T-6 Texan , em fim entelado e novo cowl

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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man1aco
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T-6 Texan , em fim entelado e novo cowl

Mensagempor man1aco » 09 Jun 2013 21:52

[color=red:30a7fe243c][b:30a7fe243c][size=18:30a7fe243c]Ultimas fotos na pagina 3
[/size:30a7fe243c][/b:30a7fe243c][/color:30a7fe243c]
Em maio comecei esse T-6 Texan , agora esta quase pronto.

Hoje não me aguentei e fiz um canopy de isopor só pra dar arrasto e coloquei trem de pouso emprestado de um ugly e fui testar, voou maravilhoso com bateria de 1600mah , com a de 1000 ficou com peso de cauda.

Motor E-max 2822
Envergadura 1m
Peso 560g
Bateria 1600mah
Servos 4 Tg9e

Fuselagem em Depron 4 e 2mm
Cowl em p3
Asa em P0

Canopy e trem de pouso serão refeitos, esses ai na foto são só pros testes.

[img:30a7fe243c]http://imageshack.us/a/img203/1392/23754069.jpg[/img:30a7fe243c]
[img:30a7fe243c]http://imageshack.us/a/img195/7096/12083454.jpg[/img:30a7fe243c]
[img:30a7fe243c]http://imageshack.us/a/img19/2220/45170114.jpg[/img:30a7fe243c]
[img:30a7fe243c]http://imageshack.us/a/img822/4263/62606795.jpg[/img:30a7fe243c]
[img:30a7fe243c]http://imageshack.us/a/img62/5243/63024623.jpg[/img:30a7fe243c]
[img:30a7fe243c]http://imageshack.us/a/img39/2808/snc00431i.jpg[/img:30a7fe243c]
[img:30a7fe243c]http://imageshack.us/a/img856/7513/snc00432b.jpg[/img:30a7fe243c]
[img:30a7fe243c]http://imageshack.us/a/img811/3265/snc00433.jpg[/img:30a7fe243c]
[img:30a7fe243c]http://imageshack.us/a/img5/9863/snc00434u.jpg[/img:30a7fe243c]
[img:30a7fe243c]http://imageshack.us/a/img29/4223/snc00435i.jpg[/img:30a7fe243c]
[img:30a7fe243c]http://imageshack.us/a/img41/5858/snc00437w.jpg[/img:30a7fe243c]

man1aco
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Mensagempor man1aco » 18 Jun 2013 10:02

[yt]ROrVSrSvmUw[/yt]

[yt]UxRaADnXfd4[/yt]

[img:2fe7e1d02b]http://imageshack.us/scaled/large/832/d6wu.jpg[/img:2fe7e1d02b]
[img:2fe7e1d02b]http://imageshack.us/scaled/large/197/0ui7.jpg[/img:2fe7e1d02b]
[img:2fe7e1d02b]http://imageshack.us/scaled/large/198/o0js.jpg[/img:2fe7e1d02b]
[img:2fe7e1d02b]http://imageshack.us/scaled/large/703/s7r.jpg[/img:2fe7e1d02b]

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Mensagempor marcos soares » 18 Jun 2013 10:23

muito bom!!!! gostei..... parabens.... voçe tem a planta ?
abraços

marcos soares

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Mensagempor gcunha77 » 19 Jun 2013 07:54

Muito bom mesmo, só falta entelar na cor Amarelo pra ficar mais show. Cara, por favor, preciso fazer um igual a seu, me dê dicas, planta, qualquer coisa. Se quiser, eu aceito o seu projeto rsrsrsr

man1aco
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Mensagempor man1aco » 19 Jun 2013 08:41

http://www.2shared.com/file/FqHLRLiA/T-6_Texan.html

Ai esta a planta, já dimensionada para A4, originalmente ele é de balsa mas como não é varetado é o mesmo que fazer um aero de depron.

Ignore a peça CF-1, vai dar um peso de cauda desnecessario, faça sua mesa de servo a frente da caverna F4, e sua mesa de bateria a partir da primeira caverna.

O Cowl do motor vou fazer um video ensinando a tranformar um bloco quadrado nisso ai apenas com uma furadeira uma lixa de pé e uma lixa de unha, não deixe a DAC ver que você pegou é morte certa.

Se quiserem um avião mais manso/realista de rolagem façam o aileron escala como eu fiz , se quiserem mais acrobatico façam aileron no comprimento das asas como na planta.

O CG é aonde esta indicado na plata, ao testar o CG o ideal é que o nariz fique um pouco mais baixo que a cauda pelo menos para o primeiro voo, depois ajuste ao seu gosto.

Quem for cortar a asa no fio quente faça washout, eu fiz pela primeira vez e prestou eu recomendo, ao prender o perfil da ponta da asa no isopor deixe ele meio centimetro mais alto no bordo de fuga ou mais baixo no bordo de ataque, só 1 dos pontos viu.

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Mensagempor alexandre lopes » 19 Jun 2013 11:25

Ficou muito bom, está voando lisinho.

Aparece na coopen sábado e leva o T6!

Abraço.

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Mensagempor gcunha77 » 20 Jun 2013 12:32

vlw man1aco, vc é 10 cara. Vou estudar aqui como faz em depron, eu ainda sou noob pra isso. Eu não entendo essas medidas F2, f5...

Qual é o tamanho mesmo do aero? como posso entender essas medidas em cm? vc colou as folhas e fez a planta em uma só peça e depois fi recortando o gabarito no depron? cara, desculpa as perguntas idiotas mas é que não entendo mesmo como fazer uma planta dessas que é de balsa em depron.

"Quem for cortar a asa no fio quente faça washout, eu fiz pela primeira vez e prestou eu recomendo, ao prender o perfil da ponta da asa no isopor deixe ele meio centimetro mais alto no bordo de fuga ou mais baixo no bordo de ataque, só 1 dos pontos viu.
"
Isso ai ainda piorou pra mim, eu ja fiz asa com fio quente mas não entendi isso ai que vc falou. Agradeço muito se explicar em video ou um tutorial. Se não de, eu entendo e mesmo assim agradeço pela planta. valeu mesmo cara.

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Mensagempor man1aco » 20 Jun 2013 13:04

[quote:c721ab02e0="gcunha77"]vlw man1aco, vc é 10 cara. Vou estudar aqui como faz em depron, eu ainda sou noob pra isso. Eu não entendo essas medidas F2, f5...

Qual é o tamanho mesmo do aero? como posso entender essas medidas em cm? vc colou as folhas e fez a planta em uma só peça e depois fi recortando o gabarito no depron? cara, desculpa as perguntas idiotas mas é que não entendo mesmo como fazer uma planta dessas que é de balsa em depron.

"Quem for cortar a asa no fio quente faça washout, eu fiz pela primeira vez e prestou eu recomendo, ao prender o perfil da ponta da asa no isopor deixe ele meio centimetro mais alto no bordo de fuga ou mais baixo no bordo de ataque, só 1 dos pontos viu.
"
Isso ai ainda piorou pra mim, eu ja fiz asa com fio quente mas não entendi isso ai que vc falou. Agradeço muito se explicar em video ou um tutorial. Se não de, eu entendo e mesmo assim agradeço pela planta. valeu mesmo cara.[/quote:c721ab02e0]

Sim isso mesmo é só imprimir e montar o quebra cabeça, recortar as peças da planta e usar como molde para cortar no depron.

F2, F5, F4 não são medidas, é a identificação da peça na planta, todas as peças são identificadas por codigo.

Washout na asa é assim, cola o perfil da ponta com o bordo de fuga mais alto, isso diminui o risco de stolar de ponta de asa, muito interessante se fazer nesse modelo por ser asa trapezoidal.

[img:c721ab02e0]http://www.evoo.com.br/forum/files/washout_185.jpg[/img:c721ab02e0]

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Mensagempor gcunha77 » 20 Jun 2013 15:17

Valeu mais uma vez amigo man1aco, vou tentar fazer dessa forma ai. Qual você acha mais fácil? dessa forma ou da forma que você fez?

Quanto ao imprimir e cortar os moldes, pela foto do seu, vc usou todas as peças recortadas? me parece mais simples olhando para sua fuselagem do que para a planta.

Tenho umas plantas aqui do Mitsubishi A6M3 Zero que são muito parecidas com as plantas que vc nos deu.

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Mensagempor man1aco » 20 Jun 2013 15:28

[quote:34f1448cd1="gcunha77"]Valeu mais uma vez amigo man1aco, vou tentar fazer dessa forma ai. Qual você acha mais fácil? dessa forma ou da forma que você fez?

Quanto ao imprimir e cortar os moldes, pela foto do seu, vc usou todas as peças recortadas? me parece mais simples olhando para sua fuselagem do que para a planta.

Tenho umas plantas aqui do Mitsubishi A6M3 Zero que são muito parecidas com as plantas que vc nos deu.[/quote:34f1448cd1]

Essa da imagem foi a forma que eu fiz, dei mais altura no bordo de fuga antes de colar o perfil da ponta da asa para cortar.

As cavernas deixa pra furar depois quando for fazer a lincagem e a mesa da bateria, o que se tira em peso aliviando as cavernas é nada não compensa.

Se ver pelo meu da planta eu usei apenas: cavernas, chapas e conjunto da cauda, o resto das peças foi ignorado.

A asa só usei as medidas dela para cortar no isopor portanto não se fez nenhuma peça da planta.

O montante do motor tambem não precisou fazer, pois o eixo do 2822 é longo mais que o suficiente e bastou uma chapa de compensado colado na primeira caverna.

O canopy a sua base é simples arte no isopor, lixar e dar forma pra deixar nas medidas da planta.

O que mais precisou de engenhosidade foi o cowl do motor que eu fiz a partir de um bloco quadrado de 12x12x5 cm com uma furadeira e lixas da DAC.

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Mensagempor gcunha77 » 22 Jun 2013 20:26

Fala meu amigo man1aco, beleza? cara eu já imprime a planta, já montei toda ela com fita.
Estou com o depron 5mm mas agora eu fiquei com uma dúvida:
1) Eu achei na planta o profundor mas não o leme.
2)queria saber se você tem fotos da construção da asa.
3) você sua asa com P0, esse de papelaria mesmo? ele não é muito mole?
4) você colocou dois servos na asa? tem como mostrar as fotos dos detalhes?

Valeu meu amigo.

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Mensagempor gcunha77 » 24 Jun 2013 18:10

caramba, acho que vou imprimir de nov, eu joguei no excell para imprimir. A envergadura saiu com 83 cm. Lógico que o resto saiu na mesma proporção. Mesmo assim, quanto menor, mais difícil será de pilotar...

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Mensagempor man1aco » 24 Jun 2013 19:16

[quote:6adb701554="gcunha77"]caramba, acho que vou imprimir de nov, eu joguei no excell para imprimir. A envergadura saiu com 83 cm. Lógico que o resto saiu na mesma proporção. Mesmo assim, quanto menor, mais difícil será de pilotar...[/quote:6adb701554]

Use um programa como o Irfanview que ja joga no tamanho maximo da folha.

Se for usar depron 5mm vai precisar aliviar as cavernas e talvez a fuselagem perto da cauda, se pretende usar um motor leve como o 2822.

Se for usar algo "cavalo" como um D2826 ou algo assim não vai ser dificil acertar o CG mesmo sem aliviar nada.

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Mensagempor gcunha77 » 24 Jun 2013 20:50

Obrigado man1ac mais uma vez.

Cara, na planta não tem o leme, como você o fez? vc tem mais fotos da construção? vlw

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Mensagempor man1aco » 24 Jun 2013 21:06

[quote:64b9becd49="gcunha77"]Obrigado man1ac mais uma vez.

Cara, na planta não tem o leme, como você o fez? vc tem mais fotos da construção? vlw[/quote:64b9becd49]

Eu recortei ele do desenho de vista lateral, esta na escala certinho.

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Mensagempor TiagoLisboa » 25 Jun 2013 11:03

Cara este arame no trem de pouso de raio de bicicleta?

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Mensagempor man1aco » 25 Jun 2013 11:08

[quote:735ed83f37="TiagoLisboa"]Cara este arame no trem de pouso de raio de bicicleta?[/quote:735ed83f37]

é sim raio de bicicleta, e bastou linkar com um elastico de dinheiro para ele parar de ir abrindo aos poucos com os pousos.

Esse trem de pouso é temporario, vou fazer um mais legal quando conseguir comprar vareta de solda de aluminio, to tentando manter esse aero magro no peso pra não judiar do 2822.

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Mensagempor Nino » 25 Jun 2013 11:15

Modelinho bem simpático. Só faltou uma entelagem da época pra ficar completo.

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Mensagempor gcunha77 » 27 Jun 2013 20:56

pow, to apanhando para dobrar o depron da fuseca

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Mensagempor TiagoLisboa » 27 Jun 2013 22:16

[quote:16061fee36="man1aco"][quote:16061fee36="TiagoLisboa"]Cara este arame no trem de pouso de raio de bicicleta?[/quote:16061fee36]

é sim raio de bicicleta, e bastou linkar com um elastico de dinheiro para ele parar de ir abrindo aos poucos com os pousos.

Esse trem de pouso é temporario, vou fazer um mais legal quando conseguir comprar vareta de solda de aluminio, to tentando manter esse aero magro no peso pra não judiar do 2822.[/quote:16061fee36]



Fiz um F4UR Corsair e resolvi colocar mas ficava abrindo ou as vezes fechava!

Eu também sou de Rio Preto e ficou muito bacana este Aero Parabéns!

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Mensagempor gcunha77 » 28 Jun 2013 07:13

Achei esse vídeo aqui que o amigo humbertomelo postou:
"Ola pessoal, mais um video tutorial - como dobrar depron usando calor de um soprador termico.

Qualquer duvida entre em contato

http://./web/bending.html

Abracos

Humberto "

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Mensagempor gcunha77 » 30 Jun 2013 10:10

Ei man1aco, sua asa foi cortada em P0, de papelaria? como você a fez? como reforçar um isopor tão mole? acredito que com varetas de fibra de vidro (2 em cada asa) e com massa liteplast?

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Mensagempor man1aco » 30 Jun 2013 12:11

[quote:7f0742b4a3="gcunha77"]Ei man1aco, sua asa foi cortada em P0, de papelaria? como você a fez? como reforçar um isopor tão mole? acredito que com varetas de fibra de vidro (2 em cada asa) e com massa liteplast?[/quote:7f0742b4a3]

2 varetas de fibra de vidro 2mm de ponta a ponta a 1/3 da corda, parte central da asa uma tarja de balsa 1/8 por 26x1cm, bordo de ataque e de fuga aonde pega o elastico de prender a asa tarjas de balsa 1/8 para proteger o isopor P0 da compressão do elastico.

Quando falta balsa eu reforço as asas usando mais 2 varetas de fibra de até no maximo 40% da envergadura para não adicionar muito peso.

Os ailerons são de balsa com isopor P0 por cima para dar o perfil por cima.

Entelei com fita transparente mesmo e pintei, a fita não é tão elastica quanto o vinil a asa fica mais durinha depois de passar o secador de cabelo pra assentar a cola.

Aviões meus já fizeram estrela em pouso maus feitos em dia de vento e nada acontece a asa continua inteira.

Uma asa que fiz ontem aqui de 100x18cm sem aileron ainda ficou com apenas 70 gramas ja entelada.

Nunca usei massa porque aqui na cidade não tem, não sei te dizer se a resistencia dela compensa o peso que vai agregar, se eu fosse fazer com massa um dia pensaria 2 vezes antes de entelar , pintar parece ser a melhor opção a pintura na asa do meu T-6 agregou apenas 7 gramas, acredito que uma entelagem com vinil facilmente agregaria umas 40 gramas.

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Mensagempor gcunha77 » 30 Jun 2013 12:50

Aqui na minha cidade, balsa é impossível de se achar. Até o P0 eu só encontrei de 3 ou 4 mm. Amanhã vou procurar mais. Valeu pela ajuda.

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TAZ
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Mensagempor TAZ » 30 Jun 2013 22:34

Muito bom, parabéns.
Aproveito e posto um vídeo que fiz de uma apresentação de 3 T6 Texan em um show aéreo semana passada pra te animar a terminar de entelar o bicho:

[url]http://youtu.be/-Mb9XEP7iMY?t=14m26s[/url]

Curiosidade: aqui no Canadá, chamam o Texan de Harvard.


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