Construção hidroavião

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Felps
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Ago 15, 2012 4:39 pm
Localização: Araraquara, SP

Construção hidroavião

Mensagem por Felps »

Fala galera do E-voo!! Esse é meu primeiro tópico e estou precisando da ajuda de vocês.

Estou querendo projetar um hidroavião com duas "bananas" para pouso na água e gostaria de saber se vocês tem algum desenho da "banana" para um hidromodelo. Quero saber o melhor perfil que a "banana" tem que ter para descolar da água na hora da decolagem e tudo mais!

Aguardo as respostas!

Desde já agradeço à todos!

Um grande abraço!!
Panda
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 6:18 pm
Localização: Rio de janeiro,maricá

Mensagem por Panda »

Bem vindo ao forum,o nome das ''bananas'' sao flutuadores.
Eu fiz um pro meu ulgy stick e segui esse desenho postado pelo alexcmag,mas esse flutuador tem um tamanho correto,sugiro que envie uma MP pro Alexcmag,com os dados do aero para que ele te ajude.
Ele me ajudou bastante.

Abraços.
Anexos
float.gif
float.gif (1.13 KiB) Exibido 5100 vezes
Felps
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Ago 15, 2012 4:39 pm
Localização: Araraquara, SP

Mensagem por Felps »

Legal, agradeço pela resposta rápida!!

Eu encontrei esse desenho, mas gostaria de algum que me mostrasse, através de seções ou coisas do tipo, os sulcos dos flutuadores, pois acredito que, assim como lanchas, os sulcos melhoram a movimentação do flutuador na água.

Desde já agradeço!!

Abraços!
Panda
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 6:18 pm
Localização: Rio de janeiro,maricá

Mensagem por Panda »

Cara,Eu nunca ouvi falar em sulcos nao,eu sei que ele ter que ser feito tipo um esqui,com um degrau e uma rampa atras do degrau para que na hora da decolagem a ponta traseira nao toque na agua.

ve se te ajuda mais:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=2991
Felps
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Ago 15, 2012 4:39 pm
Localização: Araraquara, SP

Mensagem por Felps »

Entendi. É que vi em um modelo:
http://www.tecnam.co.nz/p92_sea-sky.html

E nas lanchas esses sulcos são sempre utilizados, como aqui:
http://s786.photobucket.com/albums/yy146/alexisalazar/Tahiti%20Jet-Speed%20Boat/?action=view&current=10-2-22SpeedBoat017.jpg&sort=ascending
Panda
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 6:18 pm
Localização: Rio de janeiro,maricá

Mensagem por Panda »

Ata entendi,como é um modelo pequeno,pode ser feito de fundo plano e sem os sulcos como no desenho.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Para aqueles que não sabem, aquele rebaixo no fundo do flutuador, não é para que a parte de trás do flutuador não encoste na água, aquele rebaixo é para facilitar o flutuador a descolar da água.
Por causa daquele rebaixo, surge uma turbulência que ajuda o flutuador a sair da água, pois sem aquele rebaixo, existe uma grande dificuldade do aeromodelo decolar, não interessando o tamanho do aeromodelo.
Isso vale também para os cantos dos flutuadores, que deverão ser cantos vivos e não arredondados, pelo mesmo motivo, ajudar o flutuador a descolar da água.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Felps
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Ago 15, 2012 4:39 pm
Localização: Araraquara, SP

Mensagem por Felps »

Mas e em grande escala, seria necessário ter sulcos?
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Aí entram outros princípios da hidrodinâmica, na nossa escala dos elétricos não precisa esquentar a cabeça.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Pensando como um barco, casco plano é pouco eficiente para navegar em contato com o solo, não é muito estável direcionalmente nem muito confortável para uma pessoa pois balança mais, mas descola fácil da água (vide pantaneiras, esquis, pneu careca, etc.)

Casco em V é mais estável, mas mais difícil de descolar, por isto lanchas e flutuadores full-scale usam casco em V com degraus e sulcos, aí vai estudo aerodinâmico e um bom engenheiro naval consegue ganhar velocidade e economizar combustível trabalhando isto.

Na nossa escala ninguém está dentro do modelo para reclamar se balançar um pouco a mais, e geralmente quanto menos se arrastar na água mais seguro é, por isto recomendo casco plano.

As vantagens do plano neste caso são decolagem mais fácil e facilidade de construção.

As desvantagens do plano são que pouso em ângulo muito íngreme os faz quicar e direcionalmente não são tão estáveis quanto casco em V (que age como um trilho), então enquanto o aero está em baixa velocidade o vento o gira com mais facilidade.

Pessoalmente sempre faço fundo plano, já tive que ajustar o casco de hidroaviões de colegas que fizeram em V para deixar mais plano e permitir a decolagem, então é minha recomendação primária.

Atualmente com mais potência nos motores, menos peso e baterias mais fortes até dá para ter uma boa sobra de potência e sair da água mesmo com casco em V suave.

Não esqueça o degrau, e nas laterais e bordos de fuga deixe sempre ângulos vivos nos cantos para descolar da água. Arredondados fazem a água grudar ainda mais (efeito coanda).
Responder