Starlite em Depron

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
asfernandes
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Ago 26, 2012 10:08 am
Localização: São Paulo

Starlite em Depron

Mensagem por asfernandes »

Bom dia pessoal,

Sempre tenho buscado informações através da busca do forum, que é muito completo e eficiente. Estou construindo meu 1º modelo, um Starlite em depron e tenho algumas dúvidas.
Como utilizei a planta aqui do site que é em balsa, não sei se faço as cavernas vazadas ou cheias. Achei que a segunda e terceira caverna ficaram fracas, portanto coloquei um reforço na parte superior delas, o que aumentou a resistência.
Também tenho dúvidas quanto a fixação da parte superior da fuselagem. As tampas devem ficar fixadas sobre a mesma ou encaixadas por dentro como a parte de baixo? Seguem as fotos do modelo como ele está agora.
Obrigado.
Anexos
IMG1205.jpg
IMG1205.jpg (23.3 KiB) Exibido 14845 vezes
IMG1206.jpg
IMG1206.jpg (22.53 KiB) Exibido 14845 vezes
Os reforços nas cavernas 2 e 3.
Os reforços nas cavernas 2 e 3.
IMG1207.jpg (18.89 KiB) Exibido 14845 vezes
IMG1208.jpg
IMG1208.jpg (21.54 KiB) Exibido 14845 vezes
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Está indo bem, mas toda a fuselagem feita com depron, sempre parecerá muito frágil enquanto não for totalmente fechada.
Mas um detalhe importante, antes de colar o dorso da fuselagem, faça suportes nas cavernas onde se fixe o tubo guia dos pushroads, se não, eles ficarão bambas no interior da fuselagem e isso lá em cima, poderá fazer você não ter comandos, pois o arame ou a vareta de fibra de vidro, irá se curvar, formando um arco e esse arco diminui o curso do leme e profundor.
Os arames parecem ser fortes, mas não são, pois quando eles estão puxando o comando, tudo funciona muito bem, mas quando eles empurram, é aí que começam os problemas.
Eu uso aqueles tubos plásticos usados para passar a antena do receptor em automodelos e nautimodelos, esses tubos servem como guia para as varetas de fibra de vidro, pois permite que as varetas deslizem perfeitamente, diminuindo muito o atrito e com isso, diminuindo o esforço extra do servo.
Esse arco ocorre por as pares estarem desalinhadas umas com as outras.
Como eu posso saber isso na prática?
Simples, olhe a fuselagem por cima e veja onde está preso o pushroad no horn, seja do leme ou do profundor. Agora trace uma linha reta desse link até o braço do servo onde o pushroad está fixado, verá que eles dificilmente estão alinhados 100% com a linha de centro da fuselagem e o mesmo ocorre se olhar a fuselagem de lado e traçar uma linha dos horns até os braços dos servos, verá que as linhas dos pushroads também tem um desalinhamento com a linha de centro da fuselagem e é esse desalinhamento que na física, permite que se forme um arco no arame ou vareta de vibra de vidro, quando são colocados sob esforço e é esse arco que nos faz perder o controle do aeromodelo na maioria das vezes.
Anexos
deprom 2.JPG
deprom 2.JPG (36.21 KiB) Exibido 14837 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
asfernandes
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Ago 26, 2012 10:08 am
Localização: São Paulo

Mensagem por asfernandes »

Obrigado Laercio, vou então posicionar os pushroads com uma guia e depois fechar a fuselagem. A eletrônica que vou colocar é essa:

Servos
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16257

ESC
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18459

Motor
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14739

Bateria
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6470

A parede corta fogo deve ter uma placa de balsa colada na frente? Posso posicionar a parede um pouco para dentro da fuselagem ou devo posicionar bem na frente como uma tampa?

Obrigado
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

A posição da parede de fogo não importa, desde que a hélice fique a uma distância do bordo de ataque da asa, igual a corda da asa.
Como não sei as medidas do seu aeromodelo, não tenho muito o que falar sobre a eletrônica a não ser que se o seu aeromodelo tiver em torno de 1200mm de envergadura, o KV desse motor é muito alto para ele, pois não poderá usar hélices acima de 7 polegadas com bateria 3S e a marca do ESC é beeeeeem duvidosa.
Sei que a maioria procura ver as coisas que vai comprar pelo preço (inclusive eu), mas evite pegar o mais barato de tudo, pois quanto mais barato, pior será a qualidade e o mais barato no aeromodelismo, sempre sairá mais caro, pois além de estragar mais rápido, poderá levar junto o aeromodelo em uma queda.
Eu não compraria esse ESC de jeito nenhum.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
leonardo aeromodelo
membro
Mensagens: 104
Registrado em: Sex Ago 19, 2011 10:53 am
Localização: Mossoró, RN

Mensagem por leonardo aeromodelo »

Acompanhando. Bela construção.
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

Cara, servo eu te indico esse, é 10% mais leve, uns 15% mais forte é bem conhecido, além de achar o conjunto de engrenagem pra vender separado.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__662__HXT900_9g_1_6kg_12sec_Micro_Servo.html

O motor eu te recomendo um desses dois, são quase mesma coisa, mas o segundo é melhor e mais barato, pucha um aero de 1kg tranquilo com uma helice apc 11x4 ou 10x4

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18546

se vc já comprou o conjunto, tudo bem, diminua o passo da hélice que vai voar tranquilo sem forçar muito o motor. vai fundo.

Abraço
asfernandes
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Ago 26, 2012 10:08 am
Localização: São Paulo

Mensagem por asfernandes »

A fuselagem tem 580mm, a asa ainda não fiz porém de acordo com a planta terá 1m com corda de 150mm.
Já fiz o pedido das peças mas vou trocar de ESC conforme sugestão, qual vocês recomendam? A hélice pensei em usar 8x3,8.

Obrigado
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:99f9dd97d5="asfernandes"]A fuselagem tem 580mm, a asa ainda não fiz porém de acordo com a planta terá 1m com corda de 150mm.
Já fiz o pedido das peças mas vou trocar de ESC conforme sugestão, qual vocês recomendam? A hélice pensei em usar 8x3,8.

Obrigado[/quote:99f9dd97d5]

Se a sua fuselagem tem 580mm de comprimento, a envergadura dele não pode passar de 800mm, sendo 780mm a mais adequada.
Já deveria ter lido isso no fórum que fala que a fuselagem é 75% da envergadura.
Se já está fazendo no achômetro, sinto muito, começou errado e se está fazendo conforme a planta, fez algo errado na hora de imprimir a planta.
A asa tendo 780mm de envergadura, a corda deverá ficar entre 111mm e 156mm.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
asfernandes
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Ago 26, 2012 10:08 am
Localização: São Paulo

Mensagem por asfernandes »

Eu havia medido errado, a envergadura é 920mm e está correto pois a planta mostra no selo 36" de wingspan que dá 914,4mm. Portanto os 580mm da fuselagem também está de acordo, dado que a medição da planta dá as nesmas 36" de envergadura que mostra no selo.
Devo então reduzir a envergadura para 780mm?

Obrigado
Planador AX
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Qui Ago 23, 2012 5:44 pm
Localização: Recife-PE.

Mensagem por Planador AX »

[quote:f721ea86c1="asfernandes"]
Servos
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.aspidProduct=16257[/quote:f721ea86c1]
asfernandes Boa noite, cuidado com esse servo da HK. Em forma geral cuidado com todos os produtos que levam a marca da HK! São produtos de baixíssima qualidade. Tenho 3 servos desses com as engrenagens quebradas, com pouquíssimo tempo de uso.
Anexos
download (1).jpg
download (1).jpg (11.88 KiB) Exibido 14684 vezes
Responder