Pilatus Porter PC-6 com 3 m env [Disp Reboque para planador]

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Tom-TW
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Pilatus Porter PC-6 com 3 m env [Disp Reboque para planador]

Mensagem por Tom-TW »

Olá pessoal,

Depois do sumiço por causa da minha iniciação com motores a gasolina e o trabalho parei um tempo com construção, mas agora to de volta com novo projeto. Meu lance é mesmo construir e este é o meu projeto mais ousado!! :P

Bom, o aero é este aí, ampliei uma planta que achei e a escala foi determinada para caber dentro do carro que tenho útil 2,40 de comprimento, só que nem reparei a envergadura que deu no final, ele era pra usar um motor 30CC, mas só depois da planta impressa reparei que ele tinha ficado com 2,73cm de envergadura, aí só com um 50CC mesmo.

Este Avião é muito usado para transporte de cargas para pousar em pistas curtas e irregulares e também tem grande emprego para lançamento de paraquedistas.
Mais infos: [url]http://www.pc-6.com/portergallery.htm[/url]

Quero uma construção barata e por mais incrível que pareça, construir um aero maior posso usar materiais mais baratos e sem precisar de pagar frete para a maioria das peças e ter um valor final menor.

Tenho muitas dúvidas porque será minha 1ª construção em balsa, já fiz vários reparos em aeros e gostei muito, além do que o trabalho em madeira dura mais tempo que em isopor.

Preciso de ajuda com a escolha dos materiais principalmente as bitolas das peças que irei comprar.

Espero que vocês gostem e que eu tenha tempo para tocar ele rápido e conto com a ajuda de todos os amigos de sempre.
Abraço!

[img:44c4d1b06a]http://www.tomweb.com.br/aeromodelismo/pilatus_porter/1.jpg[/img:44c4d1b06a]




Esta é a planta que escolhi e já imprimi:

[img:44c4d1b06a]http://www.tomweb.com.br/aeromodelismo/pilatus_porter/planta.jpg[/img:44c4d1b06a]


Dúvidas:

1 -O filete rosa serão as longarinas, elas terão 1 X 1cm, mas qual material usar? Pode ser em balsa ou fazer com outra madeira mais resistente? To achando muito longa para usar balsa. O que acham?

2- As cavernas serão de compensado naval. Só achei peças com 4mm, na planta original pede 3mm, mas era para o aero com 2m de envergadura, acho que este de 4 mm vai ficar bom, caso pese, posso fazer furos nele, concordam?

Aguardo as opiniões.
Valeu !
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Como ele é todo varetado, use balsa somente para chapear alguma parte que for necessária, mas pelo tamanho do aeromodelo, balsa não é o mais indicado para a estrutura dele. Pode usar balsa nas nervuras, mas não nas longarinas.
Poderá usar balsa também para ailerons e flaps, profundores e leme, mas a estrutura da fuselagem e longarinas das asas, tem que usar algo como compensado mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Tom-TW
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por Tom-TW »

Olá Laercio,

Se olhar na planta essas linha rosas são longarina de 1 x 1 cm de largura e altura. Qual madeira uso nelas. Penso em Cedro ou pinho, o que acha?
Avatar do usuário
Fabiano-Bono
membro
Mensagens: 435
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 8:14 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por Fabiano-Bono »

Putz! Avião bacana e envergadura ousada. Vou acompanhar.

Comprei varetas para as longarinas, da marca Midwest, para o aero que estou montando agora e vi que não são balsa. Olhando no site deles, é algum tipo de Hardwood ( http://www.midwestproducts.com/store/products/fca1c97c-0ab9-4249-b9da-928ce6994429/1/Hardwoods.aspx ). Aparentemente muito leve e resistente.

Laercio, a partir de que medida deve-se optar por uma madeira mais resistente que a balsa?
Avatar do usuário
Tom-TW
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por Tom-TW »

Pois é Bono, esta é minha dúvida. Por ex. na fuselagem do meu terei longarinas com 1,10m de comprimento que na planta marca 1 x 1 cm de largura e altura.
A pergunta é: Qual medeira usar nelas?
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

Belo projeto Tom, acho que voce pode utilizar as longarinas de cedro ou caixeta , acho 1 cm X 1cm suficiente com as cavernas em compensado 4 mm profundor ,leme e ailerons em balsa e para chapear tambem.

abs

Cesar-SP
Avatar do usuário
Tom-TW
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por Tom-TW »

[quote:470b3f3d44="Cesar-SP"]Belo projeto Tom, acho que voce pode utilizar as longarinas de cedro ou caixeta , acho 1 cm X 1cm suficiente com as cavernas em compensado 4 mm profundor ,leme e ailerons em balsa e para chapear tambem.

abs

Cesar-SP[/quote:470b3f3d44]

Oi Cesar,
Cheguei agora!!!
Amigo, to feliz, consegui as peças aqui mesmo com muito bom preço.
15 peças de Cedro com 1 x 1 x 110 cm = R$ 30,00
O compensado de 4mm foi R$ 44,00 com 2,90 X 1,90 m

Hoje vou tentar cortar algumas cavernas nele.

Estava realmente preocupado com a espessura do compensado e qual madeira usar nas longarinas.

Muito obrigado pela dica.
Abraço!
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
Avatar do usuário
Tom-TW
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por Tom-TW »

comecei a cortar as cavernas na folha de compensado naval de 4mm.

Estou usando tici-tico e dremel, ainda apanhando um pouco com a dremel, preciso achar a ferramenta certa para as curvas fechadas.

[img:3b50c198a0]http://www.tomweb.com.br/aeromodelismo/pilatus_porter/3.jpg[/img:3b50c198a0]


[img:3b50c198a0]http://www.tomweb.com.br/aeromodelismo/pilatus_porter/4.jpg[/img:3b50c198a0]

Estas cavernas não são as maiores, peguei por serem as mais fáceis para testar.
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, já que se decidiu pelo cedro, fez uma ótima escolha.
É um pouco pesada a madeira de cedro se comparada ao pinus que é bem mais leve e mais macio, mas o cedro é mais resistente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Tom-TW
membro
Mensagens: 452
Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por Tom-TW »

[quote:1cbfc115f0="LaercioLMB"]Bom, já que se decidiu pelo cedro, fez uma ótima escolha.
É um pouco pesada a madeira de cedro se comparada ao pinus que é bem mais leve e mais macio, mas o cedro é mais resistente.[/quote:1cbfc115f0]


Valeu Laercio!

Vou controlando o peso durante a construção, mas pelo tamanho dele acho que optar pela resistência é a melhor escolha sim, e um motor 55 CC vai puxar com sobra mesmo ele acima do peso um pouco. :)

Abraço.
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
Responder