Montagem do autogiro Cierva C30 da HobbyKing

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

[b:e4b611be32]ADOÇÃO DE APENAS 1 PARAFUSO PARA FIXAR AS PÁS[/b:e4b611be32]

Na primeira lenha que quebrou o elemento flexível da cabeça, percebi que o fator principal para o ocorrido era a rigidez da fixação das pás nos punhos, deixando para a base destes absorver toda a energia das pás quando o rotor era travado ao colidir com o solo.
Assim, copiando os helimodelos, achei melhor deixar apenas 1 parafuso para fixar as pás, pois além de facilitar o transporte (dobragem das pás) e permitir uma articulação de arrasto, esta fixação evitava que o elemento flexível da cabeça receba todos os esforços na colisão com o solo.
Anexos
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

[b:9b322de254]SUBSTITUIÇÃO DO MASTRO E DA POSIÇÃO DO SERVO DO ROTOR[/b:9b322de254]

Após as primeiras lenhas o mastro, que antes era de balsa, foi substituído por um tubo de carbono, que serviu perfeitamente nos alojamentos e que está agüentando muito bem os esforços.

Na base de fixação dos servos havia um parafuso que impedia a instalação do servo na posição ideal. Assim alterei a posição do mesmo, fazendo novo furo logo acima da posição original, permitindo a melhor acomodação do servo.
Anexos
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

[b:2e1169982f]FITAS NAS PÁS DO ROTOR[/b:2e1169982f]

Num dos primeiros voos quase bem sucedidos, tive uma lenha feia por desorientação. Como esta coisa não tem asa ou algo que possa melhorar sua orientação, quando ele decola só se vê sua silhueta, que não é grande, causando grandes conflitos visuais sobre sua real atitude.
Então achei melhor colocar estas fitas laranjas no rotor que, quando está girando, cria um disco sobre o modelo, facilitando muito a orientação.
Anexos
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

[b:b006cb1c18]TREM DE POUSO[/b:b006cb1c18]

O trem é feito por 3 peças de arame que são unidas em suas extremidades por fio de cobre, recebendo um acabamento de fita termoretrátil.
Parece bonito e funcional, porém é muito mal feito e não agüentou as primeiras decolagens.
Refiz esta amarração e colei com epóxi. Aproveitei para retirar uns tubos plásticos que cobriam os arames e os pintei de preto. Ficou muito melhor assim.
Anexos
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DSC06354_640x480.jpg (21.4 KiB) Exibido 13848 vezes
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

[b:9875bcfa3b]ANÁLISE GERAL[/b:9875bcfa3b]

Este modelo foi uma escola para mim.
Inicialmente fiquei muito frustrado por achar ter jogado dinheiro fora, mas depois que ele voou o apego pelo bicho só está aumentando.
Infelizmente não posso recomendá-lo para as pessoas, a menos que estejam procurando aventura... pois o que percebi é que este modelo é muito pesado para o tamanho do rotor. Outros modelos de mesmo peso possuem o rotor consideravelmente maior. Então, como um “bom escala”, ele possui um voo extremamente crítico.
O que eu recomendo para quem quer entrar no mundo dos autogiros é procurar por projetos mais simples, sem ser escala. A net está cheia deles e o Sr Lázaro possui um tutorial muito bom também.

A decolagem é o ponto mais crítico de todo o voo. O ideal é que seja num dia com brisa suave, que proporciona uma boa pré rotação do rotor antes da corrida.

Durante a corrida, tem que manter o rotor cabrado o máximo possível, para que se exponha ao vento relativo e ganhe o máximo de rotação.
Logo antes do “rotate”, tem que voltar o rotor para sua posição normal (stick centralizado) e deixá-lo sair do chão sozinho.

A partir daí só mantê-lo no ar. Se quiser subir é só acelerar. Se quiser descer é só reduzir o motor. Nada de cabrar ou picar para subir ou descer, a menos que seja para pequenas correções.

As curvas exigem MUITO comando de leme. Não sei se é pelo tamanho dele ou se é uma característica destes modelos.

O comando de pitch é muito sensível quando em voo e pouco eficiente em baixa velocidade, exigindo assim o máximo de curso de servo e boa quantidade de exponencial.

O comando de roll é bem sensível em pequenos ângulos, mas a partir de certo grau de rolagem ele praticamente para, exigindo cada vez mais comando para rolar. Imagino ser pelo grande pêndulo que é.

O pouso é algo mágico. Com vento ele toca o solo com velocidade quase nula e pára em alguns centímetros. Porém acho que é muito difícil fazê-lo sem motor. Aqui o motor parece muito com o comando coletivo dos helis, então fica muito difícil fazer o arredondamento para pouso sem contar com este recurso.

Enfim, é um modelo bonito, não é caro e que faz uma baita presença na pista, pois é algo muito diferente e com voo bem exótico. Porém exige do piloto certa habilidade. Digo até que ele é mais “pilotável” para que já voa helis e não para aeros.

Mas apesar de todo mal que falei deste modelinho, uma coisa tenho que elogiar: sua fuselagem é MUITO FORTE, pois depois de tanta e tanta lenha, nada aconteceu a ela e foi o único elemento que não precisei restaurar ou modificar.

Abraço a todos que acompanharam!

Bons voos!!!
Anexos
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zacarias
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Mensagem por zacarias »

Depois da última lenha não coloquei mais a mão nele,pelo que conheço do modelo você é bastante percistente,tive que garimpar muito pela net em busca de informações,parabens pelo tópico com certeza vai ajudar muita gente,se eu tivesse essa aula antecipadamente não tinha apanhado tanto.
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saratiel hirle
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Mensagem por saratiel hirle »

[quote:df1896f100="zacarias"]Depois da última lenha não coloquei mais a mão nele,pelo que conheço do modelo você é bastante percistente,tive que garimpar muito pela net em busca de informações,parabens pelo tópico com certeza vai ajudar muita gente,se eu tivesse essa aula antecipadamente não tinha apanhado tanto.[/quote:df1896f100]

verdade, se o modelo acompanhasse um manual, pelo menos com alguns dados básicos como cg e inclinação do rotor, os compradores deste modelo não teriam tantos problemas.
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lirajunior
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Autogiro Cierva C30 da HobbyKing

Mensagem por lirajunior »

Ola Saratiel,

Amigo ja faz um bom tempo que eu tenho vontade me envolver em uma construção de autogiro, na verdade eu cheguei a comprar as pás e o sistema de rotor desse modelo na Hobbyking. Vendo seu tópico senti vontade de inciar alguma construção. Mas estou tendo dificuldades para escolher um modelo mais simples e a escala que seja compativel com o rotor e as pás do Cierva.

O amigo poderia me auxiliar?

Desde já obrigado!
Lira Júnior
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saratiel hirle
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Re: Autogiro Cierva C30 da HobbyKing

Mensagem por saratiel hirle »

[quote:1de7e951e2="lirajunior"]Ola Saratiel,

Amigo ja faz um bom tempo que eu tenho vontade me envolver em uma construção de autogiro, na verdade eu cheguei a comprar as pás e o sistema de rotor desse modelo na Hobbyking. Vendo seu tópico senti vontade de inciar alguma construção. Mas estou tendo dificuldades para escolher um modelo mais simples e a escala que seja compativel com o rotor e as pás do Cierva.

O amigo poderia me auxiliar?

Desde já obrigado![/quote:1de7e951e2]

Olá Lira!
O Sr Lázaro, que é membro aqui do fórum, tem muitos projetos de autoria própria, além de um excelente tutorial sobre o assunto. Este é seu canal no youtube, http://www.youtube.com/user/alazaro365 , lá você poderá ver todos seus projetos, desde os primeiros modelos até a confecção de pás. Entre em contato com ele e peça seu tutorial.

Outra opção e que será meu próximo projeto, é construir o modelo do Safelands, membro do RCgroups que tem vários projetos http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=968853 .
Imagino que tanto os projetos do Lázaro quanto do Safelands você poderá usar o rotor que já possui, tomando o cuidado de apenas dimensionar corretamente o peso do modelo rtf, pois esse é um grande problema do cierva da HK, ele é muito pesado.

Boa sorte na cosntrução!
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oswaldo pires
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Mensagem por oswaldo pires »

Obrigado pelas valiosas dicas
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