Construção Piper 1m de envergadura. Finalmente vôou!!!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Mensagem por Marcio Oliveira »

Chegou meu pedido da HK, finalmente, comprei no dia 27/12/2012 mas veio no prazo uns 40 dias, gastei 70 dóletas e não fui taxado, que maravilha!
Segue o termino da construção.
Anexos
Peças que faltavão.
Peças que faltavão.
P12-02-13_19.04.jpg (36.17 KiB) Exibido 7897 vezes
"Eu não sou o maior. Sou duplamente o maior. Não só nocauteio meus oponentes, como escolho o round." Muhammad Ali"
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Mensagem por Marcio Oliveira »

As fotos não ficaram muito boas, estou orgulhoso o acabamento ficou muito bom.
Anexos
Janela e decals feitos com vinil preto brilhante e passei verniz por cima pra não ficar descolando.
Janela e decals feitos com vinil preto brilhante e passei verniz por cima pra não ficar descolando.
P12-02-13_19.05.jpg (25.76 KiB) Exibido 7896 vezes
"Eu não sou o maior. Sou duplamente o maior. Não só nocauteio meus oponentes, como escolho o round." Muhammad Ali"
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Mensagem por Marcio Oliveira »

Dobradiças de fita filamentosa da 3M.
Anexos
Muito boa essa fita paguei $4.20 veio com dois rolos de 4m cada
Muito boa essa fita paguei $4.20 veio com dois rolos de 4m cada
P12-02-13_22.42.jpg (26.71 KiB) Exibido 7897 vezes
"Eu não sou o maior. Sou duplamente o maior. Não só nocauteio meus oponentes, como escolho o round." Muhammad Ali"
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Mensagem por Marcio Oliveira »

Esta é a primeira lincagem que usei material adequado, nas outras sempre usava arame comum e tinha que ficar dobrando a ponta e ajustando, vale a pena comprar da HK é muito mais pratico e a lincagem correta fica muito melhor sem falar que custa um micharia.
Anexos
Aelerons (achei que os horns ficaram muito grande, mas ja pedi menores na HK)
Aelerons (achei que os horns ficaram muito grande, mas ja pedi menores na HK)
P15-02-13_20.09.jpg (17.77 KiB) Exibido 7893 vezes
clevis e horns fixado com cola quente.
clevis e horns fixado com cola quente.
P15-02-13_20.08.jpg (24.85 KiB) Exibido 7894 vezes
Servos 9 gr e lincagem com stoper e push rods com rosca encaixou perfeitamente.
Servos 9 gr e lincagem com stoper e push rods com rosca encaixou perfeitamente.
P15-02-13_20.07.jpg (24.85 KiB) Exibido 7895 vezes
"Eu não sou o maior. Sou duplamente o maior. Não só nocauteio meus oponentes, como escolho o round." Muhammad Ali"
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Mensagem por Marcio Oliveira »

Ah pessoal! Me esqueci de mencionar a respeito das letras e numeros da asa, andei lendo a respeito mas resolvi fazer do meu jeito e coloquei as iniciais minha e da minha mulher e o dia em que começamos a namorar, ela quem me ajudou a fazer o modelo e ja são 7 anos juntos casamento é assim um ajudando o outro.
Agora esta tudo ok.
E amanhã será o vôo inaugural.
Bom quase tudo ok, só falta o mais importante...vôar, caso contrario de nada vai adiantar tanto trabalho pra ter ficado bonito.
Anexos
P15-02-13_20.14.jpg
P15-02-13_20.14.jpg (33.17 KiB) Exibido 7893 vezes
P15-02-13_20.12.jpg
P15-02-13_20.12.jpg (28.35 KiB) Exibido 7896 vezes
P15-02-13_20.11.jpg
P15-02-13_20.11.jpg (26.13 KiB) Exibido 7897 vezes
P15-02-13_20.10.jpg
P15-02-13_20.10.jpg (22.55 KiB) Exibido 7898 vezes
"Eu não sou o maior. Sou duplamente o maior. Não só nocauteio meus oponentes, como escolho o round." Muhammad Ali"
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Mensagem por Marcio Oliveira »

Ola senhores, é com enorme pesar que lhes informo que o aero não subiu.
Isso mesmo ele mal saia do chão e caia sem força para se sustentar no alto, chegou a quebrar o bico, e fiquei tão chateado que esqueci até de gravar o fracasso.
Pois bem ao que me parece e debatemos eu e meus colegas de vôo, aparentemente a construção está ok, incidência de asa e CG não aparentão estar errados, nós debatemos sobre o peso devido a massa que utilizei e pintura, mas infelismente não possuo balança para verificar e também cogitamos aumentar a potência do motor ou trocar a hélice.
Então solicito ajuda dos companheiros aqui do forum, amanhã vou dar um jeito de pesar o aero para postar mais informação.
Só para recordar o setup:
motor emax 2822.
esc 25/30A
bateria 1300mah
servos 9gr
helice SF 8/6 1° tentativa e hélice SF 9/6 2° tenteviva
Agradeço a ajuda e fico no aguardo, até logo e bons võos a todos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O simples fato de você fazer o que sempre digo para não fazerem, que é usar hélice SF em aeromodelos desse tipo.
Hélice SF é para aeromodelos de voos lentos, que requerem mais força do que velocidade e nunca uma hélice SF fará o voo de um aeromodelo ser lento.
então, hélice para voo lento não significa que fará o aeromodelo voar lentamente.
O seu aeromodelo necessita de mais velocidade do que de força, pois são as asas quem fazem o aeromodelo sair do chão e não o motor e se o seu conjunto motor / hélice não alcançar a velocidade ideal de voo, ele jamais irá voar.
Outro detalhe que você mencionou, é em relação ao peso do aeromodelo, pois se ele ficou com uma carga alar maior do que o ideal, ele certamente irá precisar de mais velocidade do que o normal e não de mais força, pois o seu aeromodelo não é um foguete que irá decolar em linha reta para cima, o que nesse caso, seria necessário somente força e nada de velocidade.
Bateria de 1300 mA em um FC 2822 é pedir para detonar tudo mesmo, pois é uma bateria que irá trabalhar no limite de descarga e isso pode sim afetar no desempenho do motor.
Só postei aqui pois você me pediu ajuda via mp, se não, seria mais um dos que eu passo batido.


Leia em minha assinatura o que acho de quem usa hélice SF para tudo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

Se você cortou sem modificar a planta o assento da asa tem incidência sim em relação ao profundor se este tambem foi cortado conforme a planta o encaixe na fuselagem.

Usei esta mesma fuselagem no meu e tambem modifiquei ela por dentro, voa muito bem com um motor de 1000kv 2830, o 2822 não fica muito atras deste motor.

Uso nele bateria pesada 2200mah com 200 gramas e tambem uma 1600 com 150 gramas.

Como o laercio falou essa helice esta matando teu aero e o motor não rende como deve, o meu falecido cessna veio com uma SF , nem cheguei a tentar voar com ela já tinha lido aqui no forum que estava errado antes dele chegar.

Ser super ultra leve não é sempre obrigatorio ou mesmo desejado, quanto ao peso do aero, meu 2822 tirava do chão meu cessna com mais de 700 gramas com uma APC-E 8x4, acho que ele chegou a pesar 800g com o trem de pouso triciclo com bequilha movel e seu novo nariz entalhado a mão e massa de cola com talco, a menos que teu avião esteja passando muito disso com a helice certa é pra ele decolar de boa, nesse peso a performance era modesta mas não era sofrida ganhava altura normal voava mais de 20 minutos com essa bateria 2200.

Teu piper se parece muito com o meu falecido cessna em algumas coisas , como as medidas da asa , distancia curta entre asa e profundor e o mesmo motor.

Porque não usou aquela Turnigy 2200, eu tenho uma e acho excelente os motores dão 500rpm a mais do que com a 1600 por conta de ter mais descarga, com a 1300 você deve ter perdido rpm que poderia ter tirado mais do motor com a 2200 que aparece na sua foto.

Coloca uma GWS 9x5 e a bateria 2200 que esse motor vai render muito, não esquece de balancear a helice, quando meu cessna era novo e não tinha rodas nem remendos tinha pouco mais de 600 gramas voava meia hora com esse setup sem zerar a lipo.
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Mensagem por Marcio Oliveira »

[quote:0280a7d053="man1aco"]Se você cortou sem modificar a planta o assento da asa tem incidência sim em relação ao profundor se este tambem foi cortado conforme a planta o encaixe na fuselagem.

Usei esta mesma fuselagem no meu e tambem modifiquei ela por dentro, voa muito bem com um motor de 1000kv 2830, o 2822 não fica muito atras deste motor.

Uso nele bateria pesada 2200mah com 200 gramas e tambem uma 1600 com 150 gramas.

Como o laercio falou essa helice esta matando teu aero e o motor não rende como deve, o meu falecido cessna veio com uma SF , nem cheguei a tentar voar com ela já tinha lido aqui no forum que estava errado antes dele chegar.

Ser super ultra leve não é sempre obrigatorio ou mesmo desejado, quanto ao peso do aero, meu 2822 tirava do chão meu cessna com mais de 700 gramas com uma APC-E 8x4, acho que ele chegou a pesar 800g com o trem de pouso triciclo com bequilha movel e seu novo nariz entalhado a mão e massa de cola com talco, a menos que teu avião esteja passando muito disso com a helice certa é pra ele decolar de boa, nesse peso a performance era modesta mas não era sofrida ganhava altura normal voava mais de 20 minutos com essa bateria 2200.

Teu piper se parece muito com o meu falecido cessna em algumas coisas , como as medidas da asa , distancia curta entre asa e profundor e o mesmo motor.

Porque não usou aquela Turnigy 2200, eu tenho uma e acho excelente os motores dão 500rpm a mais do que com a 1600 por conta de ter mais descarga, com a 1300 você deve ter perdido rpm que poderia ter tirado mais do motor com a 2200 que aparece na sua foto.

Coloca uma GWS 9x5 e a bateria 2200 que esse motor vai render muito, não esquece de balancear a helice, quando meu cessna era novo e não tinha rodas nem remendos tinha pouco mais de 600 gramas voava meia hora com esse setup sem zerar a lipo.[/quote:0280a7d053]
="man1aco" obrigado pela dica e a respeito da bateria de 2200 testei 1° a de 1300 por ter menos peso e iria testar a de 2200 depois, mas não deu porque o aero quebrou um pedacinho do bico e soltou a lateral da parede de fogo.
Vou comprar a helice GWS 9x5 e colocar a bateria 2200, e vamos ver o que acontece, a respeito do pesso acredito que não é superior a 800g e a incidência da asa está ok, eu ajustei o perfil da fuselagem com o perfil clark Y em relação ao profundor.
Obrigado e bons vôos.
"Eu não sou o maior. Sou duplamente o maior. Não só nocauteio meus oponentes, como escolho o round." Muhammad Ali"
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Mensagem por Marcio Oliveira »

[quote:738ad1b466="LaercioLMB"]O simples fato de você fazer o que sempre digo para não fazerem, que é usar hélice SF em aeromodelos desse tipo.
Hélice SF é para aeromodelos de voos lentos, que requerem mais força do que velocidade e nunca uma hélice SF fará o voo de um aeromodelo ser lento.
então, hélice para voo lento não significa que fará o aeromodelo voar lentamente.
O seu aeromodelo necessita de mais velocidade do que de força, pois são as asas quem fazem o aeromodelo sair do chão e não o motor e se o seu conjunto motor / hélice não alcançar a velocidade ideal de voo, ele jamais irá voar.
Outro detalhe que você mencionou, é em relação ao peso do aeromodelo, pois se ele ficou com uma carga alar maior do que o ideal, ele certamente irá precisar de mais velocidade do que o normal e não de mais força, pois o seu aeromodelo não é um foguete que irá decolar em linha reta para cima, o que nesse caso, seria necessário somente força e nada de velocidade.
Bateria de 1300 mA em um FC 2822 é pedir para detonar tudo mesmo, pois é uma bateria que irá trabalhar no limite de descarga e isso pode sim afetar no desempenho do motor.
Só postei aqui pois você me pediu ajuda via mp, se não, seria mais um dos que eu passo batido.


Leia em minha assinatura o que acho de quem usa hélice SF para tudo.[/quote:738ad1b466]
Laércio usei a hélice SF por indicação e pelo fato de ter visto um Piper de 1m de asa em balsa que voa muito bem com esta hélice.
Mandei MP pelo fato de ter visto varias respostas suas, muitas com coerência e ponto de vista impar e ainda respeitada por aeromodelistas antigos aqui do fórum como o Sancler por exemplo.
Tenho me esforçado um pouco para aprender sobre aeromodelos mas, me falta tempo, e por incrível que pareça venho me surpreendendo, pois comecei a cerca de cinco meses já montei um kit em balsa do Stick, com monokote e ficou melhor que muitos feitos por aeromodelistas que já praticam a tempo e ainda construi outro stick em deprom que aprendi a voar sozinho e nunca foi lenhado e se quer arranhou a asa durante seus pousos, enrolei seu motor o 2822 que veio com os fios danificados e funcionou perfeitamente, tenho a idéia fixa de que o aeromodelista deve fazer seus próprios modelos e após este virão outros o próximo será em balsa.
Este Piper foi meu primeiro imprevisto, mas em pouco tempo aprendi varias coisas, agradeço pela atenção e resposta.

"Existem mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam"
" O fracasso é a oportunidade de começar de novo, com mais inteligência e redobrada vontade"
HENRY FORD
"Eu não sou o maior. Sou duplamente o maior. Não só nocauteio meus oponentes, como escolho o round." Muhammad Ali"
Responder