EMB-312 T27 - Tucano 1200mm planta do saratiel balsa

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Pessoal,

Hoje recebi as pernas do trem de pouso. Ao vivo são muito mais bonitos que por fotos...

Gostei muito do trabalho que o Luiz fez e fica a dica de quem precisar deste tipo de peça.

Vejam as fotos das pernas montadas, prontas para serem instaladas no modelo

Abs

Marco Aurelio
Anexos
20120811_115931.jpg
20120811_115931.jpg (32.38 KiB) Exibido 21036 vezes
20120811_115716.jpg
20120811_115716.jpg (31.72 KiB) Exibido 21036 vezes
20120811_115702.jpg
20120811_115702.jpg (35.37 KiB) Exibido 21036 vezes
20120811_115525.jpg
20120811_115525.jpg (31.09 KiB) Exibido 21036 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
famosoale
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Ter Fev 01, 2011 11:54 pm
Localização: Botucatu, SP

Mensagem por famosoale »

aí já tá apelando em Mac...rs coisa linda...depois quero ver em funcionamento lá o esquema da tampa do retrátil, achei muito interessante o formato.

Abraços!!
Atenciosamente,
Alexandre Lopes
Avatar do usuário
ivanildoalmeida
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Sáb Set 01, 2012 10:29 pm

Mensagem por ivanildoalmeida »

e ai colega como esta o aero?
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:d34903add9="ivanildoalmeida"]e ai colega como esta o aero?[/quote:d34903add9]
Um pouco parada, por falta de tempo mesmo
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
alexandreggoncalves
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 9:30 am
Localização: Santo André/SP

Mensagem por alexandreggoncalves »

[quote:aa63c58ac0="Mac2"]Mais um pequeno avanço.

Fechei as asas e fiz o acabamento do contorno da fuselagem;
Construí a peça que irá acomodar o mecanismo de acionamento dos retráteis pneumáticos e instalei os dispositivos:
- Válvula de retenção para abastecimento;
- Válvula reguladora do fluxo de ar;
- Válvula de acionamento dos retráteis;
- Servo para acionamento da válvula.

Abs

Marco Aurelio[/quote:aa63c58ac0]


Grande amigo.

Chegou minhas peças que faltavam, porém, fui testar o trem de pouso e não consegui encher o cilindro...

Você já conseguiu fazer esse teste?

O que notei, a valvula " - Válvula de retenção para abastecimento;" não passa ar.

Ai não sei se estou fazendo certo ou se conectei corretamente ou se a bomba que estou usando (manual) é muito fraca... o que vi é que não passa ar pela válvula...

Vc tem algum esquema ou manual deste trem de pouso? eu não achei nada na internet...

Mesmo assim, estou instalando pois como ele fica sempre aberto, depois eu vejo isso...

E a sua construção, como anda?

Abraço
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:9cf4d7a5b9="alexandreggoncalves"]
Grande amigo.

Chegou minhas peças que faltavam, porém, fui testar o trem de pouso e não consegui encher o cilindro...

Você já conseguiu fazer esse teste?

O que notei, a valvula " - Válvula de retenção para abastecimento;" não passa ar.

Ai não sei se estou fazendo certo ou se conectei corretamente ou se a bomba que estou usando (manual) é muito fraca... o que vi é que não passa ar pela válvula...

Vc tem algum esquema ou manual deste trem de pouso? eu não achei nada na internet...

Mesmo assim, estou instalando pois como ele fica sempre aberto, depois eu vejo isso...

E a sua construção, como anda?

Abraço[/quote:9cf4d7a5b9]
Olá Alexandre,

Que bom que chegaram as coisas.

A válvula de retenção é bem dura mesmo. Eu precisei esforçar bastante para que ela funcionasse.

Dá uma olhada nesse esquema, é bem parecido
[img:9cf4d7a5b9]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/795611604X337064X45.jpg[/img:9cf4d7a5b9]

O meu está um pouco parado. Não estou tendo tempo para trabalhar nos aeros, comecei há pouco tempo em um novo contrato e está bem corrido.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
alexandreggoncalves
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 9:30 am
Localização: Santo André/SP

Mensagem por alexandreggoncalves »

[quote:7a8ce7833c="Mac2"][quote:7a8ce7833c="alexandreggoncalves"]
Grande amigo.

Chegou minhas peças que faltavam, porém, fui testar o trem de pouso e não consegui encher o cilindro...

Você já conseguiu fazer esse teste?

O que notei, a valvula " - Válvula de retenção para abastecimento;" não passa ar.

Ai não sei se estou fazendo certo ou se conectei corretamente ou se a bomba que estou usando (manual) é muito fraca... o que vi é que não passa ar pela válvula...

Vc tem algum esquema ou manual deste trem de pouso? eu não achei nada na internet...

Mesmo assim, estou instalando pois como ele fica sempre aberto, depois eu vejo isso...

E a sua construção, como anda?

Abraço[/quote:7a8ce7833c]
Olá Alexandre,

Que bom que chegaram as coisas.

A válvula de retenção é bem dura mesmo. Eu precisei esforçar bastante para que ela funcionasse.

Dá uma olhada nesse esquema, é bem parecido
[img:7a8ce7833c]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/795611604X337064X45.jpg[/img:7a8ce7833c]

O meu está um pouco parado. Não estou tendo tempo para trabalhar nos aeros, comecei há pouco tempo em um novo contrato e está bem corrido.

Abs

Marco Aurelio[/quote:7a8ce7833c]


Cara, valeu... era a bomba que era fraca demais, não tinha pressão para encher o cilindro.

O que fiz? Fui na Sta. Efigênia e comprei um mini compressor "made in china"...

Pronto, resolvi, consegui encher, mas não sei quanto pressão posso colocar nesse cilindro, então no mini manômetro do compressor vou até 160 psi, que não sei se é exatamente o que está no cilindro.

Não comprei o "gauge" na hobby king pois tava em falta... mas depois vou mandar vir, para controlar isso melhor.

No mais, já instalei os 3 trens... e fiz funcionar para teste... ficou bom!!!

Agora é fixar os servos, laminar, lixar e terminar a asa + linkagem

Abraço!
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Pelo que li nos fóruns, esse cilindro agüenta, no máximo, 100 psi.

Abs

Marco Aurélio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
alexandreggoncalves
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 9:30 am
Localização: Santo André/SP

Mensagem por alexandreggoncalves »

[quote:70ad7be81e="Mac2"]Pelo que li nos fóruns, esse cilindro agüenta, no máximo, 100 psi.

Abs

Marco Aurélio[/quote:70ad7be81e]

Ai que está a dúvida, porque o medidor está antes da entrada do sistema, no próprio compressor, ai como a entrada de ar é forçada ele pode estar marcando errado.

O certo é eu comprar o medidor e instalar antes do ar entrar no cilindro depois da entrada de ar do sistema para me dar corretamente a pressão interna.

Eu paro quando o medidor do compressor está em 160psi mas na hora de usar o sistema lá pelo 3 ou 4 acionamento ele já perde a pressão e não recolhe completamente as rodas.

Porém, ainda não instalei o sistema corretamente, não posicionei as mangueiras que ainda estão mais compridas que o necessário, "gastando" mais ar que deveria.

Abraço, valeu pelas mensagens.
alexandreggoncalves
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 9:30 am
Localização: Santo André/SP

Mensagem por alexandreggoncalves »

[quote:1438a4b1f7="Mac2"]Pessoal,

A construção vai seguindo a passos de tartaruga.

Hoje iniciei o processo de construção do berço da asa. Utilizei balsa de 1 mm para fazer a base e preenchi com massa Renner para dar o acabamento arredondado.

Ainda falta lixar e isso só deverá acontecer amanhã. Vou esperar a massa secar bem.

Essa curvinha vai dar dor de cabeça para entelar...

Abs

Marco Aurelio[/quote:1438a4b1f7]

Grande amigo... como vai a força?!!!

Então, estava olhando teu post.... muito difícil fazer aquele acabamento entre o corpo e a asa e depois finalizar com massa e epoxi?... estou pensando em fazer no meu.

Outra coisa, uma proposta.... mas depende das medidas... Qual escala do teu avião? ( o meu ficou com 1,20m de asa )

Se for igual e se você tiver os moldes ainda, topa fazer para mim? Da teu preço ai, eu vou buscar.... é Campinas né??!!!

Se possível e estiver afim né! O meu molde do crow ficou uma m.... o do canopy ta bacana, mas preciso ver agora como fazer a bolha ahahahahahaha

essa semana dei mais uma continuidade ao modelo.

Abraço
Responder