1ª Construção Ulgy Stick
- marcos kurtrock
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- Registrado em: Sex Set 19, 2008 6:05 pm
- Localização: Livramento de Nossa Senhora - Bahia
1ª Construção Ulgy Stick
boa noite a todos, depois de um bom tempo que acompanho o fórum comecei a voar por conta de pesquisar muito aqui no evoo, acabei adquirindo um Motoplanador e já venho voando a mais de um ano, desde sempre gosto de acompanhar as construções do pessoal.
Pois bem resolvi iniciar, já digo que adorando, parece um vício.
segue as dimensões
envergadura: 1000mm
comprimento fuselagem: 650mm
corda: 18cm
eletrônica que pretendo usar
Motor Turnigy 2830/11 c/ spiner
Speed Control (ESC) *Red Brick 30A
4 Micro-Servos Turnigy TG9E - 9g
hélice ainda a escolher "dentro das indicadas para esse motor e as que os mais experientes me indicar
rx Ar6100
tx dx6i
trem de pouso provavelmente sera de PVC
como é primeira construção espero ajuda de todos no que estiver errado, dicas de melhorias, sobre eletrônica.
optei por esse estilo de asa sem perfil e também sem diedro, por achar mais fácil de fazer, por que não tenho o cortador. e acabei de deparando com um ugly com essa asa na internet e voando bem, resolvi fazer assim!
desde já agradeço.
depois de acompanhar o passo a passo do Verme "aqui do fórum" resolvi fazer com a planta que ele disponibilizou e foi feito todo em bandejas de frio de 13cm por 18cm.
como não tinha câmera no começo não vou ter fotos do inicio, peço desculpas
segue algumas fotos do modelo já com fuselagem coladas e entelada com fita adesiva, asa também já pronta, com reforço de fibra de vidro 2mm e uma tira de madeira que arrumei aqui em uma serralharia.
antes de entelar o peso sem parede de fogo e trem de pouso estava em 140g, mas logo vou pesar novamente.
vamos as fotos
Pois bem resolvi iniciar, já digo que adorando, parece um vício.
segue as dimensões
envergadura: 1000mm
comprimento fuselagem: 650mm
corda: 18cm
eletrônica que pretendo usar
Motor Turnigy 2830/11 c/ spiner
Speed Control (ESC) *Red Brick 30A
4 Micro-Servos Turnigy TG9E - 9g
hélice ainda a escolher "dentro das indicadas para esse motor e as que os mais experientes me indicar
rx Ar6100
tx dx6i
trem de pouso provavelmente sera de PVC
como é primeira construção espero ajuda de todos no que estiver errado, dicas de melhorias, sobre eletrônica.
optei por esse estilo de asa sem perfil e também sem diedro, por achar mais fácil de fazer, por que não tenho o cortador. e acabei de deparando com um ugly com essa asa na internet e voando bem, resolvi fazer assim!
desde já agradeço.
depois de acompanhar o passo a passo do Verme "aqui do fórum" resolvi fazer com a planta que ele disponibilizou e foi feito todo em bandejas de frio de 13cm por 18cm.
como não tinha câmera no começo não vou ter fotos do inicio, peço desculpas
segue algumas fotos do modelo já com fuselagem coladas e entelada com fita adesiva, asa também já pronta, com reforço de fibra de vidro 2mm e uma tira de madeira que arrumei aqui em uma serralharia.
antes de entelar o peso sem parede de fogo e trem de pouso estava em 140g, mas logo vou pesar novamente.
vamos as fotos
- Anexos
-
- detalhe da asa sem perfil
- GEDC1522.jpg (39.27 KiB) Exibido 6623 vezes
-
- parte de baixo da asa, com reforço em fibra de vidro 2mm duas varetas e uma barra de madeira não ficou muito pesado, peso da asa 40g
- GEDC1521.jpg (28.77 KiB) Exibido 6624 vezes
-
- asa corda de 18cm ailerons com 5cm
- GEDC1520.jpg (39.26 KiB) Exibido 6626 vezes
-
- fuselagem lateral
- GEDC1519.jpg (37.32 KiB) Exibido 6659 vezes
-
- fuselagem com 3 cavernas
- GEDC1518.jpg (36.87 KiB) Exibido 6662 vezes
-
- aqui as partes já enteladas e com as pates moveis no local só pra ter uma idéia
- GEDC1517.jpg (36.97 KiB) Exibido 6668 vezes
- lucasbaalberith
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Bom dia Marcos. Pesquise um pouco sobre os perfis KFm, acho que se tu colocasse esse perfil no teu, ele ganharia bastante sustentação, aumentando o tempo de vôo, pois vc vai poder pilotar ele com menos motor. Pra transformar para perfil KFM, basta só colocar uma tira de deprim na parte de cima da asa do teu aero, cobrindo aproximadamente 1/3 da parte do bordo de ataque. vlw
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
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Desculpe te dizer, mas já começou errado.
Se tivesse lido esse artigo, teria visto que a fuselagem tem que ser 75% da envergadura e se o seu aeromodelo tem 1000 mm de envergadura, o comprimento da fuselagem não pode ser inferior a 750 mm e você está fazendo com 650 mm.
http://www.e-voo.com/artigos/aviao/
Vai voar?
Sim, vai voar, mas será totalmente arisco em arfagem e para quem está iniciando, isso é uma baita pedra no sapato.
Se tivesse lido esse artigo, teria visto que a fuselagem tem que ser 75% da envergadura e se o seu aeromodelo tem 1000 mm de envergadura, o comprimento da fuselagem não pode ser inferior a 750 mm e você está fazendo com 650 mm.
http://www.e-voo.com/artigos/aviao/
Vai voar?
Sim, vai voar, mas será totalmente arisco em arfagem e para quem está iniciando, isso é uma baita pedra no sapato.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- marcos kurtrock
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- marcos kurtrock
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[quote:e07462e12c="lucasbaalberith"]Bom dia Marcos. Pesquise um pouco sobre os perfis KFm, acho que se tu colocasse esse perfil no teu, ele ganharia bastante sustentação, aumentando o tempo de vôo, pois vc vai poder pilotar ele com menos motor. Pra transformar para perfil KFM, basta só colocar uma tira de deprim na parte de cima da asa do teu aero, cobrindo aproximadamente 1/3 da parte do bordo de ataque. vlw[/quote:e07462e12c]
ola lucas vou da uma pesquisada pra nesse perfil pra ver como é! primeiro voo ainda vai demorar pouquinho, mas valeu pela dica
ola lucas vou da uma pesquisada pra nesse perfil pra ver como é! primeiro voo ainda vai demorar pouquinho, mas valeu pela dica
- marcos kurtrock
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- Registrado em: Sex Set 19, 2008 6:05 pm
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[quote:d6abd61e97="LaercioLMB"]Desculpe te dizer, mas já começou errado.
Se tivesse lido esse artigo, teria visto que a fuselagem tem que ser 75% da envergadura e se o seu aeromodelo tem 1000 mm de envergadura, o comprimento da fuselagem não pode ser inferior a 750 mm e você está fazendo com 650 mm.
http://www.e-voo.com/artigos/aviao/
Vai voar?
Sim, vai voar, mas será totalmente arisco em arfagem e para quem está iniciando, isso é uma baita pedra no sapato.[/quote:d6abd61e97]
realmente não fiquei atento pra isso mesmo laercio, mas se nessa porcentagem contar com o estabilizador e profundor fica dentro dos 750mm
uma outra pergunta você acredita que terei trabalho em manter o aero no ar com essa asa sem perfil e sem diedro?
obrigado pela dica
Se tivesse lido esse artigo, teria visto que a fuselagem tem que ser 75% da envergadura e se o seu aeromodelo tem 1000 mm de envergadura, o comprimento da fuselagem não pode ser inferior a 750 mm e você está fazendo com 650 mm.
http://www.e-voo.com/artigos/aviao/
Vai voar?
Sim, vai voar, mas será totalmente arisco em arfagem e para quem está iniciando, isso é uma baita pedra no sapato.[/quote:d6abd61e97]
realmente não fiquei atento pra isso mesmo laercio, mas se nessa porcentagem contar com o estabilizador e profundor fica dentro dos 750mm
uma outra pergunta você acredita que terei trabalho em manter o aero no ar com essa asa sem perfil e sem diedro?
obrigado pela dica
- marcos kurtrock
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Re: Bem-vindo
[quote:aed5f7cffd="azulao"]Bem-vindo ao grupo dos viciados em construção![/quote:aed5f7cffd]
realmente viu... não imaginava que era assim, ta sendo prazeroso
realmente viu... não imaginava que era assim, ta sendo prazeroso
- marcos kurtrock
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- LaercioLMB
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- Localização: Porto Alegre - RS- 53
[quote:d103d60848="marcos kurtrock"][quote:d103d60848="LaercioLMB"]Desculpe te dizer, mas já começou errado.
Se tivesse lido esse artigo, teria visto que a fuselagem tem que ser 75% da envergadura e se o seu aeromodelo tem 1000 mm de envergadura, o comprimento da fuselagem não pode ser inferior a 750 mm e você está fazendo com 650 mm.
http://www.e-voo.com/artigos/aviao/
Vai voar?
Sim, vai voar, mas será totalmente arisco em arfagem e para quem está iniciando, isso é uma baita pedra no sapato.[/quote:d103d60848]
realmente não fiquei atento pra isso mesmo laercio, mas se nessa porcentagem contar com o estabilizador e profundor fica dentro dos 750mm
uma outra pergunta você acredita que terei trabalho em manter o aero no ar com essa asa sem perfil e sem diedro?
obrigado pela dica[/quote:d103d60848]
Olha, se com o leme fecha os 750 mm, então está bom, mas em relação as asas, as coisas mudam.
O que você acha que faz um avião voar?
Você acha que é o motor?
Se pensa que é o motor, está muito enganado, pois se fosse, planador não voaria.
Embora alguns venham dizer que planador não voa, cai de forma controlada, se não fossem as asas, não teria controle nenhum na queda.
O motor de um avião só é responsável por deslocar o avião do lugar, mais nada, pois se fosse o motor o responsável, as pantaneiras com motor de fusca voariam.
O que faz um avião voar, é a sustentação gerada pelas asas, ou seja, as asas puxam o avião para cima a medida que a velocidade aumenta e o que faz as asas gerarem sustentação, é o perfil e uma asa sem perfil, não gera nenhuma sustentação e ao inclinarmos uma asa sem perfil de modo que ela fique com o bordo de ataque um pouco mais elevado do que o bordo de fuga, ela começará a gerar uma sustentação bem pequena, mas na maioria das vezes, insignificante, o que não nos ajuda em nada.
Para o seu aeromodelo se deslocar no ar com as asas sem perfil, ele terá que ter muito mais velocidade, pois aí o motor estará puxando ele e as asas e os estabilizadores, estarão atuando somente para estabilizar o aeromodelo e não fazê-lo voar, pois ele não estará voando, estará sendo puxado pelo motor e ao tirar motor, ele irá cair de forma um pouco controlada, mas ser rápida a queda o que não daria para dizer que planou.
Para quem está iniciando, o diedro é muito recomendado, pois o diedro em uma asa, faz com que o aeromodelo se equilibre em voo mais facilmente, coisa que sem diedro, o equilíbrio do aeromodelo dependerá somente do dedo do piloto, já que as asas não estarão ajudando em nada ao equilíbrio do voo.
Se tivesse lido esse artigo, teria visto que a fuselagem tem que ser 75% da envergadura e se o seu aeromodelo tem 1000 mm de envergadura, o comprimento da fuselagem não pode ser inferior a 750 mm e você está fazendo com 650 mm.
http://www.e-voo.com/artigos/aviao/
Vai voar?
Sim, vai voar, mas será totalmente arisco em arfagem e para quem está iniciando, isso é uma baita pedra no sapato.[/quote:d103d60848]
realmente não fiquei atento pra isso mesmo laercio, mas se nessa porcentagem contar com o estabilizador e profundor fica dentro dos 750mm
uma outra pergunta você acredita que terei trabalho em manter o aero no ar com essa asa sem perfil e sem diedro?
obrigado pela dica[/quote:d103d60848]
Olha, se com o leme fecha os 750 mm, então está bom, mas em relação as asas, as coisas mudam.
O que você acha que faz um avião voar?
Você acha que é o motor?
Se pensa que é o motor, está muito enganado, pois se fosse, planador não voaria.
Embora alguns venham dizer que planador não voa, cai de forma controlada, se não fossem as asas, não teria controle nenhum na queda.
O motor de um avião só é responsável por deslocar o avião do lugar, mais nada, pois se fosse o motor o responsável, as pantaneiras com motor de fusca voariam.
O que faz um avião voar, é a sustentação gerada pelas asas, ou seja, as asas puxam o avião para cima a medida que a velocidade aumenta e o que faz as asas gerarem sustentação, é o perfil e uma asa sem perfil, não gera nenhuma sustentação e ao inclinarmos uma asa sem perfil de modo que ela fique com o bordo de ataque um pouco mais elevado do que o bordo de fuga, ela começará a gerar uma sustentação bem pequena, mas na maioria das vezes, insignificante, o que não nos ajuda em nada.
Para o seu aeromodelo se deslocar no ar com as asas sem perfil, ele terá que ter muito mais velocidade, pois aí o motor estará puxando ele e as asas e os estabilizadores, estarão atuando somente para estabilizar o aeromodelo e não fazê-lo voar, pois ele não estará voando, estará sendo puxado pelo motor e ao tirar motor, ele irá cair de forma um pouco controlada, mas ser rápida a queda o que não daria para dizer que planou.
Para quem está iniciando, o diedro é muito recomendado, pois o diedro em uma asa, faz com que o aeromodelo se equilibre em voo mais facilmente, coisa que sem diedro, o equilíbrio do aeromodelo dependerá somente do dedo do piloto, já que as asas não estarão ajudando em nada ao equilíbrio do voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.