ZAGI 1,6m - plataforma FPV (Saiu o vídeo!!!)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Pior é que eu to sem canal nenhum livre. Meu esquema tá assim:

1. Throttle
2. Pan
3. Tilt
4/5. Elevons
6. Gear

Como tenho um DX6i, tá lotado, hehehehehehe.

Nessas horas um reverso seria bom né. Vem fazendo a rampa, daí qdo está baixinho sobre a grama, mas ainda rápido, inverte o passo da hélice :)
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

esqueci do gear!

pra reverso, é só utilizar um speed de carrinho. a hélice giraria ao contrário, então o reverso não seria tão eficiente quanto mudar o passo, mas já é alguma coisa. porém, a chance disso dar m***a é muito grande! imagina no meio do vôo, sem querer bate reverso? stall na hora! aí vc pica tentando ganhar velocidade, e a hélice girando ao contrário não deixa. ia ser uma lenha em câmera lenta, mas não acho que compensa o risco não.

outro problema, acho que o dx6i não tem muita função de mixagem e não permitiria jogar o reverso numa chave, a aceleração ficaria do meio pra cima, e a ré do meio pra baixo.

sobre o airbrake, uma opção é ativar junto com o gear, mas aí fica ativo na decolagem também. isso não deve ajudar em nada!
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

eu ainda tô brigando pq os canais estão todos tomados e faltou um para alternar os modos de exibição do OSD...

tá na hora de começar a fazer minha vaquinha pra comprar um rádio melhor :(
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

é, eu tenho 7 no meu futaba, e apesar de não ver motivo ainda para migrar para 2.4, já sinto falta de mais canais proporcionais e funções que eu sei que tem no 9. mas acho que eu prefiro continuar no 7C 72mhz e investir num módulo de longo alcaçe ligado pela porta trainer do que trocar o rádio agora.
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1832
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Compra um turnigy 9x e resolve o seu problema. hehehehehe
Estou doido para ver essa criança voando!
Boa sorte!
Abraços.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Acho que não guto, pelo caminho natural das coisas, o mais provável é fazer como o Zé e partir para um módulo UHF acoplado a algum rádio 72 cheio de canais, hehehe.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Pessoal, finalmente posso dizer que, depois de muito trabalho, a asa está oficialmente finalizada. Agora ou voa ou não voa.

Basicamente estava inseguro por 3 motivos:

1. Motor fraco.
2. Resistência da baioneta
3. Conexão dos conectores das asas.

A solução para os 3 itens veio da seguinte forma:

1. Troquei o 3536 por um 3542 rodando com 4S, e a 8x6 por uma 10x6. Não precisava de muita velocidade mesmo, então troquei isso por torque e menor consumo.

2. Coloquei por dentro da baioneta principal uma haste de carbono daquelas bem conhecidas e fortes. Ambas agora têm mais que competência para manter a integridade da asa durante os vôos.

3. Abri novamente os conectores das asas e coloquei conectores que me permitiram utilizar parafusos para prender um conector ao outro. Os parafusos retirei de um cabo de monitor antigo. Agora, além da trava das asas tem um parafuso em cada conector e creio que agora está seguro.

Fotos abaixo.
Anexos
asa16.jpg
asa16.jpg (35.21 KiB) Exibido 8069 vezes
asa15.jpg
asa15.jpg (35.63 KiB) Exibido 8069 vezes
asa14.jpg
asa14.jpg (35.67 KiB) Exibido 8069 vezes
asa13.jpg
asa13.jpg (22.61 KiB) Exibido 8069 vezes
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Gurizada, amanha 'e o dia. Se tivermos 2 videos, 1 onboard e outro em 3a. pessoa, significa sucesso total. Se houver so o video em 3a. pessoa, foi mais ou menos.

Se esse video tiver menos de 1min eh problema, e se tiver pessoas lamentando ao fundo entao eh desastre total, hehehehehehhe.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

boa sorte!

acredito que esse parafuso no conector não era necessário, e pode acabar estragando as nervuras em caso de um pouso mais estranho. bom, mas não vai dar problema em vôo, melhor consertar em casa depois de um vôo do que ir atrás dos detroços devido a uma falha em vôo.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Descobri que havia outra opção entre as duas últimas. Primeiro teste e o motor nao conseguiu velocidade suficiente devido a resistência da grama. Troquei a 10x6 pela 11x5.5 e ela correu. Cabrei depois de uns 10m e ela subiu. Mas subiu demais e ia estolar. Piquei, ela obedeceu bem demais novamente e veio pro chão. Excesso de comando.
Ao menos no teste de dar de bico no chão ela passou, hehehe.

Amanhã cedo vou de novo. Com dual rate em 50% desta vez.

Ah, como fiquei feliz de ter tirado antes a tralha de FPV, hehehe.
Responder