PIPER CUB depron.
PIPER CUB depron.
Bom, enquanto estou resolvendo alguns assuntos do tucano resolvi montar esse modelo que é muito querido por todos.
fuselagem =95cm
Env= 135cm
nas fotos vou contando a história da planta
fuselagem =95cm
Env= 135cm
nas fotos vou contando a história da planta
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Atenciosamente,
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
bom essa planta eu imprimi em papel milimetrado A4, desta forma transportei para o depron de uma forma bem antiga, aprendi isso na escola..
para cada 10mm da papel milimetrado aumentei para 40mm no depron..
para cada 10mm da papel milimetrado aumentei para 40mm no depron..
- Anexos
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- 12072012834.jpg (25.39 KiB) Exibido 15411 vezes
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- desenhando o modelo
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- quadriculei o depron com caneta piloto sem forçar, apenas para pegar a tinta. Desta forma busquei transportar a planta
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Atenciosamente,
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
mais..com detalhes da cabine e leme
- Anexos
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Atenciosamente,
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Ah.. esqueci.... em conversa com o Láercio, ele me alertou que a envergadura que a planta propõe não seria o correto para o aumento que eu fiz, ou seja.. a fuselagem ia ficar com 94cm e a envergadura(segundo a planta) ia ficar com 152cm. Então ele aconselhou a recalcular essa área, visto que eu já tinha iniciado a construção da fuselagem e ela deve corresponder a 70% da envergadura. Por isso vou corrigir para 132 de env..
Alguém pode me perguntar porque a planta deu essas proporções. Bom creio que essa planta é para construção de modelos a elástico, ou seja, bem menor do que estou construindo. Um modelo a elástico precisa de uma boa área alar para ganhar sustentação. Creio que seja isso.
Nesse ponto comecei errado a construção, pq deveria ter tanto buscando a informação correta sobre a planta a ser usada na proporção de aeromodelo que eu queria construir....
Mas deu para salvar o projeto...
Alguém pode me perguntar porque a planta deu essas proporções. Bom creio que essa planta é para construção de modelos a elástico, ou seja, bem menor do que estou construindo. Um modelo a elástico precisa de uma boa área alar para ganhar sustentação. Creio que seja isso.
Nesse ponto comecei errado a construção, pq deveria ter tanto buscando a informação correta sobre a planta a ser usada na proporção de aeromodelo que eu queria construir....
Mas deu para salvar o projeto...
- LaercioLMB
- membro
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
É que na maioria das vezes essas plantas são tão redimensionadas que acabam ficando bem fora de proporções.
Um asa alta padrão tem a fuselagem 75% da envergadura e o Piper j3 tem a fuselagem a 68% da envergadura.
Sabemos que aeromodelos com momento de cauda mais curto, se tornam mais ariscos em arfagem e em curvas com o leme, por terem uma alavanca menor da deriva ai eixo de rotação dele, as curvas se tornam mais rápidas e isso aumenta a probabilidade de estol de ponta de asa.
Quanto menor o aeromodelo, mais arisco ele se torna se não forem tomadas as devidas precauções e as vezes, algumas alterações.
Esse é um dos motivos que fazer um aeromodelo exatamente na escala de um original, nem sempre é bom.
Um asa alta padrão tem a fuselagem 75% da envergadura e o Piper j3 tem a fuselagem a 68% da envergadura.
Sabemos que aeromodelos com momento de cauda mais curto, se tornam mais ariscos em arfagem e em curvas com o leme, por terem uma alavanca menor da deriva ai eixo de rotação dele, as curvas se tornam mais rápidas e isso aumenta a probabilidade de estol de ponta de asa.
Quanto menor o aeromodelo, mais arisco ele se torna se não forem tomadas as devidas precauções e as vezes, algumas alterações.
Esse é um dos motivos que fazer um aeromodelo exatamente na escala de um original, nem sempre é bom.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
[quote:236fa26731="LaercioLMB"]É que na maioria das vezes essas plantas são tão redimensionadas que acabam ficando bem fora de proporções.
Um asa alta padrão tem a fuselagem 75% da envergadura e o Piper j3 tem a fuselagem a 68% da envergadura.
Sabemos que aeromodelos com momento de cauda mais curto, se tornam mais ariscos em arfagem e em curvas com o leme, por terem uma alavanca menor da deriva ai eixo de rotação dele, as curvas se tornam mais rápidas e isso aumenta a probabilidade de estol de ponta de asa.
Quanto menor o aeromodelo, mais arisco ele se torna se não forem tomadas as devidas precauções e as vezes, algumas alterações.
Esse é um dos motivos que fazer um aeromodelo exatamente na escala de um original, nem sempre é bom.[/quote:236fa26731]
Realmente, ainda bem que vimos isso antes porque senão o projeto ia sair fora dos padrões. Aprendi mais essa. Agora preciso recalcular o estabilizador que pelo visto, visualmente na planta o estabilizador também está maior.
Dei inicio a construção da asa, amanhã posto as fotos pra ver se está de acordo.
Um asa alta padrão tem a fuselagem 75% da envergadura e o Piper j3 tem a fuselagem a 68% da envergadura.
Sabemos que aeromodelos com momento de cauda mais curto, se tornam mais ariscos em arfagem e em curvas com o leme, por terem uma alavanca menor da deriva ai eixo de rotação dele, as curvas se tornam mais rápidas e isso aumenta a probabilidade de estol de ponta de asa.
Quanto menor o aeromodelo, mais arisco ele se torna se não forem tomadas as devidas precauções e as vezes, algumas alterações.
Esse é um dos motivos que fazer um aeromodelo exatamente na escala de um original, nem sempre é bom.[/quote:236fa26731]
Realmente, ainda bem que vimos isso antes porque senão o projeto ia sair fora dos padrões. Aprendi mais essa. Agora preciso recalcular o estabilizador que pelo visto, visualmente na planta o estabilizador também está maior.
Dei inicio a construção da asa, amanhã posto as fotos pra ver se está de acordo.
Atenciosamente,
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
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[quote:1dfe452578="famosoale"]
Realmente, ainda bem que vimos isso antes porque senão o projeto ia sair fora dos padrões. Aprendi mais essa. Agora preciso recalcular o estabilizador que pelo visto, visualmente na planta o estabilizador também está maior.
Dei inicio a construção da asa, amanhã posto as fotos pra ver se está de acordo.[/quote:1dfe452578]
O estabilizador está maior por que muitos insistem em seguir exatamente a escala de um avião original e o Piper J3 é um modelo em que está fora dos padrões de uma construção básica que conhecemos entre porcentagem da fuselagem pela envergadura e porcentagem da área do estabilizador pela área da asa.
Isso sem falar que 90% das plantas gratuitas tem erros nos desenhos e quem sabe fazer leitura e interpretação de desenho técnico, consegue identificar esses erros.
Realmente, ainda bem que vimos isso antes porque senão o projeto ia sair fora dos padrões. Aprendi mais essa. Agora preciso recalcular o estabilizador que pelo visto, visualmente na planta o estabilizador também está maior.
Dei inicio a construção da asa, amanhã posto as fotos pra ver se está de acordo.[/quote:1dfe452578]
O estabilizador está maior por que muitos insistem em seguir exatamente a escala de um avião original e o Piper J3 é um modelo em que está fora dos padrões de uma construção básica que conhecemos entre porcentagem da fuselagem pela envergadura e porcentagem da área do estabilizador pela área da asa.
Isso sem falar que 90% das plantas gratuitas tem erros nos desenhos e quem sabe fazer leitura e interpretação de desenho técnico, consegue identificar esses erros.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.