cessna 182

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Adriano Gonçalves
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Dom Mai 27, 2012 10:09 am
Localização: Bom Jardim, Rio de Janeiro

cessna 182

Mensagem por Adriano Gonçalves »

Estou construindo meu primeiro aero, um cessna 182, o mesmo feito pelo hellflay no youtube, só que vou faze-lo em fibra de vidro.
O plug eu ja cortei no isopor, lixei para ficar com formato arredondado. Vou dar um acabamento em gesso, e lixar ate ficar bem lisinho. Olha como ficou.

[img:f4ab2e4aba]http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82v3pd1jsdOtFM3a4iEsYwjyDi7VgXLdOJUhYOdQB3t3wEpYCyKz4-NVXXOo63h2lPpsbbxwAkzQWJHRZfiFM7enAJtU9VB9dgeECItM9pV40KRuOfraQZQcfA.jpg[/img:f4ab2e4aba]
[img:f4ab2e4aba]http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vFyY3AX6PM11dl64wB7XELVh_rla5aGDDFwZo0CsIvGR0dEVYD6v0qRuQU0XyE2FFJzjKRjzuU54ZIBG-N5d37AJtU9VDQJ3FgTGhi5t5qRDzt1cdbcOdAJA.jpg[/img:f4ab2e4aba]
Aceito sugestões dos mais experientes.
Ele vai ter 1,20m de envergadura, 0,18m de corda + 0.05m aileron e 0.80m de comprimento. desde já agradeço
Avatar do usuário
Márcio gonçalves
membro
Mensagens: 366
Registrado em: Seg Mar 09, 2009 10:18 pm
Localização: Bhte/MG

Mensagem por Márcio gonçalves »

Adriano, acho que 5 cm de aileron é muito pro Cessna, creio que entre 2,5 a cm é o suficiente.
Salvador
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 5:38 pm
Localização: Vitoria, ES

Mensagem por Salvador »

Eu tenho uma duvida sobre a asa do Cessna, eu tenho visto muita gente fazer ela de uma ponta à outra com um perfil de nervura só, mas na planta original encontrada no site do EVOO, eu posso perceber que a asa começa a ficar mais estreita nas extremidadades, como se diminuisse a carga alar, se é bem assim que se chama ... Isso não afeta a idéia/performance original do vôo do cesna? Obrigado !!

[img]http://imageshack.us/photo/my-images/651/asazph.jpg/ [/img]

Essa é a imagem do que estou tentando dizer, já viram que não é hoje que verão um artista de paintbrush, hahahaha :P [/img]
Avatar do usuário
Elias Gabriel
membro
Mensagens: 711
Registrado em: Qua Abr 20, 2011 2:52 pm
Localização: Campo Grande-MS

Mensagem por Elias Gabriel »

[quote:5411d11c2f="Salvador"]Eu tenho uma duvida sobre a asa do Cessna, eu tenho visto muita gente fazer ela de uma ponta à outra com um perfil de nervura só, mas na planta original encontrada no site do EVOO, eu posso perceber que a asa começa a ficar mais estreita nas extremidadades, como se diminuisse a carga alar, se é bem assim que se chama ... Isso não afeta a idéia/performance original do vôo do cesna? Obrigado !!

[img]http://imageshack.us/photo/my-images/651/asazph.jpg/ [/img]

Essa é a imagem do que estou tentando dizer, já viram que não é hoje que verão um artista de paintbrush, hahahaha :P [/img][/quote:5411d11c2f]

Boa noite Salvador, a asa original do Cessna é nesse formato mesmso sendo chamada de asa trapeizodal, tornando o vôo complicado para um iniciante, como vê os amigos aqui do fórum recomendam construir a asa retangular, pois é típico de um treinador, dê uma olhada neste manual, tem um idêntico no fórum é só ir na seção, tem muita coisa importante que pode sanar suas dúvidas, um abraço


Gabriel
Shock Diablo 3d/Shock Extra 330/ Das UglyStick/ScoutCesnna/Piper/Cesnna Skylane 182
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:a9d10a4536="Gabriel aspirante de aero"]

Boa noite Salvador, a asa original do Cessna é nesse formato mesmso sendo chamada de asa trapeizodal, tornando o vôo complicado para um iniciante, como vê os amigos aqui do fórum recomendam construir a asa retangular, pois é típico de um treinador, dê uma olhada neste manual, tem um idêntico no fórum é só ir na seção, tem muita coisa importante que pode sanar suas dúvidas, um abraço


Gabriel[/quote:a9d10a4536]

Quem te falou que a asa do Cessna 182 é trapezoidal?
Ela é uma asa mista e não trapezoidal, pois na asa existem duas seções diferentes.
Não fala o que você não sabe.
Só diga o que sabe se não, irá ensinar o que nem você sabe ainda.
Extra 300 tem asa trapezoidal.
O problema de voo do Cessna 182 não é a asa e sim como é feita a sua construção.
Só o KIT do Mauri é que segue alguns padrões do original, o que o torna mais fácil de pilotar para quem está começando e não tem nada a ver com o que você falou.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Elias Gabriel
membro
Mensagens: 711
Registrado em: Qua Abr 20, 2011 2:52 pm
Localização: Campo Grande-MS

Mensagem por Elias Gabriel »

[quote:9e14b0d82a="LaercioLMB"][quote:9e14b0d82a="Gabriel aspirante de aero"]

Boa noite Salvador, a asa original do Cessna é nesse formato mesmso sendo chamada de asa trapeizodal, tornando o vôo complicado para um iniciante, como vê os amigos aqui do fórum recomendam construir a asa retangular, pois é típico de um treinador, dê uma olhada neste manual, tem um idêntico no fórum é só ir na seção, tem muita coisa importante que pode sanar suas dúvidas, um abraço


Gabriel[/quote:9e14b0d82a]

Quem te falou que a asa do Cessna 182 é trapezoidal?
Ela é uma asa mista e não trapezoidal, pois na asa existem duas seções diferentes.
Não fala o que você não sabe.
Só diga o que sabe se não, irá ensinar o que nem você sabe ainda.
Extra 300 tem asa trapezoidal.
O problema de voo do Cessna 182 não é a asa e sim como é feita a sua construção.
Só o KIT do Mauri é que segue alguns padrões do original, o que o torna mais fácil de pilotar para quem está começando e não tem nada a ver com o que você falou.[/quote:9e14b0d82a]

Bom dia Laercio, realmente cometi um equívoco, ela tem mesmo duas seções em toda sua extensão, resultando em uma asa mista:

Quando você diz que o problema está em sua construção se refere as proporções seguidas?
[img:9e14b0d82a]http://www.e-voo.com/artigos/aviao/imgs/cessna.gif[/img:9e14b0d82a]
Shock Diablo 3d/Shock Extra 330/ Das UglyStick/ScoutCesnna/Piper/Cesnna Skylane 182
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Esse é um dos detalhes, mas o Cessna 182 original, tem diedro nas asas, bem pouco, mas tem, já os aeromodelos, exceto do do Mauri, nenhum tem diedro, nem mesmo o da WM.
O Cessna 182 tem um washout nas pontas das asas, os modelos, novamente exceto o do Mauri, nenhum tem washout nas pontas das asas e esses pequenos detalhes que muitas vezes parecem ser inúteis ou desnecessários, pois dificultam a construção, são deixados de lado e o que parece ser inútil, faz muita falta ma hora do voo.
Os pilotos mais experientes já estão acostumados com cada bomba que ao pegar um Cessna 182 qualquer, conseguem pilotar sem problemas, notam as tendências dele, mas conseguem dominar bem, já um iniciante não consegue e é a queda do aeromodelo.
O Cessna 182 tem um arrasto maior do que o de um Piper J3 por exemplo e a maioria insiste em pegar um desenho em 3 vistas de um original e jura que aquilo é planta e faz nas proporções exatas, quando na verdade, muita coisa tem que ser alterada de um avião para um aeromodelo.
Usar um desenho em 3 vistas não impedirá o aeromodelo de voar, mas se fosse alterado alguns detalhes, o voo poderia ser muito melhor.
Construir um aeromodelo não é complicado, basta seguir algum detalhes que os voos serão ótimos.
Quanto melhor for a construção, melhor será o voo.
Uma construção bem feita não significa ser escala, cheia de detalhes, mas com um projeto de estrutura bem feito, bem pensado e bem calculado.
Fazer um aeromodelo nas coxas como muitos fazem não impedirá dele voar, mas poderia voar muito melhor se alguns cálculos fossem feitos antes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
karlusandre
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Seg Set 27, 2010 4:44 pm

Mensagem por karlusandre »

eis as medidas do real...

Comprimento 8,84 metros
Envergadura 11 metros
Altura 2,8 metros
Velocidade máxima 278 km/h
Peso máx. decolagem 1411 kg
Motorização 1× Lycoming IO-540-AB1A5 tri-pá de velocidade constante, 230 hp (172 kW)
Potência 0.074 hp/lb (122 W/kg)
Alcance (MTOW) 1,722

Na minha concepção até mesmo os modelos escalas não deveriam copiar características do modelo real...
porque: Uma asa de aeromodelo com 15cm de corda movendo-se à 25 km/h não tem uma sustentação proporcionalmente igual a de um avião real com alguns metros de corda e voando à 400 km/h ou mais. Isto acontece porque um número infinitamente menor de moléculas passam por uma asa de aeromodelo, se comparado com uma asa de uma grande aeronave. Um fator baseado na viscosidade de fluidos (neste caso o ar), chamado número de Reynolds, é utilizado para expressar as diferenças de reações entre, por exemplo, os comportamentos de um perfil de asa de um avião real e de um mesmo perfil de tamanho reduzido aplicado em uma asa de aeromodelo. Existe uma grande diferença em desempenho entre os dois com tendência para tomar tudo mais crítico no lado da miniaturização. E por isso que um aeromodelo em escala exata e reduzida de um "Supermarine Spitfire", que foi um dos melhores aparelhos de caça da Segunda Guerra Mundial, não voa tão bem como o original. Por causa desta parte negativa do efeito escala é que está crescendo cada vez mais o número de adeptos da modalidade "escala-gigante" com aeromodelos com tamanho reduzido apenas para 1/4, 1/3 ou menos do tamanho do protótipo. Quanto maior for a corda do aeromodelo, mais o comportamento da sua asa se aproxima daquela de um avião real. Devido a isto, apesar de que. teoricamente, grandes alongamentos possam melhorar a eficiência de uma asa, aeromodelistas mais experientes muitas vezes preferem utilizar uma corda maior e pequeno alongamento para tirar proveito de uma possível minimização do efeito escala. Em conseqüência, é comum encontrar-se aeromodelos, alguns deles detentores de recordes em suas modalidades, com alongamentos variando entre 18:1 e 4:1, com média de 10:1 para aeromodelos com motor a elástico e 7:1 para modelos motorizados de vôo-livre, utilizando vários formatos de asas e diferentes perfis...

Se voce quer saber mais leia em http://www.hobbys.com.br/caracteristicas%20projeto%202.htm
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Mas há um detalhe em uma construção escala.
No aeromodelismo o pronome escala significa que o aeromodelo é rico em detalhes e não que é construído em uma escala fiel ao real.
Um exemplo que te dou é um Cessna 182 feito com 1100 mm de envergadura, o original tem 11000 mm de envergadura, sendo assim, o aeromodelo está em uma escala de 1:10 do original, mas isso não significa que essa escala segue todas as medidas exatamente proporcionais ao real, pois se seguir, acontece justamente o que você mencionou.
Vou te dar um exemplo sobre escala que eu cometi um erro quando segui exatamente a escala de um avião alemão da primeira guerra. Ele voou bem, mas tinha comandos de ailerons horríveis, pois a área dos ailerons ficaram demasiadamente pequenas para as novas dimensões e comandos de ailerons eram horríveis e muito lentos.
Resultado, tive que alterar a área dos ailerons para mais, para ele poder responder mais precisamente aos comandos, pois como eu havia seguido uma escala exata da planta do original (não era desenho em 3 vistas, era planta mesmo), tive problemas de comando.
Outro exemplo é o P-51B que construí em depron, nem precisei voar com ele para perceber o mesmo problema, pouca área de ailerons para uma área de asa muito grande, em que o aeromodelo já tem mais de um ano pronto, não voou ainda e terei que corrigir esse erro, pois a planta feita por sei lá quem, que por sinal, cheia de erros, teve mais esse que me passou despercebido e que terei que corrigir antes de botar o aeromodelo para voar e espatifar ele no chão por ter pouco comando de aileron.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
karlusandre
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Seg Set 27, 2010 4:44 pm

Mensagem por karlusandre »

tem gente que faz assim...pega um desenho em 3 vistas e utilizando de um escalímetro vai aumentando os valores e o resultado final é uma planta de um aeromodelo....eu já fiz isso uma vez...o que aconteceu???
acertei cg e tudo mais....lancei no braço o bicho, não deu tempo nem de voltar a mão pro controle e o bixo se espatifou no chão...
desde então só construo modelos baseados em plantas de aeromodelos e ainda assim pesquiso pra não haver surpresas depois...já construí muita coisa no olho...hoje já saí dessa...não aconselho ninguém...
Responder