C115 - Buffalo FAB - 1,60m

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
rocr28
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Sáb Out 30, 2010 5:21 pm
Localização: São Paulo - SP

C115 - Buffalo FAB - 1,60m

Mensagem por rocr28 »

Após acompanhar a construção do C115 - Buffalo do Kemp, fiquei com vontade de ter um bicho desses...
Peguei a planta, redesenhei para poder imprimir com mais precisão, comprei o material e mãos a obra...

Faz 3 dias que comecei a construção, e só tirei fotos hoje, por isso não tenho imagens do início do projeto, mas daqui pra frente.... FOTOS DE TUDO...

Achei muito bacana a entelagem do Kemp, no entanto vou tentar fazer esse com pintura, utilizando a massa tapa tudo da renner e pintura com aerógrafo da camuflagem...

Conforme as fotos, a fuselagem está bem adiantada, já passei massa e colei o estabilizador vertical....

Surgiram algumas dúvidas, nesse ponto.... segue:

O que usar de reforço para evitar da asa fechar?

Até esse momento está com 260gr. será que está pesado?

Abs...
Anexos
Bufalo 4.jpg
Bufalo 4.jpg (30.76 KiB) Exibido 15804 vezes
Bufalo 5.jpg
Bufalo 5.jpg (37.18 KiB) Exibido 15804 vezes
Bufalo 3.jpg
Bufalo 3.jpg (36.75 KiB) Exibido 15804 vezes
Bufalo 1.jpg
Bufalo 1.jpg (32.05 KiB) Exibido 15804 vezes
Bufalo 2.jpg
Bufalo 2.jpg (35.32 KiB) Exibido 15804 vezes
Dreaming in digital, Living in real time, Thinking in binary, Talking in IP...
Welcome to my life...
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Use o padrão, pelo menos uma vareta de fibra de vidro em cima e uma exatamente em baixo, deve ficar exatamente no ponto mais alto do perfil.

Ps.: Faça o mesmo no estabilizador vertical.
Avatar do usuário
rocr28
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Sáb Out 30, 2010 5:21 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por rocr28 »

Mais uma foto do sistema de lançamento...
Anexos
Bufalo 6.jpg
Bufalo 6.jpg (39.09 KiB) Exibido 15796 vezes
Dreaming in digital, Living in real time, Thinking in binary, Talking in IP...
Welcome to my life...
Avatar do usuário
rocr28
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Sáb Out 30, 2010 5:21 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por rocr28 »

[quote:e5864bb7c0="Gilberto"]Use o padrão, pelo menos uma vareta de fibra de vidro em cima e uma exatamente em baixo, deve ficar exatamente no ponto mais alto do perfil.[/quote:e5864bb7c0]
Então Gilberto, pensei nisso mesmo, até comprei duas varetas já, mas mesmo com 1,60 de env. será que fica forte o suficiente?

O meio da asa é reto, e das naceles para a ponta tem um "diedrozinho", não seria interessante reforçar ali também? ou será que a força maior é exercida no centro?
Dreaming in digital, Living in real time, Thinking in binary, Talking in IP...
Welcome to my life...
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

A força maior é na seção central mesmo, onde se concentra todo esforço, mas, o reforço ajuda na resistência à flexão de toda a asa, o bom é fazer em toda a extensão dela.

Ps.: O "diedrozinho" não é tão "zinho" não, faça conforme o original que dará uma boa estabilidade.
marcelo marques
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Qui Set 30, 2010 3:37 pm
Localização: mesquita ,RJ

Mensagem por marcelo marques »

Mais um pra matar minha saudade !Saltei 8 vezes desta aeronave,3 saltos foram noturno,pena que os búfalos saíram de operaçao em 2008 e deram lugar aos modernos C 105 Amazonas.Salto de rampa sempre foi temido pelos paraquedistas,eu particularmente preferia saltar de porta lateral do Hércules C 130.Saudades!!!
Acompanhando.






''Só sentirão na carne o vento das hélices e o roncar dos motores,aqueles que realmente forem bons''
Brigada de infantaria paraquedista 1988.
Avatar do usuário
RodMoro
membro
Mensagens: 570
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:28 am
Localização: Ituiutaba-MG

Mensagem por RodMoro »

[quote:7ae568f540="Gilberto"]A força maior é na seção central mesmo, onde se concentra todo esforço, mas, o reforço ajuda na resistência à flexão de toda a asa, o bom é fazer em toda a extensão dela.

Ps.: O "diedrozinho" não é tão "zinho" não, faça conforme o original que dará uma boa estabilidade.[/quote:7ae568f540]

Eu estou construindo um também e as minhas varetas de fibra são de 100 cm x 2 mm. Então, pra ficar em toda a extensão da asa, utilizei duas varetas em cima e duas debaixo, transpassadas, unidas por linha de costura e cola e a sessão central da asa, exatamente onde terá maior esforço ficou com quatro varetas em cima e quatro debaixo. Ficou bem firme e resistente. Acho que não terei problemas. Espero ter ajudado.

Abs, e bons vôos.
Rodrigo Moro Bernardes
Um dia esse trosso sai do chão!!!
Avatar do usuário
nelinhoborges
membro
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Dez 02, 2010 11:48 pm
Localização: BH - MG ( nelinhoborges@yahoo.com.br)
Contato:

Mensagem por nelinhoborges »

Roc esta ficando muito bom acompanhando, tambem ja estou rabiscando uma planta do 115 aqui em casa !!
Nelinhoborges -'' A arte maior é o feito de cada um''
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Respondendo as suas perguntas:
CG a 1/3.
O peso está bom. O aero pronto fica com +- 1,5kg. Fique tranquilo com o peso. Esse modelo é um verdadeiro aeromodelo cargueiro. hehe
Não precisa reenrolar os motores. Pode colocar original mesmo.
O diedro da planta é o suficiente para uma boa estabilidade em voo.
Coloque as varetas de fibra em cima e em baixo da asa (pelo menos até a metade da ponta da asa) exatamente no CG que deverá ser na parte mais grossa do perfil da asa. Pra garantir também coloquei no bordo de fuga antes do flap somente na parte central da asa (essa que aparece na sua foto).
Coloque os flaps. São bons para pousar e fazer uns voos mais lentos. Também fica mas escala.
Vai fazer sucesso jogando balinhas paraquedistas pra criançada. hehe
Estarei acompanhando.
Qualquer dúvida é só perguntar.

Boa sorte.

Até mais
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
rocr28
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Sáb Out 30, 2010 5:21 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por rocr28 »

[quote:538baa7bb3="Kemp"]Respondendo as suas perguntas:
CG a 1/3.
O peso está bom. O aero pronto fica com +- 1,5kg. Fique tranquilo com o peso. Esse modelo é um verdadeiro aeromodelo cargueiro. hehe
Não precisa reenrolar os motores. Pode colocar original mesmo.
O diedro da planta é o suficiente para uma boa estabilidade em voo.
Coloque as varetas de fibra em cima e em baixo da asa (pelo menos até a metade da ponta da asa) exatamente no CG que deverá ser na parte mais grossa do perfil da asa. Pra garantir também coloquei no bordo de fuga antes do flap somente na parte central da asa (essa que aparece na sua foto).
Coloque os flaps. São bons para pousar e fazer uns voos mais lentos. Também fica mas escala.
Vai fazer sucesso jogando balinhas paraquedistas pra criançada. hehe
Estarei acompanhando.
Qualquer dúvida é só perguntar.

Boa sorte.

Até mais[/quote:538baa7bb3]

Valeu Kemp, esclareceu minhas dúvidas e mais um pouco...rsrs
Pequena pausa para as festas, e a partir de amanhã mãos a obra de novo...

Uma dúvida, você ou alguém teve o mesmo problema que eu com a massa tapa tudo? Ao lixar formam "macarrãozinhos" que se vacilar marcam onde passa a lixa...
Não sei se me expressei claramente, mas se alguém já passou por isso vai entender o que estou falando...rsrs

Abs
Dreaming in digital, Living in real time, Thinking in binary, Talking in IP...
Welcome to my life...
Responder