SpaceWalker 1.06mts Depron

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Bom fui lá testar o aero... com o 2822 mesmo.. o resultado foi o seguinte... lenha :P mas não foi culpa do motor não.. foi dederencia mesmo !! rsrs.. é o seguinte fiz tres voos desastrosos com este modelo... o modelo ficou voando tipo sobe desce muito rapido, meio incontrolavel... já passei por isto uma vez antes, e era devido uma rachadura no profundor.. dava flutter e o modelo embicava para cima e para baixo a qualquer minimo movimento no comando... ficou da mesma forma, mas não é flutter não...
Pode ser CG atrasado... mas também acho que não é isto não... acho que o que pode ser é que o modelo ficou com muito comando mesmo !!! O outro modelo que eu tinha com a mesma envergadura tinha metade da area de profundor que este! e aquele já era bem arisco..

Para conseguir fazer um voo + ou - apenas consegui quando coloquei os END Points no controle a 70% mesmo assim ficou muito ... nao coloquei Exponencial etc.. pq nao sabia como fazer... mas agora já aprendi e deixei tudo configurado no controle...

Outra coisa os comandos de leme e profundor estavam no 3o furo do bracinho, mudei para o primeiro.. isto diminuiu muito os comandos.. outro detalhe é que o Servo 9g do leme não aguentou e travou (era um turnigy) ... já troquei ele por outro de 9g (Hextronic) e acho que agora como ele tá no primeiro furo do bracinho do servo lá talvez ele aguente...

Ahh... quase ia esquecendo ... quanto as lenhas ... foram até mais ou menos violentas.. mas o aero aguentou tudo sem reclamar ... quebrou a parede de fogo na primeira, e na ultima quebrou o trem de pouso... mas do resto... tudo 100%, ou seja os reforços valeram muito a pena... o sistema de fixação do cowl também ficou tão bom que mesmo com a parede de fogo quebrada de fora a fora consegui voar com o aero, pois o cowl segurava ela na posição!!! tirando o barulhão da madeira devido a vibração ... tudo certo...

Fiz o video do primeiro voo, não é muito animador.. mas vou depois colocar para vocês...

Após novos testes posto os resultado aqui..
Avatar do usuário
marcusbilac
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Qua Out 19, 2011 10:35 am
Localização: Mirassol, SP

Mensagem por marcusbilac »

cara.. infelismente a lenha.. mas é um aero muito bonito parabens pela contrução
Avatar do usuário
jpaniceto
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Qua Mar 30, 2011 12:11 am
Localização: Governador Valadares - MG

Mensagem por jpaniceto »

Eu quero agradecer pelo detalhe na construção. Está muito bem explicado, valeu!!!
geloko
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Jul 04, 2004 6:48 pm
Localização: Campinas - SP

Mensagem por geloko »

Muito legal, parabens, posta um video do voo dele, Abraços
Avatar do usuário
Silvio3099
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Sex Fev 20, 2009 5:54 pm

Mensagem por Silvio3099 »

alissongc2000,

Muito bacana mesmo este seu SpaceWalker. Peguei esta imagem que você postou no início do tópico e vou usar de referência para fazer uma planta no CAD. Não vai ficar igualzinho, mas vai dar pra fazer uma planta bacana e de fácil montagem. Assim que eu terminar, o que vai demorar um pouco, pois ainda tenho uma planta de Taylorcraft na frente, eu posto o aero aki.
Avatar do usuário
h.antunes
membro
Mensagens: 164
Registrado em: Sáb Mai 01, 2010 12:36 pm
Localização: são paulo

Mensagem por h.antunes »

Ficou muito legal seu aero, já foi feito o primeiro voo?
pantaleao
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Jun 12, 2011 8:14 pm

Mensagem por pantaleao »

cara sou novo na e-voo,mas isso num tem a ver,muito bom seu aero,ficou show de bola mesmo, acho que o modelo estava tipo subimdo decendo por falta de motor mesmo,meu extra com 771gramas com esta mesma eletronica fez o mesmo,lenha.
poderia me passar a planta ? pantaleao67@yahoo.com


ate mais
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Olá moçada, obrigado pelos posts e desculpem a demora para responder mas é que estive ocupado colocando o aero em ordem rsrs... mas agora ficou muito bom... vou colocar mais alguns detalhes aqui....

é o seguinte após algumas lenhas descobri alguns problemas... então ai vai...
1.) o CG estava ficando muito atrazado, consegui corrigir colocando pesos de borracheiro (aqueles de colocar em rodas de aluminio) que ganhei em uma borracharia aqui.

2.). o profundor estava ficando tipo "emperrado" devido eu ter colocado aqueles link holders lá e ter apertado/colado as porquinhas ai ele ia e não voltava 100% e quando picava ele também ia e não voltava 100% fazendo aqueles sobe/dece loucos...

3.) o 2o item nao descarta o fato deste aero ter muito comando... e portanto é o seguinte coloquem a linkagem da maneira que fique com menos comando possivel e depois vá aumentando... eu coloquei no ultimo furo do horn, e no primeiro furo dos servos.. (profundor e leme) e depois de alguns voos passei para o segundo furo do bracinho do servo..

4.) este problema eu já tinha ficado encucado com isto mas fiz como mandava a planta, é o seguinte o angulo de inicidencia que mostra na planta, é muito alto, e lenhei o modelo pra valer devido a tentativa de um voo em dorso... o modelo caiu igual pedra rsrs ... (claro nao foi somente o problema do angulo, foi falta de motor, etc..) mas é fato que pode abaixar a frente onde a asa é presa entre 5 e 7 mm numa boa (para esta envergadura de aero)..

Nesta ultima lenha consegui colocar o modelo em ordem pois colei aquela madeira que fixa a asa um pouco mais para baixo e corrigi o encaixe da asa deixando com menos incidencia.. também fiz uma parede de fogo mais reforçada como mostra as fotos abaixo, ou seja recortei a fuselagem no meio e refiz tudo do meio pra frente...

No cowl também resolvi não usar mais parafusos de fixar servos.. porque com a vibração tipo espana na madeira, sei lá.. mas somente sei que teve uma vez que o cowl deprendeu e pegou na helice e ai ... lenha... agora martelei e colei as porquinhas na madeira.. ficou muito bom..

Seguem as fotos..:
Detalhe do cowl, a forma que faço para prende-lo no aero... parafusa-se na parede de fogo.. mas na foto tem 4 pontos para parafusar, no final, estou usando apenas os 2 superiores, pois reduzi o tamanho da parede de fogo para diminuir o peso e aumentar a ventilação..
[img:26874fcdf8]http://img856.imageshack.us/img856/2619/28012012288.jpg[/img:26874fcdf8]

Praticamente tudo que aparece na foto abaixo foi reconstruido, exceto capo e cowl, que foram apenas consertados... notem a nova parede de fogo... muito mais resistente.. também notem o pesinho de roda que falei..
[img:26874fcdf8]http://img23.imageshack.us/img23/8164/29012012289.jpg[/img:26874fcdf8]

Nesta foto abaixo mostro o detalhe do parafuso que coloquei no montante do 2822, substituindo aqueles parafusinhos prestos que usa-se chave allen para apertar pelo parafuso de fenda mesmo, pq eu não conseguia apertar o parafuso, pois a chave pulava e o parafuso ficava meio frouxo e o motor girava e arrebentava os fios... agora com o parafuso de fenda, tem que tomar cuidado, pois se apertar muito ele prende o rolamento e o motor não gira direito .. (mas não gira no eixo :P)
[img:26874fcdf8]http://img20.imageshack.us/img20/6718/29012012291.jpg[/img:26874fcdf8]

Foto do modelo após o primeiro voo após a reforma e o primeiro voo bem sucedido também...
[img:26874fcdf8]http://img834.imageshack.us/img834/9223/31012012293.jpg[/img:26874fcdf8]


Peço desculpas pelos videos que todo mundo está pedindo mas não tinha ninguem para filmar os voos.. vamos ver se futuramente quando tiver mais alguém lá no campo eu peço para filmar e posto aqui... mas agora depois desta ultima vez que arrumei ficou show, voou com o 2822 helice SF8x6 consumindo 18A (medi) no wattimetro que tenho. Fiz um teste no solo para ver se não ia soltar nada em voo ... vejam o video...

[yt]xKLWoMVUvqM[/yt]

Ai moçada, é o seguinte, para ficar mais manso os controles, configurei os exponenciais do Turnigy a 20% em todos os comandos (leme, profundor e aileron), também estou usando flaperon, mas é mais para testar a funcionalidade do que necessidade.. depois vou bater umas fotos do passo a passo de como fazer isto no Turnigy 9x e posto aqui, ou talvez faça um video, sei lá..


Abraço a todos
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:6d0cc2aebc="pantaleao"]cara sou novo na e-voo,mas isso num tem a ver,muito bom seu aero,ficou show de bola mesmo, acho que o modelo estava tipo subimdo decendo por falta de motor mesmo,meu extra com 771gramas com esta mesma eletronica fez o mesmo,lenha.
poderia me passar a planta ? pantaleao67@yahoo.com


ate mais[/quote:6d0cc2aebc]

Enviei para vc a planta em .pdf...
entao é o seguinte o aero está com uns 950g e agora está voando legal... claro que não dá para fazer manobras e o motor vai entre 95 e 100%, mas mesmo colocando o peso na ponta do aero ficou com o CG um pouco atrazado, mas nada que atrapalhe o voo... e como detalhe.. quando tira-se o motor, o modelo continua voando numa boa, apesar do peso, etc... mas para subir, etc.. tem que ser 100% menos que isto ele vai muito devagar e começa a querer estolar... acho que a helice terá que ser maior e um motor mais forte para ficar bom.. mas o problema do sobe desce consegui resolver...

Valeu..
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:1b3e71530c="Silvio3099"]alissongc2000,

Muito bacana mesmo este seu SpaceWalker. Peguei esta imagem que você postou no início do tópico e vou usar de referência para fazer uma planta no CAD. Não vai ficar igualzinho, mas vai dar pra fazer uma planta bacana e de fácil montagem. Assim que eu terminar, o que vai demorar um pouco, pois ainda tenho uma planta de Taylorcraft na frente, eu posto o aero aki.[/quote:1b3e71530c]

Beleza, vou ficar aguardando.... o modelo é muito bacana mesmo e depois dos ajustes voa muito legal, é um modelo que todo que vê mundo gosta e admira, mas é muito gostoso de voar ....
Também quero ver o Taylorcraft, posta o link da construção ai para gente..
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Responder