T-6 Texan , em fim entelado e novo cowl
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[quote:32942b2c12="TAZ"]Muito bom, parabéns.
Aproveito e posto um vídeo que fiz de uma apresentação de 3 T6 Texan em um show aéreo semana passada pra te animar a terminar de entelar o bicho:
[url]http://youtu.be/-Mb9XEP7iMY?t=14m26s[/url]
Curiosidade: aqui no Canadá, chamam o Texan de Harvard.[/quote:32942b2c12]
Pintei o leme e vou adicionar algumas insignias e paro por ai na entelagem, se eu colocar mais uma grama na cauda vou perder completamente o CG e ter que trocar motor e helice para compensar o desequilibrio.
Ontem mesmo quebrei uma helice nele porque teimei e testar outro spinner 8 gramas mais leve que o que estava nele, atrasou de mais o CG e o pouso não foi suave.
Não estou convencido a mudar o motor em troca da pintura pois vou perder muitos minutos de voo só pra ver ele todo amarelo, o setup atual me permite mais de 20 minutos de vôo.
Aproveito e posto um vídeo que fiz de uma apresentação de 3 T6 Texan em um show aéreo semana passada pra te animar a terminar de entelar o bicho:
[url]http://youtu.be/-Mb9XEP7iMY?t=14m26s[/url]
Curiosidade: aqui no Canadá, chamam o Texan de Harvard.[/quote:32942b2c12]
Pintei o leme e vou adicionar algumas insignias e paro por ai na entelagem, se eu colocar mais uma grama na cauda vou perder completamente o CG e ter que trocar motor e helice para compensar o desequilibrio.
Ontem mesmo quebrei uma helice nele porque teimei e testar outro spinner 8 gramas mais leve que o que estava nele, atrasou de mais o CG e o pouso não foi suave.
Não estou convencido a mudar o motor em troca da pintura pois vou perder muitos minutos de voo só pra ver ele todo amarelo, o setup atual me permite mais de 20 minutos de vôo.
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[quote:e3caa46b51="gcunha77"]Amigo man1aco, você poderia olhar essa foto que peguei sua para tentar tirar algumas pequenas dúvidas? Cara, sei que pergunto muito, mas preciso construir ele tão bem feito como o seu. obrigado
[img:e3caa46b51]http://img15.imageshack.us/img15/7322/glz4.jpg[/img:e3caa46b51][/quote:e3caa46b51]
A asa foi feita em 3 partes , isso que atravessa ela no meio da envergadura é a fibra.
portanto não existe parte 4, 5 ,6 , elas fazem parte das peças 1, 2 ,3.
O perfil que eu usei nos meios foi o naca2412 e nas pontas usei uma zagi 12 que eu tinha aqui do tamanho certo.
Cadê a construção do seu ? não abriu um topico ?
[img:e3caa46b51]http://img15.imageshack.us/img15/7322/glz4.jpg[/img:e3caa46b51][/quote:e3caa46b51]
A asa foi feita em 3 partes , isso que atravessa ela no meio da envergadura é a fibra.
portanto não existe parte 4, 5 ,6 , elas fazem parte das peças 1, 2 ,3.
O perfil que eu usei nos meios foi o naca2412 e nas pontas usei uma zagi 12 que eu tinha aqui do tamanho certo.
Cadê a construção do seu ? não abriu um topico ?
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Novo trem de pouso agora na asa como é no avião.
Pesando miseros 24 gramas, usou 1 raio de bicicleta cortado ao meio , mas não é um raio qualquer eu temperei ele e depois normalizei, agora churrasqueira virou mais uma ferramenta de aeromodelista :lol: , o aço ficou forte com efeito de retorno de mola a posição apos esforço.
Feito com uma pequena base de caixeta mas super resistente a torção devido a ligação com 2 longarinas de balsa de 5x3mm que distribuem o esforço por 26cm de asa.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/822/2ztg.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/822/2ztg.jpg[/img:f596dd9572][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/542/lfhf.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/542/lfhf.jpg[/img:f596dd9572][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/59/y5zo.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/59/y5zo.jpg[/img:f596dd9572][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/545/76z7.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/545/76z7.jpg[/img:f596dd9572][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/33/1yca.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/33/1yca.jpg[/img:f596dd9572][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/577/3pt3.jpg/][img:f596dd9572]http://imageshack.us/scaled/large/577/3pt3.jpg[/img:f596dd9572][/URL]
Pesando miseros 24 gramas, usou 1 raio de bicicleta cortado ao meio , mas não é um raio qualquer eu temperei ele e depois normalizei, agora churrasqueira virou mais uma ferramenta de aeromodelista :lol: , o aço ficou forte com efeito de retorno de mola a posição apos esforço.
Feito com uma pequena base de caixeta mas super resistente a torção devido a ligação com 2 longarinas de balsa de 5x3mm que distribuem o esforço por 26cm de asa.
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[quote:294d0a9cf9="gcunha77"]Muito bom man1aco, e a bequilha atrás? como você fez? e como vc reforçou mesmo esse raio com churrasqueira? se é que eu tenha entendido...[/quote:294d0a9cf9]
Ele não tem bequilha, tem apenas uma vareta de fibra.
Como pude comprovar nos meus aeromodelos anteriores , bequilha traseira na terra ou na grama só serve pra travar com areia e enroscar na grama, aqui nas minhas pistas.
Para uma bequilha traseira não causar problemas a pista tem que ser boa, se não você tera que por uma roda enorme e desproporcional na bequilha para usar na terra ou na grama sem ter sustos.
O raio recebeu tratamento termico, foi aquecido até ficar amarelo , jogado no oleo frio e depois aquecido de novo e deixado esfriar naturalmente.
Ele não tem bequilha, tem apenas uma vareta de fibra.
Como pude comprovar nos meus aeromodelos anteriores , bequilha traseira na terra ou na grama só serve pra travar com areia e enroscar na grama, aqui nas minhas pistas.
Para uma bequilha traseira não causar problemas a pista tem que ser boa, se não você tera que por uma roda enorme e desproporcional na bequilha para usar na terra ou na grama sem ter sustos.
O raio recebeu tratamento termico, foi aquecido até ficar amarelo , jogado no oleo frio e depois aquecido de novo e deixado esfriar naturalmente.
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Lenhou :evil:
Estava eu no "clube do pasto" voando tranquilamente em linha reta ganhando altitude com mais de meio motor acredito que a menos de 200m de distancia, por ser um avião pequeno não costumo ir longe para não perder a referencia.
De repente o avião gira e mergulha com tudo, apos uns 2 segundos reponde aos comandos e novamente para de responder mas pelo menos desta vez ele estava nivelado e reto, e assim com o corte do motor mergulhou e foi ao chão em um angulo de 30 graus.
Ao chegar na lenha todos os comandos se encontravam em posição neutra.
Amanha farei um range test com esse radio, e voarei com outro esc por garantia.
Os danos foram:
Helice quebrada, claro.
Capô do motor bagaçou.
Primeira caverna rachada na parte de baixo.
Segunda caverna perdeu um pedaço ligado ao revestimento do fundo.
Revestimento entre a 1a e 2a caverna destruido.
Trem de pouso ambos amassados e arrancados da asa.
Estado atual da reforma 90%, tempo estimado para completar todos os reparos 3 horas.
Trem de pouso recolado.
Novo capô do motor pronto.
Falta remontar tudo.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/69/awrh.jpg/][img:10783da6cb]http://imageshack.us/scaled/medium/69/awrh.jpg[/img:10783da6cb][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/198/6wfe.jpg/][img:10783da6cb]http://imageshack.us/scaled/medium/198/6wfe.jpg[/img:10783da6cb][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/577/h8dr.jpg/][img:10783da6cb]http://imageshack.us/scaled/medium/577/h8dr.jpg[/img:10783da6cb][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/843/yru4.jpg/][img:10783da6cb]http://imageshack.us/scaled/medium/843/yru4.jpg[/img:10783da6cb][/URL]
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Estava eu no "clube do pasto" voando tranquilamente em linha reta ganhando altitude com mais de meio motor acredito que a menos de 200m de distancia, por ser um avião pequeno não costumo ir longe para não perder a referencia.
De repente o avião gira e mergulha com tudo, apos uns 2 segundos reponde aos comandos e novamente para de responder mas pelo menos desta vez ele estava nivelado e reto, e assim com o corte do motor mergulhou e foi ao chão em um angulo de 30 graus.
Ao chegar na lenha todos os comandos se encontravam em posição neutra.
Amanha farei um range test com esse radio, e voarei com outro esc por garantia.
Os danos foram:
Helice quebrada, claro.
Capô do motor bagaçou.
Primeira caverna rachada na parte de baixo.
Segunda caverna perdeu um pedaço ligado ao revestimento do fundo.
Revestimento entre a 1a e 2a caverna destruido.
Trem de pouso ambos amassados e arrancados da asa.
Estado atual da reforma 90%, tempo estimado para completar todos os reparos 3 horas.
Trem de pouso recolado.
Novo capô do motor pronto.
Falta remontar tudo.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/69/awrh.jpg/][img:10783da6cb]http://imageshack.us/scaled/medium/69/awrh.jpg[/img:10783da6cb][/URL]
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