YAK 54 Seaull Eletrificado+Charger Station / TNG 400w V2

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

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BeissoFloripa
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YAK 54 Seaull Eletrificado+Charger Station / TNG 400w V2

Mensagempor BeissoFloripa » 16 Jun 2013 23:43

Fala Galera

Estou postando apenas para caso alguém precise de uma referência do mesmo modelo ou mesmo setup.

Yak 54 Seagull
Envergadura: 160cm
Motor: Indicado 20cc mas foi eletrificado com NTM Prop Drive 50-60 Series 380KV / 2665W
Esc: Hobbyking YEP 100A (2~6S) SBEC Brushless Speed Controller Programável
Bateria: 01 Turnigy nano-tech 5000mah 6S 25~50C Lipo Pack + 01 reserva
Servos: 05 Power HD Metal Gear Servo 56g/9.8kg/.14sec
Hélice: Primeiro voo 17x8 mas será usada a 18x10.
Dobradiças de nylon com pino de metal.
Anexos
IMG_20130615_145255_210.jpg
Dia do voo de estréia no evento Flynorte em Braçõ do Norte / SC
IMG_20130615_145255_210.jpg (34.26 KiB) Exibido 7140 vezes
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Mensagempor BeissoFloripa » 16 Jun 2013 23:52

As fotos...
Anexos
IMG_20130513_200710_059.jpg
IMG_20130513_200710_059.jpg (35.4 KiB) Exibido 7131 vezes
IMG_20130513_202632_618.jpg
IMG_20130513_202632_618.jpg (37.74 KiB) Exibido 7131 vezes
IMG_20130513_202742_469.jpg
IMG_20130513_202742_469.jpg (30.14 KiB) Exibido 7131 vezes
IMG_20130513_202754_103.jpg
IMG_20130513_202754_103.jpg (38.29 KiB) Exibido 7131 vezes
IMG_20130522_231105_829.jpg
IMG_20130522_231105_829.jpg (32.23 KiB) Exibido 7131 vezes
IMG_20130522_231133_458.jpg
Apenas encaixado
IMG_20130522_231133_458.jpg (33.12 KiB) Exibido 7131 vezes
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Mensagempor BeissoFloripa » 16 Jun 2013 23:53

mais fotos
Anexos
IMG_20130607_202553_449.jpg
IMG_20130607_202553_449.jpg (32.61 KiB) Exibido 7130 vezes
IMG_20130607_230843_852.jpg
IMG_20130607_230843_852.jpg (27.95 KiB) Exibido 7130 vezes
IMG_20130607_225316_405.jpg
IMG_20130607_225316_405.jpg (34.16 KiB) Exibido 7130 vezes
IMG_20130608_242809_822.jpg
IMG_20130608_242809_822.jpg (35.29 KiB) Exibido 7130 vezes
IMG_20130608_242815_348.jpg
IMG_20130608_242815_348.jpg (32.79 KiB) Exibido 7130 vezes
IMG_20130608_242826_197.jpg
IMG_20130608_242826_197.jpg (24.56 KiB) Exibido 7130 vezes
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Mensagempor BeissoFloripa » 16 Jun 2013 23:56

e mais umas fotos
Anexos
IMG_20130614_011406_225.jpg
IMG_20130614_011406_225.jpg (27.04 KiB) Exibido 7128 vezes
IMG_20130614_012456_466.jpg
IMG_20130614_012456_466.jpg (12.95 KiB) Exibido 7128 vezes
IMG_20130614_011429_509.jpg
IMG_20130614_011429_509.jpg (20.03 KiB) Exibido 7128 vezes
IMG_20130614_011412_247.jpg
IMG_20130614_011412_247.jpg (32.26 KiB) Exibido 7128 vezes
IMG_20130614_011610_458.jpg
IMG_20130614_011610_458.jpg (38.15 KiB) Exibido 7128 vezes
IMG_20130614_011601_068.jpg
IMG_20130614_011601_068.jpg (33.66 KiB) Exibido 7128 vezes
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Parabens

Mensagempor paulozardo » 17 Jun 2013 21:11

Beissofloripa, parabéns pela máquina.

como ficou elétrico? voou bem? quanto tempo de voo?

paulo zardo

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Mensagempor BeissoFloripa » 17 Jun 2013 22:20

Fala Paulo,

Amigo, ficou d+!!!! Subiu vertical que nem bala! Apenas irei usar uma helice maior, passarei de APC 17x10 para APC 18x10 para ficar com mais força.

Não testei a recuperação de stoll dele, nem deixar pendurado, mais quando botei virado para cima, foi embora.

Sobre o tempo de voo, foram 5 minutos. Ao descer, a bateria marcava 3,9v ainda, pretendo ir até 3,75 ou 3,8 então acho que tenho mais 2 minutos tranquilo, ou seja, 6 minutos de voo + 1 de pouso está de bom tamanho para a criança. Posterior, dependendo de como ficar, poderei testar colocar as 2 baterias em paralelo, ai terei 10A para voar, mas por hora, 5 minutos está ótimo, até porque, com o carregador de 400w e 15A de carga, em 20 minutos esta carregado. Como tenho 2 baterias, enquanto 1 carrega outra voa! Ou seja, se for louco e manter o ciclo, tenho uns 4 voos fácil por hora! Mas como sabemos que não é bem assim, acho que 4 voos por período já está ótimo.
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Alexandre Suzuki
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Mensagempor Alexandre Suzuki » 18 Jun 2013 10:15

Qual distancia você está usando o CG dele?

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Mensagempor BeissoFloripa » 18 Jun 2013 11:55

O PROBLEMA Alexandre!!! kkkkk

Vou tentar explicar. Usei como base a primeira listra amarela o bordo de ataque para o de fuga. Porém, ficou um pouco atrasado, vou deslocar a bateria cerca de uns 4 cm para frente. Olhando ele por dentro, tem o espaço do tanque, estou com a bateria ali. Fiz uma mesa naquele espaço para prender ela, então vou QUASE até o a caverna que seguraria o tanque na frente.

No manual diz 8 cm do bordo de ataque, mas se for seguir, ai mesmo que fica doido!!!

Em resumo, na primeira faixa amarela ficou POUCO atrasado ainda.

Vou bater umas fotos para tentar ilustrar melhor.
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Alexandre Suzuki
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Mensagempor Alexandre Suzuki » 18 Jun 2013 18:25

O CG desse aero parece ser um problema mesmo, se puder postar a foto ajudaria, comecei a montar o meu ontem então vai demorar um pouco ainda para eu voar ele.

Abs

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Mensagempor BeissoFloripa » 18 Jun 2013 18:59

Fala amigo, postei 3 fotos, nas 3 posições.

Muito para dentro fica CG de bico. Muito para fora CG de cauda. Só falta testar na posição central agora, srsrr.

Repare que fiz uma mesa de balsa onde seria o lugar do tanque.

Está usando o mesmo setup?

Abraço
Anexos
IMG_20130618_183149_776.jpg
Mais para fora, encostada no suporte da assa, CG de cauda.
IMG_20130618_183149_776.jpg (31.47 KiB) Exibido 6759 vezes
IMG_20130618_183216_044.jpg
No meio, aguardando teste
IMG_20130618_183216_044.jpg (39.63 KiB) Exibido 6759 vezes
IMG_20130618_183202_890.jpg
Encostando lá na frente
IMG_20130618_183202_890.jpg (39.6 KiB) Exibido 6759 vezes
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Mensagempor BeissoFloripa » 21 Jun 2013 16:46

Então segue meu projeto de "Charger Station" para poder carregar meus tijolinhos ( 6s 5000mah )

[b:f6777ded82]ALGUNS CÁLCULOS:[/b:f6777ded82]
[b:f6777ded82]1)[/b:f6777ded82] Minhas baterias: Turnigy Nano tech 6s 5000mah 5C( 5X CARGA POR HORA ) mas usarei 3C por segurança. Temos então [b:f6777ded82]3x5000=15A[/b:f6777ded82] de carga com segurança;

[b:f6777ded82]2)[/b:f6777ded82] Para chegar a estes 15A, o carregador tinha que ser FORTE, então a opção foi o [b:f6777ded82]Turnigy 400w[/b:f6777ded82] por 2 motivos:
2.1) Tem a carga de até 20A;
2.2) Menos importante mas acredito que por se tratar da mesma marca, acredito e li alguns sites dizendo que "aceita" muito bem baterias nano tech.

[b:f6777ded82]3)[/b:f6777ded82] Para fonte suprir 400w e 20A do carregador fiz o seguinte cálculo;
400w/6s/4,2v = 15,87v precisaria de 15,5v minimo para ter o uso próximo do limite, porém, por uma questão de segurança, a fonte terá 17v estabilizado além de 500w de potência. Salientando que o carregador ACEITA até 18v. Como irei carregar com 15A( conforme calculo do item 1), a fonte terá 30A com bastante sobra.

[b:f6777ded82]4) TEMPO DE CARGA[/b:f6777ded82]
Essa é uma grande dúvida de muitos, inclusive foi a minha e para minha surpresa, mais simples impossível de resolver. Irei carregar a 3C ou seja, 3x a carga dela por hora ( conforme item 1) então se irie ser 3x mais rápido que a carga dela por hora, 60min / 3 = 20min aproximado de carga.

[b:f6777ded82]SOBRE A CHARGER STATION[/b:f6777ded82]
Inicialmente pensei em montar tudo em um case, porém o mesmo cara que me ensinou tudo isso ai em cima, Mario Neto de RS, me passou que por se tratar de equipamentos fortes que esquentam bastante, não seria legal deixar dentro de uma maleta ou case enquanto carrega, salvo a bateria que ficará em local apropriado, bunker ou lipo safe.

[b:f6777ded82]Baterias: Turnigy Nano Tech 6s 5000mah 25~50C( Descarga ) 5C( Carga )[/b:f6777ded82]
[img:f6777ded82]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/N5000-6S-25(1).jpg[/img:f6777ded82]

[b:f6777ded82]Carregador: Turnigy 400w V2[/b:f6777ded82]
[img:f6777ded82]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/17422-2.jpg[/img:f6777ded82]

[b:f6777ded82]Fonte: Fonte Calyton 17v 30A 510w[/b:f6777ded82]
[img:f6777ded82]http://www.calyton.com.br/fonte_modelismo/img/fonte_modelismo_17v_30a.jpg[/img:f6777ded82]
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Mensagempor andredal » 21 Jun 2013 16:50

Eu tenho esse mesmo carregador Turnigy 400W V2 e estou chateado com ele. Está descalibrado e já mandei e-mail para a HK e eles mesmos disseram que esse carregador não suporta a calibração manual. Uma pena, pois o meu termina de carregar com 4,17V.

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Mensagempor BeissoFloripa » 21 Jun 2013 16:54

Comprei o meu aqui no Brasil esta semana e testei. Equalizou perfeitamente as células. Comprei a V2 também. Lembrando que usei bateria Turnigy Nano Tech. Li em alguns posts que ele é para estas baterias mas entre ler e afirmar é bem diferente.

Que baterias você usou?

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Mensagempor andredal » 21 Jun 2013 17:00

Todas minhas baterias são nano-techs, inclusive ultimanente estou comprando as A-SPEC de 65C. Enquanto o carregador termina a carga DIZENDO estar tudo com 4,20V, vou checar com um multimetro e estão todas com 4,17V.

O pior é, como vi em uns casos no RCGROUPS, é de pessoas que compraram o carregador descalibrado para MENOS, ou seja, enquanto está mostrando 4,20V a bateria já está em 4,25V.

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Mensagempor BeissoFloripa » 21 Jun 2013 17:06

Vou testar isso hoje anoite então, pois não usei o multimetro.

Postarei o resultado aqui e no outro post seu, para manter o registo.

#FiquePreocupado

Abraço

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Mensagempor Matheus CAITA » 21 Jun 2013 19:49

Show !

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Mensagempor BeissoFloripa » 22 Jun 2013 00:18

Tudo estranho

SOBRE A FONTE:
Testei a carga a 15A conforme havia previsto e bummmm, a fonte morria em 20 segundos e dava baixa tensão de entrada. Então testei a 13A e foi. Estarei entrando em contato com a empresa que fabrica a fonte para verificar o porque disso.

SOBRE O CARREGADOR:
Realmente no carregador dá uma voltagem bem diferente da exibida nos leitores de voltagem, PORÉM, eis o meu relato:

Até o fim da carga, estava tudo dentro da normalidade, subindo 0,1 a 0,1v perfeito, chegou a 25,2 em 20 minutos conforme previsto, perfeito, ai entrou o problema. De jeito algum balanceava, sempre ficavam 2 células trocando voltagem de 4,18 e 4,21 ou 4,2 ficava oscilando entre estas voltagens. Esperei 50 minutos e nada, a mesma coisa então resolvi cancelar o processo.

Ai passamos aos testes:
1) Pluguei o leitor de voltagem e me surpreendi ao ver que ele só leu 5 células :shock: .

2) Teste outro leitor, e apareceram 6 células porém cada uma com uma voltagem diferente que variava entre 4,16 a 4,2.

3) Testei então carregamento simples, sem balancear no mesmo carregador e para minha surpresa, em 30 segundos apitou carga full

4) Testei então ligar a bateria no outro carregador, o HK 5A padrão, e para minha maior surpresa ainda, TODAS AS CÉLULAS ESTAVAM EM 4,2v :shock: :shock:

5) Testei então neste mesmo carregador, balancear a 5A, está a mais de 30 minutos e fica brincando de baixar 1 célula a 4,19v ai quando ela vai para 4,2v desce outra e assim vai me tirando de otário.

6) Lembrei que carreguei e balanceei esta bateria no final de semana, no mesmo carreador, a 5A e no leitor de bateria fotas todas a 4,2v :roll:

Conclusão:
Não sei nem o que concluir!!!!! Ou parou de funcionar TUDO ou nem sei o que deu, o fato é que em comum de todos os testes, foi o uso da mesma bateria, então para uma amostragem melhor, vou proceder o mesmo com outra bateria IGUAL e uma 4S tbm. Postarei em breve.
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Mensagempor BeissoFloripa » 22 Jun 2013 02:05

Em resumo, testei tudo novamente, com várias baterias e os 2 carregadores e cheguei a uma única conclusão:

O problema são as porcarias dos carregadores da HK que para 2 e 3 células vai perfeitamente e acima disso, 4 e 6 células, o tempo que demora para chegar 4,2 da ultima para a primeira célula, neste intervalo eles não conseguem manter a carga, sendo assim, sempre vai haver uma pequena variação.

Vou manter balanceando e controlando a voltagem total enquanto der ou até comprar um carregador descente, desta vez procurando BEM MAIS informações.

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Mensagempor BeissoFloripa » 22 Jun 2013 06:20

Como ultimo teste foi uma nano tech 4S 5000mah.

Carga e balanceamento dela com 14A em 16 minutos lol nesta hora fique feliz, kkkkk

Conferindo no carregador, 4,20v em todas.

Conferindo no leitor digital ( o mais furreca ) 4,20v | 4,19v | 4,18v | 4,17v exatamente 1v a menos por célula reforçando o que foi dito anteriormente sobre os carregadores Xing Ling não aguentarem a carga de 4,2v enquanto balanceiam as outras células.

De qualquer forma, acho que ainda pode ter um pouco de erro de medidor ai que só descobrirei com tempo, quando medir com o multimetro.

Abraços
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Mensagempor andredal » 22 Jun 2013 09:43

Bom, eu só sei que logo vou comprar um carregador de marca, pois compramos baterias caras e devemos ter um carregador a altura. Ponto negativo para a HK nesse carregador. Uma pena :(.

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Mensagempor BeissoFloripa » 27 Jun 2013 02:15

E o YAK morreu, por perda de sinal. Para variar, o tanso aqui foi voar com um turnigy 9x com receptor velho... não me perdoo. Mas não adianta mais chorar.. em breve novo aero com o mesmo setup.

PS: Já comprei todo o equipamento da FrSky para EMBUTIR, isso mesmo EMBUTIR no próprio turnigy 9x, com transmissor interno, telemetria na tela do próprio turnigy, antena amplificada, receptores com telemetria. Ganhos: além de uma melhor confiança de sinal ( longe dos 100% ) tem os alarmes de perda de sinal e voltagem da bateria, o que para o caso dos aeros deste porte para cima é bastante útil.

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Mensagempor andredal » 27 Jun 2013 08:14

:(, uma pena amigo, mas é isso, desanima não!

Rafael Diniz
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Mensagempor Rafael Diniz » 27 Jun 2013 09:58

[quote:1de9180a33="BeissoFloripa"]E o YAK morreu, por perda de sinal. Para variar, o tanso aqui foi voar com um turnigy 9x com receptor velho... não me perdoo. Mas não adianta mais chorar.. em breve novo aero com o mesmo setup.

PS: Já comprei todo o equipamento da FrSky para EMBUTIR, isso mesmo EMBUTIR no próprio turnigy 9x, com transmissor interno, telemetria na tela do próprio turnigy, antena amplificada, receptores com telemetria. Ganhos: além de uma melhor confiança de sinal ( longe dos 100% ) tem os alarmes de perda de sinal e voltagem da bateria, o que para o caso dos aeros deste porte para cima é bastante útil.[/quote:1de9180a33]
bom dia, na minha opinião por experiência própria algumas economias não valem muito a pena, radio turnigy + aero perdido + novo aero = radio Futaba noves fora ainda vai continuar correndo risco com o novo aero de ocorrer perda de sinal novamente... como diz o Ferreirinha uma lenda do aeromodelismo carioca "temos que estar com R$ 1500,00 na mão e 1000,00 voando assim temos mais chance de voltar com 2500,00 pra casa"

já tive problema com um turnigy e um spectrum...

abraço e bons voos...

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BeissoFloripa
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Mensagempor BeissoFloripa » 28 Jun 2013 07:46

[quote:6b352c2756="Rafael Diniz"][quote:6b352c2756="BeissoFloripa"]E o YAK morreu, por perda de sinal. Para variar, o tanso aqui foi voar com um turnigy 9x com receptor velho... não me perdoo. Mas não adianta mais chorar.. em breve novo aero com o mesmo setup.

PS: Já comprei todo o equipamento da FrSky para EMBUTIR, isso mesmo EMBUTIR no próprio turnigy 9x, com transmissor interno, telemetria na tela do próprio turnigy, antena amplificada, receptores com telemetria. Ganhos: além de uma melhor confiança de sinal ( longe dos 100% ) tem os alarmes de perda de sinal e voltagem da bateria, o que para o caso dos aeros deste porte para cima é bastante útil.[/quote:6b352c2756]
bom dia, na minha opinião por experiência própria algumas economias não valem muito a pena, radio turnigy + aero perdido + novo aero = radio Futaba noves fora ainda vai continuar correndo risco com o novo aero de ocorrer perda de sinal novamente... como diz o Ferreirinha uma lenda do aeromodelismo carioca "temos que estar com R$ 1500,00 na mão e 1000,00 voando assim temos mais chance de voltar com 2500,00 pra casa"

já tive problema com um turnigy e um spectrum...

abraço e bons voos...[/quote:6b352c2756]

Fala Rafael Diniz,

Concordo com você e jamais discordaria, porém, o projeto de um futaba 9, aquele douradinho com um receptor power é só para o final do ano. Enquanto isso, irei usar o setup da FrSky que até o presente nada li sobre problemas de sinal até porque, ele avisa caso o sinal esteja ficando fraco pela telemetria. A unica coisa que li sobre ele é sobre as 2 antenas que ficariam bem próximas, mais no meu caso, irei instalar ele internamente, e usar uma antena NOVA, mais potente, no lugar da antena atual do radio. Mas você esta totalmente certo e este é um projeto para o final do ano.

Andredal, desanimar, jamais, até porque não foi o primeiro nem será o ultimo a cair, porém, espero que seja o ultimo por sinal, srsrsr...

De qualquer forma, hoje, sexta, está chegando o novo aero. Vou postar a montagem em outro tópico até porque mudou o modelo.
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=157563[/url]


Abraço
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Mensagempor Rafael Diniz » 28 Jun 2013 07:54

[quote:ab1d694855="BeissoFloripa"][quote:ab1d694855="Rafael Diniz"][quote:ab1d694855="BeissoFloripa"]E o YAK morreu, por perda de sinal. Para variar, o tanso aqui foi voar com um turnigy 9x com receptor velho... não me perdoo. Mas não adianta mais chorar.. em breve novo aero com o mesmo setup.

PS: Já comprei todo o equipamento da FrSky para EMBUTIR, isso mesmo EMBUTIR no próprio turnigy 9x, com transmissor interno, telemetria na tela do próprio turnigy, antena amplificada, receptores com telemetria. Ganhos: além de uma melhor confiança de sinal ( longe dos 100% ) tem os alarmes de perda de sinal e voltagem da bateria, o que para o caso dos aeros deste porte para cima é bastante útil.[/quote:ab1d694855]
bom dia, na minha opinião por experiência própria algumas economias não valem muito a pena, radio turnigy + aero perdido + novo aero = radio Futaba noves fora ainda vai continuar correndo risco com o novo aero de ocorrer perda de sinal novamente... como diz o Ferreirinha uma lenda do aeromodelismo carioca "temos que estar com R$ 1500,00 na mão e 1000,00 voando assim temos mais chance de voltar com 2500,00 pra casa"

já tive problema com um turnigy e um spectrum...

abraço e bons voos...[/quote:ab1d694855]

Fala Rafael Diniz,

Concordo com você e jamais discordaria, porém, o projeto de um futaba 9, aquele douradinho com um receptor power é só para o final do ano. Enquanto isso, irei usar o setup da FrSky que até o presente nada li sobre problemas de sinal até porque, ele avisa caso o sinal esteja ficando fraco pela telemetria. A unica coisa que li sobre ele é sobre as 2 antenas que ficariam bem próximas, mais no meu caso, irei instalar ele internamente, e usar uma antena NOVA, mais potente, no lugar da antena atual do radio. Mas você esta totalmente certo e este é um projeto para o final do ano.

Andredal, desanimar, jamais, até porque não foi o primeiro nem será o ultimo a cair, porém, espero que seja o ultimo por sinal, srsrsr...

De qualquer forma, hoje, sexta, está chegando o novo aero. Vou postar a montagem em outro tópico até porque mudou o modelo.
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=157563[/url]


Abraço[/quote:ab1d694855]
vou estar acompanhando amigo...


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