Wingman I da World Hobby- Impressões de vôo e fotos legais!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Wingman I da World Hobby- Impressões de vôo e fotos legais!

Mensagem por Reinaldo Martins »

Prezados Amigos,

Realmente não devia ter voltado ao delicioso vício do aeromodelismo. :P

Depois de montar o Slick 540, fiquei bastante curioso sobre um treinador que o Alex falou muito, o Wingman I.

Lembro-me que o Alex sempre dizia da falta de um treinador de balsa, grande e aliviado para elétrico que aceitaria setups mais fracos. Juntou a fome com a vontade de comer...tinha um motor 2820 e um ESC 40A na minha sucata, diga-se de passagem, uma bela sucata, pois se trata do motr AXI e ESc JEti...

Pra deixar de lero-lero, vamos direto ao kit. A versão que comprei foi esta:

http://www.worldhobby.com.br/Produto/Aeromodelos/Aero-El%c3%a9tricos/WINGMAN-I-RED-EP--ARF/49

Fazia muito tempo que não montava um treinador para descontrair e realmente este acho que vou bater o recorde de tempo de montagem, pois EPOXI somente na junção das asas e o complemento para instalação de motor elétrico que acompanha caiu como uma luva. Vem com uma hélice 11x8 perfeitamente balanceada, montante de motor, tiras de velcro para fixação das baterias e alguns parafusos de fixação. Fantástico!

Seguem as fotos iniciais!
Anexos
W4.jpg
W4.jpg (37.35 KiB) Exibido 13283 vezes
W3.jpg
W3.jpg (38.05 KiB) Exibido 13283 vezes
W2.jpg
W2.jpg (35.1 KiB) Exibido 13283 vezes
W1.jpg
W1.jpg (39.23 KiB) Exibido 13283 vezes
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Montagem do Motor

Mensagem por Reinaldo Martins »

A instalação do motor foi assim, tipo Vapt Vupt...

Eu pensava que seria necessário um motor da faixa 2826, mas o 2820 tinha comprimento suficiente para a hélice não bater no nariz do Wingman
Anexos
W6.jpg
W6.jpg (35.24 KiB) Exibido 13231 vezes
W5.jpg
W5.jpg (36.65 KiB) Exibido 13231 vezes
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Adorei a volta deste modelo ao mercado nacional.

Este treinador me acompanha há um bom tempo já e nunca me canso dele. Só está precisando de uma reentelagem, pois já andou sofrendo um pouco, a primeira lenha dele foi antes mesmo de decolar a primeira vez, enquanto estava montando uma caixa pesada caiu sobre a fuselagem, esmigalhando a seção entre o BF e a cauda. Nada que um pouco de CA não resolvesse, demonstrando uma grande facilidade de conserto.

O meu voa uns 15 minutos com bateria 3S 2100mAh e câmera (sem miséria, deixo com pilhas e tudo), ou uns 25 a 30 minutos com duas destas em paralelo, até mais dependendo do tipo de voo que estou fazendo no dia.

É um treinador muito legal, já treinei uma meia dúzia de amigos nele e no terceiro voo do primeiro dia já os deixo decolar e pousar, de tão dócil.

Por outro lado faz as manobras básicas de dorso, roll, looping, glissado, hummerhead, immelman, etc. facilmente. Na verdade tão fácil que mesmo eu não sendo um grande piloto de acrobacias consigo impressionar um pouco com ele.

Seu motor está uma ignorância para ele, o meu voa com exatos 240W de pico com baterias cheias, e com esta potência ele sai do chão em 3 metros e sobe forte, sem miséria, apesar de que prefiro acelerá-lo e deixar correr pista, decolando sozinho.

Por incrível que pareça também, plana muito bem para um treinador. Quando estava testando telemetria com ele há cerca de 1 ano subia uns 150m e ficava administrando altitude com ajuda dos urubus e do variômetro sonoro do rádio, voava uns 10 minutos sem motor até descer até uns 10m, aí subia de novo, deu tempo de enjoar de voar e o bichinho ainda estava flutuando. Neste mesmo teste a velocidade horizontal na pista sem vento batia 100km/h facinho, apesar de que nesta velocidade nem parece que está rápido devido ao tamanho.

Outra coisa que gosto de fazer nele é ir cabrando e cortando motor até deixá-lo voando no limite do stall, quase parado, parece voar tão lento quanto um slow stick assim.

É um caso em que um treinador grande de balsa não sai quase nada mais caro do que montar um slow-stick meia-boca de depron e isopor, espero que a WorldHobby o mantenha em estoque.

No meu coloquei servos digitais, ESC de 50A e UBEC, de bobeira porque nunca coloquei 4S nele, então 3 servos standard baratos com ESC de 35A igualmente barato e baterias de 2100mAh 3S que todo mundo tem dão conta do recado numa boa.

Acho que é um caso que merece a loja deixar uma versão de combo com tudo que precisa para montá-lo em estoque e oferecer junto, como os combos de glow que muitas lojas têm.

Devido ao tamanho, construção e velocidade duvido que algum instrutor de clube fique de preconceito com ele, principalmente depois de pilotá-lo, e para quem aprende com amigos é outra dica certeira, quem não conseguir decolar e pousar com ele não vai conseguir com nenhum modelo menor.

Depois que terminar me diga o que acha do voo dele, tenho certeza de que vai adorar.
Avatar do usuário
dyogenes
membro
Mensagens: 1243
Registrado em: Dom Mar 14, 2010 3:46 pm
Localização: frederico westphalen rs

Mensagem por dyogenes »

tirando os planadores, esse é o aeromodelo que mais gostei de voar.
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Mensagem por Gabrielghas »

Ele parece um pouco com o Sky Raider .. Eu tenho glow e falo.. O aero é muito dócil.. Não me aerrependo não.. Vou acompanhar a montagem.
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Mensagem por Reinaldo Martins »

Alex e Diogenes, algum de vocês já tentou decolar o Wingman arremessando da mão? É que to pensando em algumas possibilidades mais "criminosas" ...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:6ac209d0d3="Reinaldo Martins"]Alex e Diogenes, algum de vocês já tentou decolar o Wingman arremessando da mão? É que to pensando em algumas possibilidades mais "criminosas" ...[/quote:6ac209d0d3]

Nunca tentei, mas com certeza vai bem, qualquer arremesso consegue mandar um modelo a 4m de distância antes de chegar ao chão, e nesta distância ele com certeza já acelerou para velocidade de cruzeiro.

Só tem que tomar cuidado para não machucar a mão no trem de pouso principal ao arremessar, e se for fazer isto sempre eu recomendo verificar se é preciso reforçar o local da pegada pois a madeira é bem aliviada onde não é previsto esforço.

Que o Omar não se ofenda pois a preferência dele é VL, mas este é um modelo que segue bastante o que ele aprendi com ele, tem madeira onde precisa, onde não precisa não tem, quase toda a lateral e a barriga dele é aliviada.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Mensagem por Reinaldo Martins »

Alex, qual foi o motor que utilizou no seu Wingman em termos de dimensões e consumo de pico?
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Mensagem por Gabrielghas »

[quote:d9fdb028bc="Reinaldo Martins"]Alex e Diogenes, algum de vocês já tentou decolar o Wingman arremessando da mão? É que to pensando em algumas possibilidades mais "criminosas" ...[/quote:d9fdb028bc]

Já pensou na possibilidade de utilizar uma catapulta??
Eu fiz uma pra minha zagi e to pensando comprar um planador.
"✈ ✈ ..... ✈ ✈"
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:399e1f6a57="Reinaldo Martins"]Alex, qual foi o motor que utilizou no seu Wingman em termos de dimensões e consumo de pico?[/quote:399e1f6a57]

Ele está com um Turnigy 3632-1200 : http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8504__Turnigy_3632_Brushless_Motor_1200kv.html

Com uma hélice E-max 10x6 consome pico de 20A, mas em voo a corrente média não passa de 10A.

Depois de uma das lenhas acabei quebrando a 10x6 e passei a usar uma 10x7, a corrente de pico aumentou um pouco mas não cheguei a medir decentemente, a média ficou a mesma.

Atualmente está com uma 11x6, aí o pico subiu para uns 32A, mas a média continua na mesma pois o tempo de voo não se alterou. Obviamente foi a que deu melhor desempenho em baixa velocidade, decola quase 3D, mas aí até sai do objetivo do modelo na minha opinião.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder