Nova asa trocentos carbono, caiu!!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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Pedro Prado
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Mensagempor Pedro Prado » 27 Abr 2013 22:54

Faz as contas você mesmo... rsrsrsrs

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/194/edfuh.jpg/][img:8cafc00353]https://imageshack.us/scaled/large/194/edfuh.jpg[/img:8cafc00353][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL

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Junior
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Mensagempor Junior » 29 Abr 2013 16:11

E aí, Pedro! Tudo bem? Ando meio sumido mas, de vez em quando, dou as caras pra não perder contato com o turma.Parabéns pela belíssima obra de arte! E que potência! (cuidado, essas coisas são um vício sem volta!rsrs)
Um grande abraço e sucesso!

Deixa que essa eu repondo e fiquem à vontade para me corrigir se eu disser alguma asneira:

Oi, Fabricio!

A grosso modo, a relação entre o diâmetro de admissão (entrada) e o diâmetro de escape (saída) depende, a princípio, do envelope de vôo a que ela será destinada.

Se for um jato comercial, com duas EDFs, carga alar elevada e vôo de "cruzeiro", o compromisso é empuxo. Duto de admissão em torno de 110-130% da área útil do rotor e área de escape com 90-95% da área útil do rotor. Tem que ter pelos menos estes 5% a menos de área para "recuperar" a perda de fluxo devido à turbulência gerada pelo "miolo" da EDF.

Se o foco é velocidade, a "boca" do duto de admissão pode ser reduzido para até 90%, só que ela vai trabalhar um pouco sufocada no início da decolagem. Mas a medida que o bólido ganhar velocidade, ela receber pressão frontal na admissão (acho que o termo usado é RAM air), vai "respirar" melhor e ainda vai ganhar uns Km/h no limite do setup porque a menor área frontal da EDF gera menor arrasto e também continua "puxando" ar como uma hélice frontal. Há perda significativa de desempenho em curvas fechadas.

No estágio de escape, o diâmetro depende de outros compromissos: o número de pás e soma da área coberta por elas.
"Em tese", quanto maior o número de pás menor pode ser o diâmetro de escape, pois elas tem maior capacidade de "mover" o ar dentro dos dutos sem estolar.
Números da ordem de 70% da área util do rotor já foram aplicados com sucesso.
O único jeito de saber é acelerando o conjunto num estande de teste, e fechando o diâmetro até o momento em que a corrente continua subindo sem ganho de empuxo (ou até queda). Este é o limite de estrangulamento.
Tudo isso deve ser feito com monitoração de corrente e temperaturas em todos os pontos críticos. Muitas vezes, o fator limitante é elétrico, e não mecânico.

A beleza da EDF é que você pode ajustar o compromisso do conjunto como um sistema de injeção de combustível que pode ser afinado para mais eficiencia em baixas velocidades, ou mais desempenho em altas velocidades. mas não se consegue os dois sem um sistema de área variável (a "Injeção Eletrônica" para o futuro das EDFs).
Esses compromissos estão diretamente ligados aos dutos de admissão e escape. Outros fatores mecânicos como comprimento de dutos, junções de intersecções, rugosidade de superfície e curvas internas, formato do anel de entrada do duto de admissão (ou ausencia dele) pesam no desempenho final.
As somas das perdas são sempre subtraídas do desempenho final do conjunto. Vale lembrar que EDF "move ar através do duto".
Quem comprime ar é turbina através do próprio princípio de funcionamento.
Bom, isso é uma pequena parte da ciência que envolve as EDF.
Acho que já chega, senão eu perco meu emprego! rsrs.
Abraços a todos.

Junior.

[quote:f777d40812="Fabricio Vidigal"][quote:f777d40812="Pedro Prado"][quote:f777d40812="Fabricio Vidigal"]bom dia Pedro,

qual a proporção do ducto ,entre entrada e saída de ar ,que voce utiliza nas suas EDFs ?

att,
Fabricio.[/quote:f777d40812]

O Jack recomendou um diâmetro de 102mm. Vou na onda dele....rsrsrsrs[/quote:f777d40812]

eu quero dizer em termos de porcentagem..alguns dizem que a saída deve ter 90% da área útil da entrada de ar..voce concorda ?[/quote:f777d40812]
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Mensagempor Junior » 29 Abr 2013 16:12

REPETIDO. FAVOR DELETAR.
Junior

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Mensagempor Pedro Prado » 29 Abr 2013 16:49

Oi Junior, pôxa! SUMIDO!?!?

Obrigado por responder e dar essa bela aula! Muito interessante!

Você conhece MUITO bem esse assunto, (e outros também. física, matemática e etc.)

O cálculo para a Asa Trocentas foi você que fez e funcionou perfeito!!! Pena que você nunca foi vê-la voar.

Espero que o cálculo do Jack, dono da Taiwam Tornado esteja certo..... se não vou ter que te pedir de novo para calcular, rsrsrsrs

Abraço Pedro

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Mensagempor Junior » 29 Abr 2013 20:16

Rsrsrs... quem sou eu pra discutir os numeros do pai da criança! E que criança saudável!!!!
Poxa! 10KW?!? Qual será relação peso-empuxo? 1.5:1? 2:1?
Dá pra estimar a velocidade máxima desse bólido?
Essa eu preciso estar presente dessa vez!
Não tem vídeo que reproduza a emoção de ouvir a passagem dessa nova asa ao vivo!
Mais uma vez parabéns pela obra-de-arte e sucesso no vôo inaugural!
Junior

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Mensagempor Pedro Prado » 01 Mai 2013 21:53

Churrasco Grego! Estou fazendo o duto da EDV, cortei diversas rodelas de MDF nas exatas medidas para empilha-las e formar um espeto de churrasco grego. Usei um arame retificado com guia e fui colando as peças com cola branca.

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/94/20130429172911.jpg/][img:2d0dbdbade]https://imageshack.us/a/img94/2989/20130429172911.jpg[/img:2d0dbdbade][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/841/20130429182733.jpg/][img:2d0dbdbade]https://imageshack.us/a/img841/4392/20130429182733.jpg[/img:2d0dbdbade][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/11/20130501152533.jpg/][img:2d0dbdbade]https://imageshack.us/a/img11/7052/20130501152533.jpg[/img:2d0dbdbade][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/827/20130501152600.jpg/][img:2d0dbdbade]https://imageshack.us/a/img827/1683/20130501152600.jpg[/img:2d0dbdbade][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

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Mensagempor Pedro Prado » 01 Mai 2013 23:04

Esse é o motor que vai vir na EDF Taiwan Tornado, parece que essa empresa a TPPower é boa, estão sempre envolvidos em competições.

O motor tem 12.000 watts e pesa quase 1 Kg.

http://www.tppower.com/index.asp

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/10/21554974.jpg/][img:35a1af5e7e]https://imageshack.us/a/img10/6048/21554974.jpg[/img:35a1af5e7e][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

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Mensagempor Pedro Prado » 02 Mai 2013 19:35

Encarei o lixamento... mas a minha vontade era levar lá pro Hernane atacar, mas... cada vez que eu vou lá a família toda dele me olha meio de lado... meio... mais ou menos.... rsrsrsr

Então achei melhor atacar eu mesmo!

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/41/20130502152906.jpg/][img:31adee5f22]https://imageshack.us/scaled/large/41/20130502152906.jpg[/img:31adee5f22][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Não foi tão difícil assim, o problema é o pó do nosso companheiro inseparável de hoje em dia, o MDF. Esse pó é venenoso, ninguém fala... mas.. é!! Eles põem um produto na massa para matar o cupim, e esse produto é tóxico, deve ser o pentaclorofenol, o mesmo que vai no Pentox ou similares.

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/547/20130502152915.jpg/][img:31adee5f22]https://imageshack.us/a/img547/2733/20130502152915.jpg[/img:31adee5f22][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Depois de lixado, apliquei uma camada de tecido de fibra de vidro 83 gr/m2 na peça que será o molde do duto. Aconselho quando se for laminar em cima de MDF, aplicar uma camada de resina e esperar secar antes e aí aplicar o tecido com uma nova resina depois. O problema é que o MDF não para de sugar a resina e deixa o tecido seco, como se fosse bolhas. Por isso tive que ficar de olho até a resina começar a secar.

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/849/duto.jpg/][img:31adee5f22]https://imageshack.us/a/img849/6718/duto.jpg[/img:31adee5f22][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

humbertomelo
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Mensagempor humbertomelo » 02 Mai 2013 19:49

Ola, Pedro

Como sou fanatico por ferramentas tambem, eu as vezes compro ferramentas especiais como este cortador de circulos de madeira...olha que legal:

PS: E' para a proxima construcao, hehehe!!!! Este eu comprei no site www.woodcraft.com
Anexos
circle_cutter.jpg
circle_cutter.jpg (26.12 KiB) Exibido 5102 vezes
Humberto Melo

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Mensagempor danx » 02 Mai 2013 20:09

Pedro Prado,

Poxa, você já deve ter recebido tantos elogios que já perdeu as contas..
venho acompanhando o tópico em off e vendo o nível do seu trabalho, me sinto até receoso em fazer comentários ou elogio que seja, sou um iniciante qualquer, mas ao ver mais esse trabalho com o MDF(pra mim já havia acabado o trabalho grosso), fiquei admirado com tamanho empenho e dedicação...Confesso que sou grosseiro pra fazer meus humildes modelinhos e pra mim é essencial acompanhar um trabalho como o seu, pois ainda tenho um longo caminho até pretender construir algo ao seu nível...
Mas enfim... meus parabéns é o mínimo para expressar o quão estou admirado com seu trabalho, é pretender chegar a construir um modelo como o seu ou algo do nível que me faz ficar horas no fórum todos os dias...

Abraço

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Mensagempor Pedro Prado » 02 Mai 2013 20:33

Oi Humberto, tudo bom? Essa ferramenta teria ajudado bastante, ficaria uma colagem mais exata e, lógico!... muito menos trabalho! rsrsrsrsrs

Oi Danx, tudo bem? O legal do aermodelismo ou modelismo em geral, é que cada um faz o que sabe e o que pode, não precisa ser o melhor do mundo prá ser legal.

Digo isso porque as vezes vejo na Internet coisa fantásticas, muito além da minha capacidade e isso não me desanima e sim me dá vontade de fazer mais coisas e não precisa ser coisas do outro mundo, basta estar ao meu alcance que eu, se estiver afim, eu ataco! Rsrsrsrsr

O legal é se divertir em quanto está se fazendo e... pronto!

\ :D /

Fabricio Vidigal
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Mensagempor Fabricio Vidigal » 03 Mai 2013 08:23

bom dia Pedro,

me esclarece uma dúvida:o volume e o peso da EDF + motor na parte de cima da asa,mesmo estando rente a ela,nao provoca um desequilibrio quando a asa esta na vertical ,fazendo com ela queira "tombar" para trás durante uma subida ?

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Mensagempor Pedro Prado » 03 Mai 2013 11:34

Seria bom sempre ter tudo alinhado no eixo da asa, mas muitas vezes isso não é possível. Mas, o que você está perguntando não ocorre porque seria a própria EDF que estaria fazendo a asa subir, então o peso dela não poderia estar puxando a asa para trás. Não sei se entendi sua pergunta, mas na Asa Trocentas mantive tudo o mais no eixo possível, mas não por causa disso que você falou, e sim para não criar uma alavanca entre o ponto de empuxo e o centro de equilíbrio da asa.

Não sou professor, por isso fica difícil as vezes explicar essas coisas, fica difícil agente explicar coisas que agente não entende muito bem, rsrsrsrs.

Uma coisa eu posso dizer, muitas vezes em aerodinâmica, hidrodinâmica ou física de maneira geral, as coisas não são intuitivamente compreensíveis, olhando agente pensa que é uma coisa e no fim vai ver é outra, para realmente entender é necessário muitos estudos, experiências e tudo mais. As vezes agente vê uma coisa, como um "winglet", pensa que serve pra uma coisa e vai vê que ele serve pra outra totalmente diferente.

Bom como eu disse não estou habilitado a dar aulas, mas posso garantir que muitas vezes que as coisas são feitas por outras razões, dificultando assim nossa percepção intuitiva.


No Youtube tem diversos vídeos explicando aerodinâmica e porque um avião voa e as vezes... não voa.

Fabricio Vidigal
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Mensagempor Fabricio Vidigal » 03 Mai 2013 15:29

[quote:973808afa4][quote="Pedro Prado"]Seria bom sempre ter tudo alinhado no eixo da asa, mas muitas vezes isso não é possível. Mas, o que você está perguntando não ocorre porque seria a própria EDF que estaria fazendo a asa subir, então o peso dela não poderia estar puxando a asa para trás. [/quote:973808afa4]

é verdade,não pensei nisto..valeu pela explicação.

e parabéns pelo brilhante trabalho..

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Mensagempor Pedro Prado » 03 Mai 2013 22:55

Depois de laminado um tecido 83gr/m2 por cima, dei mais uma lixadinha e levei para o Hernane dar um talento final.

Ele aplicou um primer PU e amanhã ele vai dar uma lixada final.

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/405/20130503202014.jpg/][img:3a831b7aad]https://imageshack.us/a/img405/7438/20130503202014.jpg[/img:3a831b7aad][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

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Mensagempor Pedro Prado » 04 Mai 2013 22:18

Estou fazendo um moldezinho para laminar o cone que vai atrás do motor, é a peça em que vão passar os fios do motor.

Fiz do mesmo sistema do duto, usei um arame retificado e algumas rodelas de MDF pré cortadas, também colei com cola branca. Ajustei a geringonça na furadeira e improvisei um torninho, funcionou bem porque prendi em baixo também.

Primeiro tirei o excesso com a Dremel com a ponta de lixa, aí aumentei a velocidade e fui usando lixas variadas até ficar legal. Depois de pronto molhei com resina para aplicar um tecidinho, repetindo o que já falei, tem que deixar secar antes a resina porque o MDF não para nunca de sugar resina.

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/195/20130504115520.jpg/][img:08a8671f4e]https://imageshack.us/a/img195/4979/20130504115520.jpg[/img:08a8671f4e][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/248/20130504122006.jpg/][img:08a8671f4e]https://imageshack.us/a/img248/4673/20130504122006.jpg[/img:08a8671f4e][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Ficou uma falha porque uma das rodelas eu cortei errado, menor, então eu enchi com massa.

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/827/20130504124319.jpg/][img:08a8671f4e]https://imageshack.us/a/img827/2509/20130504124319.jpg[/img:08a8671f4e][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

isac 182/cub
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Mensagempor isac 182/cub » 05 Mai 2013 22:41

Opa fala galera ! Primeiramente quero parabenizar ao dono do post pela construção, muito bela sua Asa ! Alguém pode esclarecer uma dúvida que está me atormentando? A dúvida: Estou fazendo um extra 300 de 2 metros de envergadura em isopor p0 e já fiz o charuto, ele é feito com paredes e cavernas no modo convencional porém eu quero laminá-lo com fíbra de vidro de aprox 2mm, más eu nao tenho a forma. eu consigo fazer o aero em isopor e depois laminar com fibra sem usar forma? Me ajudem por favor ! Grato !

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Mensagempor Matheus CAITA » 06 Mai 2013 07:50

Show , acompanhando !!!

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Mensagempor angelocarvalho » 06 Mai 2013 14:45

Sim, mas você precisa ficar de olho no peso final.

Antes de iniciar a laminação, pese do jeito que está e tente fazer uma previsão do peso final após a laminação. Faça as contas se baselando no peso do tecido que você vai escolher e no tanto de resina que pretende utilizar. Como o seu aero já vai ter uma estrutura de isopor e o objetivo é fazer somente um revestimento, pode usar um tecido mais leve.



[quote:15b391278c="isac 182/cub"]Opa fala galera ! Primeiramente quero parabenizar ao dono do post pela construção, muito bela sua Asa ! Alguém pode esclarecer uma dúvida que está me atormentando? A dúvida: Estou fazendo um extra 300 de 2 metros de envergadura em isopor p0 e já fiz o charuto, ele é feito com paredes e cavernas no modo convencional porém eu quero laminá-lo com fíbra de vidro de aprox 2mm, más eu nao tenho a forma. eu consigo fazer o aero em isopor e depois laminar com fibra sem usar forma? Me ajudem por favor ! Grato ![/quote:15b391278c]

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Mensagempor Pedro Prado » 06 Mai 2013 15:23

Laminei a peça em fibra de carbono mas perdi tudo, a resina epóxi colou definitivamente no MDF, a cera improvisada que passei não adiantou e grudou tudo, na hora de tentar tirar esculachou tudo e não sobrou nada.

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/18/20130505123406.jpg/][img:592f40a3ae]https://imageshack.us/scaled/large/18/20130505123406.jpg[/img:592f40a3ae][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Fiz outro cone então, mudei um pouco o desenho, acho que ficou mais aerodinâmico, desta vez embrulhei o "Temaki" com aquele plástico de cozinha, o filme de PVC. Só que agora não posso por a peça no forninho para secar, vou ter que esperar até amanhã.

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/199/20130505140652.jpg/][img:592f40a3ae]https://imageshack.us/scaled/large/199/20130505140652.jpg[/img:592f40a3ae][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Muito difícil laminar com epóxi e fibra de carbono, a resina não seca nunca e não dá para ver as bolhas, inferno.

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/41/20130506130716.jpg/][img:592f40a3ae]https://imageshack.us/scaled/large/41/20130506130716.jpg[/img:592f40a3ae][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Depois volto para o meu torno improvisado para lixar, o ideal seria fazer um molde normal e tirar depois a peça por dentro, mas.... agora vai assim mesmo.

Vou ver se guardo o cone de MDF para depois fazer um molde normal para futuras asa com esta EDF.

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Mensagempor Pedro Prado » 06 Mai 2013 15:27

Oi Isac,já falamos bastante sobre isso no decorrer do post, o negócio é complicado, rsrsrsrs

Veja o meu cone, rssrsrsr

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Mensagempor floydbh » 06 Mai 2013 16:52

Professor Pedro,

PElo que estou acompanhando até agora e desde a primeira trocentos....
você está pensando que, se tudo correr bem, começar a construir em série? Ou os moldes servem apenas para a "formatação" da fibra de carbono e depois baubau moldes?

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Mensagempor Pedro Prado » 06 Mai 2013 17:35

[quote:fdf3388adb="floydbh"]Professor Pedro,

PElo que estou acompanhando até agora e desde a primeira trocentos....
você está pensando que, se tudo correr bem, começar a construir em série? Ou os moldes servem apenas para a "formatação" da fibra de carbono e depois baubau moldes?[/quote:fdf3388adb]

Oi Floydbh, obrigado pelo "professor"... mas eu não estou com essa bola toda não...rsrsrs

O molde dessa asa poderá agora ser usado para futuras asas, eu já fiz ele pra isso, está super resistente e dá para fazer quantas asas quiserem.

Pode ser de fibra de carbono ou fibra de vidro e o molde agora durará eternamente, é só não deixar ele largado no sol que ele ficará bom pra sempre.

Se for fazer de fibra de vidro é mais barato e mais fácil de laminar, como eu sempre digo, o difícil é tirar as bolhas durante a laminação do carbono e lógico o preço, repetindo... em quanto o vidro custa R$ 7,00 o metro, o carbono custa R$ 180,00.

Fazer a segunda asa já será bem mais mais fácil e também acho que poderei agora fazer mais leve, essa ficou muito resistente... resistente até de mais.

Abraço Pedro

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Mensagempor Pedro Prado » 06 Mai 2013 17:49

Vai um Temaki aí???

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/197/temakie.jpg/][img:b586960e24]https://imageshack.us/scaled/large/197/temakie.jpg[/img:b586960e24][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

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Mensagempor João Vitor Novelini » 06 Mai 2013 17:56

Ahahaha boa


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