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Construção do meu primeiro aéro um Cessna 182 com fotos

Enviado: Sáb Mar 23, 2013 9:42 pm
por cesaritap
Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o fórum pela quantidade de informações e dicas disponíveis.
Após ler vários artigos, dicas e manuais aqui no fórum, resolvi construir meu primeiro aéromodelo, sucesso total, por ser o primeiro, achei até que ficou bom, e o melhor voou na primeira.
Aproveitei a planta de um Cesna 182 e baseado nas informações que obti no fórum fiz alguma alterações na asa por minha conta e risco para tranforma-lo em um treinador mais dócil, ficou muito bom. Resolvi deixar sem os aileron e colocar um diedro de 5º em cada asa para facilidar o aprendizado, também aumentei a envergadura e a corda da asa, o perfil também foi aumentado com a finalidade de se ter um voo um pouco mais lento com mais sustentação.
Nunca tinha voado antes, treinei no FMS uns 10 dias, depois fui pra prática, decolei na primaira, só estou com dificuldade para aterrisar.

Dados do modelo:
Envergadura: 120cm
Corda: 18,5cm
espessura do perfil: 2cm
Diedro: 5º
Peso final completo: 530g
Carga alar: 23,8g/d2

Motor: Emax 2822
ESC: HK 25A
Bateria LIPO 1300mA
hélice 10x5
Rádio Turnigy 9X

Seguem as fotos da montagem:

"Aeromodelista é quem projeta e constói seu próprio avião, e entende os principios da física que o faz voar"

Muito bom, um passa tempo recheado de física e engenharia...

Enviado: Dom Mar 24, 2013 9:24 pm
por cesaritap
Pessoal já inclinei o motor para baixo mas assim mesmo quando dou todo o motor ele fica com tendência a subir, o que pode ser? motor sobre dimencionado para ele?

Enviado: Dom Mar 24, 2013 11:12 pm
por Salessp
legal cara. to querendo montar um, será o primeiro tbm. você comprou o kit e montou ?

nao consegui visualizar as fotos, pode me mandar por e-mail ? adriano.sales@tivit.com.br

muito boa sua frase.

abraços

Enviado: Seg Mar 25, 2013 11:06 am
por cesaritap
Montei em casa, só com as dicas aqui do fórum, não sei o que aconteceu com as fotos, estavam abrindo normalmente.

Enviado: Qui Mar 28, 2013 9:41 pm
por cesaritap
Pessoal coloquei as fotos novamente, criticas e sijestões fiquem a vontade, o pessoal mais experiente ainda não respondeu a minha pergunta.
Mesmo com o motor inclinado para baixo mais +/- 2º em relação a linha do estabilizador horizontal, com motor cheio fica com tendencia a subir, não consigo voar nivelado.

Enviado: Sex Mar 29, 2013 9:40 am
por thiagovvv
Por ser a primeira, sua contrução esta muito boa! Se estiver usando bateria 11.1v troque esta hélice 10x5 por uma 9x5, se não irá queimar o motor.

Enviado: Seg Abr 01, 2013 4:43 pm
por man1aco
[quote:9b6e82a493="cesaritap"]Pessoal coloquei as fotos novamente, criticas e sijestões fiquem a vontade, o pessoal mais experiente ainda não respondeu a minha pergunta.
Mesmo com o motor inclinado para baixo mais +/- 2º em relação a linha do estabilizador horizontal, com motor cheio fica com tendencia a subir, não consigo voar nivelado.[/quote:9b6e82a493]

Para mim parece um comportamento normal, o nariz pra baixo tem seus limites e a partir de certa velocidade o avião vai subir mesmo.

Nos meus eu dou como satisfatorio quando ele se mantem nivelado sem dar comando com meio motor em velocidade de cruzeiro.

Já vi neguinho baixar o motor quase 30 graus para fazer o aero voar nivelado o tempo todo com qualquer potência, mas ai já é partir pra serviço de porco.

Enviado: Seg Abr 01, 2013 9:07 pm
por MarcaoIvinhema
No meu Cessna aconteceu algo parecido, porém decidí (com a ajuda do pessoal daqui do fórum) retirar um pouco da incidência, baixando mais o angulo da asa em relação ao profundor. Deu certo, porém o aero fica muito mais rápido e perde a função de vôo lento. Aproveitando que o Cessna virou um "jatinho" aumentei em 1 cm de largura dos ailerons e o resultado foi que se comportou como um Ugly Stick, ficou mais acrobático porém não gostei do que fiz com o modelo original do aero.

Minha dica é: Use metade do motor pois o Cessna tem propriedades de vôo lento.

Abraços e parabéns, ficou show de bola!

Enviado: Qua Abr 03, 2013 10:06 am
por cesaritap
Ok valeu pelas dicas, pelo que entendi do jeito que ele esta tá certo, com meio motor voa nivelado e lento.
Outra dúvida é o seguinte, não consigo aterrisar o Cessna com suavidade, estou precisando de muita pista para pousar, qual é a dica para fazer um pouso suave e em pouco espaço???

Enviado: Qua Abr 03, 2013 11:32 am
por bugalaws
[quote:76d5b9c085="cesaritap"]Ok valeu pelas dicas, pelo que entendi do jeito que ele esta tá certo, com meio motor voa nivelado e lento.
Outra dúvida é o seguinte, não consigo aterrisar o Cessna com suavidade, estou precisando de muita pista para pousar, qual é a dica para fazer um pouso suave e em pouco espaço???[/quote:76d5b9c085]

Amigo, isso você precisa treinar e bastante, outra coisa é o CG se tiver muito adiantado fica com voo dócil porém para pousar fica um pouco mais difícil... O meu cessna eu tinha uma certa dificuldade para aterrizar até que troquei o motor por um menor isso diminuiu o peso no nariz, ficou outro aero, para aterriza-lo é uma manteiga... muito fácil...

Mas treine, gaste muitas baterias fazendo aproximação, toque no chão e arremetida. Sinta o aero, o quando de motor que ele começa a perder altitude, coisas assim.. com o Tempo isso vai melhorando.. quando você se der por conta já estará aterrizando até com vento de "através" (claro que moderado)...