T-6 Texan , em fim entelado e novo cowl

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

man1aco
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Mensagempor man1aco » 01 Jul 2013 07:26

[quote:32942b2c12="TAZ"]Muito bom, parabéns.
Aproveito e posto um vídeo que fiz de uma apresentação de 3 T6 Texan em um show aéreo semana passada pra te animar a terminar de entelar o bicho:

[url]http://youtu.be/-Mb9XEP7iMY?t=14m26s[/url]

Curiosidade: aqui no Canadá, chamam o Texan de Harvard.[/quote:32942b2c12]

Pintei o leme e vou adicionar algumas insignias e paro por ai na entelagem, se eu colocar mais uma grama na cauda vou perder completamente o CG e ter que trocar motor e helice para compensar o desequilibrio.

Ontem mesmo quebrei uma helice nele porque teimei e testar outro spinner 8 gramas mais leve que o que estava nele, atrasou de mais o CG e o pouso não foi suave.

Não estou convencido a mudar o motor em troca da pintura pois vou perder muitos minutos de voo só pra ver ele todo amarelo, o setup atual me permite mais de 20 minutos de vôo.

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gcunha77
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Mensagempor gcunha77 » 02 Jul 2013 11:06

Amigo man1aco, você poderia olhar essa foto que peguei sua para tentar tirar algumas pequenas dúvidas? Cara, sei que pergunto muito, mas preciso construir ele tão bem feito como o seu. obrigado
[img:5eeaef4f77]http://img15.imageshack.us/img15/7322/glz4.jpg[/img:5eeaef4f77]

man1aco
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Mensagempor man1aco » 02 Jul 2013 11:23

[quote:e3caa46b51="gcunha77"]Amigo man1aco, você poderia olhar essa foto que peguei sua para tentar tirar algumas pequenas dúvidas? Cara, sei que pergunto muito, mas preciso construir ele tão bem feito como o seu. obrigado
[img:e3caa46b51]http://img15.imageshack.us/img15/7322/glz4.jpg[/img:e3caa46b51][/quote:e3caa46b51]

A asa foi feita em 3 partes , isso que atravessa ela no meio da envergadura é a fibra.

portanto não existe parte 4, 5 ,6 , elas fazem parte das peças 1, 2 ,3.

O perfil que eu usei nos meios foi o naca2412 e nas pontas usei uma zagi 12 que eu tinha aqui do tamanho certo.

Cadê a construção do seu ? não abriu um topico ?

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gcunha77
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Mensagempor gcunha77 » 02 Jul 2013 12:20

[quote:06c7a1555a="man1aco"]
Cadê a construção do seu ? não abriu um topico ?[/quote:06c7a1555a]


Olha ai meu amigo, já criei o tópico.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1403236#1403236

man1aco
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Mensagempor man1aco » 02 Jul 2013 19:51

Novo trem de pouso agora na asa como é no avião.

Pesando miseros 24 gramas, usou 1 raio de bicicleta cortado ao meio , mas não é um raio qualquer eu temperei ele e depois normalizei, agora churrasqueira virou mais uma ferramenta de aeromodelista :lol: , o aço ficou forte com efeito de retorno de mola a posição apos esforço.

Feito com uma pequena base de caixeta mas super resistente a torção devido a ligação com 2 longarinas de balsa de 5x3mm que distribuem o esforço por 26cm de asa.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/822/2ztg.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/822/2ztg.jpg[/img:f596dd9572][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/542/lfhf.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/542/lfhf.jpg[/img:f596dd9572][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/59/y5zo.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/59/y5zo.jpg[/img:f596dd9572][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/545/76z7.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/545/76z7.jpg[/img:f596dd9572][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/33/1yca.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/33/1yca.jpg[/img:f596dd9572][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/577/3pt3.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/577/3pt3.jpg[/img:f596dd9572][/URL]

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Mensagempor gcunha77 » 03 Jul 2013 06:33

Muito bom man1aco, e a bequilha atrás? como você fez? e como vc reforçou mesmo esse raio com churrasqueira? se é que eu tenha entendido...

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Mensagempor man1aco » 03 Jul 2013 07:11

[quote:294d0a9cf9="gcunha77"]Muito bom man1aco, e a bequilha atrás? como você fez? e como vc reforçou mesmo esse raio com churrasqueira? se é que eu tenha entendido...[/quote:294d0a9cf9]

Ele não tem bequilha, tem apenas uma vareta de fibra.

Como pude comprovar nos meus aeromodelos anteriores , bequilha traseira na terra ou na grama só serve pra travar com areia e enroscar na grama, aqui nas minhas pistas.

Para uma bequilha traseira não causar problemas a pista tem que ser boa, se não você tera que por uma roda enorme e desproporcional na bequilha para usar na terra ou na grama sem ter sustos.


O raio recebeu tratamento termico, foi aquecido até ficar amarelo , jogado no oleo frio e depois aquecido de novo e deixado esfriar naturalmente.

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Mensagempor gcunha77 » 03 Jul 2013 12:21

[quote:64279a814d="man1aco"]
O raio recebeu tratamento termico, foi aquecido até ficar amarelo , jogado no oleo frio e depois aquecido de novo e deixado esfriar naturalmente.[/quote:64279a814d]

man1aco, tu é metalúrgico é? rsrsrs.

Conhecimento é tudo.

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Mensagempor man1aco » 05 Jul 2013 20:10

Novo trem de pouso testado e aprovado, até agora não entortou como fazia o outro que não foi tratado no fogo infernal.

[yt]4kjlKAJRGVU[/yt]

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Mensagempor man1aco » 07 Jul 2013 22:59

Lenhou :evil:

Estava eu no "clube do pasto" voando tranquilamente em linha reta ganhando altitude com mais de meio motor acredito que a menos de 200m de distancia, por ser um avião pequeno não costumo ir longe para não perder a referencia.

De repente o avião gira e mergulha com tudo, apos uns 2 segundos reponde aos comandos e novamente para de responder mas pelo menos desta vez ele estava nivelado e reto, e assim com o corte do motor mergulhou e foi ao chão em um angulo de 30 graus.

Ao chegar na lenha todos os comandos se encontravam em posição neutra.

Amanha farei um range test com esse radio, e voarei com outro esc por garantia.

Os danos foram:

Helice quebrada, claro.
Capô do motor bagaçou.
Primeira caverna rachada na parte de baixo.
Segunda caverna perdeu um pedaço ligado ao revestimento do fundo.
Revestimento entre a 1a e 2a caverna destruido.
Trem de pouso ambos amassados e arrancados da asa.

Estado atual da reforma 90%, tempo estimado para completar todos os reparos 3 horas.

Trem de pouso recolado.
Novo capô do motor pronto.

Falta remontar tudo.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/69/awrh.jpg/][img:10783da6cb]http://imageshack.us/scaled/medium/69/awrh.jpg[/img:10783da6cb][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/198/6wfe.jpg/][img:10783da6cb]http://imageshack.us/scaled/medium/198/6wfe.jpg[/img:10783da6cb][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/577/h8dr.jpg/][img:10783da6cb]http://imageshack.us/scaled/medium/577/h8dr.jpg[/img:10783da6cb][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/843/yru4.jpg/][img:10783da6cb]http://imageshack.us/scaled/medium/843/yru4.jpg[/img:10783da6cb][/URL]
[/img]

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Mensagempor Mac2 » 07 Jul 2013 23:03

Que ESC você estava usando?

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001

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Mensagempor man1aco » 07 Jul 2013 23:05

[quote:a882fb1d65="Mac2"]Que ESC você estava usando?

Abs

Marco Aurelio[/quote:a882fb1d65]

Turnigy AE-20 , pra um CF2822 deve ser suficiente eu imagino.

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Mensagempor Mac2 » 07 Jul 2013 23:09

[quote:983cc0ced4="man1aco"][quote:983cc0ced4="Mac2"]Que ESC você estava usando?

Abs

Marco Aurelio[/quote:983cc0ced4]

Turnigy AE-20 , pra um CF2822 deve ser suficiente eu imagino.[/quote:983cc0ced4]
Sei não!!!!

Estava usando 4 servos no modelo? Qual a hélice estava usando?

O BEC desse ESC possui apenas 2A linear, e o uso dos comandos em conjunto pode ter baixado a tensão de alimentação do RX fazendo-o resetar em pleno voo.

É só uma suspeita...

Abs

Marco Aurelio
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Mensagempor Rodrigo Mourão » 07 Jul 2013 23:37

Cara eu tenho esse esc, so que o meu é de 30 A

O bec dele nao aguenta 4 servos e as vezes falha com 3 servos, ai reseta o esc como o Mac2 falou.

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Mensagempor man1aco » 08 Jul 2013 00:01

Mac2 estava usando a helice GWS 9x5 HD, balanceada claro.

Ele estava voando sem dar comando eu estava deixando ele subir só no motor.

O consumo dos servos deve ser baixo nessa situação eu imagino.

E são 4 servos Tg9e.

Mac2 falou "uso dos comandos em conjunto pode ter baixado a tensão de alimentação do RX fazendo-o resetar em pleno voo".

Mas eu não estava dando comando nenhum na hora que ele fez isso.

E o movimento brusco que ele fez la em cima foi profundor maximo pra picar e aileron maximo fez sozinho sem eu dar comando no controle.

No caso de ser falha do ESC me fica a duvida de que se um RX faltando força nessas condições que eu descrevi poderia levar os servos ao maximo do curso fazendo o avião dar aquela manobra bizarra.

Até que eu tive sorte , pensei que a lenha era pior ao ver ele cair de longe.

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Mensagempor RodrigoB » 08 Jul 2013 01:27

Isso aconteceu comigo uma vez... e a culpa foi da porcaria do fio da antena do receptor do 9X... esse fio tem a tendência que "quebrar" na base do encaixe e até internamente, ocasionando perda de contato.
Descobri abrindo a caixa do receptor... depois que vi isso, soldei novamente e reforcei com silicone, interna e externamente... não tive problemas dessa natureza novamente... verifique o receptor, por que essa sua lenha foi muito, mas muito parecida com a minha lenha...

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Mensagempor gcunha77 » 08 Jul 2013 08:58

pow, que pena man1aco, mas nada que uma colinha não resolva...

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Mensagempor gabrielmaia » 08 Jul 2013 09:26

[quote:a7ddda9f1e="man1aco"]Lenhou :evil:

Estava eu no "clube do pasto" voando tranquilamente em linha reta ganhando altitude com mais de meio motor acredito que a menos de 200m de distancia, por ser um avião pequeno não costumo ir longe para não perder a referencia.

De repente o avião gira e mergulha com tudo, apos uns 2 segundos reponde aos comandos e novamente para de responder mas pelo menos desta vez ele estava nivelado e reto, e assim com o corte do motor mergulhou e foi ao chão em um angulo de 30 graus.

Ao chegar na lenha todos os comandos se encontravam em posição neutra.

Amanha farei um range test com esse radio, e voarei com outro esc por garantia.

Os danos foram:

Helice quebrada, claro.
Capô do motor bagaçou.
Primeira caverna rachada na parte de baixo.
Segunda caverna perdeu um pedaço ligado ao revestimento do fundo.
Revestimento entre a 1a e 2a caverna destruido.
Trem de pouso ambos amassados e arrancados da asa.

Estado atual da reforma 90%, tempo estimado para completar todos os reparos 3 horas.

Trem de pouso recolado.
Novo capô do motor pronto.

Falta remontar tudo.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/69/awrh.jpg/][img:a7ddda9f1e]http://imageshack.us/scaled/medium/69/awrh.jpg[/img:a7ddda9f1e][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/198/6wfe.jpg/][img:a7ddda9f1e]http://imageshack.us/scaled/medium/198/6wfe.jpg[/img:a7ddda9f1e][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/577/h8dr.jpg/][img:a7ddda9f1e]http://imageshack.us/scaled/medium/577/h8dr.jpg[/img:a7ddda9f1e][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/843/yru4.jpg/][img:a7ddda9f1e]http://imageshack.us/scaled/medium/843/yru4.jpg[/img:a7ddda9f1e][/URL]
[/img][/quote:a7ddda9f1e]

olha nessas fotos a posição da antena do rx e descubra o motivo da perda de sinal
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man1aco
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Mensagempor man1aco » 08 Jul 2013 10:03

[quote:7ac643fcef="gabrielmaia"][quote:7ac643fcef="man1aco"]Lenhou :evil:

Estava eu no "clube do pasto" voando tranquilamente em linha reta ganhando altitude com mais de meio motor acredito que a menos de 200m de distancia, por ser um avião pequeno não costumo ir longe para não perder a referencia.

De repente o avião gira e mergulha com tudo, apos uns 2 segundos reponde aos comandos e novamente para de responder mas pelo menos desta vez ele estava nivelado e reto, e assim com o corte do motor mergulhou e foi ao chão em um angulo de 30 graus.

Ao chegar na lenha todos os comandos se encontravam em posição neutra.

Amanha farei um range test com esse radio, e voarei com outro esc por garantia.

Os danos foram:

Helice quebrada, claro.
Capô do motor bagaçou.
Primeira caverna rachada na parte de baixo.
Segunda caverna perdeu um pedaço ligado ao revestimento do fundo.
Revestimento entre a 1a e 2a caverna destruido.
Trem de pouso ambos amassados e arrancados da asa.

Estado atual da reforma 90%, tempo estimado para completar todos os reparos 3 horas.

Trem de pouso recolado.
Novo capô do motor pronto.

Falta remontar tudo.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/69/awrh.jpg/][img:7ac643fcef]http://imageshack.us/scaled/medium/69/awrh.jpg[/img:7ac643fcef][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/198/6wfe.jpg/][img:7ac643fcef]http://imageshack.us/scaled/medium/198/6wfe.jpg[/img:7ac643fcef][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/577/h8dr.jpg/][img:7ac643fcef]http://imageshack.us/scaled/medium/577/h8dr.jpg[/img:7ac643fcef][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/843/yru4.jpg/][img:7ac643fcef]http://imageshack.us/scaled/medium/843/yru4.jpg[/img:7ac643fcef][/URL]
[/img][/quote:7ac643fcef]

olha nessas fotos a posição da antena do rx e descubra o motivo da perda de sinal[/quote:7ac643fcef]

No começo da "loucura" a antena estava virada prá longe de mim com o RX na frente, porem quando retomou o sinal e perdeu de novo ele estava para o outro lado a antena do RX estava virada pra mim e quase na vertical como dizem ser o melhor sinal.

Agora já não entendo mais nada, será que só por a antena estar do lado do RX foi motivo para dar problema ?

outro caso sério é como verificar o fio dessa antena, pelo visto é praticamente impossivel fazer um teste de continuidade com o multimetro sem mutilar a capa dela pra isso.

Só resta verificar no zoiômetro :shock:

Lá aonde eu estava voando havia pelo menos meia duzia de Turnigy 9X, ainda não descartei a possibilidade de interferencia.

é um avião muito estavel que voa sozinho, se voce largar o controle por 30 segundos ele segue reto , ja cortei o motor muitas vezes no ar pra ver o que acontece e não é um stall de asa , ele mergulha suavemente.

A manobra brusca que ele fez simplesmente não combina com um desligamento do RX e corte do ESC foi simplesmente muito estranho.

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Mensagempor RodrigoB » 08 Jul 2013 10:09

Tire a capa de plástico do receptor e olhe o fio da antena se não está meio rachado... é comum ele rachar se vc tem o hábito de trocar o receptor de lugar ou torcer a antena de um lado para outro... esse fio não vale nada.... o receptor é novo? Ou já utilizou em outros modelos?

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Mensagempor man1aco » 08 Jul 2013 10:56

[quote:fcbe24972a="RodrigoB"]Tire a capa de plástico do receptor e olhe o fio da antena se não está meio rachado... é comum ele rachar se vc tem o hábito de trocar o receptor de lugar ou torcer a antena de um lado para outro... esse fio não vale nada.... o receptor é novo? Ou já utilizou em outros modelos?[/quote:fcbe24972a]

Desencapei a ponta vermelha até ver o fio do RX e testei a continuidade , esta 100% e visualmente o fio não tem rachadura.

Uso esse RX a meses sem problemas até ontem.

A lipo do TX estava em 11.4v ontem quando aconteceu.

E a lipo do avião em 11.7v quando resgatei ele.

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Mensagempor man1aco » 08 Jul 2013 11:06

Restauração completada 100% , pronto para voar novamente.

Não registrou aumento de peso na balança, normalmente eu não encho de reforços, removo as partes quebradas de depron e faço enxerto com balsa 1/8 colada com epoxi e envernizada com epoxi diluida em alcool.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/856/p882.jpg/][img:e49abf5dd8]http://imageshack.us/scaled/medium/856/p882.jpg[/img:e49abf5dd8][/URL]

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Mensagempor RodrigoB » 08 Jul 2013 22:11

Show de bola a reforma! Espero que o receptor não fique doidão de novo... :) Boa sorte e bons voos!!!

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Mensagempor man1aco » 10 Jul 2013 19:19

Testei o alcance do Turnigy 9X junto com a DAC e o aero no chão e na mão dela , sem helice colocada é claro por segurança.

Andei até 450 metros com o TX dentro do carro e o aero ainda respondia no chão ou na mão dela, não fui mais longe porque cheguei no fim do loteamento não tinha mais para onde ir nem a pé, só deus sabe o que me derrubou aquele dia porque a 450m eu não via mais do que um ponto branco e amarelo na frente dela, certamente nunca fui tão longe voando meus aeros pois ficaria sem referencia nenhuma.

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Mensagempor man1aco » 10 Jul 2013 19:28

Já voando novamente no dia seguinte a lenha, esse foi rapido de restaurar.

O lugar é bom mas alguns pontos da pista tem ondinhas, o aero quica e faz parecer que eu errei no pouso.
[yt]5nijdLQDeds[/yt]


Rasante em 1:00m , lindo de mais.
[yt]yKCuQNsF9X8[/yt]


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