Projeto e Construção: Plank Wing - mudança de planos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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Diego Monteiro
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Projeto e Construção: Plank Wing - mudança de planos

Mensagempor Diego Monteiro » 09 Dez 2012 19:24

Boa tarde Senhores,

Iniciei um novo projeto.
Alguns se perguntam: Pô, o cara nem terminou ou outro, nem começou a construção, resolveu dar uma pausa e resolve iniciar outro projeto? (como comentei no outro tópico) http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=133587

Pois é pessoal, quando nossas vidas começam a ter incertezas precisamos tomar decisões. Neste caso optei por não desistir de nenhum projeto e sim me focar no mais importante, que é desenvolver e construir algo que seja viável para mim.
Como a grana deu uma encurtada, o sonho foi diminuindo e o máximo que consegui fazer foi o trem de pouso principal do outro VANT.

Então tive uma ideia: Por que não fazer uma aeronave menor e com menor número de peças? Assim eu conseguiria uma boa economia financeira. Comecei a pesquisar novas ideias, e me vi diante das asa voadoras. Elas em certo aspecto me encantam, então pensei em seguir por este caminho. Eu acho um pouco medonha a "beleza" das chamadas Zagis, então comecei a pesquisar outras configurações até que encontrei a configuração plank wing. Fáceis, robustas e desafiadoras. Me interessei.

Comecei a pesquisar o que eu ia usar nela. Então para não ter muitos problemas com o piloto automático, resolvi utilizar um de baixo custo, o próprio Ardupilot.

[img:f170d24840]http://store.diydrones.com/v/vspfiles/photos/BR-APMPWRKT-2T.jpg[/img:f170d24840]

O mais difícil era selecionar a configuração do perfil e do avião como um todo.
Mas então achei algumas coisinhas:

[img:f170d24840]http://home.earthlink.net/~jaffee/graphics/zipper_side-mid.jpg[/img:f170d24840]

Este site é fenomenal para perfis:

[url]http://www.aerodesign.de/english/profile/profile_s.htm#s5020[/url]

E finalmente me inspirei no que esse cara aqui fez:

[url]http://www.charlesriverrc.org/articles/asfwpp/helmutlelke_asfwpp.htm[/url]
[img:f170d24840]http://www.charlesriverrc.org/articles/asfwpp/Alb1F2_sm.jpg[/img:f170d24840]

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fmmlobo
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Mensagempor fmmlobo » 09 Dez 2012 21:33

A primeira é de longe muito mais feia que uma zagi...
a segunda é até que simpática... precisando de ajuda com motor, esc, servo, e etc... só chamar !

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Diego Monteiro
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Mensagempor Diego Monteiro » 14 Dez 2012 19:45

Boa tarde senhores,

Alguma parte da parafernália está a caminho, comprei motor, hélice e acessórios que serão importantes.

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=21478[/url]
[url]http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXZL05[/url]`

Primeiramente estou confeccionando o molde da asa. Ele será feito no tradicional método de laminação a mão com manta de fibra de vidro...
Comprei também uma bomba de vácuo de duplo estágio.
A asa será laminada a vácuo, porém a técnica não será o uso da bag convencional.
Usarei o método de infusão a vácuo, pra que não conhece essa técnica fica ai o videozinho como exemplo:

[yt]bKr91XoSuWA[/yt]

Obviamente será um pouco diferente o que farei com o meu modelo, mas antes preciso comprar os materiais para planejar a construção.

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Mensagempor ze_mayer » 14 Dez 2012 20:47

bacana, Diego! o molde dá muito trabalho pra fazer, mas depois de pronto fica fácil produzir em série.

esses NTM são muito bons, eu tenho dois aviões (um bimotor) com o 35-30, e nunca tive problemas.

bomba de vácuo eu utilizo motor de geladeira velho, pra minhas aplicações dá conta tranquilo. tambem uso o motor como compressor, para um aerógrafo também não tenho problemas.

vai postando as fotos do progresso, mesmo que sejam só os moldes. esses dias eu reativei a reforma e reconstrução de um modelo, provavelmente vou fazer asa e fuselagem com o core de depron e fibradas por fora, somente para dar acabamento e melhorar a resistência. até pensei em fazer molde, mas dá muito trabalho, e eu não tenho todo esse tempo disponível!

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Mensagempor Diego Monteiro » 14 Dez 2012 22:40

Fala ai Ricardo: Cara, eu tbm possuo um NTM, e adorei. Algumas coisas chinesas valem a pena, outras não.

Seguinte, comecei a desenvolver a parte aerodinâmica. E la fui eu gerar algumas analises no XFLR5. Meu maior desafio foi achar um perfil com o Cm0 > 0. E depois de aplicas alguns conceitos de estabilidade achar a curva ideal para o plane.
Então consegui esses parâmetros pesquisando alguns perfis auto estáveis, como mostrado na figura a aseguir, circulado em vermelho. Neste caso o avião é estável e controlável SEM a presença de um est. Horizontal:

[img:597bce971f]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/polares-1024x575.jpg[/img:597bce971f]

Só para explica melhor esses gráficos que circulei em vermelho vou tentar resumir com funciona. Quando um avião está em equilíbrio, o Cm0 dele vale zero, não existe nenhuma força atuante para que a aeronave faça o movimento de arfagem. Olhando os gráficos circulados sabe-se que se o nariz da aeronave abaixar (alpha abaixa, CL também abaixa), o momento da aeronave deve ficar positivo (o sentido de rotação é uma convenção), para que ela tenha a tendencia de voltar ao ponto em que estava. Caso o nariz suba o momento da aeronave deve ficar negativo, para que ela retorne sua posição de equilíbrio. Também o ponto que o CM é igual a zero deve ser um local que exista um CL >0, para que haja sustentação e aeronave esteja com lift para voo. É exatamente neste ponto que trimamos nosso aeromodelo. Outro detalhe sobre os gráficos circulados, é que as retas quase paralelas representam outros ângulos que apliquei no profundor. Deste modo podemos fazer o avião subir ou descer. No começo demora pra entender este gráfico, mas depois que pega no tranco fica fácil.

Também fiz uma graça pra ver os vórtices dessa asa na condição de pré stol:

[img:597bce971f]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/stren-1024x575.jpg[/img:597bce971f]

Coloquei um est. Vertical, pois sou medroso e não quis desenvolver sistemas de estabilidade latero-direcional ativa. Fica pra outro dia essa brincadeira.
Comecei a desenhar no CAD o desenho que ta ficando show. Em breve posto novidades.

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Mensagempor ze_mayer » 14 Dez 2012 23:04

diego, sei que nós sempre queremos fazer algo muito diferente, mas vai uma dica: coloque o profundor lá e aprenda primeiro como fazer a apm funcionar, só isso já vai levar algum tempo seu. depois você pensa em um avião mais complexo.

a apm até tem função pra dual aileron e elevons, mas te garanto que numa primeira fase tudo é mais fácil se você manter nos 4 canais básicos...diedro não precisa não, isso ela faz de boa.

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Mensagempor Diego Monteiro » 14 Dez 2012 23:18

Zé Mayer:

Achei que o Ardupilot ja tivesse a função de elevons. Viajei? o Sistema de controle dele é o mesmo de uma Zagi.
Obviamente vou testar o sistema antes em outro plane convencional, para conhece-lo e como todo bom cidadão, claro que vou ler o manual de cabo a rabo.
Eu ainda nem comprei o brinquedo, isso vai ser mais para o ano que vem, quando eu tiver possibilidade financeira para isso. Eu não pretendo colocar um profundor ai, porque as características do perfil não atendem este requisito.

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Mensagempor ze_mayer » 15 Dez 2012 00:19

ela tem a função de elevons sim, inclusive algumas pessoas utilizam em zagis e outras asas, como a X8. mas acredito que é mais fácil aprender a configurar em um avião mais comum. eu levei algum tempo até entender como ajustar os PIDs e crosstrack. metodologia KISS funciona bem nessa etapa!

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Mensagempor Diego Monteiro » 15 Dez 2012 14:16

Dei uma adiantada no desenho essa semana. O projeto ficará mais ou menos assim:

[img:20a7c4e989]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/plank-1024x506.jpg[/img:20a7c4e989]

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Mensagempor Diego Monteiro » 21 Dez 2012 10:41

Bom dia senhores,

Após algumas analise iniciais, posicioneis os sistemas de controle e também redefini alguns parâmetros para que este modelo tenha o maior desempenho possível.
Fiz estas analises no XFLR5, um software muito facil para quem quiser experimentar e de graça na internet. Basta exportar um perfil no Profili em .dat que o XFLR5 consegue fazer tudo com perfil, qualquer analise aerodinâmica e de estabilidade. Coloquei os elevons no centro de cada semi-asa e com 50cm de env cada superfície.

[img:7a6ebcd275]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/desenho-asa-1024x575.jpg[/img:7a6ebcd275]

Depois iniciei o desenho em CAD do PLUG que irei fazer para tirar o molde em fibra.
Quem me encorajou a isso foi o nosso amigo que está construindo o Vectus racer em outro tópico.

[img:7a6ebcd275]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/desenho-asa-rhino-1024x575.jpg[/img:7a6ebcd275]

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Mensagempor Diego Monteiro » 27 Dez 2012 23:39

Finalmente larguei de preguiça e iniciei a construção.
A asa que preciso construir é de espessura muito fina. Portanto preciso me utilizar de técnicas construtivas um pouco elaboradas e ao mesmo tempo práticas.
Portanto irei fazer a construção da asa com um compósito de fibra de vidro e madeira de balsa 1mm. Para tal necessito fazer um molde que é derivado de um plug.
Pois bem. Iniciei a construção do plug da asa. Comecei pelo lado direito usando perfis de balsa cortado a laser, placas de PU e cola de madeira.

[img:f254bf14f4]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/2012-12-26_10-48-37_833-577x1024.jpg[/img:f254bf14f4]

[img:f254bf14f4]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/2012-12-27_23-24-05_131-577x1024.jpg[/img:f254bf14f4]

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Mensagempor ze_mayer » 28 Dez 2012 08:30

bacana, Diego. essa técnica de asas moldadas eu nunca usei, vou ficar de olho pra depois tentar fazer igual. uns dias atrás eu achei um depron 25mm, tô pra tentar fazer uma asa bagged. vamos ver o que sai!

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Mensagempor Diego Monteiro » 28 Dez 2012 08:54

Fala RIcardo ( Zé Mayer)
Cara, hoje passando o estilete no PU a asa soltou dos pezinhos, fiquei com medo de perder o alinhamento e tal, mas pelo que percebi ela só não está rígida quando a flexão. Ainda vou lixar bem até pegar o formato, dar um semi-acabamento neste PU e depois colocarei uma manta de fibra de vidro bem fina para não sair da dimensão desejada... Ai nessa eu ganho resistência mecânica à flexão. Vamos ver no que vai dar essa gororoba, rs...

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Mensagempor Diego Monteiro » 28 Dez 2012 18:39

Boa tarde senhores,

Hoje terminei o preenchimento de PU do PLUG da asa esquerda que foi bem chatinho por sinal.
De brinde ainda fiz um corte no dedo, rs...
Depois de coladas todas as placas de PU, irei iniciar provavelmente neste FDS o acabamento com lixa desta peça. Pretendo usar massa plastica para auxiliar no acabamento e por ultimo irei passar um tecido de fibra de vidro de 20 gr/m² para que a estrutura não mecha durante a confecção do molde e ao mesmo tempo eu não tenha problemas com a deformação da asa.
Segue ai uma foto:


[img:2816159584]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/2012-12-28_18-34-54_363-577x1024.jpg[/img:2816159584]

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Mensagempor charles_pereira » 30 Dez 2012 11:05

Olá Diego!

Me permita uma dica para o acabamento da asa!

Você disse que vai usar tecido de fibra de vidro para dar resistência! Então a espuma não ficará à amostra.

Ao invés de usar massa plástica, acho que fica muito melhor usar massa de poliéster. É muito mais fácil de lixar e o acabamento fica muito bom. É uma pouco mais cara, mas vale a pena. Você encontra em qualquer loja de tintas automotivas.

Abraço!

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Mensagempor Diego Monteiro » 30 Dez 2012 12:13

[quote:dfdf08de4d="charles_pereira"]Olá Diego!

Me permita uma dica para o acabamento da asa!

Você disse que vai usar tecido de fibra de vidro para dar resistência! Então a espuma não ficará à amostra.

Ao invés de usar massa plástica, acho que fica muito melhor usar massa de poliéster. É muito mais fácil de lixar e o acabamento fica muito bom. É uma pouco mais cara, mas vale a pena. Você encontra em qualquer loja de tintas automotivas.

Abraço![/quote:dfdf08de4d]

Charles, gostei da ideia, eu realmente não sei qual massa usar ainda, eu lixei o PU hoje pela manhã e o acabamento está bom, mas ainda grosseiro, preciso preencher os buracos das imperfeições. Depois disso que irei cobrir com tecido. O que vc acha? Parto pra massa poliéster mesmo? Conhece alguma loja dessa aqui pela região de santo amaro? segue fotos de como está no momento:

Extradorso lado esquerdo:
[img:dfdf08de4d]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/2012-12-30_12-20-54_707-1024x577.jpg[/img:dfdf08de4d]

Intradorso lado esquerdo:
[img:dfdf08de4d]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/2012-12-30_12-21-09_53-1024x577.jpg[/img:dfdf08de4d]

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Mensagempor job_veloso » 30 Dez 2012 15:50

Haja paciencia Brother, que trabalhao, hein? Acredito que todo o esforco vai valer a pena! Vou ficar acompanhando por aqui para aprender um pouco!

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Mensagempor job_veloso » 30 Dez 2012 15:55

[quote:b8fb439509="charles_pereira"]Olá Diego!

Me permita uma dica para o acabamento da asa!

Você disse que vai usar tecido de fibra de vidro para dar resistência! Então a espuma não ficará à amostra.

Ao invés de usar massa plástica, acho que fica muito melhor usar massa de poliéster. É muito mais fácil de lixar e o acabamento fica muito bom. É uma pouco mais cara, mas vale a pena. Você encontra em qualquer loja de tintas automotivas.

Abraço![/quote:b8fb439509]

Deixa ver se entendi bem... : A ideia e aplicar a fibra para chegar a "dureza" necessária e depois aplicar a massa sobre a fibra para chegar no acabamento, correto? Charles poderia aplicar esta massa direto no isopor?

Vcs tem ideia de quantos milímetros a mais o modelo fica com este acabamento? Este desconto é feito na hora de projetar as nervuras?
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Mensagempor ze_mayer » 30 Dez 2012 19:33

diego, não rolava cortar o core de pu no fio quente?

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Mensagempor charles_pereira » 30 Dez 2012 21:02

Respondendo à pergunta do Job Veloso, a massa ataca sim o isopor. O PU já não sei dizer, pois nunca usei esse material.

Quanto à espessura, na última asa que fiz, eu fiz as nervuras de compensado e depois fui recheando com balsa. Daí lixei a balsa que é mais mole usando o compensado como apoio. Claro que isso só funciona para fazer o plug para gerar o molde. Depois apliquei a fibra de vidro e o acabamento com massa de poliéster e fundo PU.

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Mensagempor Diego Monteiro » 30 Dez 2012 21:33

[quote:5def12ea3f="ze_mayer"]diego, não rolava cortar o core de pu no fio quente?[/quote:5def12ea3f]

Cara, não tentei, eu testei no CNC da flying circus o divinycell e até corta, porém é muito lento e exige muita potencia, sairia um pouco caro fazer por este processo.
Eu estou tentando minimizar os custos. Como a minha mão de obra é gratuita, rs, ai é mais negócio. A precisão não está ruim, pois as guias que estou usando no plug foram cortadas no laser. Pelo menos o Perfil fica bem próximo do desejado.
Sinceramente eu não sei se PU vai cortar.

Job, sobre a espessura ser maior, acho que não tem problema, pois a fibra que comprei tem 0,03mm, é um pentelhonésimo de medida. Ai acho que não da galho.

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Mensagempor Diego Monteiro » 01 Jan 2013 02:53

[quote:994759bf85="charles_pereira"]Respondendo à pergunta do Job Veloso, a massa ataca sim o isopor. O PU já não sei dizer, pois nunca usei esse material.

Quanto à espessura, na última asa que fiz, eu fiz as nervuras de compensado e depois fui recheando com balsa. Daí lixei a balsa que é mais mole usando o compensado como apoio. Claro que isso só funciona para fazer o plug para gerar o molde. Depois apliquei a fibra de vidro e o acabamento com massa de poliéster e fundo PU.[/quote:994759bf85]

Charles, o que você quis dizer com fundo PU? Seria o primer? No momento estou corrigindo alguns pequenos erros topológicos pra coisa não complicar muito depois da implementação da fibra de vidro.

Estou usando essa massa aqui para corrigir algumas coisas, ela é fácil de lixar também:

[img:994759bf85]http://di1-4.shoppingshadow.com/images/pi/e3/75/99/38216663-260x260-0-0_Hobbico+Hobbico+Hobby+Lite+Filler+Balsa+Colored.jpg[/img:994759bf85]

Depois aplicarei o tecido e por ultimo pensei na massa poliéster que você sugeriu...
Estou no caminho certo?
abração

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Mensagempor charles_pereira » 01 Jan 2013 13:22

[quote:e0ccffffbc="Diego Monteiro"]

Charles, o que você quis dizer com fundo PU? Seria o primer? No momento estou corrigindo alguns pequenos erros topológicos pra coisa não complicar muito depois da implementação da fibra de vidro.

Estou usando essa massa aqui para corrigir algumas coisas, ela é fácil de lixar também:

[img:e0ccffffbc]http://di1-4.shoppingshadow.com/images/pi/e3/75/99/38216663-260x260-0-0_Hobbico+Hobbico+Hobby+Lite+Filler+Balsa+Colored.jpg[/img:e0ccffffbc]

Depois aplicarei o tecido e por ultimo pensei na massa poliéster que você sugeriu...
Estou no caminho certo?
abração[/quote:e0ccffffbc]

Isso mesmo Diego, o fundo PU é o primer!

Eu já tentei pintar o plug com tinta PU, após o primer, mas não deu muito certo, acabou colando o gelcoat.

Nos plugs que fiz depois disso, sempre usei apenas o primer e dei polimento. Ele é muito resistente e dá um ótimo acabamento. Vou lixando com granulações de lixa cada vez menores. A última é a 2000. Depois é encerar. Nem uso massa de polir.

Fica liso como vidro.

Essa da massa da Hobbico eu também tenho e é muito boa, mas tem que usar ela antes do tecido de fibra.

Abraço!

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Mensagempor Diego Monteiro » 02 Jan 2013 22:07

[quote:27ac938d2e="charles_pereira"]

Isso mesmo Diego, o fundo PU é o primer!

Eu já tentei pintar o plug com tinta PU, após o primer, mas não deu muito certo, acabou colando o gelcoat.

Nos plugs que fiz depois disso, sempre usei apenas o primer e dei polimento. Ele é muito resistente e dá um ótimo acabamento. Vou lixando com granulações de lixa cada vez menores. A última é a 2000. Depois é encerar. Nem uso massa de polir.

Fica liso como vidro.

Essa da massa da Hobbico eu também tenho e é muito boa, mas tem que usar ela antes do tecido de fibra.

Abraço![/quote:27ac938d2e]

Exatamente nessa ordem que to fazendo, mas pelo visto a acabamento fino vem depois da massa mesmo, quantas demãos devo passar com esta massa? alguma dica na sequencia? preciso deixar a asa o mais perfeita possível. Não sei o quanto preciso lixar, quantas camadas de massa serão necessárias. Sei que por ultimo aplico primer, porém acho que também vai mais de uma demão certo? Tem algum forum aqui explicando melhor? achei pouca coisa!!!
abraço

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Mensagempor charles_pereira » 02 Jan 2013 22:23

Eu sou bem chato nessa hora.

São várias aplicações de massa até eu julgar bem nivelado.

Mas só com o fundo que dá para ver bem as imperfeições. Daí é aplicar mais massa e mais fundo. Até ficar bom. Faço isso umas três ou quatro vezes.

A melhor ferramenta do modelista é a paciência. :-)


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