Construção do meu primeiro aéro um Cessna 182 com fotos
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- Registrado em: Seg Fev 18, 2013 11:36 am
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Construção do meu primeiro aéro um Cessna 182 com fotos
Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o fórum pela quantidade de informações e dicas disponíveis.
Após ler vários artigos, dicas e manuais aqui no fórum, resolvi construir meu primeiro aéromodelo, sucesso total, por ser o primeiro, achei até que ficou bom, e o melhor voou na primeira.
Aproveitei a planta de um Cesna 182 e baseado nas informações que obti no fórum fiz alguma alterações na asa por minha conta e risco para tranforma-lo em um treinador mais dócil, ficou muito bom. Resolvi deixar sem os aileron e colocar um diedro de 5º em cada asa para facilidar o aprendizado, também aumentei a envergadura e a corda da asa, o perfil também foi aumentado com a finalidade de se ter um voo um pouco mais lento com mais sustentação.
Nunca tinha voado antes, treinei no FMS uns 10 dias, depois fui pra prática, decolei na primaira, só estou com dificuldade para aterrisar.
Dados do modelo:
Envergadura: 120cm
Corda: 18,5cm
espessura do perfil: 2cm
Diedro: 5º
Peso final completo: 530g
Carga alar: 23,8g/d2
Motor: Emax 2822
ESC: HK 25A
Bateria LIPO 1300mA
hélice 10x5
Rádio Turnigy 9X
Seguem as fotos da montagem:
"Aeromodelista é quem projeta e constói seu próprio avião, e entende os principios da física que o faz voar"
Muito bom, um passa tempo recheado de física e engenharia...
Após ler vários artigos, dicas e manuais aqui no fórum, resolvi construir meu primeiro aéromodelo, sucesso total, por ser o primeiro, achei até que ficou bom, e o melhor voou na primeira.
Aproveitei a planta de um Cesna 182 e baseado nas informações que obti no fórum fiz alguma alterações na asa por minha conta e risco para tranforma-lo em um treinador mais dócil, ficou muito bom. Resolvi deixar sem os aileron e colocar um diedro de 5º em cada asa para facilidar o aprendizado, também aumentei a envergadura e a corda da asa, o perfil também foi aumentado com a finalidade de se ter um voo um pouco mais lento com mais sustentação.
Nunca tinha voado antes, treinei no FMS uns 10 dias, depois fui pra prática, decolei na primaira, só estou com dificuldade para aterrisar.
Dados do modelo:
Envergadura: 120cm
Corda: 18,5cm
espessura do perfil: 2cm
Diedro: 5º
Peso final completo: 530g
Carga alar: 23,8g/d2
Motor: Emax 2822
ESC: HK 25A
Bateria LIPO 1300mA
hélice 10x5
Rádio Turnigy 9X
Seguem as fotos da montagem:
"Aeromodelista é quem projeta e constói seu próprio avião, e entende os principios da física que o faz voar"
Muito bom, um passa tempo recheado de física e engenharia...
- Anexos
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- instantes antes do primeiro voo
- DSC01049.JPG (35.59 KiB) Exibido 7258 vezes
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- Finalizado
- 2013-03-16 16.23.33.jpg (37.96 KiB) Exibido 7258 vezes
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- linkagem com vareta de fibra de gaióla com trava de arame de aço fica excelente
- 2013-03-13 23.05.34.jpg (34.55 KiB) Exibido 7258 vezes
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- Entelagem com fita colorida, não fica 100%
- 2013-03-13 23.04.38.jpg (28.73 KiB) Exibido 7258 vezes
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- Reforço da asa com vareta de fibra, duas por baixo e duas por cima, fica muito resistente e leve
- 2013-03-12 00.00.53.jpg (27.72 KiB) Exibido 7258 vezes
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- Mesa dos servos de encaixe, guia dos links de canudo.
- 2013-03-07 22.06.14.jpg (30.32 KiB) Exibido 7258 vezes
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- Registrado em: Seg Fev 18, 2013 11:36 am
- Localização: Quedas do Iguaçu PR
Pessoal coloquei as fotos novamente, criticas e sijestões fiquem a vontade, o pessoal mais experiente ainda não respondeu a minha pergunta.
Mesmo com o motor inclinado para baixo mais +/- 2º em relação a linha do estabilizador horizontal, com motor cheio fica com tendencia a subir, não consigo voar nivelado.
Mesmo com o motor inclinado para baixo mais +/- 2º em relação a linha do estabilizador horizontal, com motor cheio fica com tendencia a subir, não consigo voar nivelado.
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- Mensagens: 592
- Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
- Localização: São José do Rio Preto - SP
[quote:9b6e82a493="cesaritap"]Pessoal coloquei as fotos novamente, criticas e sijestões fiquem a vontade, o pessoal mais experiente ainda não respondeu a minha pergunta.
Mesmo com o motor inclinado para baixo mais +/- 2º em relação a linha do estabilizador horizontal, com motor cheio fica com tendencia a subir, não consigo voar nivelado.[/quote:9b6e82a493]
Para mim parece um comportamento normal, o nariz pra baixo tem seus limites e a partir de certa velocidade o avião vai subir mesmo.
Nos meus eu dou como satisfatorio quando ele se mantem nivelado sem dar comando com meio motor em velocidade de cruzeiro.
Já vi neguinho baixar o motor quase 30 graus para fazer o aero voar nivelado o tempo todo com qualquer potência, mas ai já é partir pra serviço de porco.
Mesmo com o motor inclinado para baixo mais +/- 2º em relação a linha do estabilizador horizontal, com motor cheio fica com tendencia a subir, não consigo voar nivelado.[/quote:9b6e82a493]
Para mim parece um comportamento normal, o nariz pra baixo tem seus limites e a partir de certa velocidade o avião vai subir mesmo.
Nos meus eu dou como satisfatorio quando ele se mantem nivelado sem dar comando com meio motor em velocidade de cruzeiro.
Já vi neguinho baixar o motor quase 30 graus para fazer o aero voar nivelado o tempo todo com qualquer potência, mas ai já é partir pra serviço de porco.
- MarcaoIvinhema
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- Registrado em: Sex Fev 22, 2013 8:12 am
- Localização: Ivinhema/MS
No meu Cessna aconteceu algo parecido, porém decidí (com a ajuda do pessoal daqui do fórum) retirar um pouco da incidência, baixando mais o angulo da asa em relação ao profundor. Deu certo, porém o aero fica muito mais rápido e perde a função de vôo lento. Aproveitando que o Cessna virou um "jatinho" aumentei em 1 cm de largura dos ailerons e o resultado foi que se comportou como um Ugly Stick, ficou mais acrobático porém não gostei do que fiz com o modelo original do aero.
Minha dica é: Use metade do motor pois o Cessna tem propriedades de vôo lento.
Abraços e parabéns, ficou show de bola!
Minha dica é: Use metade do motor pois o Cessna tem propriedades de vôo lento.
Abraços e parabéns, ficou show de bola!
- bugalaws
- membro
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- Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
- Localização: Campo Grande / MS
[quote:76d5b9c085="cesaritap"]Ok valeu pelas dicas, pelo que entendi do jeito que ele esta tá certo, com meio motor voa nivelado e lento.
Outra dúvida é o seguinte, não consigo aterrisar o Cessna com suavidade, estou precisando de muita pista para pousar, qual é a dica para fazer um pouso suave e em pouco espaço???[/quote:76d5b9c085]
Amigo, isso você precisa treinar e bastante, outra coisa é o CG se tiver muito adiantado fica com voo dócil porém para pousar fica um pouco mais difícil... O meu cessna eu tinha uma certa dificuldade para aterrizar até que troquei o motor por um menor isso diminuiu o peso no nariz, ficou outro aero, para aterriza-lo é uma manteiga... muito fácil...
Mas treine, gaste muitas baterias fazendo aproximação, toque no chão e arremetida. Sinta o aero, o quando de motor que ele começa a perder altitude, coisas assim.. com o Tempo isso vai melhorando.. quando você se der por conta já estará aterrizando até com vento de "através" (claro que moderado)...
Outra dúvida é o seguinte, não consigo aterrisar o Cessna com suavidade, estou precisando de muita pista para pousar, qual é a dica para fazer um pouso suave e em pouco espaço???[/quote:76d5b9c085]
Amigo, isso você precisa treinar e bastante, outra coisa é o CG se tiver muito adiantado fica com voo dócil porém para pousar fica um pouco mais difícil... O meu cessna eu tinha uma certa dificuldade para aterrizar até que troquei o motor por um menor isso diminuiu o peso no nariz, ficou outro aero, para aterriza-lo é uma manteiga... muito fácil...
Mas treine, gaste muitas baterias fazendo aproximação, toque no chão e arremetida. Sinta o aero, o quando de motor que ele começa a perder altitude, coisas assim.. com o Tempo isso vai melhorando.. quando você se der por conta já estará aterrizando até com vento de "através" (claro que moderado)...