Aeromodelos em policarbonato alveolar - SkyRay vídeo
- oswaldo pires
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Então só para aprendermos um pouco mais. A melhor definição para o meu novo motor seria:
[size=18:32c08ec1b1][b:32c08ec1b1]9N6P(_________) 4x0,51D[/b:32c08ec1b1][/size:32c08ec1b1]
A parte entre parênteses ainda não sei o que é mas parece estar relacionado com a medida do estator. Definindo assim, qualquer pessoa seria capaz de saber as especificações corretas do meu motor? Acho que precisaria especificar KV e tensão de trabalho, não?
E se esse motor fosse fechado em Y, ao invés de delta, a corrente máxima suportada pelo enrolamento seria de 39,13A? Estes cálculos foram realizados no Drive Calculator, certo?!
Disney
[size=18:32c08ec1b1][b:32c08ec1b1]9N6P(_________) 4x0,51D[/b:32c08ec1b1][/size:32c08ec1b1]
A parte entre parênteses ainda não sei o que é mas parece estar relacionado com a medida do estator. Definindo assim, qualquer pessoa seria capaz de saber as especificações corretas do meu motor? Acho que precisaria especificar KV e tensão de trabalho, não?
E se esse motor fosse fechado em Y, ao invés de delta, a corrente máxima suportada pelo enrolamento seria de 39,13A? Estes cálculos foram realizados no Drive Calculator, certo?!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
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policarbonato
[quote:f7f99bed2b="Douglas Rafael Maia"][quote:f7f99bed2b="Duplex"]quando vim para pouso vai arriscar pegar com a mão?[/quote:f7f99bed2b]
que pergunta é essa? não li isso.
Pensa bem, motor de 4850kv e esc 70a, acho que não preciso dizer mais nada :shock: :shock:
Disney, gostei... o material é o mesmo usado nos artal? Se sim, é resistente pacas, porém mais pesado.[/quote:f7f99bed2b]
Com uma sobra de policarbonato que sobrou da cobertura da entrada do edifício onde moro, (como construtor amador de aeromodelos há 40 anos) resolvi fazer um EXTRA 300. Com o voou legal, acabei de fazer um outro, agora bem acabadinho rsrsrs.
Resolvi publicar "minha novidade" e encontrei esta postágem. meus parabens.
Não seiu como postar as fotos do EXTRA 300, mas nas cores do GRÊMIO ficou uma beleza.
Jose Ary
que pergunta é essa? não li isso.
Pensa bem, motor de 4850kv e esc 70a, acho que não preciso dizer mais nada :shock: :shock:
Disney, gostei... o material é o mesmo usado nos artal? Se sim, é resistente pacas, porém mais pesado.[/quote:f7f99bed2b]
Com uma sobra de policarbonato que sobrou da cobertura da entrada do edifício onde moro, (como construtor amador de aeromodelos há 40 anos) resolvi fazer um EXTRA 300. Com o voou legal, acabei de fazer um outro, agora bem acabadinho rsrsrs.
Resolvi publicar "minha novidade" e encontrei esta postágem. meus parabens.
Não seiu como postar as fotos do EXTRA 300, mas nas cores do GRÊMIO ficou uma beleza.
Jose Ary
Re: policarbonato
[quote:711144e933="joseary"]
Com uma sobra de policarbonato que sobrou da cobertura da entrada do edifício onde moro, (como construtor amador de aeromodelos há 40 anos) resolvi fazer um EXTRA 300. Com o voou legal, acabei de fazer um outro, agora bem acabadinho rsrsrs.
Resolvi publicar "minha novidade" e encontrei esta postágem. meus parabens.
Não seiu como postar as fotos do EXTRA 300, mas nas cores do GRÊMIO ficou uma beleza.
Jose Ary[/quote:711144e933]
Aqui mesmo no site do e-voo você pode hospedar as fotos. Ou colocar em outro provedor (eu uso o SkyDrive do Hotmail) e então, pegar o endereço dessa foto e colocar aqui. É só usar o botão "Img" que tem na tela "Responder".
Estamos esperando para ver como ficou. Posta aí!
Disney
Com uma sobra de policarbonato que sobrou da cobertura da entrada do edifício onde moro, (como construtor amador de aeromodelos há 40 anos) resolvi fazer um EXTRA 300. Com o voou legal, acabei de fazer um outro, agora bem acabadinho rsrsrs.
Resolvi publicar "minha novidade" e encontrei esta postágem. meus parabens.
Não seiu como postar as fotos do EXTRA 300, mas nas cores do GRÊMIO ficou uma beleza.
Jose Ary[/quote:711144e933]
Aqui mesmo no site do e-voo você pode hospedar as fotos. Ou colocar em outro provedor (eu uso o SkyDrive do Hotmail) e então, pegar o endereço dessa foto e colocar aqui. É só usar o botão "Img" que tem na tela "Responder".
Estamos esperando para ver como ficou. Posta aí!
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- GRANATO
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[quote:d9afc2822c="Yensid"]Então só para aprendermos um pouco mais. A melhor definição para o meu novo motor seria:
[size=18:d9afc2822c][b:d9afc2822c]9N6P(_________) 4x0,51D[/b:d9afc2822c][/size:d9afc2822c]
A parte entre parênteses ainda não sei o que é mas parece estar relacionado com a medida do estator. Definindo assim, qualquer pessoa seria capaz de saber as especificações corretas do meu motor? Acho que precisaria especificar KV e tensão de trabalho, não?
E se esse motor fosse fechado em Y, ao invés de delta, a corrente máxima suportada pelo enrolamento seria de 39,13A? Estes cálculos foram realizados no Drive Calculator, certo?!
Disney[/quote:d9afc2822c]
Sim, entre os parênteses "pode" ser a medida do estator.
Cada fabricante adota uma nomenclatura diferente.
E novamente, sim, os cálculos foram feitos pelo DriveCalc, que dá resultados não exatos, mas bastante aproximados, que nos permite ter parâmetros iniciais para análises.
[size=18:d9afc2822c][b:d9afc2822c]9N6P(_________) 4x0,51D[/b:d9afc2822c][/size:d9afc2822c]
A parte entre parênteses ainda não sei o que é mas parece estar relacionado com a medida do estator. Definindo assim, qualquer pessoa seria capaz de saber as especificações corretas do meu motor? Acho que precisaria especificar KV e tensão de trabalho, não?
E se esse motor fosse fechado em Y, ao invés de delta, a corrente máxima suportada pelo enrolamento seria de 39,13A? Estes cálculos foram realizados no Drive Calculator, certo?!
Disney[/quote:d9afc2822c]
Sim, entre os parênteses "pode" ser a medida do estator.
Cada fabricante adota uma nomenclatura diferente.
E novamente, sim, os cálculos foram feitos pelo DriveCalc, que dá resultados não exatos, mas bastante aproximados, que nos permite ter parâmetros iniciais para análises.
[quote:c421b8ae5d="GRANATO"]
O melhor esquema é esse:
[img:c421b8ae5d]http://www.powerditto.de/Schema/9ND3.jpg[/img:c421b8ae5d][/quote:c421b8ae5d]
Eita, analisando agora com mais calma este esquema, surgiu uma dúvida cruel! Acho que o trabalho que já fiz em casa está perdido! Ai, ai, ai minhas mãos!!!! :shock:
Só para confirmar: O enrolamento do fio nas bobinas 1, 4 e 7 se faz no sentido anti-horário (olhando-se a bobina pela frente da haleta)? Enquanto que as outras bobinas (enrolamento 2, 5 e 8 em vermelho e 9, 3 e 6 em azul) tem seus enrolamentos feitos no sentido horário? Existe esta necessidade imperiosa de sentido ou não?
Disney
O melhor esquema é esse:
[img:c421b8ae5d]http://www.powerditto.de/Schema/9ND3.jpg[/img:c421b8ae5d][/quote:c421b8ae5d]
Eita, analisando agora com mais calma este esquema, surgiu uma dúvida cruel! Acho que o trabalho que já fiz em casa está perdido! Ai, ai, ai minhas mãos!!!! :shock:
Só para confirmar: O enrolamento do fio nas bobinas 1, 4 e 7 se faz no sentido anti-horário (olhando-se a bobina pela frente da haleta)? Enquanto que as outras bobinas (enrolamento 2, 5 e 8 em vermelho e 9, 3 e 6 em azul) tem seus enrolamentos feitos no sentido horário? Existe esta necessidade imperiosa de sentido ou não?
Disney
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- GRANATO
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Tem que ser exatamente como no esquema. Uma das bobinas é no sentido anti-horário e as outras duas no sentido horário.
É dessa maneira para que os fios saiam aos pares como na foto, ficando já posicionados para o fechamento em Delta.
Se fizer tudo no mesmo sentido isso não ocorre, sendo necessário marcar o início e fim de cada uma das fases para fazer a ligação, que seria assim, para cada caso:
[img:c521657a61]http://www.baronerosso.it/forum/attachments/aeromodellismo-volo-elett-realizzazione-motori/81849d1225057954-motore-brushless-corto-9n12p.jpg[/img:c521657a61]
É dessa maneira para que os fios saiam aos pares como na foto, ficando já posicionados para o fechamento em Delta.
Se fizer tudo no mesmo sentido isso não ocorre, sendo necessário marcar o início e fim de cada uma das fases para fazer a ligação, que seria assim, para cada caso:
[img:c521657a61]http://www.baronerosso.it/forum/attachments/aeromodellismo-volo-elett-realizzazione-motori/81849d1225057954-motore-brushless-corto-9n12p.jpg[/img:c521657a61]
Ok! Eu ia terminar por ligar certo pois, como sabia que tratava-se de uma ligação em delta, cada bobina fica na aresta do triângulo formado (delta). Só teria que identificar realmente a entrada e saída de cada bobina e teria que fazer mais voltas em cima do estator, aumentando o volume de fios nesta região, o que não fica esteticamente legal e eletricamente não é bom.
Vou refazer mais uma vez o enrolamento (terceira vez), agora tendo o cuidado de observar o sentido de enrolamento. O bom é que vou pegando prática... e acabando com meus dedos! :shock:
Disney
Vou refazer mais uma vez o enrolamento (terceira vez), agora tendo o cuidado de observar o sentido de enrolamento. O bom é que vou pegando prática... e acabando com meus dedos! :shock:
Disney
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[quote:4a89eb574c="Yensid"]Vou refazer mais uma vez o enrolamento (terceira vez), agora tendo o cuidado de observar o sentido de enrolamento. O bom é que vou pegando prática... e acabando com meus dedos! :shock:
Disney[/quote:4a89eb574c]
Fica tranquilo, que lá pela 10a. vez já vai estar acostumado e calejado :lol: :lol:
Disney[/quote:4a89eb574c]
Fica tranquilo, que lá pela 10a. vez já vai estar acostumado e calejado :lol: :lol:
[size=18:6db6ce14d9][b:6db6ce14d9]O enrolamento do motor que queimou:[/b:6db6ce14d9][/size:6db6ce14d9]
Ontem consegui concluir o enrolamento do motor Toward Pro, depois de realizá-lo por 3 vezes por completo e algumas vezes de forma incompleta pois encontrava curto nas bobinas após o enrolamento. No de ontem, não observei curto e pareceu que ficou bom, para ser o primeiro... seguem as fotos para as críticas.
[img:6db6ce14d9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pQunNO7Yj2gs3H1YqRGhLjGVFBwRjfSmvNCA2IH4r3rB5MkPLiRuSSWEAwdvdxGoLjVT_xLwEHklQ5GhwWMdo-g/Ghost%20Arrow%20077p.jpg[/img:6db6ce14d9]
[img:6db6ce14d9]https://public.blu.livefilestore.com/y1p_YQ55qC3uE4ah9hZDY8KbjVFN8lXr_KZaRzvaGso0eG7HIitjomn2U7IEvcqLDDAq7zdxGKoDuU8VvIq855XHw/Ghost%20Arrow%20078p.jpg[/img:6db6ce14d9]
Usei termorretrátil para melhorar o isolamento deste ponto das bobinas. :?: Não sei se é adequado mas era o melhor material que dispunha no momento.
[img:6db6ce14d9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pwfB8PCC58NV7BLy-pH89PRIqW_tMAiSV5nw2vKhQbAcIh3bCtmsMMkh_N3F-YS0wub1KmeYOBk0TEzA1f0a9EA/Ghost%20Arrow%20079p.jpg[/img:6db6ce14d9]
Realizei antes alguns cálculos no Drive Calculator e fiquei perplexo com o que el mostrou. :roll:
[img:6db6ce14d9]https://public.blu.livefilestore.com/y1phrQtUkf9_vJbCFO0QbMD_pfQp-Cq4sAJ8lFPjaGKt4ACj5t6-bwVE-k3ZPEn2jRPbLWG84dFtFZGuYOaLyLJFA/Ghost_Arrow_Drive_Calculator001.jpg[/img:6db6ce14d9]
Fui em Tools ---> Wire & Stator Calculator...
[img:6db6ce14d9]https://public.blu.livefilestore.com/y1psqJysYdcmOaLMk7CrRbJLHZ6iU03UC0SeVxB1lznmGcKdnHUn4Wvo47Y0OQhaKYiTYUzub63Q_kSkMYU8cCW0w/Ghost_Arrow_Drive_Calculator002.jpg[/img:6db6ce14d9]
E na janela que se abriu, cliquei em NEW e preenchi os dados do meu motor, realizando as medidas com o paquímetro digital. Neste primeiro momento, utilizando fio 24AWG triplo, o programa me sugere que tenho condições de colocar 7 voltas em cada espira, se não estiver enganado. :shock:
[img:6db6ce14d9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pb1qDSOYjGZii1V1mdNqVqQ8gNbDLs88cdY7Xa_qen8jRnyJN7vKe-l45h_4vmH9YUNBL9KwCNGHrQ62iiGRjJw/Ghost_Arrow_Drive_Calculator003.jpg[/img:6db6ce14d9]
E se utilizasse fio quádruplo, conseguiria ainda colocar 5 voltas! :shock: :shock: :shock: Mas isso é só para grandes mestres em enrolamento, acho. Agora, que ficaria muito bom, a isso ficaria! Um motor com mais de 3000KV e que suportaria em torno de 90A :twisted: acho que ficaria um foguete, não?!
Mas isso fica para o futuro, após praticar muuuuuiiiiiittttooooo!!!
Disney
Ontem consegui concluir o enrolamento do motor Toward Pro, depois de realizá-lo por 3 vezes por completo e algumas vezes de forma incompleta pois encontrava curto nas bobinas após o enrolamento. No de ontem, não observei curto e pareceu que ficou bom, para ser o primeiro... seguem as fotos para as críticas.
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Usei termorretrátil para melhorar o isolamento deste ponto das bobinas. :?: Não sei se é adequado mas era o melhor material que dispunha no momento.
[img:6db6ce14d9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pwfB8PCC58NV7BLy-pH89PRIqW_tMAiSV5nw2vKhQbAcIh3bCtmsMMkh_N3F-YS0wub1KmeYOBk0TEzA1f0a9EA/Ghost%20Arrow%20079p.jpg[/img:6db6ce14d9]
Realizei antes alguns cálculos no Drive Calculator e fiquei perplexo com o que el mostrou. :roll:
[img:6db6ce14d9]https://public.blu.livefilestore.com/y1phrQtUkf9_vJbCFO0QbMD_pfQp-Cq4sAJ8lFPjaGKt4ACj5t6-bwVE-k3ZPEn2jRPbLWG84dFtFZGuYOaLyLJFA/Ghost_Arrow_Drive_Calculator001.jpg[/img:6db6ce14d9]
Fui em Tools ---> Wire & Stator Calculator...
[img:6db6ce14d9]https://public.blu.livefilestore.com/y1psqJysYdcmOaLMk7CrRbJLHZ6iU03UC0SeVxB1lznmGcKdnHUn4Wvo47Y0OQhaKYiTYUzub63Q_kSkMYU8cCW0w/Ghost_Arrow_Drive_Calculator002.jpg[/img:6db6ce14d9]
E na janela que se abriu, cliquei em NEW e preenchi os dados do meu motor, realizando as medidas com o paquímetro digital. Neste primeiro momento, utilizando fio 24AWG triplo, o programa me sugere que tenho condições de colocar 7 voltas em cada espira, se não estiver enganado. :shock:
[img:6db6ce14d9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pb1qDSOYjGZii1V1mdNqVqQ8gNbDLs88cdY7Xa_qen8jRnyJN7vKe-l45h_4vmH9YUNBL9KwCNGHrQ62iiGRjJw/Ghost_Arrow_Drive_Calculator003.jpg[/img:6db6ce14d9]
E se utilizasse fio quádruplo, conseguiria ainda colocar 5 voltas! :shock: :shock: :shock: Mas isso é só para grandes mestres em enrolamento, acho. Agora, que ficaria muito bom, a isso ficaria! Um motor com mais de 3000KV e que suportaria em torno de 90A :twisted: acho que ficaria um foguete, não?!
Mas isso fica para o futuro, após praticar muuuuuiiiiiittttooooo!!!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
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