Asa trocentos!
- Pedro Prado
- membro
- Mensagens: 1351
- Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
- Localização: São Paulo - SP
Estou fazendo agora o duto de escape, o tubo, quem calculou gentilmente para mim foi o [b:cdfed5d1d5]Junior[/b:cdfed5d1d5], apedido do [b:cdfed5d1d5]Marco Antonio[/b:cdfed5d1d5]. Segui exatamente as especificações que ele me passou, acho que posso publicar aqui, sem problemas:
[color=blue:cdfed5d1d5]Oi, Pedro! Tudo beleza!
Cara, digitei um e-mail no sábado de noite com bastante detalhes mas na hora de mandar deu um crec no meu pc e a página fechou antes de eu enviar,.
Mas paciência, fazer o quê, né?
Esse programa pode ser muito útil, pois dá uma estimativa do setup, mas nada substitui o teste prático.
Bom, vamos lá.:
Diâmetro do duto= 12,05cm --> Área= 114,04cm^2
Diâmetro do tubo motor (aprox)--> Área=26,42cm^2
Área útil rotor (FSA total)= 87,62cm^2
Diâmetro do duto de saída para 100%FSA= 10,56cm (máximo empuxo estático, mas menor velocidade)
Essa edf da Change Sun segue a linha das novas edf's com menor passo nas pás do rotor e, além disso, tem quatro pás.
Em teoria, dá pra estreitar a área do duto de saída da edf até uns 70%.
Levando em consideração a área coberta pelas 4 pás do rotor, não recomendo redução de área menor que 85%.
Então temos:
85% FSA = 74,48cm^2
Diâmetro para duto de saída com 85%FSA = 9,74cm
Esse diâmetro vai te garantir um empuxo razoável para decolagem e efflux suficiente para altas velocidades.
Pelo desenho que vi da sua planta você vai manter o diâmetro de entrada da edf igual à do duto.
O duto tem área 130% maior que a ára útil do rotor. Dividindo-se 130 por 85 temos uma razão entre área de entrada e área de saída de 1,5. este valo tem que estar entre 1,2 e 2, então está razoável.
Procure limitar o comprimento do duto a no máximo 3 vezes o diâmetro da edf (36cm).
É isso aí. O resto é teste no "galinheiro" do Marco Antonio, mas vai te mostrar o rendimento do conjunto.
Vai no ginásio do Ibira amanhã? Estou fazendo um serviço lá perto e estou pensando em passar lá umas 8 de noite.
Tenta aparecer lá pra trocarmos umas idéias.
Junior[/color:cdfed5d1d5]
A parte paralela é onde vai ficar enfiada a EDF, vou laminar um tecido em volta, depois mais isopor para dar o formato e mais um tecido final externo.
Vou antes cobrir a peça com filme de Raio X, para dar um acabamento bem liso.
Depois de pronto eu arranco esse miolo... espero! :shock:
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/692/tubohr.jpg/][img:cdfed5d1d5]http://img692.imageshack.us/img692/9463/tubohr.jpg[/img:cdfed5d1d5][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/6/tubo3j.jpg/][img:cdfed5d1d5]http://img6.imageshack.us/img6/9325/tubo3j.jpg[/img:cdfed5d1d5][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/834/tubo4.jpg/][img:cdfed5d1d5]http://img834.imageshack.us/img834/2478/tubo4.jpg[/img:cdfed5d1d5][/URL]
[color=blue:cdfed5d1d5]Oi, Pedro! Tudo beleza!
Cara, digitei um e-mail no sábado de noite com bastante detalhes mas na hora de mandar deu um crec no meu pc e a página fechou antes de eu enviar,.
Mas paciência, fazer o quê, né?
Esse programa pode ser muito útil, pois dá uma estimativa do setup, mas nada substitui o teste prático.
Bom, vamos lá.:
Diâmetro do duto= 12,05cm --> Área= 114,04cm^2
Diâmetro do tubo motor (aprox)--> Área=26,42cm^2
Área útil rotor (FSA total)= 87,62cm^2
Diâmetro do duto de saída para 100%FSA= 10,56cm (máximo empuxo estático, mas menor velocidade)
Essa edf da Change Sun segue a linha das novas edf's com menor passo nas pás do rotor e, além disso, tem quatro pás.
Em teoria, dá pra estreitar a área do duto de saída da edf até uns 70%.
Levando em consideração a área coberta pelas 4 pás do rotor, não recomendo redução de área menor que 85%.
Então temos:
85% FSA = 74,48cm^2
Diâmetro para duto de saída com 85%FSA = 9,74cm
Esse diâmetro vai te garantir um empuxo razoável para decolagem e efflux suficiente para altas velocidades.
Pelo desenho que vi da sua planta você vai manter o diâmetro de entrada da edf igual à do duto.
O duto tem área 130% maior que a ára útil do rotor. Dividindo-se 130 por 85 temos uma razão entre área de entrada e área de saída de 1,5. este valo tem que estar entre 1,2 e 2, então está razoável.
Procure limitar o comprimento do duto a no máximo 3 vezes o diâmetro da edf (36cm).
É isso aí. O resto é teste no "galinheiro" do Marco Antonio, mas vai te mostrar o rendimento do conjunto.
Vai no ginásio do Ibira amanhã? Estou fazendo um serviço lá perto e estou pensando em passar lá umas 8 de noite.
Tenta aparecer lá pra trocarmos umas idéias.
Junior[/color:cdfed5d1d5]
A parte paralela é onde vai ficar enfiada a EDF, vou laminar um tecido em volta, depois mais isopor para dar o formato e mais um tecido final externo.
Vou antes cobrir a peça com filme de Raio X, para dar um acabamento bem liso.
Depois de pronto eu arranco esse miolo... espero! :shock:
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/692/tubohr.jpg/][img:cdfed5d1d5]http://img692.imageshack.us/img692/9463/tubohr.jpg[/img:cdfed5d1d5][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/6/tubo3j.jpg/][img:cdfed5d1d5]http://img6.imageshack.us/img6/9325/tubo3j.jpg[/img:cdfed5d1d5][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/834/tubo4.jpg/][img:cdfed5d1d5]http://img834.imageshack.us/img834/2478/tubo4.jpg[/img:cdfed5d1d5][/URL]
- Pedro Prado
- membro
- Mensagens: 1351
- Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
- Localização: São Paulo - SP
- osvaldoljunior
- membro
- Mensagens: 1906
- Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
- Localização: São paulo, SP - 25 anos
-
- membro
- Mensagens: 162
- Registrado em: Sex Mai 27, 2011 12:29 pm
- Localização: marica RJ
[quote:093c05adeb="osvaldoljunior"]O miolo de isopor você pode dissolver com algum solvente que não ataque a resina. sai tudinho![/quote:093c05adeb]
acetona é uma... use a mas pura que achar, ja fiz isso em um projeto da escola de ciencias, funciona muito bem, eu usei uma q é 50% uma de letras vermelha..
funciona muito bem, mas quanto mais pura melhor..
só nao sei se ataca a resina tambem..
valeu!
acetona é uma... use a mas pura que achar, ja fiz isso em um projeto da escola de ciencias, funciona muito bem, eu usei uma q é 50% uma de letras vermelha..
funciona muito bem, mas quanto mais pura melhor..
só nao sei se ataca a resina tambem..
valeu!
Rádio HK 6df - aviao Scout 100cm - zagi 120cm(sem eletronica)
- Pedro Prado
- membro
- Mensagens: 1351
- Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
- Localização: São Paulo - SP
Passei fita dupla face nos Raio-x e colei direto no isopor.
O problema de desmoldar não esta no isopor e sim nos compensados, é que a resina pode entrar entre a madeira e o isopor e grudar tudo.
Ah!... acetona derrete a resina sim, e como!
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/202/tubo5n.jpg/][img:9a440c1662]http://img202.imageshack.us/img202/7558/tubo5n.jpg[/img:9a440c1662][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/263/tubo5b.jpg/][img:9a440c1662]http://img263.imageshack.us/img263/5250/tubo5b.jpg[/img:9a440c1662][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/190/tubo6.jpg/][img:9a440c1662]http://img190.imageshack.us/img190/156/tubo6.jpg[/img:9a440c1662][/URL]
O problema de desmoldar não esta no isopor e sim nos compensados, é que a resina pode entrar entre a madeira e o isopor e grudar tudo.
Ah!... acetona derrete a resina sim, e como!
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/202/tubo5n.jpg/][img:9a440c1662]http://img202.imageshack.us/img202/7558/tubo5n.jpg[/img:9a440c1662][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/263/tubo5b.jpg/][img:9a440c1662]http://img263.imageshack.us/img263/5250/tubo5b.jpg[/img:9a440c1662][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/190/tubo6.jpg/][img:9a440c1662]http://img190.imageshack.us/img190/156/tubo6.jpg[/img:9a440c1662][/URL]
- Pedro Prado
- membro
- Mensagens: 1351
- Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
- Localização: São Paulo - SP
[quote:944e80e6b3="Rho"]O mais legal foi você ter escolhido a tira com as "rodinhas" dos cortes do crâneo!!!!
Meio sombrio, mas gostei de ver o capricho até neste detalhe....[/quote:944e80e6b3]
É [b:944e80e6b3]Rho[/b:944e80e6b3], hehehe, realmente! Foi uma chapa de crânio sim, hehehe... [u:944e80e6b3]minha[/u:944e80e6b3]! Só espero que no futuro o médico não me peça para ver a chapa antiga para [u:944e80e6b3]comparar[/u:944e80e6b3]!! Já Elvis, [u:944e80e6b3]tudo pelo aeromodelismo[/u:944e80e6b3]!!
\ :D /
Meio sombrio, mas gostei de ver o capricho até neste detalhe....[/quote:944e80e6b3]
É [b:944e80e6b3]Rho[/b:944e80e6b3], hehehe, realmente! Foi uma chapa de crânio sim, hehehe... [u:944e80e6b3]minha[/u:944e80e6b3]! Só espero que no futuro o médico não me peça para ver a chapa antiga para [u:944e80e6b3]comparar[/u:944e80e6b3]!! Já Elvis, [u:944e80e6b3]tudo pelo aeromodelismo[/u:944e80e6b3]!!
\ :D /
- Pedro Prado
- membro
- Mensagens: 1351
- Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
- Localização: São Paulo - SP
Fiz um suporte tipo “rolete” para facilitar a laminação, também para evitar de escorrer e acumular resina em baixo, a minha resina epóxi está demorando um pouco para secar fazendo que escorra um pouco.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/641/tubo7.jpg/][img:844b22dfd9]http://img641.imageshack.us/img641/4684/tubo7.jpg[/img:844b22dfd9][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/641/tubo7.jpg/][img:844b22dfd9]http://img641.imageshack.us/img641/4684/tubo7.jpg[/img:844b22dfd9][/URL]
- Pedro Prado
- membro
- Mensagens: 1351
- Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
- Localização: São Paulo - SP
Bom... laminei! Não foi fácil, o fato de o cilindro ser cônico é que atrapalhou tudo, vai enrolando e vai saindo fora, não deu para saber exatamente quantas voltas dei, acho que foram duas ou três. Foi uma sujeira danada, o rolete funcionou bem, sem ele seria impossível, tive que ficar girando o tempo todo até secar, ia escorrendo e eu girando.
Ficaram sim uns pelotes de resina por cima, mas acho que eu vou poder lixar o excesso externo para não ficar peso a mais.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/42/tubo8.jpg/][img:441f7daab3]http://img42.imageshack.us/img42/194/tubo8.jpg[/img:441f7daab3][/URL]
Ficaram sim uns pelotes de resina por cima, mas acho que eu vou poder lixar o excesso externo para não ficar peso a mais.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/42/tubo8.jpg/][img:441f7daab3]http://img42.imageshack.us/img42/194/tubo8.jpg[/img:441f7daab3][/URL]