Construção do meu primeiro aéro um Cessna 182 com fotos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

cesaritap
membro

Construção do meu primeiro aéro um Cessna 182 com fotos

Mensagempor cesaritap » 23 Mar 2013 21:42

Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o fórum pela quantidade de informações e dicas disponíveis.
Após ler vários artigos, dicas e manuais aqui no fórum, resolvi construir meu primeiro aéromodelo, sucesso total, por ser o primeiro, achei até que ficou bom, e o melhor voou na primeira.
Aproveitei a planta de um Cesna 182 e baseado nas informações que obti no fórum fiz alguma alterações na asa por minha conta e risco para tranforma-lo em um treinador mais dócil, ficou muito bom. Resolvi deixar sem os aileron e colocar um diedro de 5º em cada asa para facilidar o aprendizado, também aumentei a envergadura e a corda da asa, o perfil também foi aumentado com a finalidade de se ter um voo um pouco mais lento com mais sustentação.
Nunca tinha voado antes, treinei no FMS uns 10 dias, depois fui pra prática, decolei na primaira, só estou com dificuldade para aterrisar.

Dados do modelo:
Envergadura: 120cm
Corda: 18,5cm
espessura do perfil: 2cm
Diedro: 5º
Peso final completo: 530g
Carga alar: 23,8g/d2

Motor: Emax 2822
ESC: HK 25A
Bateria LIPO 1300mA
hélice 10x5
Rádio Turnigy 9X

Seguem as fotos da montagem:

"Aeromodelista é quem projeta e constói seu próprio avião, e entende os principios da física que o faz voar"

Muito bom, um passa tempo recheado de física e engenharia...
Anexos
2013-03-07 22.06.14.jpg
Mesa dos servos de encaixe, guia dos links de canudo.
2013-03-07 22.06.14.jpg (30.32 KiB) Exibido 4660 vezes
2013-03-12 00.00.53.jpg
Reforço da asa com vareta de fibra, duas por baixo e duas por cima, fica muito resistente e leve
2013-03-12 00.00.53.jpg (27.72 KiB) Exibido 4660 vezes
2013-03-13 23.04.38.jpg
Entelagem com fita colorida, não fica 100%
2013-03-13 23.04.38.jpg (28.73 KiB) Exibido 4660 vezes
2013-03-13 23.05.34.jpg
linkagem com vareta de fibra de gaióla com trava de arame de aço fica excelente
2013-03-13 23.05.34.jpg (34.55 KiB) Exibido 4660 vezes
2013-03-16 16.23.33.jpg
Finalizado
2013-03-16 16.23.33.jpg (37.96 KiB) Exibido 4660 vezes
DSC01049.JPG
instantes antes do primeiro voo
DSC01049.JPG (35.59 KiB) Exibido 4660 vezes

cesaritap
membro

Mensagempor cesaritap » 24 Mar 2013 21:24

Pessoal já inclinei o motor para baixo mas assim mesmo quando dou todo o motor ele fica com tendência a subir, o que pode ser? motor sobre dimencionado para ele?

Salessp
membro

Mensagempor Salessp » 24 Mar 2013 23:12

legal cara. to querendo montar um, será o primeiro tbm. você comprou o kit e montou ?

nao consegui visualizar as fotos, pode me mandar por e-mail ? adriano.sales@tivit.com.br

muito boa sua frase.

abraços

cesaritap
membro

Mensagempor cesaritap » 25 Mar 2013 11:06

Montei em casa, só com as dicas aqui do fórum, não sei o que aconteceu com as fotos, estavam abrindo normalmente.

cesaritap
membro

Mensagempor cesaritap » 28 Mar 2013 21:41

Pessoal coloquei as fotos novamente, criticas e sijestões fiquem a vontade, o pessoal mais experiente ainda não respondeu a minha pergunta.
Mesmo com o motor inclinado para baixo mais +/- 2º em relação a linha do estabilizador horizontal, com motor cheio fica com tendencia a subir, não consigo voar nivelado.

thiagovvv
membro

Mensagempor thiagovvv » 29 Mar 2013 09:40

Por ser a primeira, sua contrução esta muito boa! Se estiver usando bateria 11.1v troque esta hélice 10x5 por uma 9x5, se não irá queimar o motor.

man1aco
membro

Mensagempor man1aco » 01 Abr 2013 16:43

[quote:9b6e82a493="cesaritap"]Pessoal coloquei as fotos novamente, criticas e sijestões fiquem a vontade, o pessoal mais experiente ainda não respondeu a minha pergunta.
Mesmo com o motor inclinado para baixo mais +/- 2º em relação a linha do estabilizador horizontal, com motor cheio fica com tendencia a subir, não consigo voar nivelado.[/quote:9b6e82a493]

Para mim parece um comportamento normal, o nariz pra baixo tem seus limites e a partir de certa velocidade o avião vai subir mesmo.

Nos meus eu dou como satisfatorio quando ele se mantem nivelado sem dar comando com meio motor em velocidade de cruzeiro.

Já vi neguinho baixar o motor quase 30 graus para fazer o aero voar nivelado o tempo todo com qualquer potência, mas ai já é partir pra serviço de porco.

MarcaoIvinhema
membro

Mensagempor MarcaoIvinhema » 01 Abr 2013 21:07

No meu Cessna aconteceu algo parecido, porém decidí (com a ajuda do pessoal daqui do fórum) retirar um pouco da incidência, baixando mais o angulo da asa em relação ao profundor. Deu certo, porém o aero fica muito mais rápido e perde a função de vôo lento. Aproveitando que o Cessna virou um "jatinho" aumentei em 1 cm de largura dos ailerons e o resultado foi que se comportou como um Ugly Stick, ficou mais acrobático porém não gostei do que fiz com o modelo original do aero.

Minha dica é: Use metade do motor pois o Cessna tem propriedades de vôo lento.

Abraços e parabéns, ficou show de bola!

cesaritap
membro

Mensagempor cesaritap » 03 Abr 2013 10:06

Ok valeu pelas dicas, pelo que entendi do jeito que ele esta tá certo, com meio motor voa nivelado e lento.
Outra dúvida é o seguinte, não consigo aterrisar o Cessna com suavidade, estou precisando de muita pista para pousar, qual é a dica para fazer um pouso suave e em pouco espaço???

bugalaws
membro

Mensagempor bugalaws » 03 Abr 2013 11:32

[quote:76d5b9c085="cesaritap"]Ok valeu pelas dicas, pelo que entendi do jeito que ele esta tá certo, com meio motor voa nivelado e lento.
Outra dúvida é o seguinte, não consigo aterrisar o Cessna com suavidade, estou precisando de muita pista para pousar, qual é a dica para fazer um pouso suave e em pouco espaço???[/quote:76d5b9c085]

Amigo, isso você precisa treinar e bastante, outra coisa é o CG se tiver muito adiantado fica com voo dócil porém para pousar fica um pouco mais difícil... O meu cessna eu tinha uma certa dificuldade para aterrizar até que troquei o motor por um menor isso diminuiu o peso no nariz, ficou outro aero, para aterriza-lo é uma manteiga... muito fácil...

Mas treine, gaste muitas baterias fazendo aproximação, toque no chão e arremetida. Sinta o aero, o quando de motor que ele começa a perder altitude, coisas assim.. com o Tempo isso vai melhorando.. quando você se der por conta já estará aterrizando até com vento de "através" (claro que moderado)...

cesaritap
membro

Mensagempor cesaritap » 03 Abr 2013 14:14

OK valeu pela dica, e já vai mais uma pergunta hehehe, estou considerando o CG zerado quando o estabilizador fica nivelado, esta certo??? Ajusto o CG do meu Cessna dessa forma:
- Apoio o modelo pela asa a 1/3 de corda da borda de ataque;
- Ajusto a pasição da bateria de forma que o estabilizador vertical fique nivelado;

Cmte Gueirova
membro

Mensagempor Cmte Gueirova » 04 Abr 2013 07:23

Bom dia Bugalaws!

Bela construção garoto, perfeita e bem elaborada.
Quanto ao pouso, realmente meu amigo isso é difícil no início, tenho um amigo que já é aeromodelista a mais tempo e ele me ensinou da seguinte forma faça aproximação com o aero mais ou menos a 4 metros de altura com meio motor, arremeta repita o processo com uma diferença, tire completamente o motor, será diferente dessa vez pois o aero ficará com tendência de descer como uma pedra, vá cabrando até ele devagar, fazendo um zig zag de subida e descida, bem levemente até que ele pouse.

Espero ter ajudado, abraço e bons vôos.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 04 Abr 2013 15:18

Bom, estive lendo o tópico e não pude deixar de comentar algo.
Primeiro, se ao dar todo o motor o aeromodelo sobe, isso é normal e correto, só não ocorre se a construção estiver errada e é por isso que se faz a trimagem de um aeromodelo com meio motor e "[b:83cad70565]NUNCA[/b:83cad70565]" com motor a pleno (todo acelerado).
O que faz o aeromodelo subir é a sustentação ds asas e não o motor e a medida em que a velocidade que o ar passa pelas asas, mais sustentação elas irão gerar, já falei isso várias vezes.
Vamos a um exemplo simplificado.
Vamos imaginar que um determinado aeromodelo tenha uma velocidade de estol de 20 km/h e o peso desse aeromodelo é de 950g.
Isso significa que o aeromodelo estando a menos de 20 km/h, as asas não conseguem gerar uma sustentação de 950g e o aeromodelo cai pelo peso dele ser superior ao da sustentação das asas.
Por isso que um aeromodelo bem construído e trimado corretamente, com 3/4 do motor ele decola facilmente, não necessitando de toda a aceleração do motor.
Vamos supor que o aeromodelo a meio motor, obtenha uma velocidde em que as asas conseguem gerar uma sustentação levemente maior do que os 950g do aeromodelo, nesse caso, se consegue manter um voo nivelado, devido as trimagens estarem corretas também, mas ao acelerarmos o motor a 3/4 ou a pleno, a velocidade em que o ar passa pelas asas, será muito maior e com isso, a sustentação que as asas estarão gerando será bem maior do que os 950g do aeromodelo e por iso ele sobe, por que a força que empurra ele para cima é bem maior do que o peso dele que o empurra para baixo.
Segundo, isso de tirar o motor de um aeromodelo e ele descer igual a uma pedra, NON ECXISTE, pois um aeromodelo bem construído, tem energia cinética suficiente par manter ele planando perfeitamente bem e a velocidade que ele irá se aproximar do chão, dependerá de quanto de arrasto ele terá. Mais uma vez entra a constução de um aeromodelo, pois se ele for mal feito e tiver muito arrasto, esse arrasto irá atuar mais eficazmente como freio, fazendo com que a velocidade do aeromodelo caia rapidamente e com isso ele entra em velocidade de estol mais rapidamente.
Por esse motivo é que o fator peso é muito importante em uma construção, pois se o peso estiver muito próximo ao arrasto, o aeromodelo perderá velocidde rapidamente e com isso, não irá conseguir planar e cairá sim como uma pedra, pois foi mal construído.
Sobre precisar de pista para pousar, é perfeitamente normal isso, pois uma pista adequada, não tranca o aeromodelo e lhe permite deslizar na pista sem problemas e terá a inércia do peso dele que foi transformada em energia cinética a empurrá-lo na pista depois que ele toca o solo e se tira o motor. Por isso é que os aviões tem freio nas rodas e reverso nas turbinas.
Um pouso bem feito não se consegue da noite para o dia, requer muito treino e não será aprendendo a pousar um determinado aeromodelo, que irá dominar 100% qualquer outro sem antes pegar todos os mecetes de cada aeromodelo e não será or que você aprendeu a pousar bem um Cessna 182, que irá pousar 100% bem outro Cessna 182 construído por outra pessoa, pois cada construtor tem um modo direfente de construir, ainda mais nos dias de hoje em que a maioria quer fazer de qualquer jeito, o que deixa cada modelo com suas peculiaridades de voo.
Terceiro, sobre o CG de um aeromodelo, nem todos tem ele a 1/3 da corda das asas, ainda mais se for de asa mista como o Cessna 182.
O CG de um aeromodelo pode variar entre 25% a 35% e em asas do tipo Zagi, isso tem uma variação maior ainda, que pode começar a partir de 15%.
É correto acertar o CG de um aeromodelo elétrico, deixando-o com a cauda levemente levantada e não 100% nivelada a linha de centro da fuselagem.
Mas por que isso?
Quando se acerta o CG de um aeromodelo glow, se faz com o tanque vazio, mas ao decolar com o tanque ceio, o nariz de um aeromodelo glow sempre estará pesado e nunca vi ningué, reclamar disso e quando pousa com o tanque quase vazio, a cauda ainda não está 100% nivelada e em aeromodelo elétricos em que o peso da bateria é o mesmo estando ou não com carga, é aconsekhável deixar a cauda levemente acima da linha de centro da fuselagem, pois é fácil de voar com peso de nariz, mas quase impossível de voar com peso de cauda.
Sobre aprender a pousar, terá que treinar muito mesmo, fazendo aproximações e toques na pista, para aprender qual é a distância, altitude e a inclinação da rampa de pouso do seu aeromodelo para pegar o jeito de onde ele irá tocar a pista quando for pousar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Gabrielghas
membro

Mensagempor Gabrielghas » 04 Abr 2013 19:20

Grande Laercio. Sempre tirando dúvidas. Muito boa a explicação.

cesaritap
membro

Mensagempor cesaritap » 05 Abr 2013 20:52

Laercio muito obrigado pela "aula", quanto a usar bastante pista sei que é normal na aviação devido a energia cinética acumulada na aéronave que deve ser dissipada de alguma forma, sendo éla pelo simples atrito das rodas ou por um sistema de frenagem, perguntei isso porque já vi videos de pousos em 2 ou 3 metros e achei que seria fácil faze-los, mas na prática não foi bem assim...

cesaritap
membro

Mensagempor cesaritap » 08 Abr 2013 17:30

Pessoal seguem minhas dúvidas sobre o pouso, já consegui pousar rasoavelmente bem, o meu problema agora é fazer o modelo perder altitude para a aproximação, já li aqui no fórum que se deve deixar o modelo descer sozinho sem forçar, mas se faço isso, tomo um boa distância alinho com a pista e diminuo o motor, o modelo demora muito para perder altitude e quando chega na pista ainda esta muito alto, do contrário se forço ele para baixo quando chego na pista estou com muita velocidade. Qual é a dica nesse caso

MarcaoIvinhema
membro

Mensagempor MarcaoIvinhema » 08 Abr 2013 19:40

Olá amigo, bela construção!

Eu me utilizo do seguinte modo: sempre vou no inicio da pista, levo o aero para tráz da pista (isso depende do vento) e deixo o motor a 30%, com esse motor é possivel voar e nivelar a sua altitude usando somente a queda de aceleração, a dica é que sempre pouse contra o vento, assim o vento segura mais seu aeromodelo fazendo o efeito "freio" no ar e dai é boa aterrisagem!

cesaritap
membro

Mensagempor cesaritap » 09 Abr 2013 08:17

Já faço isso Marcão, inclusive com vento acho mais fácil de pousar, mas e quando não tem vento???

galo_ivi
membro
Contato:

Mensagempor galo_ivi » 09 Abr 2013 09:08

[quote:e08aac2fcf="cesaritap"]Já faço isso Marcão, inclusive com vento acho mais fácil de pousar, mas e quando não tem vento???[/quote:e08aac2fcf]

Com vento é mais fácil, sem vento é sempre mais radical. O que tem a fazer é começar a rampa de descida mais longe e encontrar a aceleração correta, a velocidade tem que estar pouca coisa superior a velocidade de stol.

Voltar para “Construções”