Convertendo Hobby 2000 de glow para elétrico
- thiagolorenzon
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Analisando a carenagem, percebi que a parece de fogo para o motor glow era um compenssado de 10mm de espessura.
[img:1cea0ff7ca]https://lh4.googleusercontent.com/-Rl95bCvnzPA/TwrSEUMs21I/AAAAAAAAADo/dgyO8rESpdY/s640/08012012027.jpg[/img:1cea0ff7ca]
Com a ajuda de uma chave de fenda eu removi esta parede de fogo, que não vai precisar ser tão grossa para um motor elétrico.
[img:1cea0ff7ca]https://lh5.googleusercontent.com/-VGv7CTveyf4/TwrSEHO6kCI/AAAAAAAAADk/ksT8A4PALi0/s640/08012012028.jpg[/img:1cea0ff7ca]
Depois o chão onde ficava o tanque era duplo. Como ele não vai ter líquidos inflamáveis, resolvi remover esta parte dupla. A foto mostra a chave de fenda, mas como estava muito bem colado, tive que usar um formão.
[img:1cea0ff7ca]https://lh6.googleusercontent.com/-wMAXyXek0_Y/TwrSETMm2SI/AAAAAAAAAD0/CYG3teiUpzE/s640/08012012029.jpg[/img:1cea0ff7ca]
Depois, com um esquadro, uma régua e um lápis, eu marquei tudo que poderia ser vazado e, utilizando uma broca fina, fiz fendas para que a serra entrasse.
[img:1cea0ff7ca]https://lh5.googleusercontent.com/-tYPK8RDL0Ww/TwrSK6q_x_I/AAAAAAAAAD8/q76kZxJQ_z8/s640/08012012030.jpg[/img:1cea0ff7ca]
A parte mais divertida foi serrar tudo com uma serra tico-tico. Tive o cuidado de escolher uma serra com dentes pequenos para não danificar a balsa.
[img:1cea0ff7ca]https://lh3.googleusercontent.com/-7fPkFkYVpBQ/TwrSLhrus_I/AAAAAAAAAEE/9AGQB8yGf14/s640/08012012031.jpg[/img:1cea0ff7ca]
Vejam abaixo como ele ficou. Ah, com os cacos que sobraram, eu fiz uma nova parede de fogo com apenas 4mm.
[img:1cea0ff7ca]https://lh6.googleusercontent.com/-JxPglZmK3eo/TwrSOsM1t-I/AAAAAAAAAEM/VkrnK7zx-aQ/s640/08012012032.jpg[/img:1cea0ff7ca]
Próximo passo: uma nova entelagem para a carenagem.
[img:1cea0ff7ca]https://lh4.googleusercontent.com/-Rl95bCvnzPA/TwrSEUMs21I/AAAAAAAAADo/dgyO8rESpdY/s640/08012012027.jpg[/img:1cea0ff7ca]
Com a ajuda de uma chave de fenda eu removi esta parede de fogo, que não vai precisar ser tão grossa para um motor elétrico.
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Depois o chão onde ficava o tanque era duplo. Como ele não vai ter líquidos inflamáveis, resolvi remover esta parte dupla. A foto mostra a chave de fenda, mas como estava muito bem colado, tive que usar um formão.
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Depois, com um esquadro, uma régua e um lápis, eu marquei tudo que poderia ser vazado e, utilizando uma broca fina, fiz fendas para que a serra entrasse.
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A parte mais divertida foi serrar tudo com uma serra tico-tico. Tive o cuidado de escolher uma serra com dentes pequenos para não danificar a balsa.
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Vejam abaixo como ele ficou. Ah, com os cacos que sobraram, eu fiz uma nova parede de fogo com apenas 4mm.
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Próximo passo: uma nova entelagem para a carenagem.
- thiagolorenzon
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Problema 1
Ontem iria começar a entelar e, infelizmente, o vinil não está aderindo. A causa deve ser a seguinte (vamos ver se consigo descrever):
Quando retirei o vinil velho, a carenagem ficou grudenta, então passei uma lixa fina. A carenagem continuou grudenta, mas continuei o projeto mesmo assim, serrando as partes desnecessárias.
Acontece que a poeira da lixa e da serra grudaram na carenagem, dando um aspecto aveludado ao tocar na madeira.
Hoje eu vou passar uma lixa mais grossa com uma lixadeira orbital para ver o que acontece.
É bem-vinda alguma dica para o vinil grudar melhor na madeira.
Quando retirei o vinil velho, a carenagem ficou grudenta, então passei uma lixa fina. A carenagem continuou grudenta, mas continuei o projeto mesmo assim, serrando as partes desnecessárias.
Acontece que a poeira da lixa e da serra grudaram na carenagem, dando um aspecto aveludado ao tocar na madeira.
Hoje eu vou passar uma lixa mais grossa com uma lixadeira orbital para ver o que acontece.
É bem-vinda alguma dica para o vinil grudar melhor na madeira.
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- Equipe E-voo.com
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Dilua bem a cola de contato ( conhecida como de sapateiro), usada em carpetes, com o diluente próprio e passe uma camada bem esticada por todos os locais onde o vinil vai aderir. Deixe secar por uma meia hora. Com ferrinho, na hora de colocar o vinil, vai ficar perfeito.
Detalhe: lixe bem, pois pequenas bolotas de cola antiga, aparecem quando esticar o vinil novo. E depois de lixar limpe bem com álcool, para tirar toda poeira, antes de passar a cola diluída.
Não pretendo abrir discussão e polêmicas, mas não mexa mais na estrutura do aero, tentando aliviar mais peso. O original já não era tão pesado, existe boa eletrônica para levar o aeromodelo. Já vi pessoas tendo que colocar chumbo, para dar CG, o que, no mínimo, é algo contraditório..
Detalhe: lixe bem, pois pequenas bolotas de cola antiga, aparecem quando esticar o vinil novo. E depois de lixar limpe bem com álcool, para tirar toda poeira, antes de passar a cola diluída.
Não pretendo abrir discussão e polêmicas, mas não mexa mais na estrutura do aero, tentando aliviar mais peso. O original já não era tão pesado, existe boa eletrônica para levar o aeromodelo. Já vi pessoas tendo que colocar chumbo, para dar CG, o que, no mínimo, é algo contraditório..
Seguindo o raciocínio do colega em não aliviar mais peso, sugiro que antes de entelar toda a fuselagem, "chapei-a" com laminas de figueira branca, facilmente adquiridas em lojas para marceneiros, sua espessura é em torno de 0,7mm, o peso agregado é minimo, e o aspecto final do modelo vai ficar muito bom. Fiz isto com meus dois, ambos tem motor GLOW o treinador com um .40 e o acrobático um .46. Exsite um topico aqui o E-voo da construção do Entrenador 40 que utilizou esta técnica.
Existe uma "neurose" exagerada em aliviar peso de aeromodelo originalmente Glow para converte-lo a elétrico, no final já vi muito "aeromodelista bom" tirar chumbo da caixa de voo e "colar"...Acerte no motor, e tenha bom censo.
@braço
Existe uma "neurose" exagerada em aliviar peso de aeromodelo originalmente Glow para converte-lo a elétrico, no final já vi muito "aeromodelista bom" tirar chumbo da caixa de voo e "colar"...Acerte no motor, e tenha bom censo.
@braço
Voar, voar, subir, subir...
- thiagolorenzon
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Obrigado pelas dicas. Grudou que é uma beleza!
1 - Lixei com uma lixadeira orbital.
2 - Passei bom-bril com detergente neutro nos cantos onde a goma não saiu.
3 - passei a camada fininha de cola de contato.
Vamos a entelagem... repensei minhas idéias e resolvi fazê-lo branco com verde, abaixo a foto dele com o vinil branco:
[img:a712716a64]https://lh6.googleusercontent.com/-QOaUs9R-F-Q/TxHCIIf4ygI/AAAAAAAAAEY/nuROJ4mPs8c/s640/12012012033.jpg[/img:a712716a64]
Depois apliquei a parte verde:
[img:a712716a64]https://lh5.googleusercontent.com/-GSrzUia14MQ/TxHCI9vMibI/AAAAAAAAAEk/CX7bW1OasoU/s640/13012012034.jpg[/img:a712716a64]
E, por último coloquei o preto para as "janelas":
[img:a712716a64]https://lh6.googleusercontent.com/-uwI5mx6-fCo/TxHCI-ZRL_I/AAAAAAAAAEg/HS_C_rvHUxA/s640/13012012035.jpg[/img:a712716a64]
Peço desculpas por não ficar mais caprichado, mas esta foi a minha primeira entelagem. Hoje pela manhã estava entelando um SEA BB que estou terminando de construir e descobri a importância de ao menos um secador de cabelo para facilitar a aplicação... no meu Hobby 2000 não lembrei de usar.
Próximo passo: montar a carenagem
1 - Lixei com uma lixadeira orbital.
2 - Passei bom-bril com detergente neutro nos cantos onde a goma não saiu.
3 - passei a camada fininha de cola de contato.
Vamos a entelagem... repensei minhas idéias e resolvi fazê-lo branco com verde, abaixo a foto dele com o vinil branco:
[img:a712716a64]https://lh6.googleusercontent.com/-QOaUs9R-F-Q/TxHCIIf4ygI/AAAAAAAAAEY/nuROJ4mPs8c/s640/12012012033.jpg[/img:a712716a64]
Depois apliquei a parte verde:
[img:a712716a64]https://lh5.googleusercontent.com/-GSrzUia14MQ/TxHCI9vMibI/AAAAAAAAAEk/CX7bW1OasoU/s640/13012012034.jpg[/img:a712716a64]
E, por último coloquei o preto para as "janelas":
[img:a712716a64]https://lh6.googleusercontent.com/-uwI5mx6-fCo/TxHCI-ZRL_I/AAAAAAAAAEg/HS_C_rvHUxA/s640/13012012035.jpg[/img:a712716a64]
Peço desculpas por não ficar mais caprichado, mas esta foi a minha primeira entelagem. Hoje pela manhã estava entelando um SEA BB que estou terminando de construir e descobri a importância de ao menos um secador de cabelo para facilitar a aplicação... no meu Hobby 2000 não lembrei de usar.
Próximo passo: montar a carenagem
Quem diria: aprendi a voar com o Calmato Sports
- thiagolorenzon
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Dyogenes, pois é... no SEA BB ficou bem esticadinho com o secador de cabelo... hoje quando eu chegar em casa vou ver se estica com ar quente.
Rcampos, agora vou causar polêmica: Na parte branca usei contact da marca Contact, mas tem um melhor que é mais leve e brilhoso da Vulcam.
Tu pretende fazê-lo todo branco? Pergunto, pois no meu quando eu coloquei a parte branca estava ficando ruim mesmo, tudo meio transparente. No entanto quando coloquei a parte verde, a transparência praticamente sumiu, pois eu fiz a "barriga" dele em verde também. (Não apareceu nas fotos, mas quando eu montar vou mostrar)
Rcampos, agora vou causar polêmica: Na parte branca usei contact da marca Contact, mas tem um melhor que é mais leve e brilhoso da Vulcam.
Tu pretende fazê-lo todo branco? Pergunto, pois no meu quando eu coloquei a parte branca estava ficando ruim mesmo, tudo meio transparente. No entanto quando coloquei a parte verde, a transparência praticamente sumiu, pois eu fiz a "barriga" dele em verde também. (Não apareceu nas fotos, mas quando eu montar vou mostrar)
Quem diria: aprendi a voar com o Calmato Sports