos.
Já no modelo pesado a tendencia é perder sustentação e descer.
Mete bala na construção do Ultralight-Piper, que vai gostar!
Forte abraço e bons vôos.
Eu estava gostando muito da idéia !
Em nosso Clube um amigo, o Evandro, construiu em P0, no olhômetro, um "Extra 260" com 2,0 mts de envergadura, motor Tower pro 3015,hélice 11x7 glow, bateria 2200 3s e servos 9g, voou muito bem, dorso, tuneaus leves um aeropipa, é muito legal o vôo lento e planado destes grandões de isopor (e olha que tinha tudo prá não dar certo; jurei que os servos 9g não iam aguentar, note o tamanho dos comandos de leme e profundor !)
Mas tá voando, já a dois finais de semana, e já invejei, vou fazer o meu Pipaer !!
aguardo o retorno da construção !!!
Um abração,
fica com Deus !!![/quote:bf55e8af1d]
Olá Vinicius,
A construção anda devagar porque paralelo ao Piper, estou terminando um tricóptero e uma Cnc. Mas não desisti não. :lol:
Com certeza, o extra do Evandro vai presentear a turma da pista com boas surpresas.
Aqui em Rio Preto, certa vez cheguei no campo onde a turma se reune para voar elétrico, o vento estava na casa dos 25km/h as 14:00PM, o Piper éra o unico que ficou voando, voando, voando. rss Foi o primeiro a entrar para voar e o ultimo a sair. (Cada bateria de 1800mah, durou cerca de 1 hora neste dia)
Um modelo leve e sem diedro, em dias com vento a tendencia é de subir devido a sustentação criada pelo fluxo de ar, voando com vento de frente ou lado o modelo não sofre, ao contrário é beneficiado pela corrente de ar que gera sustentação ao modelo.
Outro detalhe muito interessante, é que mesmo em situações com vento cauda, o modelo leve sofre muito menos.
Já no modelo pesado a tendencia é perder sustentação e descer.
Mete bala na construção do Ultralight-Piper, que vai gostar!
Forte abraço e bons vôos.