EMB-312 T27 - Tucano 1200mm planta do saratiel balsa

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:4180e93c85="Panda"]O turbo helice para aeromodelos é como?[/quote:4180e93c85]
[url]http://www.youtube.com/watch?v=8wGH2qVfhrc[/url]
[yt]8wGH2qVfhrc[/yt]

E aqui o turbo-helice em um Ugly Stick

[url]http://www.youtube.com/watch?v=oGNxyW2teC0[/url]
[yt]oGNxyW2teC0[/yt]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Comecei a preparar as estruturas de sustentação dos trens retráteis.

Para os trens principais, fixei um "trilho" de birch plywood de 5 mm (sanduiche de duas peças de 2,5mm). Para fixar estes trilhos, construi nervuras falsas em plywood e as colei nas nervuras, sendo ancoradas nas longarinas das asas.

As fotos falam melhor que as palavras, então vamos a elas..

Abs

Marco Aurelio
Anexos
20120417_225823.jpg
20120417_225823.jpg (34.81 KiB) Exibido 9904 vezes
20120417_225812.jpg
20120417_225812.jpg (36.78 KiB) Exibido 9904 vezes
20120417_225751.jpg
20120417_225751.jpg (37.23 KiB) Exibido 9904 vezes
20120417_225735.jpg
20120417_225735.jpg (34.44 KiB) Exibido 9904 vezes
20120417_225725.jpg
20120417_225725.jpg (32.51 KiB) Exibido 9904 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Fabiano-Bono
membro
Mensagens: 435
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 8:14 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por Fabiano-Bono »

Mac,
Muito bacana acompanhar a instalação desses retráteis. Quais as diferenças entre os mecânicos e os pneumáticos? Por que escolheu o pneumático?
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:9228020a19="bono3d"]Mac,
Muito bacana acompanhar a instalação desses retráteis. Quais as diferenças entre os mecânicos e os pneumáticos? Por que escolheu o pneumático?[/quote:9228020a19]
Olá Bono3d,

Para os retráteis mecânicas, são necessários servos para o acionamento do mecanismo, na melhor das hipóteses estaria usando 2 servos mini metalgear.

Como este aeromodelo vai usar 7 servos (sem contar os retráteis) optei pelos pneumáticos para reduzir o consumo de corrente eletrica para os "acessórios"

A desvantagem dos pneumáticos é que terei sempre que encher o tanque com ar comprimido, enquanto nos mecânicos não precisaria disso.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

Tá absurdo de bom hein Marco! Você está cada dia mais calibrado nisso aí!
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:9037c0a60e="marinho"]Tá absurdo de bom hein Marco! Você está cada dia mais calibrado nisso aí![/quote:9037c0a60e]
Tá nada Marinho,

O corte manual demanda muitos ajustes na montagem e sempre fica uma "caca" para trás...

Bom que estou me sentindo mais a vontade com o material não posso negar, também todo esse tempo desempregado tinha que servir para alguma coisa :roll: :roll: :roll:

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Fabiano-Bono
membro
Mensagens: 435
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 8:14 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por Fabiano-Bono »

Se fosse mecânico, seria um servo para cada braço?

Nunca vi, mas ia se legal de o mesmo servo acionasse o flap e o trem juntos.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:9688134fc6="bono3d"]Se fosse mecânico, seria um servo para cada braço?

Nunca vi, mas ia se legal de o mesmo servo acionasse o flap e o trem juntos.[/quote:9688134fc6]
Até dá para colocar um único servo para os dois retráteis das asas, mas é um parto regular isso.

Compartilhar o servo entre o retrátil e flaps não acho boa ideia, eu não costumo usar os flaps para a decolagem e usando o mesmo servo, seria obrigado a sempre acionar os dois mecanismos simultaneamente...

O mais fácil de instalar são os servoless, mas como disse anteriormente, é mais consumo de energia...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Continuando com a construção a passos lentos, hoje fiz o trilho do mecanismo do trem retrátil da bequilha e o montante do motor.

Ainda vou colocar algumas varetas triangulares para travar a fixação do montante.

Para o trilho do mecanismo utilizei caixeta, por ser resistente e não tão pesada. Para o montante do motor, utilizei Plywood de 2,5 mm

Em relação ao motor, mudei de idéia, não vou colocar mais o GT2826/6. O bicho vai ficar muito pesado. O 2826 é quase 100g mais pesado que o 3536.

Com o 3536 terei cerca de 2000 g de empuxo estático, com um pitch speedy de 108,3 km/h e consumo máximo na faixa dos 37A. tempo estimado de voo misto com um pack LiFepo4 4S 2300: 8 a 12 minutos

Abs

Marco Aurelio
Anexos
Montante encaixado no lugar
Montante encaixado no lugar
20120426_114917.jpg (34.98 KiB) Exibido 9560 vezes
Vista frontal do montante encaixado no local
Vista frontal do montante encaixado no local
20120426_114901.jpg (35.78 KiB) Exibido 9560 vezes
20120426_114840.jpg
20120426_114840.jpg (33.33 KiB) Exibido 9560 vezes
Mecanismo do trem retrátil sobre os trilhos
Mecanismo do trem retrátil sobre os trilhos
20120426_114822.jpg (36.93 KiB) Exibido 9560 vezes
trilhos de caixeta colados com epoxy
trilhos de caixeta colados com epoxy
20120426_114734.jpg (37.32 KiB) Exibido 9560 vezes
Fixação superior dos trilhos de caixeta com parafusos
Fixação superior dos trilhos de caixeta com parafusos
20120426_114714.jpg (37.05 KiB) Exibido 9560 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Bruno Kurt
membro
Mensagens: 898
Registrado em: Ter Fev 01, 2011 1:38 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Bruno Kurt »

Marco,

Simplesmente lindão seu aero.

A construção está impecável, com relação aos retráteis, a acomodação ficará certinha na fuselagem?

Abs
Bruno Zanelli - Futaba 7C, ZAGI, Stick 10cc, Escapade, Corsair 20cc e P 51 20cc
Responder