Cessna 1,20 construcao com fotos Duvida qual Helice usar

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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Marcos2012
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Cessna 1,20 construcao com fotos Duvida qual Helice usar

Mensagempor Marcos2012 » 06 Set 2012 20:50

Bem amigos, sou iniciante e dei inicio a construcao de um Cessna 1,20 de asa

Material: corpo todo de Depron e asa em isopor P2 reforcada com vareta de fibra e jornal

Eletronica que tenho disponivel
Motor 3530 1100kv / 380w
ESc 40 a
Helice a escolher ainda [color=red:bd12a689ff](aceito sugestões)[/color:bd12a689ff]
4 servos HXT900 9g

Entelagem com vinil Branco
Trem de pouso: cano de PVC de 100

Gostaria de uma indicação de helice pra este motor dos mais experientes!

Junto com o motor eu pedi estas 3 helices...

GWS Style Propellers 10X6 Propellers
APC style propeller 11x5.5-E
APC style propeller 12x6-E

Obrigado!
Anexos
Foto-0134.jpg
Trem de pouso de cano de pvc de 100
Foto-0134.jpg (34.27 KiB) Exibido 9302 vezes
Foto-0131.jpg
Foto-0131.jpg (33.32 KiB) Exibido 9303 vezes
Foto-0135.jpg
Asa reforcada com vareta e jornal
Foto-0135.jpg (33.66 KiB) Exibido 9304 vezes
Foto-0132.jpg
Foto-0132.jpg (31.08 KiB) Exibido 9306 vezes
Foto-0133.jpg
Foto-0133.jpg (36.78 KiB) Exibido 9308 vezes
Foto-0136.jpg
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AndersonSP
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Mensagempor AndersonSP » 06 Set 2012 20:53

Qual o Peso final do seu avião?

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Marcos2012
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Mensagempor Marcos2012 » 06 Set 2012 20:59

Então AndersonSP , o aero não esta totalmente pronto, falta terminar a asa que esta como na foto , sem linkagem, sem servos, etc..

E o aero esta faltando colocar a eletronica...

O peso final eu ainda nao tenho!
Imagino que nao deve passar dos 800 gramas, mas so semana que vem que devo terminalo e ter o peso correto..
Anexos
3.jpg
3.jpg (30.13 KiB) Exibido 9270 vezes
Foto-0119.jpg
Foto-0119.jpg (35.37 KiB) Exibido 9271 vezes
Foto-0124.jpg
Foto-0124.jpg (34 KiB) Exibido 9273 vezes
Foto-0126.jpg
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Foto-0129.jpg
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morales
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Mensagempor morales » 06 Set 2012 21:17

esse motor exige Helice 9x6 puxa 1100 gramas


Uso um enrolado pelo Anderson que usa 10x6 e esta puxando 1400gramas.

Att,

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LaercioLMB
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Mensagempor LaercioLMB » 06 Set 2012 21:44

Eu já falei algumas vezes sobre isso, de quando vamos construir um aeromodelo com base em um avião já existente, sempre olhamos em que escala estamos fazendo esse aeromodelo em relação ao avião original e procuramos nos informar que hélice esse avião usa, para sabermos qual hélice devemos usar em nosso aeromodelo para só então, tendo a hélice, escolher qual será o melhor motor compatível com essa hélice, para evitar o que tem acontecido muitas vezes, hélice pequena demais para o aeromodelo, que perde rendimento ou grande demais que atrapalha com o trem de pouso, pois a hélice acaba ficando muito perto do chão na hora da decolagem e principalmente no pouso.
Vamos então m ais uma vez repetir o que já falei algumas vezes.
Você está fazendo um aeromodelo Cessna 182 e provavelmente o Skylane que é o que o pessoal mais costuma fazer.
Digitei no meu buscador a frase Cessna 182 specifications e encontrei isso aqui.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_182

Bom, olhando no link, vi que a envergadura do Cessna 182 é de 11 metros e o seu é de 1,20 metros. Para saber em que escala estamos fazendo, dividimos 11 por 1,20 e teremos 9,16, mas arredondando um pouco, ficaremos somente com 9 e então teremos a escala 1:9 do avião real.
Bom, encontramos a escala que estamos fazendo o nosso aeromodelo, agora iremos então procurar que hélice ele usa. Digitei no meu buscador a frase propeller cessna 182 e encontrei isso aqui;

http://www.txskyways.com/propeller-upgrades.htm

Bom, pela tabela, vi que as hélices bipá variam entre 82" a 86" e as hélices tripá, variam entre 78" a 82".
Vamos então usar um meio termo para uma tripá e uma bipá e usaremos então 80" para tripá e 84" para tripá.
Pegamos 80 e dividimos por 9 que é a escala da nossa construção e teremos 8,88, então poderemos arredondar para 9 polegadas para uma tripá.
Pegamos as 84" da bipá e dividimos por 9 e teremos 9,33. Como as diferenças são pequenas, até mesmo por que pegamos uma medida média, poderemos então usar uma hélice de 9 polegadas também para a bipá.
Bom, sabemos então que a hélice ideal para o nosso aeromodelo Cessna 182 com 1,20 metros de envergadura, é uma hélice de 9 polegadas, agora é só a gente escolher um motor que seja compatível com essa hélice e que possa nos dar o máximo de desempenho possível, o que nos dará uma ótima autonomia de voo, pois nãoa dianta comprar um motor e termos que usar uma hélice nele que não dará o melhor rendimento, pois se usarmos uma menor, ela perderá desempenho e se usarmos uma maior, ela poderá bater no chão quando pousarmos o aeromodelo.

Esse aeromodelo iria ficar ótimo com um motor EMAX BL2215/20 que é menor, mais leve, menos gastão que esse 3530 1100 e funcionaria ótimamente bem com uma hélice APC 9X6.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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morales
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Mensagempor morales » 06 Set 2012 22:03

Laercio ja falamos disso essa semana lembra?

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Marcos2012
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Mensagempor Marcos2012 » 06 Set 2012 22:06

[quote:c8c6f57db2="LaercioLMB"]Eu já falei algumas vezes sobre isso, de quando vamos construir um aeromodelo com base em um avião já existente, sempre olhamos em que escala estamos fazendo esse aeromodelo em relação ao avião original e procuramos nos informar que hélice esse avião usa, para sabermos qual hélice devemos usar em nosso aeromodelo para só então, tendo a hélice, escolher qual será o melhor motor compatível com essa hélice, para evitar o que tem acontecido muitas vezes, hélice pequena demais para o aeromodelo, que perde rendimento ou grande demais que atrapalha com o trem de pouso, pois a hélice acaba ficando muito perto do chão na hora da decolagem e principalmente no pouso.
Vamos então m ais uma vez repetir o que já falei algumas vezes.
Você está fazendo um aeromodelo Cessna 182 e provavelmente o Skylane que é o que o pessoal mais costuma fazer.
Digitei no meu buscador a frase Cessna 182 specifications e encontrei isso aqui.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_182

Bom, olhando no link, vi que a envergadura do Cessna 182 é de 11 metros e o seu é de 1,20 metros. Para saber em que escala estamos fazendo, dividimos 11 por 1,20 e teremos 9,16, mas arredondando um pouco, ficaremos somente com 9 e então teremos a escala 1:9 do avião real.
Bom, encontramos a escala que estamos fazendo o nosso aeromodelo, agora iremos então procurar que hélice ele usa. Digitei no meu buscador a frase propeller cessna 182 e encontrei isso aqui;

http://www.txskyways.com/propeller-upgrades.htm

Bom, pela tabela, vi que as hélices bipá variam entre 82" a 86" e as hélices tripá, variam entre 78" a 82".
Vamos então usar um meio termo para uma tripá e uma bipá e usaremos então 80" para tripá e 84" para tripá.
Pegamos 80 e dividimos por 9 que é a escala da nossa construção e teremos 8,88, então poderemos arredondar para 9 polegadas para uma tripá.
Pegamos as 84" da bipá e dividimos por 9 e teremos 9,33. Como as diferenças são pequenas, até mesmo por que pegamos uma medida média, poderemos então usar uma hélice de 9 polegadas também para a bipá.
Bom, sabemos então que a hélice ideal para o nosso aeromodelo Cessna 182 com 1,20 metros de envergadura, é uma hélice de 9 polegadas, agora é só a gente escolher um motor que seja compatível com essa hélice e que possa nos dar o máximo de desempenho possível, o que nos dará uma ótima autonomia de voo, pois nãoa dianta comprar um motor e termos que usar uma hélice nele que não dará o melhor rendimento, pois se usarmos uma menor, ela perderá desempenho e se usarmos uma maior, ela poderá bater no chão quando pousarmos o aeromodelo.

Esse aeromodelo iria ficar ótimo com um motor EMAX BL2215/20 que é menor, mais leve, menos gastão que esse 3530 1100 e funcionaria ótimamente bem com uma hélice APC 9X6.[/quote:c8c6f57db2]

Como sempre Laercio, vc deu uma aula!
Parabens!
E entendi com sua explicacao por onde começar a escolher um motor pra tal aero!
Mas este motor eu ja tinha e quero aproveita-lo
Então, como vc disse que uma boa helice pra este Cessna 182 é a 9 polegadas
nos teste feitos pela fabrica do motor, a helice 9x6 com Bat 3s da 178W com consumo de 16A.

9x6 Seria então o ideal pra este aero com este motor?

Obrigado a todos pela ajuda!

Specs:
Model: NTM Prop Drive Series 35-30 1100kv
Kv: 1100rpm/v
Max current: 32A
Max Power: 350W @ 12v (3S) / 380 @ 15v (4S)
Shaft: 4mm
Weight: 88g
ESC: 40
Cell count: 3s~4s Lipoly
Bolt holes: 18.9mm & 25mm
Bolt thread: M3
Connection: 3.5mm Bullet-connector

Prop Tests:
8x4 - 14.8v - 251W - 17A
8x4 - 11.1v - 121W - 11A
9x6 - 11.1v - 178W - 16A
9x6 - 14.8v - 355W - 24A
10x5 - 11.1v - 200W - 18A
10x5 - 14.8v - 385W - 26A
11x5.5 - 11.1v - 200w - 20A
12x6 - 11.1v - 266w - 26A

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Mensagempor LaercioLMB » 06 Set 2012 22:06

[quote:6ba0303b52="morales"]Laercio ja falamos disso essa semana lembra?[/quote:6ba0303b52]

Lembro sim, mas o cara que criou esse tópico não leu ou não lembra mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Mensagempor FoxxBHFlight » 25 Nov 2012 19:42

Amigo Marcos2012, onde vc comprou esse molde de Asa perfil Clark Y?
Já tentei fazer de compensado mas não ficou legal, pode me passar o contato, ou caso seja vc mesmo que faça teria como me vender um par? Abraço.

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Mensagempor Marcos2012 » 25 Nov 2012 20:45

[quote:1ef928aa10="FoxxBHFlight"]Amigo Marcos2012, onde vc comprou esse molde de Asa perfil Clark Y?
Já tentei fazer de compensado mas não ficou legal, pode me passar o contato, ou caso seja vc mesmo que faça teria como me vender um par? Abraço.[/quote:1ef928aa10]

Seguinte amigo..
Este ai foi eu mesmo que fiz, vou te passar o procedimento pra vc mesmo fazer....

Procure em graficas por Alumio de offset (É uma folha + ou - do tamanho da folha A4 que eles usão uma vez e descartão pro "lixo") Provavelmente não vão nem te cobrar por algumas folhas de aluminio..

Beleza, de posse da folha fica facil, desenhe o perfil nela com ajuda de um papel carbono, recorte com tesoura normal (esta de casa mesmo) é macio...

E por fim, pra fazer aquele "pezinho" onde o fio quente entra ( compre um raio de bicicleta , serre uns 5 cm nele e depois cole com cola epoxi (araldite ou outras) no perfil ...

Esta pronto pra vc usar...

Espero ter ajudado...

Abraço....... :P

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Patrickabelo
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Re: Cessna 1,20 construcao com fotos Duvida qual Helice usar

Mensagempor Patrickabelo » 16 Nov 2019 12:00

Rapaz, agora fiquei muito feliz ao ler isso que o Laércio comentou sobre a escala.
A planta do Cessna 182 que estou construindo, que baixei aqui no evoo, era originalmente 95 cm de asa, aumentei em 16% e a envergadura foi pra 1.10cm.
Nao me atentei pra detalhes, pois a intenção não seria fazer um modelo escala, embora a planta pareça ser.
Depois de pronto, e analisando qual seria o conjunto motor+hélice, e o peso final, fui analisar o avião real.
Surpreendentemente, todas as medidas bateu exatamente com o modelo, exatamente 1:10
Ficou com 1,10 de asa, a altura, comprimento, e até mesmo o peso.
Gostaria de colocar uma hélice 8",pois maior fica muito próximo do solo, num pouso, a chance de encostar no chão é grande, então fui buscar informação, e acabei aqui, e pela medida informada na tabela, uma hélice 8" é compatível com o conjunto, mantendo a escala, falta definir o passo.
O motor original diz ter 170KW, ou 170.000 W.
Lógicamente a regra não é dividir por 10 nesse caso, assim como peso, que me disseram ser o peso dividido pela escala ao cubo.
Se for o caso, e for aplicado, essa regra (gostaria de saber o porquê de ser dividido pela escala ao cubo), seria em torno de 170 W de potência.
Usar um avião de verdade como base, acredito eu, deva ser realmente o aeromodelismo em si, mas qualquer coisa com cg no lugar certo é algo que funcione como asa voa, não tem muita gente preocupando com essas coisas,o que é uma pena.
Voando com os pés no chão!

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Re: Cessna 1,20 construcao com fotos Duvida qual Helice usar

Mensagempor LaercioLMB » 16 Nov 2019 20:02

Uma regra criada sobre peso de aeromodelos elétricos deu início quando surgiram os primeiros modelos com motores elétricos. Não existiam motores brushless e usavam motores escovados, pesados e baterias mais pesadas ainda e para compensar esse peso extra, foi retirado peso do aeromodelo em sua construção.
Depois vieram os primeiros motores brushless retirados de CD roms e veio outro problema, eles tinham que voar com baixas velocidades e com isso, deixar o aeromodelo elétrico mais leve ainda. Veja um aeromodelo para motor .46 que na maioria das vezes pesa mais de 2,8 kg. Agora eu pergunto; por que fazem um aeromodelo do mesmo tamanho e tem que pesar 900g? querem usar motores elétricos pequenos, com empuxo superior ao peso (ideia de girico) e hélices SF de baixo rpm em motores de alto KV para a hélice.
O que faz o aeromodelo voar é a velocidade que ele se desloca, o empuxo do motor só tem que ser maior que o arrasto que a estrutura tem que se bem construído, não passa de 1/3 do peso final. Ahh, mas eu quero aeromodelo de voo lento e não de velocidade. Só não xingo um cara que pensa assim em respeito ao fórum, mas 2 km/h não é uma medida de velocidade?
Eu tenho um aeromodelo elétrico de 1200 mm de envergadura que pesa quase 1200g, pois o peso exato nem lembro mais, mas eram mil cento e poucos gramas e ele voa muito bem e com uma hélice escala de 12 polegadas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.


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