Starlite em Depron

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

asfernandes
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Starlite em Depron

Mensagempor asfernandes » 26 Ago 2012 10:25

Bom dia pessoal,

Sempre tenho buscado informações através da busca do forum, que é muito completo e eficiente. Estou construindo meu 1º modelo, um Starlite em depron e tenho algumas dúvidas.
Como utilizei a planta aqui do site que é em balsa, não sei se faço as cavernas vazadas ou cheias. Achei que a segunda e terceira caverna ficaram fracas, portanto coloquei um reforço na parte superior delas, o que aumentou a resistência.
Também tenho dúvidas quanto a fixação da parte superior da fuselagem. As tampas devem ficar fixadas sobre a mesma ou encaixadas por dentro como a parte de baixo? Seguem as fotos do modelo como ele está agora.
Obrigado.
Anexos
IMG1208.jpg
IMG1208.jpg (21.54 KiB) Exibido 5173 vezes
IMG1207.jpg
Os reforços nas cavernas 2 e 3.
IMG1207.jpg (18.89 KiB) Exibido 5173 vezes
IMG1206.jpg
IMG1206.jpg (22.53 KiB) Exibido 5173 vezes
IMG1205.jpg
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LaercioLMB
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Mensagempor LaercioLMB » 26 Ago 2012 10:40

Está indo bem, mas toda a fuselagem feita com depron, sempre parecerá muito frágil enquanto não for totalmente fechada.
Mas um detalhe importante, antes de colar o dorso da fuselagem, faça suportes nas cavernas onde se fixe o tubo guia dos pushroads, se não, eles ficarão bambas no interior da fuselagem e isso lá em cima, poderá fazer você não ter comandos, pois o arame ou a vareta de fibra de vidro, irá se curvar, formando um arco e esse arco diminui o curso do leme e profundor.
Os arames parecem ser fortes, mas não são, pois quando eles estão puxando o comando, tudo funciona muito bem, mas quando eles empurram, é aí que começam os problemas.
Eu uso aqueles tubos plásticos usados para passar a antena do receptor em automodelos e nautimodelos, esses tubos servem como guia para as varetas de fibra de vidro, pois permite que as varetas deslizem perfeitamente, diminuindo muito o atrito e com isso, diminuindo o esforço extra do servo.
Esse arco ocorre por as pares estarem desalinhadas umas com as outras.
Como eu posso saber isso na prática?
Simples, olhe a fuselagem por cima e veja onde está preso o pushroad no horn, seja do leme ou do profundor. Agora trace uma linha reta desse link até o braço do servo onde o pushroad está fixado, verá que eles dificilmente estão alinhados 100% com a linha de centro da fuselagem e o mesmo ocorre se olhar a fuselagem de lado e traçar uma linha dos horns até os braços dos servos, verá que as linhas dos pushroads também tem um desalinhamento com a linha de centro da fuselagem e é esse desalinhamento que na física, permite que se forme um arco no arame ou vareta de vibra de vidro, quando são colocados sob esforço e é esse arco que nos faz perder o controle do aeromodelo na maioria das vezes.
Anexos
deprom 2.JPG
deprom 2.JPG (36.21 KiB) Exibido 5165 vezes
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asfernandes
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Mensagempor asfernandes » 26 Ago 2012 11:52

Obrigado Laercio, vou então posicionar os pushroads com uma guia e depois fechar a fuselagem. A eletrônica que vou colocar é essa:

Servos
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16257

ESC
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18459

Motor
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14739

Bateria
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6470

A parede corta fogo deve ter uma placa de balsa colada na frente? Posso posicionar a parede um pouco para dentro da fuselagem ou devo posicionar bem na frente como uma tampa?

Obrigado

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LaercioLMB
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Mensagempor LaercioLMB » 26 Ago 2012 13:04

A posição da parede de fogo não importa, desde que a hélice fique a uma distância do bordo de ataque da asa, igual a corda da asa.
Como não sei as medidas do seu aeromodelo, não tenho muito o que falar sobre a eletrônica a não ser que se o seu aeromodelo tiver em torno de 1200mm de envergadura, o KV desse motor é muito alto para ele, pois não poderá usar hélices acima de 7 polegadas com bateria 3S e a marca do ESC é beeeeeem duvidosa.
Sei que a maioria procura ver as coisas que vai comprar pelo preço (inclusive eu), mas evite pegar o mais barato de tudo, pois quanto mais barato, pior será a qualidade e o mais barato no aeromodelismo, sempre sairá mais caro, pois além de estragar mais rápido, poderá levar junto o aeromodelo em uma queda.
Eu não compraria esse ESC de jeito nenhum.
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leonardo aeromodelo
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Mensagempor leonardo aeromodelo » 26 Ago 2012 14:11

Acompanhando. Bela construção.

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marcoskoller
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Mensagempor marcoskoller » 26 Ago 2012 14:21

Cara, servo eu te indico esse, é 10% mais leve, uns 15% mais forte é bem conhecido, além de achar o conjunto de engrenagem pra vender separado.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__662__HXT900_9g_1_6kg_12sec_Micro_Servo.html

O motor eu te recomendo um desses dois, são quase mesma coisa, mas o segundo é melhor e mais barato, pucha um aero de 1kg tranquilo com uma helice apc 11x4 ou 10x4

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18546

se vc já comprou o conjunto, tudo bem, diminua o passo da hélice que vai voar tranquilo sem forçar muito o motor. vai fundo.

Abraço

asfernandes
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Mensagempor asfernandes » 26 Ago 2012 14:46

A fuselagem tem 580mm, a asa ainda não fiz porém de acordo com a planta terá 1m com corda de 150mm.
Já fiz o pedido das peças mas vou trocar de ESC conforme sugestão, qual vocês recomendam? A hélice pensei em usar 8x3,8.

Obrigado

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LaercioLMB
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Mensagempor LaercioLMB » 26 Ago 2012 14:57

[quote:99f9dd97d5="asfernandes"]A fuselagem tem 580mm, a asa ainda não fiz porém de acordo com a planta terá 1m com corda de 150mm.
Já fiz o pedido das peças mas vou trocar de ESC conforme sugestão, qual vocês recomendam? A hélice pensei em usar 8x3,8.

Obrigado[/quote:99f9dd97d5]

Se a sua fuselagem tem 580mm de comprimento, a envergadura dele não pode passar de 800mm, sendo 780mm a mais adequada.
Já deveria ter lido isso no fórum que fala que a fuselagem é 75% da envergadura.
Se já está fazendo no achômetro, sinto muito, começou errado e se está fazendo conforme a planta, fez algo errado na hora de imprimir a planta.
A asa tendo 780mm de envergadura, a corda deverá ficar entre 111mm e 156mm.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

asfernandes
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Mensagempor asfernandes » 26 Ago 2012 17:24

Eu havia medido errado, a envergadura é 920mm e está correto pois a planta mostra no selo 36" de wingspan que dá 914,4mm. Portanto os 580mm da fuselagem também está de acordo, dado que a medição da planta dá as nesmas 36" de envergadura que mostra no selo.
Devo então reduzir a envergadura para 780mm?

Obrigado

Planador AX
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Mensagempor Planador AX » 26 Ago 2012 18:04

[quote:f721ea86c1="asfernandes"]
Servos
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.aspidProduct=16257[/quote:f721ea86c1]
asfernandes Boa noite, cuidado com esse servo da HK. Em forma geral cuidado com todos os produtos que levam a marca da HK! São produtos de baixíssima qualidade. Tenho 3 servos desses com as engrenagens quebradas, com pouquíssimo tempo de uso.
Anexos
download (1).jpg
download (1).jpg (11.88 KiB) Exibido 5012 vezes

asfernandes
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Mensagempor asfernandes » 26 Ago 2012 18:10

[quote:a08c2b7e35="marcoskoller"]Cara, servo eu te indico esse, é 10% mais leve, uns 15% mais forte é bem conhecido, além de achar o conjunto de engrenagem pra vender separado.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__662__HXT900_9g_1_6kg_12sec_Micro_Servo.html

O motor eu te recomendo um desses dois, são quase mesma coisa, mas o segundo é melhor e mais barato, pucha um aero de 1kg tranquilo com uma helice apc 11x4 ou 10x4

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18546

se vc já comprou o conjunto, tudo bem, diminua o passo da hélice que vai voar tranquilo sem forçar muito o motor. vai fundo.

Abraço[/quote:a08c2b7e35]

Realmente deveria ter comprado esse servo Hextronik, mas tudo bem, no próximo coloco desses. Quanto ao motor, já pedi este que citei, só estou com receio que seja muito forte e dê problema.

Abs!

asfernandes
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Mensagempor asfernandes » 26 Ago 2012 18:22

[quote:3f23ac55f9="Planador AX"][quote:3f23ac55f9="asfernandes"]
Servos
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.aspidProduct=16257[/quote:3f23ac55f9]
asfernandes Boa noite, cuidado com esse servo da HK. Em forma geral cuidado com todos os produtos que levam a marca da HK! São produtos de baixíssima qualidade. Tenho 3 servos desses com as engrenagens quebradas, com pouquíssimo tempo de uso.[/quote:3f23ac55f9]

Pois é, indicaram o Hextronik, da próxima vez vou escolher estes.

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LaercioLMB
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Mensagempor LaercioLMB » 26 Ago 2012 18:22

[quote:52b2aa7be7="asfernandes"]Eu havia medido errado, a envergadura é 920mm e está correto pois a planta mostra no selo 36" de wingspan que dá 914,4mm. Portanto os 580mm da fuselagem também está de acordo, dado que a medição da planta dá as nesmas 36" de envergadura que mostra no selo.
Devo então reduzir a envergadura para 780mm?

Obrigado[/quote:52b2aa7be7]

Se a evergadura mostra 36", em mm isso fica em 914 e não 920.
São esses arredondamentos de medidas que geram erros em uma construção.
Te aconselho sim a diminuir a envergadura e vou te dizer por que.
imagine o seu aeromodelo em uma curva, sabe-se que a ponta da asa no interior da curva, se desloca mais devagar do que a ponta da asa que está do lado de fora da curva e quanto maior for essa envergadura em relação ao comprimento da fuselagem, menor acabará sendo o raio dessa curva e isso faz com que a ponta da asa do lado de dentro da curva, gere menos sustentação do que o lado oposto e isso, na maioria das vezes em voos mais lentos, principalmente quando se está fazendo a perna de vento, a velocidade da ponta da asa por ser muito baixa, não gera a sustentação ideal, pois a diferença de sustentação da parte interna para a parte externa da curva se torna muito grande e isso acaba estolando o aeromodelo no famoso estol de ponta de asa.

75% de 914 mm são 685mm e não 580 mm.
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Eduardo Yamin
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Mensagempor Eduardo Yamin » 26 Ago 2012 18:28

Veja meu tutorial do Stardelta pode ser que te ajude em algo:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=49736

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LaercioLMB
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Mensagempor LaercioLMB » 26 Ago 2012 18:37

Eu estive olhando a planta do Starlite disponível aqui no site e essas proporções se dão ao fato dele ter sido projetado para trabalhar com 3 canais, ou seja, acelerador, leme e profundor, sem ailerons e com um diedro mais acentuado, por isso é que esse desenho, a fuselagem tem menos de 75% da envergadura.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Mensagempor asfernandes » 27 Ago 2012 08:41

Ontem montei a meia asa em depron estrutural e vareta de balsa. A noite colocarei as fotos.
Posso colocar aileron neste modelo? Caso positivo, qual o diedro recomendado, mantenho o da planta?

Obrigado pelas respostas pessoal.

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José Carlos N. Faria
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Starlite

Mensagempor José Carlos N. Faria » 27 Ago 2012 13:09

Olá, asfernandes. Se permite uma sugestão, não faça cavernas vazadas quando utilizar deprom; vai comprometer a resistência da caverna e reduzir muito pouco em termos de peso. Faça somente os furos necessários para passagem dos fios dos servos, do esc e dos tubos plásticos para lincagem. Use lateral dupla de deprom na fuselagem no espaço entre o bordo de fuga e a caverna de fixação do motor para dar maior rigidez e resistência nessa área que vai suportar a asa e protegerá um pouco mais a eletrônica ali instalada. Um abraço
Se for beber, não pilote; se for pilotar, me chame. Tô nessa!
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Re: Starlite

Mensagempor asfernandes » 27 Ago 2012 15:20

[quote:d2cce81a05="José Carlos N. Faria"]Olá, asfernandes. Se permite uma sugestão, não faça cavernas vazadas quando utilizar deprom; vai comprometer a resistência da caverna e reduzir muito pouco em termos de peso. Faça somente os furos necessários para passagem dos fios dos servos, do esc e dos tubos plásticos para lincagem. Use lateral dupla de deprom na fuselagem no espaço entre o bordo de fuga e a caverna de fixação do motor para dar maior rigidez e resistência nessa área que vai suportar a asa e protegerá um pouco mais a eletrônica ali instalada. Um abraço[/quote:d2cce81a05]

Obrigado pelas dicas, no próximo não farei as cavernas vazadas.
Quanto a parede dupla, estou com receio de colocar neste modelo pois o espaço interno da fuselagem já é bem restrito, se eu colocar mais duas paredes vai reduzir em 8mm o espaço interno.

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Starlite

Mensagempor José Carlos N. Faria » 27 Ago 2012 20:06

Ser preferir, pode fazer o reforço lateral, desse mesmo tamanho, usando chapa de cedro ou de caixeta de 1mm de espessura, encontrada na Casa Aerobrás. Funciona bem e não vai reduzir o espaço interno.
Se for beber, não pilote; se for pilotar, me chame. Tô nessa!

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Re: Starlite

Mensagempor asfernandes » 27 Ago 2012 20:14

[quote:ec7bffc5c6="José Carlos N. Faria"]Ser preferir, pode fazer o reforço lateral, desse mesmo tamanho, usando chapa de cedro ou de caixeta de 1mm de espessura, encontrada na Casa Aerobrás. Funciona bem e não vai reduzir o espaço interno.[/quote:ec7bffc5c6]

OK, vou tentar comprar amanhã. Segue foto da meia asa em depron estrutural e vareta de balsa na parte inferior.
Anexos
IMG1210.jpg
IMG1210.jpg (35.03 KiB) Exibido 4766 vezes

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robsonbohora
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Mensagempor robsonbohora » 27 Ago 2012 20:53

olá asfernandes. estou fazendo um cessna, e a asa estou fazendo assim:

[img:34ea916545]http://img846.imageshack.us/img846/8035/dsc02484qr.jpg[/img:34ea916545]


[img:34ea916545]http://img213.imageshack.us/img213/9663/dsc02485m.jpg[/img:34ea916545]


[img:34ea916545]http://img502.imageshack.us/img502/488/dsc02487lt.jpg[/img:34ea916545]


[img:34ea916545]http://img207.imageshack.us/img207/8360/dsc02488xe.jpg[/img:34ea916545]


Abraço!

asfernandes
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Mensagempor asfernandes » 27 Ago 2012 22:29

Muito bem construído, boa idéia essa abertura para encaixe no bordo de ataque. Deve ter ficado bem resistente a asa. Tenho receio da minha ter ficado um pouco frágil demais. Vou ver quando terminá-la. Abs

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robsonbohora
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Mensagempor robsonbohora » 28 Ago 2012 18:32

[quote:f203085240="asfernandes"]Muito bem construído, boa idéia essa abertura para encaixe no bordo de ataque. Deve ter ficado bem resistente a asa. Tenho receio da minha ter ficado um pouco frágil demais. Vou ver quando terminá-la. Abs[/quote:f203085240]

Cara ficou muito resistente, sem cola já ficou bem durinho. mas vou colocar mais um filete de fibra, daqui a pouco posto como ficou!!

abraço

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Mensagempor asfernandes » 03 Set 2012 00:16

Seguem novas fotos da construção. Fiz uma besteira na asa, na primeira meia asa fiz os vincos no depron muito espaçados (cerca de 10mm), a dobra no bordo de ataque ficou com alguns "degraus". Na outra meia asa, reduzi o espaçamento entre os vincos e a dobra ficou boa, bem uniforme.
A dúvida é: o fato do bordo de ataque de um lado estar menos uniforme do que o outro influencia alguma coisa em voo?
Não tirei foto ainda dos bordos como ficaram pois ainda estão colando.
Anexos
IMG1216.jpg
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IMG1215.jpg
IMG1215.jpg (21.89 KiB) Exibido 4499 vezes
IMG1214.jpg
IMG1214.jpg (20.18 KiB) Exibido 4499 vezes
IMG1212.jpg
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IMG1213.jpg
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Planador AX
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Mensagempor Planador AX » 03 Set 2012 07:58

[quote:1c3b13be2e="asfernandes"]Seguem novas fotos da construção. Fiz uma besteira na asa, na primeira meia asa fiz os vincos no depron muito espaçados (cerca de 10mm), a dobra no bordo de ataque ficou com alguns "degraus". Na outra meia asa, reduzi o espaçamento entre os vincos e a dobra ficou boa, bem uniforme.
A dúvida é: o fato do bordo de ataque de um lado estar menos uniforme do que o outro influencia alguma coisa em voo?
Não tirei foto ainda dos bordos como ficaram pois ainda estão colando.[/quote:1c3b13be2e] Con-cer-te-za! Na asa "bem uniforme" a fluidez do ar, vai deslizar sem causar turbulências.
Já na asa "com degraus" ela vai gerar uma turbulência + arrasto. E com esses dois fatores vem um voo que não é nada prazeroso.


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