CEA-309

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Henrique G. A.
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Dom Jan 22, 2012 5:19 pm

Mensagem por Henrique G. A. »

[quote:0aad0b50ab="MKazan"]Henrique, um detalhe que poucos sabem:

Quando o ar se aquece, ele se expande.
Portanto, se pretende que suas tomadas e saídas de ar sejam efetivas e realmente refrigerem a sua eletrônica, a saída precisa ser maior que a entrada ou muito pouco ar entrará pelas tomadas independente do tamanho que elas tenham.

Existe toda uma teoria de mecânica dos fluidos por trás disso, e que não vale eu ficar descrevendo aqui a matemática chata. Mas atente para isso, saídas de ar quente devem ser maiores que entradas de ar frio.[/quote:0aad0b50ab]
Muito obrigado MKazan, não sabia disso, o avião já esta com as duas metades coladas mas vou ver o que posso fazer porque quero que isto funcione, não gosto de maltratar o equipamento.
Avatar do usuário
Henrique G. A.
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Dom Jan 22, 2012 5:19 pm

Mensagem por Henrique G. A. »

[quote:0bad892079="Elias Gabriel"]olha amigo não me lembro, mas tem alguma coisa a ver com estabilidade em acrobacias...

abraços

Gabriel[/quote:0bad892079]
Me disseram que era para aliviar o braço do piloto na hora de dar comando de ailerom.
Avatar do usuário
Henrique G. A.
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Dom Jan 22, 2012 5:19 pm

Mensagem por Henrique G. A. »

Achei um vídeo de um CEA-309 Mehari perfeito.[url]http://www.youtube.com/watch?v=0xN2agqsE34[/url]
Avatar do usuário
Arthur S. de Almeida
membro
Mensagens: 327
Registrado em: Ter Jul 05, 2011 11:37 pm
Localização: Foz do Iguaçu, PR

Mensagem por Arthur S. de Almeida »

A continuação desse que você postou, o canal tem vários vídeos do Mehari

[yt]6It4jXzqgQw[/yt]

Belo pouso :twisted:
Avatar do usuário
Ivo O.
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Jul 17, 2007 6:13 pm

Mensagem por Ivo O. »

[quote:72e231b702="Henrique G. A."]Nas fotos do CEA-309 verdadeiro tem umas pecinhas presas nos ailerons que se movem junto com ele, alguém sabe me dizer para que servem? Tem também um triangulo no ponta de cada asa para que serve? Nesta foto dá para ver os dois itens.
http://www.flickr.com/photos/raphaelbrescia/4542177370/in/photostream/[/quote:72e231b702]
Henrique, essas pecinhas que ficam presas ao ailerons servem para aumentar a força que estes produzem quando acionados, antes que alguns pensem que elas servem para aliviar o braço do piloto durante a execução de uma manobra, no manche não se sente a pressão do ar nos ailerons, pois quando um aileron (o esquerda por exemplo) está "fazendo força" para baixo o outro ( o da direita no caso) o faz para cima, assim contrabalanceando as forças e deixando assim o braço do piloto sem muito esforço.
Avatar do usuário
Henrique G. A.
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Dom Jan 22, 2012 5:19 pm

Mensagem por Henrique G. A. »

[quote:f22088dcb4="Ivo O."][quote:f22088dcb4="Henrique G. A."]Nas fotos do CEA-309 verdadeiro tem umas pecinhas presas nos ailerons que se movem junto com ele, alguém sabe me dizer para que servem? Tem também um triangulo no ponta de cada asa para que serve? Nesta foto dá para ver os dois itens.
http://www.flickr.com/photos/raphaelbrescia/4542177370/in/photostream/[/quote:f22088dcb4]
Henrique, essas pecinhas que ficam presas ao ailerons servem para aumentar a força que estes produzem quando acionados, antes que alguns pensem que elas servem para aliviar o braço do piloto durante a execução de uma manobra, no manche não se sente a pressão do ar nos ailerons, pois quando um aileron (o esquerda por exemplo) está "fazendo força" para baixo o outro ( o da direita no caso) o faz para cima, assim contrabalanceando as forças e deixando assim o braço do piloto sem muito esforço.[/quote:f22088dcb4]
Muito obrigado Ivo, eu imaginava isso, mas a peça é tão pequena que parece que não causa tanto efeito, mas a equipe que desenvolveu o avião não colocaria isso atoa.
dudaberti
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 6:08 pm
Localização: caxias do sul

Mensagem por dudaberti »

Qual a envergadura e comprimento que irá ficar?
Avatar do usuário
Henrique G. A.
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Dom Jan 22, 2012 5:19 pm

Mensagem por Henrique G. A. »

[quote:6159b66281="dudaberti"]Qual a envergadura e comprimento que irá ficar?[/quote:6159b66281]
Dudaberti, a envergadura é 69cm e o comprimento é 65cm, os milimetro eu não olhei mas é +- isso mesmo.
Avatar do usuário
Paulo Mormello
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Qua Out 14, 2009 10:12 am
Localização: Curitiba/Pr

Mensagem por Paulo Mormello »

[quote:3748f7f6d4="Ivo O."][quote:3748f7f6d4="Henrique G. A."]Nas fotos do CEA-309 verdadeiro tem umas pecinhas presas nos ailerons que se movem junto com ele, alguém sabe me dizer para que servem? Tem também um triangulo no ponta de cada asa para que serve? Nesta foto dá para ver os dois itens.
http://www.flickr.com/photos/raphaelbrescia/4542177370/in/photostream/[/quote:3748f7f6d4]
Henrique, essas pecinhas que ficam presas ao ailerons servem para aumentar a força que estes produzem quando acionados, antes que alguns pensem que elas servem para aliviar o braço do piloto durante a execução de uma manobra, no manche não se sente a pressão do ar nos ailerons, pois quando um aileron (o esquerda por exemplo) está "fazendo força" para baixo o outro ( o da direita no caso) o faz para cima, assim contrabalanceando as forças e deixando assim o braço do piloto sem muito esforço.[/quote:3748f7f6d4]

Essas pecinhas, chamadas de Spades, são sim para diminuir a força exercida pelo piloto sobre os comandos, e tambem ajudam na velocidade de rolamento.

Reveja esse seu conceito sobre as forças exercidas pelo ar sobre os ailerons. Voce está equivocado, pois a força é exercida sobre as duas superficies ao mesmo tempo, elas não se anulam porque um esta levantado e outro abaixado.
ADELFHI !!!
Avatar do usuário
esgrijo
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Qua Set 14, 2011 1:15 pm

Mensagem por esgrijo »

Nó, esta ficando massa, parabéns ! Estou querendo construir um, vc fez com planta ou desenho 3 vista ?
Responder