PIPER CUB depron.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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famosoale
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PIPER CUB depron.

Mensagem por famosoale »

Bom, enquanto estou resolvendo alguns assuntos do tucano resolvi montar esse modelo que é muito querido por todos.

fuselagem =95cm
Env= 135cm


nas fotos vou contando a história da planta
Anexos
12072012831.jpg
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Alexandre Lopes
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Mensagem por famosoale »

bom essa planta eu imprimi em papel milimetrado A4, desta forma transportei para o depron de uma forma bem antiga, aprendi isso na escola..

para cada 10mm da papel milimetrado aumentei para 40mm no depron..
Anexos
12072012834.jpg
12072012834.jpg (25.39 KiB) Exibido 15411 vezes
desenhando o modelo
desenhando o modelo
12072012837.jpg (24.28 KiB) Exibido 15411 vezes
quadriculei o depron com caneta piloto sem forçar, apenas para pegar a tinta. Desta forma busquei transportar a planta
quadriculei o depron com caneta piloto sem forçar, apenas para pegar a tinta. Desta forma busquei transportar a planta
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Alexandre Lopes
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Mensagem por famosoale »

montagem
Anexos
13072012846.jpg
13072012846.jpg (31.96 KiB) Exibido 15407 vezes
12072012838.jpg
12072012838.jpg (34.83 KiB) Exibido 15407 vezes
12072012841.jpg
12072012841.jpg (30.36 KiB) Exibido 15407 vezes
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Mensagem por famosoale »

mais..com detalhes da cabine e leme
Anexos
16072012852.jpg
16072012852.jpg (19.96 KiB) Exibido 15403 vezes
16072012853.jpg
16072012853.jpg (21.77 KiB) Exibido 15403 vezes
16072012851.jpg
16072012851.jpg (34.78 KiB) Exibido 15403 vezes
14072012850.jpg
14072012850.jpg (34.51 KiB) Exibido 15403 vezes
13072012848.jpg
13072012848.jpg (29.68 KiB) Exibido 15403 vezes
12072012842.jpg
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Mensagem por famosoale »

Ah.. esqueci.... em conversa com o Láercio, ele me alertou que a envergadura que a planta propõe não seria o correto para o aumento que eu fiz, ou seja.. a fuselagem ia ficar com 94cm e a envergadura(segundo a planta) ia ficar com 152cm. Então ele aconselhou a recalcular essa área, visto que eu já tinha iniciado a construção da fuselagem e ela deve corresponder a 70% da envergadura. Por isso vou corrigir para 132 de env..
Alguém pode me perguntar porque a planta deu essas proporções. Bom creio que essa planta é para construção de modelos a elástico, ou seja, bem menor do que estou construindo. Um modelo a elástico precisa de uma boa área alar para ganhar sustentação. Creio que seja isso.
Nesse ponto comecei errado a construção, pq deveria ter tanto buscando a informação correta sobre a planta a ser usada na proporção de aeromodelo que eu queria construir....
Mas deu para salvar o projeto...
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

É que na maioria das vezes essas plantas são tão redimensionadas que acabam ficando bem fora de proporções.
Um asa alta padrão tem a fuselagem 75% da envergadura e o Piper j3 tem a fuselagem a 68% da envergadura.
Sabemos que aeromodelos com momento de cauda mais curto, se tornam mais ariscos em arfagem e em curvas com o leme, por terem uma alavanca menor da deriva ai eixo de rotação dele, as curvas se tornam mais rápidas e isso aumenta a probabilidade de estol de ponta de asa.
Quanto menor o aeromodelo, mais arisco ele se torna se não forem tomadas as devidas precauções e as vezes, algumas alterações.
Esse é um dos motivos que fazer um aeromodelo exatamente na escala de um original, nem sempre é bom.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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famosoale
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Mensagem por famosoale »

[quote:236fa26731="LaercioLMB"]É que na maioria das vezes essas plantas são tão redimensionadas que acabam ficando bem fora de proporções.
Um asa alta padrão tem a fuselagem 75% da envergadura e o Piper j3 tem a fuselagem a 68% da envergadura.
Sabemos que aeromodelos com momento de cauda mais curto, se tornam mais ariscos em arfagem e em curvas com o leme, por terem uma alavanca menor da deriva ai eixo de rotação dele, as curvas se tornam mais rápidas e isso aumenta a probabilidade de estol de ponta de asa.
Quanto menor o aeromodelo, mais arisco ele se torna se não forem tomadas as devidas precauções e as vezes, algumas alterações.
Esse é um dos motivos que fazer um aeromodelo exatamente na escala de um original, nem sempre é bom.[/quote:236fa26731]

Realmente, ainda bem que vimos isso antes porque senão o projeto ia sair fora dos padrões. Aprendi mais essa. Agora preciso recalcular o estabilizador que pelo visto, visualmente na planta o estabilizador também está maior.

Dei inicio a construção da asa, amanhã posto as fotos pra ver se está de acordo.
Atenciosamente,
Alexandre Lopes
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Veja se esta planta do PA18 Super Cub servem para alguma coisa

[url]http://www.4shared.com/get/8sdHbCuO/PiperCub.html[/url]

Abs

MArco Aurelio
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:1dfe452578="famosoale"]
Realmente, ainda bem que vimos isso antes porque senão o projeto ia sair fora dos padrões. Aprendi mais essa. Agora preciso recalcular o estabilizador que pelo visto, visualmente na planta o estabilizador também está maior.

Dei inicio a construção da asa, amanhã posto as fotos pra ver se está de acordo.[/quote:1dfe452578]

O estabilizador está maior por que muitos insistem em seguir exatamente a escala de um avião original e o Piper J3 é um modelo em que está fora dos padrões de uma construção básica que conhecemos entre porcentagem da fuselagem pela envergadura e porcentagem da área do estabilizador pela área da asa.
Isso sem falar que 90% das plantas gratuitas tem erros nos desenhos e quem sabe fazer leitura e interpretação de desenho técnico, consegue identificar esses erros.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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famosoale
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Mensagem por famosoale »

início asa..
Anexos
20072012875.jpg
20072012875.jpg (29.16 KiB) Exibido 15097 vezes
descontei onde vou chapear com depron 2mm
descontei onde vou chapear com depron 2mm
20072012871.jpg (20.88 KiB) Exibido 15097 vezes
20072012873.jpg
20072012873.jpg (28.89 KiB) Exibido 15097 vezes
20072012870.jpg
20072012870.jpg (25.21 KiB) Exibido 15097 vezes
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