EMB-312 T27 - Tucano 1200mm planta do saratiel balsa
[quote:4180e93c85="Panda"]O turbo helice para aeromodelos é como?[/quote:4180e93c85]
[url]http://www.youtube.com/watch?v=8wGH2qVfhrc[/url]
[yt]8wGH2qVfhrc[/yt]
E aqui o turbo-helice em um Ugly Stick
[url]http://www.youtube.com/watch?v=oGNxyW2teC0[/url]
[yt]oGNxyW2teC0[/yt]
Abs
Marco Aurelio
[url]http://www.youtube.com/watch?v=8wGH2qVfhrc[/url]
[yt]8wGH2qVfhrc[/yt]
E aqui o turbo-helice em um Ugly Stick
[url]http://www.youtube.com/watch?v=oGNxyW2teC0[/url]
[yt]oGNxyW2teC0[/yt]
Abs
Marco Aurelio
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Comecei a preparar as estruturas de sustentação dos trens retráteis.
Para os trens principais, fixei um "trilho" de birch plywood de 5 mm (sanduiche de duas peças de 2,5mm). Para fixar estes trilhos, construi nervuras falsas em plywood e as colei nas nervuras, sendo ancoradas nas longarinas das asas.
As fotos falam melhor que as palavras, então vamos a elas..
Abs
Marco Aurelio
Para os trens principais, fixei um "trilho" de birch plywood de 5 mm (sanduiche de duas peças de 2,5mm). Para fixar estes trilhos, construi nervuras falsas em plywood e as colei nas nervuras, sendo ancoradas nas longarinas das asas.
As fotos falam melhor que as palavras, então vamos a elas..
Abs
Marco Aurelio
- Anexos
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- Fabiano-Bono
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[quote:9228020a19="bono3d"]Mac,
Muito bacana acompanhar a instalação desses retráteis. Quais as diferenças entre os mecânicos e os pneumáticos? Por que escolheu o pneumático?[/quote:9228020a19]
Olá Bono3d,
Para os retráteis mecânicas, são necessários servos para o acionamento do mecanismo, na melhor das hipóteses estaria usando 2 servos mini metalgear.
Como este aeromodelo vai usar 7 servos (sem contar os retráteis) optei pelos pneumáticos para reduzir o consumo de corrente eletrica para os "acessórios"
A desvantagem dos pneumáticos é que terei sempre que encher o tanque com ar comprimido, enquanto nos mecânicos não precisaria disso.
Abs
Marco Aurelio
Muito bacana acompanhar a instalação desses retráteis. Quais as diferenças entre os mecânicos e os pneumáticos? Por que escolheu o pneumático?[/quote:9228020a19]
Olá Bono3d,
Para os retráteis mecânicas, são necessários servos para o acionamento do mecanismo, na melhor das hipóteses estaria usando 2 servos mini metalgear.
Como este aeromodelo vai usar 7 servos (sem contar os retráteis) optei pelos pneumáticos para reduzir o consumo de corrente eletrica para os "acessórios"
A desvantagem dos pneumáticos é que terei sempre que encher o tanque com ar comprimido, enquanto nos mecânicos não precisaria disso.
Abs
Marco Aurelio
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[quote:9037c0a60e="marinho"]Tá absurdo de bom hein Marco! Você está cada dia mais calibrado nisso aí![/quote:9037c0a60e]
Tá nada Marinho,
O corte manual demanda muitos ajustes na montagem e sempre fica uma "caca" para trás...
Bom que estou me sentindo mais a vontade com o material não posso negar, também todo esse tempo desempregado tinha que servir para alguma coisa :roll: :roll: :roll:
Abs
Marco Aurelio
Tá nada Marinho,
O corte manual demanda muitos ajustes na montagem e sempre fica uma "caca" para trás...
Bom que estou me sentindo mais a vontade com o material não posso negar, também todo esse tempo desempregado tinha que servir para alguma coisa :roll: :roll: :roll:
Abs
Marco Aurelio
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- Fabiano-Bono
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[quote:9688134fc6="bono3d"]Se fosse mecânico, seria um servo para cada braço?
Nunca vi, mas ia se legal de o mesmo servo acionasse o flap e o trem juntos.[/quote:9688134fc6]
Até dá para colocar um único servo para os dois retráteis das asas, mas é um parto regular isso.
Compartilhar o servo entre o retrátil e flaps não acho boa ideia, eu não costumo usar os flaps para a decolagem e usando o mesmo servo, seria obrigado a sempre acionar os dois mecanismos simultaneamente...
O mais fácil de instalar são os servoless, mas como disse anteriormente, é mais consumo de energia...
Abs
Marco Aurelio
Nunca vi, mas ia se legal de o mesmo servo acionasse o flap e o trem juntos.[/quote:9688134fc6]
Até dá para colocar um único servo para os dois retráteis das asas, mas é um parto regular isso.
Compartilhar o servo entre o retrátil e flaps não acho boa ideia, eu não costumo usar os flaps para a decolagem e usando o mesmo servo, seria obrigado a sempre acionar os dois mecanismos simultaneamente...
O mais fácil de instalar são os servoless, mas como disse anteriormente, é mais consumo de energia...
Abs
Marco Aurelio
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Continuando com a construção a passos lentos, hoje fiz o trilho do mecanismo do trem retrátil da bequilha e o montante do motor.
Ainda vou colocar algumas varetas triangulares para travar a fixação do montante.
Para o trilho do mecanismo utilizei caixeta, por ser resistente e não tão pesada. Para o montante do motor, utilizei Plywood de 2,5 mm
Em relação ao motor, mudei de idéia, não vou colocar mais o GT2826/6. O bicho vai ficar muito pesado. O 2826 é quase 100g mais pesado que o 3536.
Com o 3536 terei cerca de 2000 g de empuxo estático, com um pitch speedy de 108,3 km/h e consumo máximo na faixa dos 37A. tempo estimado de voo misto com um pack LiFepo4 4S 2300: 8 a 12 minutos
Abs
Marco Aurelio
Ainda vou colocar algumas varetas triangulares para travar a fixação do montante.
Para o trilho do mecanismo utilizei caixeta, por ser resistente e não tão pesada. Para o montante do motor, utilizei Plywood de 2,5 mm
Em relação ao motor, mudei de idéia, não vou colocar mais o GT2826/6. O bicho vai ficar muito pesado. O 2826 é quase 100g mais pesado que o 3536.
Com o 3536 terei cerca de 2000 g de empuxo estático, com um pitch speedy de 108,3 km/h e consumo máximo na faixa dos 37A. tempo estimado de voo misto com um pack LiFepo4 4S 2300: 8 a 12 minutos
Abs
Marco Aurelio
- Anexos
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- Montante encaixado no lugar
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- Vista frontal do montante encaixado no local
- 20120426_114901.jpg (35.78 KiB) Exibido 9560 vezes
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- 20120426_114840.jpg (33.33 KiB) Exibido 9560 vezes
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- Mecanismo do trem retrátil sobre os trilhos
- 20120426_114822.jpg (36.93 KiB) Exibido 9560 vezes
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- trilhos de caixeta colados com epoxy
- 20120426_114734.jpg (37.32 KiB) Exibido 9560 vezes
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- Fixação superior dos trilhos de caixeta com parafusos
- 20120426_114714.jpg (37.05 KiB) Exibido 9560 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Bruno Kurt
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