EMB-312 T27 - Tucano 1200mm planta do saratiel balsa

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Luis_Claudio
membro
Mensagens: 1770
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 2:52 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Luis_Claudio »

Grande Zoil!

A recíproca é verdadeira amigo! Realmente vou acompanhar de perto este Tucano.

Abraços a todos,
Luis

[quote:ffee43eee9="Zoil Junior"][quote:ffee43eee9="Luis_Claudio"]Bom dia Mac!

Está um espetáculo esta sua construção, após vários meses afastado daqui do forum, vale à pena voltar.

Abraços,
Luis[/quote:ffee43eee9]

Caro amigo Luis, que felicidade te ver de volta por aqui.
Este tucano do Marco vai virar referencia.
Abraço.[/quote:ffee43eee9]
Luis Claudio
"Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental."
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:e6b0432459="Luis_Claudio"]Bom dia Mac!

Está um espetáculo esta sua construção, após vários meses afastado daqui do forum, vale à pena voltar.

Abraços,
Luis[/quote:e6b0432459]

[quote:e6b0432459="Zoil Junior"]
Caro amigo Luis, que felicidade te ver de volta por aqui.
Este tucano do Marco vai virar referencia.
Abraço.[/quote:e6b0432459]

Caros amigos Luis Claudio e Zoil,

Fico lisonjeado em saber que estão gostando da construção, mas lembrem-se que a planta do amigo Saratiel ajuda e muito a construção e isso só aumenta a minha responsabilidade em "fazer bem feito".

Tenho procurado deixar este modelo o mais escala possível, paralelo a isso tenho feito algumas modificações para tornar a planta um pouco mais fácil à minha forma de montar um aero.

Neste momento estou num dilema em colocar ou não as hastes com amortecimento, pois a haste da bequilha não irá ficar boa. Como a roda fica na lateral da haste, terei que bolar algum adaptador ou uma forquilha para acondicionar a roda alinhada à haste.

Abs

Marco Aurelio
Anexos
20120429_205325.jpg
20120429_205325.jpg (35.05 KiB) Exibido 10881 vezes
20120429_205228.jpg
20120429_205228.jpg (34.36 KiB) Exibido 10881 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Camarão
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Fev 06, 2012 8:34 pm
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem por Camarão »

Marco, sou novato em aeromodelismo. E acompanhar a sua construção tem mostrado como é complicado e ao mesmo tempo, como é prazeroso resolver cada entrave na construção.
Parabéns e obrigado por todas as dicas.

Luciano Camarão
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:feb70d40af="Camarão"]Marco, sou novato em aeromodelismo. E acompanhar a sua construção tem mostrado como é complicado e ao mesmo tempo, como é prazeroso resolver cada entrave na construção.
Parabéns e obrigado por todas as dicas.

Luciano Camarão[/quote:feb70d40af]
Luciano,

Existem construções mais simples para quem está iniciando. As complicações desta construção, na verdade, foram criadas por mim mesmo, devido ao grau de fidelidade que pretendo dar ao modelo real. Modelos menos "escala" ficam mais fáceis de construir.

Mas se pretende começar a construir, a minha dica é: Comece pelos modelos treinadores, pode ser em balsa, depron ou isopor, mas escolha um modelo simples e vá se acostumando com a construção.

Abs e obrigado por acompanhar.

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Pessoal,

Fui vencido pelas hastes do trem de pouso. Vou colocar arames de aço mola mesmo.

Com todas as gambiarras e adaptações possíveis o modelo não iria ficar legal e com certeza não haveria o alinhamento no eixo longitudinal em relação ao solo e isso poderia dificultar nas decolagens e pousos.

Para não deixar a perna do trem muito "seca" vou mandar confeccionar as hastes dobradas com molas para aliviar um pouco a carga que será transmitida aos mecanismos do trem retrátil.

Abaixo uma cópia do desenho que fiz para a empresa que faz esse serviços para mim. deverá ser usado aço mola de 3 mm para as peças.

[img:ffe764ccbf]http://img252.imageshack.us/img252/6318/hastestremdepouso3mm.jpg[/img:ffe764ccbf]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:e44b241df0="Mac2"]Pessoal,

Fui vencido pelas hastes do trem de pouso. Vou colocar arames de aço mola mesmo.

Com todas as gambiarras e adaptações possíveis o modelo não iria ficar legal e com certeza não haveria o alinhamento no eixo longitudinal em relação ao solo e isso poderia dificultar nas decolagens e pousos.

Para não deixar a perna do trem muito "seca" vou mandar confeccionar as hastes dobradas com molas para aliviar um pouco a carga que será transmitida aos mecanismos do trem retrátil.

Abaixo uma cópia do desenho que fiz para a empresa que faz esse serviços para mim. deverá ser usado aço mola de 3 mm para as peças.

[img:e44b241df0]http://img252.imageshack.us/img252/6318/hastestremdepouso3mm.jpg[/img:e44b241df0]

Abs

Marco Aurelio[/quote:e44b241df0]
Vixi Marco, acho que perdir alguma coisa, ou melhor algum tópico, pois não entendi o que queria fazer...
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Warne,

Eu ia usar hastes com amortecedores nos retráteis, mas não consegui uma adaptação decente para isso, portanto, vai no velho e bom arame de aço mola...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Oi Mac!

O arame de aço mola de forma alguma vai deixar seu modelo menos bonito pode não ser fidelíssimo ao verdadeiro mas vai ficar lindo!

Olha se eu tivesse com grana sobrando e se as importações não estivessem tão problemáticas.

Eu compraria aquele torninho da HK só para fazer essas peças difíceis de encontrar.

Grande Abraço.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:a8d41b58c4="AndersonSP"]Oi Mac!

O arame de aço mola de forma alguma vai deixar seu modelo menos bonito pode não ser fidelíssimo ao verdadeiro mas vai ficar lindo!

Olha se eu tivesse com grana sobrando e se as importações não estivessem tão problemáticas.

Eu compraria aquele torninho da HK só para fazer essas peças difíceis de encontrar.

Grande Abraço.[/quote:a8d41b58c4]
Seria uma boa ideia, mas antes eu teria que fazer um curso, pois nunca mexi com essas coisas. Minha experiência profissional é com administração e tecnologia da informação, mas ainda farei um curso de mecânica só para satisfazer este gosto.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Quinhas
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Ago 14, 2011 8:51 pm

Mensagem por Quinhas »

Amigo, eu como adorador de tucanos, posso dizer que este seu projeto está ficando pra lá de ótimo, estou acompanhando com certeza.
Responder