Nova asa trocentos carbono, caiu!!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Pedro Prado
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Mensagem por Pedro Prado »

A peça, cada uma tem suas características, tamanho, peso, esforços e etc. No nosso caso aqui, o "cowl" tem que ser leve, isso não há dúvida, mas como nós tínhamos as peças americanas foi relativamente fácil decidir. Se bem que com a peça pronta fica difícil dizer quantos e quais tecidos foram usados.

Mas como sempre temos palpiteiros por perto, fui tirando uma média dos palpites... a primeira peça confesso que ficou meio pesadinha, sempre exagero pra cima... rsrs... mas essa segunda, a cor de laranja, acho que ficou legal.

A peça de fibra de carbono também ficou legal, no carbono não tem muito com errar, só tem uma gramatura, a de 200gr/m2, mas no vidro tem bastante variações, desde (aqui no Brasil) 85gr/m2... 100,120,150, 180.... assim vai até 800gr/m2. No caso da de carbono que foi fácil, usei duas camadas de tecido 200gr/m2 (como falei o único que existe no Brasil) porque com apenas uma camada fiz um teste e ficou transparente, então coloquei duas e tirei o excesso de resina ao máximo, é importante deixar a laminação bem sequinha, tirei com bastante cuidado e usei um papel toalha de cozinha.

A relação entre vidro e resina varia, tem que ser o menos resina possível, desde que não fique bolhas, mas na teoria falam em 50%/50%... mas sempre dá mais resina...falar é fácil!... rsrsrs... falar até papagaio fala!!!

Voltando a laminação... tem umas dicas. O gelcoat sempre tem que ter, mesmo que seja uma resina pura bem fina, senão depois da peça pronta fica um relevo mostrando a trama do tecido ou ou da manta, aí tem que lixar, passar primer e tudo mais. O ideal é sempre tirar a peça no gel, já fica meio caminho andado, pode ficar no gel mesmo ou basta uma lixadinha e vai a tinta. Bom cada um tem um jeito... eu gosto do gelcoat com acabamento final, é muito brilhante e dura muito.

O primeiro tecido à aplicar deve ser o mais fino possível, se o tecido for muito grosso ele vai marcar a peça externamente no futuro, chama "telegrafar" a textura do tecido. Por isso é sempre bom até mesmo usar uma manta fina, a manta não marca ou mesmo, quando não se quer adicionar peso na peça, usar um tecido levinho.

Para laminar a manta, o rolinho de alumínio é ideal, vai colocando batendo o pincel e uma outra pessoa vai atrás passando o rolinho para tirar as bolhas, mas para laminar o tecido uma espátula de plástico (aquela da Tigre) vai muito bem, ela espalha legal e tira bem as bolhas. Dureza é na fibra de carbono, agente não vê as bolhas como na fibra de vidro, é o grande problema do carbono, não vê mesmo! É o inferno total, tem que ir na imaginação, ou então mudar a técnica toda, usar a técnica do vácuo.

Eu ainda não tentei a técnica do vácuo, não tive coragem..rsrsrsr, mas se a peça for bem simples, ainda dá para encarar, como no caso da que fizemos, mas a parte de baixo do cowl é mais complicada, e vai dar muitas bolhas mesmo.

No youtube tem um monte de gente ensinando fazer o vácuo no carbono, mas já vi uns ensinando errado...rsrsr. Também tem outros tipos de fibra de carbono lá fora, o mais legal é a que vem congelada, o tecido já vem impregnado com a resina na quantidade certa, porque já sabemos que o excesso de resina é que adiciona peso a toa e não serve prá nada, não fica mais rígido nem nada. Mas dá para imaginar a complicação, precisa de um transporte frigorífico, freezer e depois estufa aquecida a vácuo... já viu, né!!

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/525/cowlzenith08.jpg/][img:1bfeb7aa26]http://img525.imageshack.us/img525/474/cowlzenith08.jpg[/img:1bfeb7aa26][/URL]
Panda
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Mensagem por Panda »

Estou acompanhando,sempre quis aprender a fibrar coisas!
Muito bom,parabéns
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Pedro,

Muito boas suas dicas. Eu estava de "butuca" desde o início.

Estou iniciando a aventura de laminar algumas peças bem pequenas e essas suas dicas estão me ajudando muito.

Basicamente, tenho alguns cowls para fazer, um para um Tucano de 1400 de envergadura e outro para um Extra de 1450 de envergadura. Como você mesmo disse, o segredo está na forma ou plugue.

Inicialmente estava pensando em usar uma resina acrílica, mas já desisti dela, o acabamento e dureza não são compráveis à resina epoxy.

Abs

Marco Aurelio
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gustavofel
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Mensagem por gustavofel »

muito bom pedro

antes de alguem falar, nao esuqece de colocar o video dos testes e prencipalmente do voo
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Pedro Prado
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Mensagem por Pedro Prado »

Oi [b:7d42fa69de]Panda[/b:7d42fa69de], fibra de vidro é legal mesmo... só coça um pouquinho... rsrsrs
Oi [b:7d42fa69de]Gustavo[/b:7d42fa69de], valeu!
Oi [b:7d42fa69de]Marco Aurélio[/b:7d42fa69de], a quanto tempo! Então... sobre essa resina acrílica eu não sei, aliás não sou perito no assunto, o que eu sei é o básico, é o que agente tem para usar na prática, a teoria toda ou seja a parte técnica deixo para os professores.

Na prática temos duas resinas, poliéster e epóxi, (Calma!!! Tem outras! Eu sei... mas vamos ficar com as duas mais comuns para laminação de fibra de vidro.)

A poliéster é a mais barata, sem dúvida, ela tem variações como ortoftálica ou isoftálica, em resumo a "iso" é melhor (não me perguntem porque) e é mais cara. Para fazer os moldes usei uma "orto" a mais barata e pronto! Mas na peça em si, o "cowl", usei a "iso", como usei super pouco... foi a mais cara mesmo.

A resina epóxi sem dúvida é a melhor, este "melhor técnico" como já falei, eu não saberia explicar, mas agente, (o usuário comum), nota algumas diferenças rapidinho.

Bom... vamos lá, o cheiro, ela é ZERO de cheiro, zero mesmo e isso é bom. Também limpa com álcool comum, o solvente tipo thinner limpa melhor, mas o álcool vai bem. É mais clara, é transparente, algumas chegam a cristal total. Não ataca o isopor, essa diferença é fundamental nos aeromodelos. Lembro que só o gás exalado da resina poliéster já derrete o isopor.

Na indústria aeronáutica só se usa a epóxi, os órgãos internacionais, como o alemão, credenciam algumas resinas epóxi para o uso aeronáutico, só que custam bem caras, aí já não sei se é por causa do certificado ou se é porque é melhor mesmo, bom sei lá.

Na peça de carbono eu usei uma resina epóxi bem boa, não foi a mais cara de todas, foi uma antes da mais cara. Comprei lá na http://www.maxepoxi.com.br , lá tem todos os tipos de epóxis, preços e aplicações com suas especificações técnicas, tudo muito bem detalhado e explicado.

Na fibra de carbono é aconselhável se usar a melhor resina que existe, já que se está usando o melhor fio que existe, lembro que esse "melhor" é técnico e relativo, precisa ser estudado com cuidado, as vezes prá gente não vale a pena pagar uma grana para ter uma resina com certificado aeronáutico.

No caso de laminar com fibra de carbono é interessante notar que o tecido de carbono pesa a mesma coisa que o de vidro, rsrsrs... um pedaço do mesmo tamanho de carbono 200gr/m2 pesa igual a um pedaço de vidro de 200gr/m2... rsrsrsr. O truque é reduzir no carbono, agora... reduzir em quanto?? Ainda não descobri a relação, é que varia muito, depende da utilização e tudo mais.
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Bela explicação!

Eu somente gostaria de ter mais espaço e ferramentas para me dedicar um pouco mais na utilização deste material. Sei que existe uma infinidade de aplicações para a fibra.

Vou investir um pouco de tempo na construção do molde, pois até agora os meus moldes só serviriam para a conformação de garrafa PET.

A Maxepoxi é aquela empresa que fica na Zona Sul, perto da central de distribuição dos Correios (Acho que ali é Santo Amaro não)? Trabalhei por muito tempo naquela região, bem próxima ao largo 13.

Obrigado pela explicação!

Abs

MArco Aurelio
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roberto.mazza
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Mensagem por roberto.mazza »

Pedro, já metendo minha colher torta no meio, mas já que falou na resina epoxi, experimente limpar os pincéis com VINAGRE (isso mesmo, vinagre de vinho comum), e depois passar no alcool, o vinagre (acido acético) interrompe o processo de cura do epoxi e forma uma borra branca, sai facinho do pincel, e uso o alcool para retirar uma espécie de "gordura" que sobra no pincel depois de aplicar o vinagre, limpa tudo, o pincel fica novinho.
Aprendi essa dica aqui mesmo no e-voo, uso e é muito boa.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Eu costumo lavar os pincéis com acetona e essa acetona é vendida em litro no mesmo lugar onde se compra a resina.
Posso reutilizar o mesmo pincel várias vezes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Pedro Prado
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Mensagem por Pedro Prado »

[quote:4700d46d6d="roberto.mazza"]Pedro, já metendo minha colher torta no meio, mas já que falou na resina epoxi, experimente limpar os pincéis com VINAGRE (isso mesmo, vinagre de vinho comum), e depois passar no alcool, o vinagre (acido acético) interrompe o processo de cura do epoxi e forma uma borra branca, sai facinho do pincel, e uso o alcool para retirar uma espécie de "gordura" que sobra no pincel depois de aplicar o vinagre, limpa tudo, o pincel fica novinho.
Aprendi essa dica aqui mesmo no e-voo, uso e é muito boa.[/quote:4700d46d6d]

Muito boa dica, vou adotar a técnica \ :D /
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Pedro Prado
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Mensagem por Pedro Prado »

[quote:f788df26bf="LaercioLMB"]Eu costumo lavar os pincéis com acetona e essa acetona é vendida em litro no mesmo lugar onde se compra a resina.
Posso reutilizar o mesmo pincel várias vezes.[/quote:f788df26bf]

As vezes limpo com o solvente também, mas as vezes o custo da acetona é maior do que o pincel...rsrsrs Tem uns pinceis que custam RS$ 1.50 e estão tão enrolados que é melhor jogar fora... rsrsrs

Atenção! Sem querer ser perdulário.... \ :D /
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