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Enviado: Sáb Abr 27, 2013 10:54 pm
por Pedro Prado
Faz as contas você mesmo... rsrsrsrs

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/194/edfuh.jpg/][img:8cafc00353]https://imageshack.us/scaled/large/194/edfuh.jpg[/img:8cafc00353][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL

Enviado: Seg Abr 29, 2013 4:11 pm
por Junior
E aí, Pedro! Tudo bem? Ando meio sumido mas, de vez em quando, dou as caras pra não perder contato com o turma.Parabéns pela belíssima obra de arte! E que potência! (cuidado, essas coisas são um vício sem volta!rsrs)
Um grande abraço e sucesso!

Deixa que essa eu repondo e fiquem à vontade para me corrigir se eu disser alguma asneira:

Oi, Fabricio!

A grosso modo, a relação entre o diâmetro de admissão (entrada) e o diâmetro de escape (saída) depende, a princípio, do envelope de vôo a que ela será destinada.

Se for um jato comercial, com duas EDFs, carga alar elevada e vôo de "cruzeiro", o compromisso é empuxo. Duto de admissão em torno de 110-130% da área útil do rotor e área de escape com 90-95% da área útil do rotor. Tem que ter pelos menos estes 5% a menos de área para "recuperar" a perda de fluxo devido à turbulência gerada pelo "miolo" da EDF.

Se o foco é velocidade, a "boca" do duto de admissão pode ser reduzido para até 90%, só que ela vai trabalhar um pouco sufocada no início da decolagem. Mas a medida que o bólido ganhar velocidade, ela receber pressão frontal na admissão (acho que o termo usado é RAM air), vai "respirar" melhor e ainda vai ganhar uns Km/h no limite do setup porque a menor área frontal da EDF gera menor arrasto e também continua "puxando" ar como uma hélice frontal. Há perda significativa de desempenho em curvas fechadas.

No estágio de escape, o diâmetro depende de outros compromissos: o número de pás e soma da área coberta por elas.
"Em tese", quanto maior o número de pás menor pode ser o diâmetro de escape, pois elas tem maior capacidade de "mover" o ar dentro dos dutos sem estolar.
Números da ordem de 70% da área util do rotor já foram aplicados com sucesso.
O único jeito de saber é acelerando o conjunto num estande de teste, e fechando o diâmetro até o momento em que a corrente continua subindo sem ganho de empuxo (ou até queda). Este é o limite de estrangulamento.
Tudo isso deve ser feito com monitoração de corrente e temperaturas em todos os pontos críticos. Muitas vezes, o fator limitante é elétrico, e não mecânico.

A beleza da EDF é que você pode ajustar o compromisso do conjunto como um sistema de injeção de combustível que pode ser afinado para mais eficiencia em baixas velocidades, ou mais desempenho em altas velocidades. mas não se consegue os dois sem um sistema de área variável (a "Injeção Eletrônica" para o futuro das EDFs).
Esses compromissos estão diretamente ligados aos dutos de admissão e escape. Outros fatores mecânicos como comprimento de dutos, junções de intersecções, rugosidade de superfície e curvas internas, formato do anel de entrada do duto de admissão (ou ausencia dele) pesam no desempenho final.
As somas das perdas são sempre subtraídas do desempenho final do conjunto. Vale lembrar que EDF "move ar através do duto".
Quem comprime ar é turbina através do próprio princípio de funcionamento.
Bom, isso é uma pequena parte da ciência que envolve as EDF.
Acho que já chega, senão eu perco meu emprego! rsrs.
Abraços a todos.

Junior.

[quote:f777d40812="Fabricio Vidigal"][quote:f777d40812="Pedro Prado"][quote:f777d40812="Fabricio Vidigal"]bom dia Pedro,

qual a proporção do ducto ,entre entrada e saída de ar ,que voce utiliza nas suas EDFs ?

att,
Fabricio.[/quote:f777d40812]

O Jack recomendou um diâmetro de 102mm. Vou na onda dele....rsrsrsrs[/quote:f777d40812]

eu quero dizer em termos de porcentagem..alguns dizem que a saída deve ter 90% da área útil da entrada de ar..voce concorda ?[/quote:f777d40812]

Enviado: Seg Abr 29, 2013 4:12 pm
por Junior
REPETIDO. FAVOR DELETAR.

Enviado: Seg Abr 29, 2013 4:49 pm
por Pedro Prado
Oi Junior, pôxa! SUMIDO!?!?

Obrigado por responder e dar essa bela aula! Muito interessante!

Você conhece MUITO bem esse assunto, (e outros também. física, matemática e etc.)

O cálculo para a Asa Trocentas foi você que fez e funcionou perfeito!!! Pena que você nunca foi vê-la voar.

Espero que o cálculo do Jack, dono da Taiwam Tornado esteja certo..... se não vou ter que te pedir de novo para calcular, rsrsrsrs

Abraço Pedro

Enviado: Seg Abr 29, 2013 8:16 pm
por Junior
Rsrsrs... quem sou eu pra discutir os numeros do pai da criança! E que criança saudável!!!!
Poxa! 10KW?!? Qual será relação peso-empuxo? 1.5:1? 2:1?
Dá pra estimar a velocidade máxima desse bólido?
Essa eu preciso estar presente dessa vez!
Não tem vídeo que reproduza a emoção de ouvir a passagem dessa nova asa ao vivo!
Mais uma vez parabéns pela obra-de-arte e sucesso no vôo inaugural!

Enviado: Qua Mai 01, 2013 9:53 pm
por Pedro Prado
Churrasco Grego! Estou fazendo o duto da EDV, cortei diversas rodelas de MDF nas exatas medidas para empilha-las e formar um espeto de churrasco grego. Usei um arame retificado com guia e fui colando as peças com cola branca.

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/94/20130429172911.jpg/][img:2d0dbdbade]https://imageshack.us/a/img94/2989/20130429172911.jpg[/img:2d0dbdbade][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

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Enviado: Qua Mai 01, 2013 11:04 pm
por Pedro Prado
Esse é o motor que vai vir na EDF Taiwan Tornado, parece que essa empresa a TPPower é boa, estão sempre envolvidos em competições.

O motor tem 12.000 watts e pesa quase 1 Kg.

http://www.tppower.com/index.asp

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/10/21554974.jpg/][img:35a1af5e7e]https://imageshack.us/a/img10/6048/21554974.jpg[/img:35a1af5e7e][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Enviado: Qui Mai 02, 2013 7:35 pm
por Pedro Prado
Encarei o lixamento... mas a minha vontade era levar lá pro Hernane atacar, mas... cada vez que eu vou lá a família toda dele me olha meio de lado... meio... mais ou menos.... rsrsrsr

Então achei melhor atacar eu mesmo!

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/41/20130502152906.jpg/][img:31adee5f22]https://imageshack.us/scaled/large/41/20130502152906.jpg[/img:31adee5f22][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Não foi tão difícil assim, o problema é o pó do nosso companheiro inseparável de hoje em dia, o MDF. Esse pó é venenoso, ninguém fala... mas.. é!! Eles põem um produto na massa para matar o cupim, e esse produto é tóxico, deve ser o pentaclorofenol, o mesmo que vai no Pentox ou similares.

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/547/20130502152915.jpg/][img:31adee5f22]https://imageshack.us/a/img547/2733/20130502152915.jpg[/img:31adee5f22][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Depois de lixado, apliquei uma camada de tecido de fibra de vidro 83 gr/m2 na peça que será o molde do duto. Aconselho quando se for laminar em cima de MDF, aplicar uma camada de resina e esperar secar antes e aí aplicar o tecido com uma nova resina depois. O problema é que o MDF não para de sugar a resina e deixa o tecido seco, como se fosse bolhas. Por isso tive que ficar de olho até a resina começar a secar.

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/849/duto.jpg/][img:31adee5f22]https://imageshack.us/a/img849/6718/duto.jpg[/img:31adee5f22][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Enviado: Qui Mai 02, 2013 7:49 pm
por humbertomelo
Ola, Pedro

Como sou fanatico por ferramentas tambem, eu as vezes compro ferramentas especiais como este cortador de circulos de madeira...olha que legal:

PS: E' para a proxima construcao, hehehe!!!! Este eu comprei no site www.woodcraft.com

Enviado: Qui Mai 02, 2013 8:09 pm
por danx
Pedro Prado,

Poxa, você já deve ter recebido tantos elogios que já perdeu as contas..
venho acompanhando o tópico em off e vendo o nível do seu trabalho, me sinto até receoso em fazer comentários ou elogio que seja, sou um iniciante qualquer, mas ao ver mais esse trabalho com o MDF(pra mim já havia acabado o trabalho grosso), fiquei admirado com tamanho empenho e dedicação...Confesso que sou grosseiro pra fazer meus humildes modelinhos e pra mim é essencial acompanhar um trabalho como o seu, pois ainda tenho um longo caminho até pretender construir algo ao seu nível...
Mas enfim... meus parabéns é o mínimo para expressar o quão estou admirado com seu trabalho, é pretender chegar a construir um modelo como o seu ou algo do nível que me faz ficar horas no fórum todos os dias...

Abraço