Qual o melhor acabamento em isopor?

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Wilson da silveira souza
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Seg Jan 23, 2006 3:51 pm
Localização: Matias Barbosa/ MG

Qual o melhor acabamento em isopor?

Mensagem por Wilson da silveira souza »

Pessoal, estou fazendo um F16 e um F22... Ambos estão ficando show de bola... Mas agora estou com dúvida quanto ao acabamento... Tenho um piper que entelei com vinil, mas como ele tem a fuselagem quase toda reta, foi moleza... E o cabamento ficou legal, sem contar as marquinhas das bolhas do isopor... Nestes dois modelos quero caprichar mais e vejo que entelagem não seria legal... O que recomendam?
Avatar do usuário
Marcio
membro
Mensagens: 670
Registrado em: Qui Dez 02, 2004 7:02 pm

Mensagem por Marcio »

Se caprichar dá para fazer quaquer curva no vinil. O modelos das fotos foram tdos enteleados com vinil.
Anexos
1.jpg
1.jpg (20.13 KiB) Exibido 16629 vezes
DSCF0038.jpg
DSCF0038.jpg (13.44 KiB) Exibido 16629 vezes
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

acabamento

Mensagem por NORTON »

Amigo,

Nada se compara á pintura, se estiver disposto me avise que lhe passo os materiais e técnicas nescessárias, desvantagens de tempo, gasto e muita, mas muita sujeira...vai encarar?

Porém tem uma dica fácil que fica muito boa para entelar isopor, use massa para modelismo, tipo light filler ou equivalente, tape os buracos maiores e lixe só para nivelar, depois com a mesma massa, dilua em agua morna, massa, e cola branca cascorez(70% massa, 20% agua e 10% cola, aproximadamente)até ficar como um "mousse de massa..."

Passe com um pincel tipo bruxa por cima de toda a superfície á ser entelada , deixe secar por uns dois dias ou mais e lixe com 220, 320,400,600....até ficar que nem um vidro, entele normalmente com monokote ou melhor, oralight ou vinil se preferrir, com o fero em temperatura bem baixa, obviamente, e ficará que ne uma lata de carro.

Se quiser pintar, faça o mesmo procedimento de preparação e depois de tudo feito prepare-se para muita coisa ainda... e deposi da pintura ainda dá para resinar o modelo, fica que nem pintura de carro, mas dá trabalho e o retoque na lenha é complicado. :roll:

Quanto ao peso, serão gramas á mais, muito pouco mesmo
Espero ter ajudado,

Abs,
Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
Wilson da silveira souza
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Seg Jan 23, 2006 3:51 pm
Localização: Matias Barbosa/ MG

Mensagem por Wilson da silveira souza »

Márcio, nos caças pretendo fazer camuflagem, e com vinil não dá, né? Me corrija se estiver errado...
Norton, se puder me passar mais dicas, serei grato... Quanto a tempo e sujeira, não tem problema... O pior é grana...
No aguardo...
Wilson
yak 54 25% 43cc smoke pump sullivan / j3 cub 1/4 scale 26cc gas engine /
Avatar do usuário
Marcio
membro
Mensagens: 670
Registrado em: Qui Dez 02, 2004 7:02 pm

Mensagem por Marcio »

Wilson,

Vc pode pintar o vinil para fazer o acabamento que quiser (faixas, camuflagem, etc). Considere tambem as dicas do Norton pois me pareçe que ele entende bem do assunto. O P-51 da foto foi feito conforme o Norton explicou, massa por cima do Isopor (no meu caso EPP), vinil por cima e finalmente tinta. Já o outro (le fish) foi vinil direto sobre o isopor, para os meus conceitos ficou bem legal. Enfim tudo vai depender do acabamento que vc quiser e o trabalho que está disposto a dispensar.
O Edgar (eashiushi) montou um ultimate com acabamento em papel de seda que me pareçe ficou bem legal, dá uma olhada tambem, o post está no e-voo de uma procurarda.
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

pintura

Mensagem por NORTON »

Vamos lá,

A preparação é a mesma, porém lixe com 1000 no final.

Se não tem aerógrafo, vai ficar difícil, mas pode usar rolinho e tinta acrílica fosca, demãos bem finas e lixando com 600 entre elas.

A camuflagem neste caso vai ficar meio artificial, pois vais pintar em cima de moldes para delimitar as cores, até dá para disfarçar as emendas enquanto a tinta está molhada, mas fica meio estranho.

Quem sabe investes em duas latinhas de spray acrílico nas cores que quer a camuflagem, aí fica show.

E sempre lixe muito bem entre as demãos, deixando secar bem antes de lixar.

Qualquer coisa continue perguntando,

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
Wilson da silveira souza
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Seg Jan 23, 2006 3:51 pm
Localização: Matias Barbosa/ MG

Mensagem por Wilson da silveira souza »

Ok, Amigos. Vou terminar o aero e logo logo eu volto a perguntar!
Um abraço a todos!
yak 54 25% 43cc smoke pump sullivan / j3 cub 1/4 scale 26cc gas engine /
Avatar do usuário
Wilson da silveira souza
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Seg Jan 23, 2006 3:51 pm
Localização: Matias Barbosa/ MG

Mensagem por Wilson da silveira souza »

Bonito mesmo! Todas aquelas curvas foram feitas com vinil? Tem que tem um soprador, é isso?
Não querendo mudar o foco, mas mudando... Como é que se faz canopi transparente? Alguém sabe? Acho que vou criar outro tópico...
Abraços.
yak 54 25% 43cc smoke pump sullivan / j3 cub 1/4 scale 26cc gas engine /
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

sem querer ser chato nem pidão...
tava na hora de um tutorial sobre acabamentos diversos. não tava?
Avatar do usuário
Wilson da silveira souza
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Seg Jan 23, 2006 3:51 pm
Localização: Matias Barbosa/ MG

Mensagem por Wilson da silveira souza »

Tava sim! E tambem sobre canopi!
yak 54 25% 43cc smoke pump sullivan / j3 cub 1/4 scale 26cc gas engine /
Responder