EMB-312 T27 - Tucano 1200mm planta do saratiel balsa

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

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Mensagempor Mac2 » 05 Abr 2012 15:02

Piloto no posto, canopi pronto!

No momento somente aguardando a cura da cola.

Importante, para fixar o canopy à base do cockpit, utilizei uma cola própria para isso, velha conhecida dos modelistas.

Abs

Marco Aurelio
Anexos
20120405_145132.jpg
20120405_145132.jpg (35.57 KiB) Exibido 7779 vezes
20120405_145215.jpg
20120405_145215.jpg (34.04 KiB) Exibido 7779 vezes
20120405_145238.jpg
20120405_145238.jpg (37.92 KiB) Exibido 7779 vezes
20120405_145251.jpg
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Mensagempor Bruno Kurt » 05 Abr 2012 15:44

Marco,

Está lindo seu aero, parabéns.

Estou acompanhando.

Abs
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Mensagempor Mac2 » 05 Abr 2012 22:33

Pessoal,

Já estou começando a pensar no motor.

Minha ideia é colocar uma hélice tripá 10x7 para deixar o modelo mais escala.

Aqui em casa tenho várias opções de motores, desde um emax 2215/20 (muito fraco para este modelo) até um TR 4260-600 KV (muito forte).

Dos motores que tenho, acredito que dois sejam bons candidatos a compor o conjunto propulsor do modelo:
Turnigy TR 3536 - 1100 KV e Emax GT2826/5 860 KV. Pretendo usar um Pack LiFe 4S 2300 mAh 30C e um ESC Himodel Ice 45A

Pelas simulações que fiz, o motor Emax, apesar de maior, me pareceu mais adequado ao modelo e com certa sobra para aumentar a hélice, caso seja necessário.

[url=www.ecalc.ch/motorcalc_e.htm?ecalc&elevation=500&airtemp=25&batteries=a123_2300_-_30/50c&s=4&p=1&chargestate=normal&esc=max_50a&motor=emax&type=gt2826-05&propeller=apc_electric_e&diameter=10&pitch=7&blades=3]Emax GT2826/5[/url]:
[code:1:db57b618da]Empuxo estático: 2068,6g
RPM Máx: 9581
Pitch Speedy: 102,3 km/h
Corrente Máxima: 30,73 A
Peso do conjunto (Bateria + ESC + Motor + 10%) = 572g
Eficiência: 79,4%
[/code:1:db57b618da]

[url=www.ecalc.ch/motorcalc_e.htm?ecalc&elevation=500&airtemp=25&batteries=a123_2300_-_30/50c&s=4&p=1&chargestate=normal&esc=max_50a&motor=turnigy&type=tr35-36c&propeller=apc_electric_e&diameter=10&pitch=7&blades=3]Turnigy TR 3536/1100[/url] (reenrolado pelo nosso amigo Granato, mas estes dados são do motor original, portanto acredito que a eficiência seja um pouco maior)
[code:1:db57b618da]Empuxo estático: 1899g
RPM Máx: 9180
Pitch Speedy: 98 km/h
Corrente Máxima: 33,25A
Peso do conjunto (Bateria + ESC + Motor + 10%) = 496g
Eficiência: 59,9%[/code:1:db57b618da]

O motor 3536 vai trabalhar com a maior hélice aceitável para ele, portanto no limite. Este modelo, inicialmente deveria ficar com 1200 a 1300g, mas duvido que eu consiga chegar nesse peso e estou projetando 1500g de peso final. Para um aeromodelo Escala Esporte acredito ser um bom peso para esta envergadura.

Estou propenso a colocar o 2826 pela sobra e pela autonomia, mas terei que pagar o preço de 76g a mais no nariz do modelo.

Abs

Marco Aurelio
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Mensagempor Mac2 » 07 Abr 2012 22:45

Canopi + cockpit prontos.
semi-asas unidas e mesas dos servos dos ailerons construídas

Na união das asas acrescentei reforços de plywood de 2,5 mm, nas duas longarinas da asa.

Amanhã devo lixar o bordo de ataque.

Para terminar as asas ainda preciso que cheguem os mecanismos dos retráteis, que provavelmente não serão servoless. Os que tenho aqui são para aeros muito grandes e o peso é enorme: 54 g cada lado. Os retráteis das asas serão comandados por um único servo HXT900. Ainda falta a mesa para fixação dos servos dos flaps.

Seguem algumas fotos

Abs

Marco Aurelio
Anexos
20120407_174745.jpg
20120407_174745.jpg (37.46 KiB) Exibido 7597 vezes
20120407_174841.jpg
20120407_174841.jpg (33.47 KiB) Exibido 7597 vezes
20120407_223416.jpg
20120407_223416.jpg (38 KiB) Exibido 7597 vezes
20120407_223519.jpg
20120407_223519.jpg (35.86 KiB) Exibido 7597 vezes
20120407_223535.jpg
20120407_223535.jpg (33.62 KiB) Exibido 7597 vezes
20120407_223546.jpg
20120407_223546.jpg (37.81 KiB) Exibido 7597 vezes
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Mensagempor Mac2 » 10 Abr 2012 14:34

Pessoal,

Consegui resolver o problema do cowl, não ficou 100% como eu queria, mas como vai ser pintado, nem dará para notar a diferença.

Mesmo reduzindo o tamanho da peça, continuou a fazer vincos, como eles ficaram bem mais baixos, aproveitei a dica de alguns colegas e passei cola de PVC com um pedaço de sobra de material nestes vincos, pelo lado de dentro do cowl, após ter curado a cola (1 hora) lixei a parte externa até sumir o vinco, ficando apenas uma leve marca de onde eles estavam.

A vacuum forming é bem sensível aos menores detalhes, portanto quem for se aventurar neste tipo de conformagem, deve ter muito capricho na construção do molde, pois a menor saliência, o menor buraco serão transferidos para a peça final.

Aproveitei que todas as peças já estão prontos e montei o modelo com fita crepe, somente para ver como estava ficando. estou gostando do resultado...

Ah, até o momento o peso total está em 540g (sem nenhuma eletronica, lincagem ou acabamento)

seguem as fotos

Abs

Marco Aurelio
Anexos
20120410_141056.jpg
20120410_141056.jpg (37.14 KiB) Exibido 7489 vezes
20120410_141120.jpg
20120410_141120.jpg (35.94 KiB) Exibido 7489 vezes
20120410_141231.jpg
20120410_141231.jpg (32.21 KiB) Exibido 7489 vezes
20120410_141913.jpg
20120410_141913.jpg (36.99 KiB) Exibido 7489 vezes
20120410_141807.jpg
20120410_141807.jpg (37.35 KiB) Exibido 7489 vezes
20120410_141923.jpg
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Mensagempor benites » 10 Abr 2012 14:58

Ficou bom o resultado do cowl,agora Marco vau dar um pitaco,porque voce não faz um molde em fibra para ficar liso e sem imperfoções, só fazer as correcções com massa de poliéster,desta forma não vai transferir as imperfeições,sem contar que o molde vai servir para tirar várias peças sem romper,digo danificar o molde.

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Mensagempor Mac2 » 10 Abr 2012 15:14

[quote:3ee0b3c338="Benites"]Ficou bom o resultado do cowl,agora Marco vau dar um pitaco,porque voce não faz um molde em fibra para ficar liso e sem imperfoções, só fazer as correcções com massa de poliéster,desta forma não vai transferir as imperfeições,sem contar que o molde vai servir para tirar várias peças sem romper,digo danificar o molde.[/quote:3ee0b3c338]
Benites,

Você diz um molde em fibra de vidro com resina de poliéster? O cheiro desta resina impede que eu faça qualquer coisa com fibra no meu apartamento. O pessoal de casa não pode nem com cheiro de desodorante, imagine o estrago que faria esta resina... Procurei resina epoxy por aqui e não achei, na minha próxima ida a SP vou dar uma passadinha na Maxepoxy e comprar um pouco de resina epoxy...

Eu estava pensando em dar mais um trato nas imperfeições deste molde de gesso com massa acrílica. É uma trabalheira enorme, passa massa e lixa, passa massa e lixa, passa massa e lixa...

O problema maior é a vista que não está ajudando e só enxergo os defeitos depois da peça pronta.

Ainda tenho que evoluir muito neste tipo de trabalho, é uma longa caminhada, mas já dei o primeiro passo...

Abs

Marco Aurelio
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Mensagempor benites » 10 Abr 2012 15:27

[quote:30632dac24="Mac2"][quote:30632dac24="Benites"]Ficou bom o resultado do cowl,agora Marco vau dar um pitaco,porque voce não faz um molde em fibra para ficar liso e sem imperfoções, só fazer as correcções com massa de poliéster,desta forma não vai transferir as imperfeições,sem contar que o molde vai servir para tirar várias peças sem romper,digo danificar o molde.[/quote:30632dac24]
Benites,

Você diz um molde em fibra de vidro com resina de poliéster? O cheiro desta resina impede que eu faça qualquer coisa com fibra no meu apartamento. O pessoal de casa não pode nem com cheiro de desodorante, imagine o estrago que faria esta resina... Procurei resina epoxy por aqui e não achei, na minha próxima ida a SP vou dar uma passadinha na Maxepoxy e comprar um pouco de resina epoxy...

Eu estava pensando em dar mais um trato nas imperfeições deste molde de gesso com massa acrílica. É uma trabalheira enorme, passa massa e lixa, passa massa e lixa, passa massa e lixa...

O problema maior é a vista que não está ajudando e só enxergo os defeitos depois da peça pronta.

Ainda tenho que evoluir muito neste tipo de trabalho, é uma longa caminhada, mas já dei o primeiro passo...

Abs

Marco Aurelio[/quote:30632dac24]Sim um molde de fibra de vidro,com resina,a massa de poliester,é para cobrir as imperfeições,neste caso pintar com primer para voce pode ver as imperfeições no gesso,pinte o molde,com tinta específica para gesso,ai e cobrir e pintar,caso apareça mais imperfeições cobrir com gesso lixar e pintar novamente e pintar =massa =lixar,até ficar 100%.

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Mensagempor RODRIGOCP15 » 10 Abr 2012 15:33

Olá Mac,

Parabéns pela construção está ficando realmente excelente...
Achei curioso a asa, no P-51 que também estou construindo o flap é mais largo que o aileron e no Tucano é invertido, o aileron é mais largo.
Isso se explica pelo formato da asa?

Abraço

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Mensagempor Mac2 » 10 Abr 2012 15:41

[quote:edbab295fd="Benites"][quote:edbab295fd="Mac2"][quote:edbab295fd="Benites"]Ficou bom o resultado do cowl,agora Marco vau dar um pitaco,porque voce não faz um molde em fibra para ficar liso e sem imperfoções, só fazer as correcções com massa de poliéster,desta forma não vai transferir as imperfeições,sem contar que o molde vai servir para tirar várias peças sem romper,digo danificar o molde.[/quote:edbab295fd]
Benites,

Você diz um molde em fibra de vidro com resina de poliéster? O cheiro desta resina impede que eu faça qualquer coisa com fibra no meu apartamento. O pessoal de casa não pode nem com cheiro de desodorante, imagine o estrago que faria esta resina... Procurei resina epoxy por aqui e não achei, na minha próxima ida a SP vou dar uma passadinha na Maxepoxy e comprar um pouco de resina epoxy...

Eu estava pensando em dar mais um trato nas imperfeições deste molde de gesso com massa acrílica. É uma trabalheira enorme, passa massa e lixa, passa massa e lixa, passa massa e lixa...

O problema maior é a vista que não está ajudando e só enxergo os defeitos depois da peça pronta.

Ainda tenho que evoluir muito neste tipo de trabalho, é uma longa caminhada, mas já dei o primeiro passo...

Abs

Marco Aurelio[/quote:edbab295fd]Sim um molde de fibra de vidro,com resina,a massa de poliester,é para cobrir as imperfeições,neste caso pintar com primer para voce pode ver as imperfeições no gesso,pinte o molde,com tinta específica para gesso,ai e cobrir e pintar,caso apareça mais imperfeições cobrir com gesso lixar e pintar novamente e pintar =massa =lixar,até ficar 100%.[/quote:edbab295fd]
Entendi Benites, o segredo é pintar para ver as imperfeições...

Tinta para gesso costuma ter base PVA, tenho aqui em casa esmalte acrílico (base água) com acabamento brilhante, mas é branco. Nada impede de eu adicionar algumas gotas de corante preto para dar um tom de cinza. Nesse momento acabei de preencher algumas imperfeições com massa acrílica, deixei as espátulas e acessórios de lado e passei a massa com os dedos molhados, tal qual fazíamos para moldar Durepoxi. Acho que consegui resultados melhores na aplicação da massa...

Assim que secar a massa, vou fazer uma sessão de lixa e pintar com esta tinta que tenho aqui para ver como fica.

Valeu pelas dicas

Abs

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Mensagempor Mac2 » 10 Abr 2012 15:48

[quote:2bdc258b74="RODRIGOCP15"]Olá Mac,

Parabéns pela construção está ficando realmente excelente...
Achei curioso a asa, no P-51 que também estou construindo o flap é mais largo que o aileron e no Tucano é invertido, o aileron é mais largo.
Isso se explica pelo formato da asa?

Abraço[/quote:2bdc258b74]
RodrigoCP15,

Essa característica é própria do planta do amigo Saratiel, ele assim o fez para melhorar a resposta aos comando do aeromodelo.

No Tucano real, os flaps são mais largos que os ailerons, dá para se ver isso na foto abaixo:
[img:2bdc258b74]http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/6/3/8/1747836.jpg[/img:2bdc258b74]

Abs

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Mensagempor Mac2 » 10 Abr 2012 19:40

Pessoal,

Mal acabei de fechar negócio com um colega do forum já estou postando uma dúvida sobre o equipamento.

Comprei um conjunto de mini retráteis pneumáticos (foto abaixo), recomendado para modelos entre 1,5 e 2 kg.
[img:72e345cc88]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/LG-9-0001.jpg[/img:72e345cc88]

Mas me surgiu a seguinte dúvida: As asas são removíveis e como ficaria a ligação das mangueiras com este tipo de asa? Existe algum "quick link" para as mangueiras de ar? Como isso é feito normalmente?

Abs

Marco Aurelio
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Mensagempor warne » 11 Abr 2012 09:32

[quote:479ed3f333="Mac2"]Pessoal,

Mal acabei de fechar negócio com um colega do forum já estou postando uma dúvida sobre o equipamento.

Comprei um conjunto de mini retráteis pneumáticos (foto abaixo), recomendado para modelos entre 1,5 e 2 kg.
[img:479ed3f333]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/LG-9-0001.jpg[/img:479ed3f333]

Mas me surgiu a seguinte dúvida: As asas são removíveis e como ficaria a ligação das mangueiras com este tipo de asa? Existe algum "quick link" para as mangueiras de ar? Como isso é feito normalmente?

Abs

Marco Aurelio[/quote:479ed3f333]

Rapaz, esse Mac2 é abusado, hein!?
Vai fica show de bola Marco!
Sobre a pergunta...eu não faço ideia de como deve ficar!kkkkkkkkkkkk :roll:
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ

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Mensagempor Mac2 » 11 Abr 2012 10:08

[quote:cf6f33f2ed="warne"]Rapaz, esse Mac2 é abusado, hein!?
Vai fica show de bola Marco!
Sobre a pergunta...eu não faço ideia de como deve ficar!kkkkkkkkkkkk :roll:
Abs
Warne[/quote:cf6f33f2ed]
Warne,
Essa é a melhor opção para não esforçar a eletrônica do modelo.

2 para os flaps;
2 para os ailerons;
1 para profundor;
1 para leme;
1 para a bequilha;
1 para o acionamento da válvula pneumática

Se você colocar retráteis servoless, aumentaria o número de servos para 3 (cada "perna" do trem de pouso uso um mecanismo)

Se colocasse retráteis mecânicos, seriam 2 servos (um para os retráteis principais e outro para a bequilha), mas a dificuldade de ajustá-los sem que os mesmos fiquem drenando corrente é muito grande.

Além disso tudo, ainda vou colocar as Luzes de Navegação do Marco Antonio, se bem que o consumo das luzes é bem menor que um servo.

Dependendo do peso final, talvez coloque uma LiFe para suprir toda essa necessidade de energia...

Abs

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Mensagempor Mac2 » 12 Abr 2012 23:49

Agora com os retráteis em mãos.

Achei que os retráteis da foto acima ficaram muito pequenos para a escala do modelo, talvez para um Jatinho EDF fique certinho, por isso acabei comprando um outro jogo de retráteis, um pouco maiores e mais próximo das proporções do Tucano. Depois eu vejo o que fazer com os retráteis menores...

Ainda tenho que esperar uma encomenda que fiz dia 10/02 e que nem deu entrada no Brasil. Haja paciência para esperar tanto tempo...

Seguem as fotos dos retráteis que irão equipar o meu EMB-312

Abs

Marco Aurelio
Anexos
20120412_225021.jpg
20120412_225021.jpg (34.69 KiB) Exibido 7731 vezes
20120412_225035.jpg
20120412_225035.jpg (37.06 KiB) Exibido 7731 vezes
20120412_225047.jpg
20120412_225047.jpg (38.05 KiB) Exibido 7731 vezes
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Mensagempor warne » 13 Abr 2012 09:28

Esse conjunto tem jeito de mais forte e maior.
Qual o peso dele Marco?
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ

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Mensagempor Mac2 » 13 Abr 2012 09:42

[quote:bd4730414a="warne"]Esse conjunto tem jeito de mais forte e maior.
Qual o peso dele Marco?
Abs
Warne[/quote:bd4730414a]
É isso mesmo Warne, está mais adequado ao tamanho do modelo.

É este daqui:
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18241__2_Way_Air_Retract_Landing_gear_System_Trike_Small_.html[/url]

e diz pesar 147g contra 88g do menorzinho.

Abs

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Mensagempor Leonardo M.T. » 13 Abr 2012 09:56

[quote:5591b649fa="Mac2"][quote:5591b649fa="RODRIGOCP15"]Olá Mac,

Parabéns pela construção está ficando realmente excelente...
Achei curioso a asa, no P-51 que também estou construindo o flap é mais largo que o aileron e no Tucano é invertido, o aileron é mais largo.
Isso se explica pelo formato da asa?

Abraço[/quote:5591b649fa]
RodrigoCP15,

Essa característica é própria do planta do amigo Saratiel, ele assim o fez para melhorar a resposta aos comando do aeromodelo.

No Tucano real, os flaps são mais largos que os ailerons, dá para se ver isso na foto abaixo:
[img:5591b649fa]http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/6/3/8/1747836.jpg[/img:5591b649fa]

Abs

Marco Aurelio[/quote:5591b649fa]

Vai dar um belo adverse yaw
[url]http://en.wikipedia.org/wiki/Adverse_yaw[/url]

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Mensagempor Panda » 13 Abr 2012 11:31

qual a marca desse trem de pouso?

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Mensagempor Mac2 » 13 Abr 2012 11:34

[quote:1a1bb4232a="Panda"]qual a marca desse trem de pouso?[/quote:1a1bb4232a]
É xing ling da Hobby King. Consertei o link do produto.

Abs

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Mensagempor Mac2 » 17 Abr 2012 19:36

Pessoal,

A construção está em ritmo bem lento, pois me faltam muitos equipamentos que ainda estão a caminho.

Hoje chegaram o spinner e a hélice tripá. Como os spinners da HK são uma droga (muito pesados e desbalanceados), comprei um Dubro na TowerHobbies, aliás a minha estréia com esta loja. Apesar do preço ser maior que o da HK (Na hk a hélice custa U$ 4,60 e na Tower U$ 8,19), valeu a pena. A compra foi feita dia 03/04, hoje as peças chegaram em minhas mãos.

Além disso, por ser a primeira compra, eles enviam um "mimo": Dois catálogos de todos os produtos e promoções da loja.

Abs

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20120417_192127.jpg
20120417_192127.jpg (36.01 KiB) Exibido 7498 vezes
20120417_192135.jpg
20120417_192135.jpg (34.87 KiB) Exibido 7498 vezes
20120417_192341.jpg
20120417_192341.jpg (37.79 KiB) Exibido 7498 vezes
20120417_192208.jpg
20120417_192208.jpg (36.47 KiB) Exibido 7498 vezes
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Mensagempor Gustavo V » 17 Abr 2012 20:09

Vai usar um motor turbohélice ?

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Mac2
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Mensagempor Mac2 » 17 Abr 2012 20:21

[quote:a3de0c7658="Gustavo Valdameri"]Vai usar um motor turbohélice ?[/quote:a3de0c7658]
Quem dera !!!

Mas acredito que não exista um turbo-hélice para modelos deste tamanho. Vai ser eletrico mesmo

Abs

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Mensagempor Panda » 17 Abr 2012 20:24

O turbo helice para aeromodelos é como?

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Mensagempor Gustavo V » 17 Abr 2012 20:29

Que eu saiba, nao tenho certeza, é um motor como de jatos, mas com um redutor de rotaçao.


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