Construção Zagi 120 cm (do corte do isopor ao voo)
Construção Zagi 120 cm (do corte do isopor ao voo)
Bom pessoal, vou postar aqui a construção de uma zagi de 120 cm.
A ideia é colocar um passo a passo.
Não tenho muito tempo para construção, com isso vou alimentando essa página aos poucos.
Tentarei usar o máximo de fotos para que os modelistas que estão iniciando vejam o quão simples é esta construção.
Me baseei em um manual disponível aqui no forum. Seguindo ele, não tem como errar.
Segue o link:
http://www.spsafe.com.br/downloads/manualzagi.pdf
Bom, eu já construi algumas com 90 cm com a ideia de uma asa para velocidade e consegui encontrar um setup muito bom. Acredito que ela esteja dando uns 200 km/h.
Mas agora, minha ideia é uma asa mais mansa, só para brincar mesmo.
Eu não gosto de fazer apenas uma, então em varias fotos vocês irão ver mais de 3 asas mas no final me focarei apenas em uma.
Vou colocar algumas fotos de antigas asas de 90 cm, logo depois iniciarei efetivamente a construção da de 120 cm.
Além dessas, fiz mais umas 3 ou 4 e tenho mais umas cortadas.
A ideia é colocar um passo a passo.
Não tenho muito tempo para construção, com isso vou alimentando essa página aos poucos.
Tentarei usar o máximo de fotos para que os modelistas que estão iniciando vejam o quão simples é esta construção.
Me baseei em um manual disponível aqui no forum. Seguindo ele, não tem como errar.
Segue o link:
http://www.spsafe.com.br/downloads/manualzagi.pdf
Bom, eu já construi algumas com 90 cm com a ideia de uma asa para velocidade e consegui encontrar um setup muito bom. Acredito que ela esteja dando uns 200 km/h.
Mas agora, minha ideia é uma asa mais mansa, só para brincar mesmo.
Eu não gosto de fazer apenas uma, então em varias fotos vocês irão ver mais de 3 asas mas no final me focarei apenas em uma.
Vou colocar algumas fotos de antigas asas de 90 cm, logo depois iniciarei efetivamente a construção da de 120 cm.
Além dessas, fiz mais umas 3 ou 4 e tenho mais umas cortadas.
- Anexos
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- IMG00472.jpg (31.07 KiB) Exibido 20963 vezes
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- IMG00531.jpg (37.78 KiB) Exibido 20963 vezes
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- IMG00478.jpg (37.42 KiB) Exibido 20963 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
Para dar inicio vou esclarecer algumas coisas para evitar perguntas corriqueiras.
1 - Usei isopor P2 de 50 mm, pois é o mais denso que eu consigo comprar na minha região.
2 - A eletrônica que usarei será a mesma de sempre.
-> Motor do tipo 28xx (ou equivalente dependendo do peso final) com ideia de usar baixo kv pois asa não sera para velocidade
-> Esc compatível com o motor
-> Hélice compativel com o motor
-> Bateria 3s 2200 mah
-> Servo standard (estou querendo testar o de 9 g também, mas já li vários relatos que eles costumam quebrar as engrenagens)
1 - Usei isopor P2 de 50 mm, pois é o mais denso que eu consigo comprar na minha região.
2 - A eletrônica que usarei será a mesma de sempre.
-> Motor do tipo 28xx (ou equivalente dependendo do peso final) com ideia de usar baixo kv pois asa não sera para velocidade
-> Esc compatível com o motor
-> Hélice compativel com o motor
-> Bateria 3s 2200 mah
-> Servo standard (estou querendo testar o de 9 g também, mas já li vários relatos que eles costumam quebrar as engrenagens)
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
Bom sem mais delongas vamos começar.
O primeiro passo que tomei foi desenhar no bloco de isopor as semi asas de acordo com o manual supracitado.
O primeiro passo que tomei foi desenhar no bloco de isopor as semi asas de acordo com o manual supracitado.
- Anexos
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- IMG00704.jpg (21.93 KiB) Exibido 20946 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
Depois cortar o bloco com um fio quente.
Esse da foto eu fiz com uma fonte de computador, não é tão simples para construir mas sabendo o básico de eletrônica da pra fazer. Com ele é possível variar a tensão de saída e consequentemente a corrente que passa pelo fio de NiCr e alterando a corrente a temperatura também se altera de forma proporcional.
Esse da foto eu fiz com uma fonte de computador, não é tão simples para construir mas sabendo o básico de eletrônica da pra fazer. Com ele é possível variar a tensão de saída e consequentemente a corrente que passa pelo fio de NiCr e alterando a corrente a temperatura também se altera de forma proporcional.
- Anexos
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- IMG00714.jpg (26.56 KiB) Exibido 20947 vezes
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- IMG00706.jpg (28.34 KiB) Exibido 20947 vezes
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- IMG00707.jpg (24.81 KiB) Exibido 20947 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
- Muito interessante, estava querendo fazer uma destas para utilizar em conjunto com o carregador de baterias (lipo), mas surgiu uma simples duvida, qual é a corrente final que esta fonte é capaz de proporcionar na saída?
- PARABÉNS pela sua iniciativa, eu como muitos aqui deste fórum torcem para a difusão e compartilhamento do conhecimento ligado ao aeromodelismo, deixando o "estrelismo" para os astrônomos...
@braço
- PARABÉNS pela sua iniciativa, eu como muitos aqui deste fórum torcem para a difusão e compartilhamento do conhecimento ligado ao aeromodelismo, deixando o "estrelismo" para os astrônomos...
@braço
Voar, voar, subir, subir...
- Farleytufao
- membro
- Mensagens: 1943
- Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
- Localização: Betim MG
[quote:0e5fdb6241="Farleytufao"]doglas263, quanto ao servo de 9g, sempre usei eles nas minhas asas. Não uso asas de alta velocidade e por este motivo, acredito, nunca tive problemas com estes servos.[/quote:0e5fdb6241]
Cortei 3 asas e em uma delas vou usar os servos de 9 g.
De que você faz os ailerons Balsa ou Depron?
Cortei 3 asas e em uma delas vou usar os servos de 9 g.
De que você faz os ailerons Balsa ou Depron?
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
- Farleytufao
- membro
- Mensagens: 1943
- Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
- Localização: Betim MG
Continuando...
Para cortar a asa com o perfil desejado eu uso o seguinte procedimento:
1 ) Seleciono o perfil desejado, nesse caso vou usar o Zagi 12
2) Redimensiono no Corel Draw
3) Imprimo em uma folha comum A4
4) Colo em um papel cartão (para colar no papel cartão uso uma espatula para formar uma leve película de cola, aconselho a fazer isso.)
5) Recorto.
Apos esses passos fico com os perfis em mãos
Para cortar a asa com o perfil desejado eu uso o seguinte procedimento:
1 ) Seleciono o perfil desejado, nesse caso vou usar o Zagi 12
2) Redimensiono no Corel Draw
3) Imprimo em uma folha comum A4
4) Colo em um papel cartão (para colar no papel cartão uso uma espatula para formar uma leve película de cola, aconselho a fazer isso.)
5) Recorto.
Apos esses passos fico com os perfis em mãos
- Anexos
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- IMG00710.jpg (12.12 KiB) Exibido 20773 vezes
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- Use uma espatula para espalhar a cola e formar uma película
- IMG00711.jpg (16.85 KiB) Exibido 20774 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
Apos isso:
6) Colo os perfis com cola quente no isopor.
IMPORTANTE
-> Valido lembrar que no menor perfil é aconselhável usar a torção (Wash-Out) mais informações na página 7 do link citado na abertura do tópico.
http://www.spsafe.com.br/downloads/manualzagi.pdf
7) Passo o fio quente com ajuda de uma pessoa.
Proto a asa esta cortada. Agora é só paciência para lixar, e aja lixa meu amigo.
Bom, eu uso a lixa número 180, poderia ser uma mais fina mas essa eu já acho de bom tamanho.[/img]
6) Colo os perfis com cola quente no isopor.
IMPORTANTE
-> Valido lembrar que no menor perfil é aconselhável usar a torção (Wash-Out) mais informações na página 7 do link citado na abertura do tópico.
http://www.spsafe.com.br/downloads/manualzagi.pdf
7) Passo o fio quente com ajuda de uma pessoa.
Proto a asa esta cortada. Agora é só paciência para lixar, e aja lixa meu amigo.
Bom, eu uso a lixa número 180, poderia ser uma mais fina mas essa eu já acho de bom tamanho.[/img]
- Anexos
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- IMG00712.jpg (21.56 KiB) Exibido 20764 vezes
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- IMG00713.jpg (19.22 KiB) Exibido 20764 vezes
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- Untitled-1.jpg (28.02 KiB) Exibido 20764 vezes
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.