Aeromodelo Treinador V2

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
riags
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Ago 22, 2012 9:14 pm
Localização: capivari

Aeromodelo Treinador V2

Mensagem por riags »

Boa Tarde

Segue fotos da construção do aeromodelo treinador sugerido aqui do fórum.

Conforme for ficando pronto vou postando mais, espero contar com ajuda dos amigos aqui do fórum dando sugestões.

Abraço à todos.

Obs : Estou tendo problema com o tanho do arquivo para postar a foto vou pesquisar e depois troco a imagem por uma melhor para visualizar aqui no fórum.
Anexos
Treinador sugerido aqui no fórum
Treinador sugerido aqui no fórum
DSC03928 (120x90).jpg (39.98 KiB) Exibido 8968 vezes
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Muito bom Riags! Gostaria de acompanhar as suas impressões sobre o modelo, por favor, comente tudo o que puder.

Sobre as fotos, leia http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=14268
riags
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Ago 22, 2012 9:14 pm
Localização: capivari

Construção

Mensagem por riags »

Obrigado pelo comentário e ajuda referente a colocação da foto.

A ideia é juntamente esta colocar todo o processo de construção e dúvidas.

A primeira coisa que observei na montagem da fuselagem é que a furação para colocação da vareta dianteira que vai prender a asa com o elástico está na direção do reforço ( caverna dianteira ) isto não vai deixar a vareta atravessar para o outro lado como na parte traseira. Sobre este caso estou prevendo fazer os furo novamente mas só o suficiente para sair da direção da caverna.

Outra duvida que observei foi que o perfil da asa do modelo na parte inferior tem uma curva bem leve e na fuselagem esta reta então o perfil da asa na parte inferior deve ser reta?

Alguém sabe de algum link que tem passo a passo da montagem da asa com diedro tenho duvidas no processo montagem de como tirar o ângulo e qual o seu valor.

Acho que deve haver mais uma caverna na cauda para ajudar a eliminar a torção da cauda e facilitar a colocação da vareta para lincagem.

Agradeço a todos desde já.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Re: Construção

Mensagem por Mac2 »

[quote:68b7ccb39c="riags"]Obrigado pelo comentário e ajuda referente a colocação da foto.

A ideia é juntamente esta colocar todo o processo de construção e dúvidas.

A primeira coisa que observei na montagem da fuselagem é que a furação para colocação da vareta dianteira que vai prender a asa com o elástico está na direção do reforço ( caverna dianteira ) isto não vai deixar a vareta atravessar para o outro lado como na parte traseira. Sobre este caso estou prevendo fazer os furo novamente mas só o suficiente para sair da direção da caverna.

Outra duvida que observei foi que o perfil da asa do modelo na parte inferior tem uma curva bem leve e na fuselagem esta reta então o perfil da asa na parte inferior deve ser reta?

Alguém sabe de algum link que tem passo a passo da montagem da asa com diedro tenho duvidas no processo montagem de como tirar o ângulo e qual o seu valor.

Acho que deve haver mais uma caverna na cauda para ajudar a eliminar a torção da cauda e facilitar a colocação da vareta para lincagem.

Agradeço a todos desde já.[/quote:68b7ccb39c]
Olá Riags,

Como fiz o desenho da planta poderei te ajudar em alguns pontos:
- Em relação ao ponto de fixação da vareta você está correto, já desloquei este ponto alguns milímetros para frente, deixando a vareta rente à caverna;
- Acabei de conferir e a curvatura da base do perfil está sendo refletida no apoio da fuselagem, garantindo o ângulo de ataque correto para a asa.
- Você deve estar usando a planta com encaixes não? esta planta, com os encaixes da forma como desenhei já ajuda muito no alinhamento da cauda, basta que sejam cortadas de acordo com a planta.

Para o diedro, você precisa cortar o ângulo na raiz das duas semi-asa.

Existem vários tópicos por aqui que ensinaram a fazer isso, segue um tópico que o Luiz Carlos deu uma boa dica:
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=128467[/url]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Re: Construção

Mensagem por Gilberto »

[quote:10fb5207c6="riags"]
A primeira coisa que observei na montagem da fuselagem é que a furação para colocação da vareta dianteira que vai prender a asa com o elástico está na direção do reforço ( caverna dianteira ) isto não vai deixar a vareta atravessar para o outro lado como na parte traseira. Sobre este caso estou prevendo fazer os furo novamente mas só o suficiente para sair da direção da caverna.[/quote:10fb5207c6]
R- Sugiro que você coloque na frente da caverna e cole a vareta na mesma, isso dará mais resistência.

[quote:10fb5207c6]Outra duvida que observei foi que o perfil da asa do modelo na parte inferior tem uma curva bem leve e na fuselagem esta reta então o perfil da asa na parte inferior deve ser reta?[/quote:10fb5207c6]
R- O perfil recomendado realmente tem essa leve concavidade, se puder faça essa curva na fuselagem, caso contrário, deixe reto mesmo que não terá problema.

[quote:10fb5207c6]Alguém sabe de algum link que tem passo a passo da montagem da asa com diedro tenho duvidas no processo montagem de como tirar o ângulo e qual o seu valor.[/quote:10fb5207c6]
R- http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=128467 , http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=711799 , http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=134976 , http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=136964 .

[quote:10fb5207c6]Acho que deve haver mais uma caverna na cauda para ajudar a eliminar a torção da cauda e facilitar a colocação da vareta para lincagem.[/quote:10fb5207c6]
R- A estrutura das chapas de depron coladas não torcem facilmente, mas se julga que é útil para apoiar o guia da lincagem, pode ser feito.

PS.: O Marco Aurélio postou mais rápido do que eu, hehehe.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
riags
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Ago 22, 2012 9:14 pm
Localização: capivari

Trem de pouso

Mensagem por riags »

Pessoal peço desculpas por não estar postando as fotos do processo de construção, pois estou tendo que fazer algumas horas extras no meu trabalho e o tempo que me sobra fico tentando adiantar a montagem.

A dúvida que estou agora é sobre o trem de pouso a roda da frente sem problemas mas o caso está em como fazer as da parte traseira, estou fundido a cabeça para chegar em uma forma de fixar na fuselagem mantendo o alinhamento e altura.

Caso alguém saiba algum link agradeço desde já.
riags
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Ago 22, 2012 9:14 pm
Localização: capivari

Planta

Mensagem por riags »

Após redimensionar as fotos segue como prometido a sequencia da construção.

A planta foi impressa em formato A4 e depois colada as partes mantendo o alinhamento das linhas.

Neste processo não cortei os moldes tangentes as linhas, recortei com sobra e colei direto no depron.

A lateral da fuselagem cortei e lixei as duas ao mesmo tempo para não haver diferenças no tamanho e alinhamento as outras peças como não forma par foram cortadas individualmente.
Anexos
Planta
Planta
Montagem 0.JPG (39.95 KiB) Exibido 8431 vezes
riags
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Ago 22, 2012 9:14 pm
Localização: capivari

Montagem da fuselagem

Mensagem por riags »

Depois de recortar as peças com estilete e régua, usei lixa de unha para ajustar as irregularidades. Os encaixes foram feitos com uma broca e lima quadrada para ajustar o tamanho.

Conforme mostra a foto na montagem da fuselagem optei em manter a parte plana fixa na bancada para melhor ajustar o esquadro das partes internas parede de fogo e lateral
Anexos
Montagem
Montagem
Montagem.JPG (39.99 KiB) Exibido 8426 vezes
riags
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Ago 22, 2012 9:14 pm
Localização: capivari

Foto 2

Mensagem por riags »

Foto 2
Anexos
Montagem
Montagem
Montagem 2.JPG (39.47 KiB) Exibido 8425 vezes
g.galdofine
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Qui Fev 09, 2012 2:58 pm
Localização: São Carlos SP

Re: Foto 2

Mensagem por g.galdofine »

riags
Bela construção, onde consegui a planta em A4?
Responder