T6 Texan em Depron

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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gcunha77
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T6 Texan em Depron

Mensagempor gcunha77 » 02 Jul 2013 12:18

Olá amigos pilotos. Eu abri este tópico para mostrar minha terceira construção (as duas primeiras eu não publiquei). Dessa vez, estou mais ousado e como sou apaixonado por Warbird eu procurei várias plantas. Foi ai que encontrei o tópico do amigo man1aco, onde ele construiu um lindo T6 TEXAN.
Então, comecei a minha construção com a ajuda dele. Ele me passou a planta e eu estou tentando seguir os passos dele.
Planta: [url]http://www.2shared.com/file/FqHLRLiA/T-6_Texan.html[/url]
Motor E-max 2822
Esc 30a
Envergadura 1m
Peso 560g
Bateria 1500mah
Servos 3 ou 4 (ainda não escolhi)

Fuselagem em Depron 5mm
Cowl em p3 (provavelmente)
Asa em P0 com reforço em fibra de vidro
Canopy ainda estou pesquisando mas provavelmente farei um molde em gesso ou isopor e finalizarei com garrafa pet.

Abaixo estão as primeiras fotos da construção. Quem quiser opinar, criticar ou elogiar, esteja a vontade. Toda ajuda é bem-vinda.


[img:c02199bf43]http://imageshack.us/a/img707/1205/z6id.jpg[/img:c02199bf43]
[img:c02199bf43]http://imageshack.us/a/img94/8955/5dm3.jpg[/img:c02199bf43]
[img:c02199bf43]http://imageshack.us/a/img547/668/vyj1.jpg[/img:c02199bf43]
[img:c02199bf43]http://imageshack.us/a/img703/7526/79qg.jpg[/img:c02199bf43]

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Mensagempor gcunha77 » 02 Jul 2013 12:31

Procurei muito a Liteplast aqui em São Luis. A Renner Tapa-tudo também tá complicada de achar. A unica que achei foi a Multimassa Tapa Furo da Resicolor. Alguém pode me dizer se ela é boa também?
[img:04999f4388]http://img843.imageshack.us/img843/5897/ynb.png[/img:04999f4388]

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Mensagempor man1aco » 02 Jul 2013 12:35

Aproveita que ainda não fechou ele completamente, alivia um pouco as cavernas como na planta, pois esse depron 5mm vai pesar um pouco mais do que o meu que fiz com 4mm.

Em baixo para fechar usa 2mm ou bandejinha , se fechar com 5mm vai ser um parto dar CG nele pois o nariz é curto e o eixo do 2822 é longo.

Tudo que fizer para evitar peso de cauda é benéfico pois talvez não precise da bateria colada na parede de fogo como ficou o meu.

Hoje devo postar como fiz o novo trem de pouso do meu , mais escala saindo da asa e com as rodas mais a frente melhorando o ajuste de CG e evitará capotamentos em caso de enrosco na grama ou atolamento na terra, pesando apenas 24g feito com caixeta balsa e raio de bicicleta temperado (mais efeito mola, retorna a posição original).

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Mensagempor gcunha77 » 02 Jul 2013 14:26

Vou fazer sim man1aco. Então, como o depron que usei é de 5mm, vou abrir as cavernas como na planta e usar bandejinha para fechar em baixo. Pra mim o que tá mais complicado e o corte da asa. Digo, as extremidades. Vou corta a asa em 3 partes. Fico no aguardo das fotos do trem de pouso que você fez. Vlw

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Mensagempor gcunha77 » 05 Jul 2013 09:22

Novas fotos: Asa já cortada no perfil NACA2412, ainda falta lixar.
[img:e27fe40cb4]http://imageshack.us/a/img690/120/sqgw.jpg[/img:e27fe40cb4]
[img:e27fe40cb4]http://imageshack.us/a/img541/9808/aa0e.jpg[/img:e27fe40cb4]

E depois de muito procurar, achei a bendita Multimassa da Renner 4680 aqui em São Luís. Saiu por R$8,80 a vista. Na verdade, já havia encontrado na Multicoisas só que o preço éra MULTISALGADO R$ 14,99.

[img:e27fe40cb4]http://imageshack.us/a/img11/8679/g3s2.jpg[/img:e27fe40cb4]

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Mensagempor man1aco » 05 Jul 2013 12:45

Agora é que você vai ver a "tensão sexual" da asa de isopor P0, é que nem fazer sexo oral numa mulher, muita força você a a machuca e força de menos não dá resultado.

Eu consigo bons resultados com a lixa de massa 180, mas tem que treinar antes de sair lixando a asa, você vai saber que você esta pronto quando conseguir lixar o P0 sem arrancar bolinhas.

Com paciencia se consegue bordos de fuga com 1mm ou menos sem rasgar o isopor.

Boa sorte.

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Mensagempor man1aco » 05 Jul 2013 20:08

[yt]4kjlKAJRGVU[/yt]

Nada como sair mais cedo numa sexta feira para voar, já tava tendo um ataque cardiaco esperando pra testar o novo trem de pouso.

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Mensagempor gcunha77 » 06 Jul 2013 12:19

Boa dica man1aco, eu até ja colei as varetas de fibra de vidro mas não gostei do resultado. Consegui uma caixa térmica de isopor. Vou refazer com ela. Vlw

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Mensagempor gcunha77 » 17 Jul 2013 16:28

Estou meio atrapalhado com algumas coisas aqui. Fiz a nova asa com isopor de caixa, acho que é P3, coloquei os reforços de varetas de fibra e entelei com vinil. Sei que nã ficou lindo mas pra mim o importante é voar, quando tiver mais familiarizado eu capricho mais nos detalhes.
[img:d94a14ec81]http://i39.tinypic.com/16hu8zo.jpg[/img:d94a14ec81]
[img:d94a14ec81]http://i1067.photobucket.com/albums/u439/aranha77/IMG_20130716_110144_zpsdc16cc2a.jpg[/img:d94a14ec81]

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Mensagempor man1aco » 17 Jul 2013 16:48

Passou massa na asa ?

O vinil cola bem por cima da massa ?

Acho melhor você deixar a bateria de 1500 pra outros aeros é leve de mais pra te dar CG.

O meu eu to voando com a 2200, que se dane carga alar e peso ele voa bem de mais com meio motor com uma helice 8x6 apc ainda ficou mais rapido e economico que a 9x5gws.

Eu fiz um lindo canopy de acetato , mais leve que PET e molda bem com gesso. com estrutura de balsa por dentro mas estou com dó de usar , na minha pista de terra não é raro eu capotar o avião no pouso por atolamento ou buraco no barro.

Agora eu vi que você foi menos preguiçoso do que eu , fez o esquema pra usar 1 servo só, eu como to com um estoque bom de servo fiz com 2 por preguiça mesmo.

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Mensagempor gcunha77 » 17 Jul 2013 16:50

Passei sim, mas só na parte de cima. Eu lixei toda a asa e o vinil colou bem, mas joguei uma colinha de isopor com alcool para ajudar.

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Mensagempor gcunha77 » 17 Jul 2013 16:53

[quote:0c2b7ba13d="man1aco"]Passou massa na asa ?
Eu fiz um lindo canopy de acetato , mais leve que PET e molda bem com gesso. com estrutura de balsa por dentro mas estou com dó de usar , na minha pista de terra não é raro eu capotar o avião no pouso por atolamento ou buraco no barro.

Agora eu vi que você foi menos preguiçoso do que eu , fez o esquema pra usar 1 servo só, eu como to com um estoque bom de servo fiz com 2 por preguiça mesmo.[/quote:0c2b7ba13d]

Falando em canopy, eu to fazendo um aqui mas tá o diabo de feio, o cowl também, são provisórios. Vou achar outra forma de fazer melhor...
[img:0c2b7ba13d]http://i1067.photobucket.com/albums/u439/aranha77/IMG_20130717_162142_zps33121879.jpg[/img:0c2b7ba13d]
[img:0c2b7ba13d]http://i1067.photobucket.com/albums/u439/aranha77/IMG_20130717_162115_zps041c8009.jpg[/img:0c2b7ba13d]
[img:0c2b7ba13d]http://i1067.photobucket.com/albums/u439/aranha77/IMG-20130717-WA00001_zps11f0ce09.jpg[/img:0c2b7ba13d]

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Mensagempor man1aco » 17 Jul 2013 18:12

Faz o cowl na furadeira, alem de ficar lindo permite usar helices menores pois o afunilamento do nariz ajuda nisso deixando a parte da pá que realmente conta pra fora do buraco do motor..

necesario apenas um bloco de isopor pode ser desses que vem em caixa de eletrodomestico.

Uma broca velha.
[img:c8dcf49c6e]http://www.avafix.com.br/Imagens/brocavidea.jpg[/img:c8dcf49c6e]

Cola quente pra prender bem o bloco na broca, importantissimo fazer isso.

2 lixas de mulher , de cacanhar e de unha.
[img:c8dcf49c6e]http://img2.mlstatic.com/lixa-p-unha-pura-arte-mini-canario-c144-lixas_MLB-O-2979393856_082012.jpg[/img:c8dcf49c6e]
[img:c8dcf49c6e]http://estetica.zelface.com.br/image/cache/data/237-500x500.jpg[/img:c8dcf49c6e]

Todo o trabalho é feito com o bloco girando , não preicisa arendondar a peça antes do jeito que eu cortei na foto já ta bom de mais pra começar.

No começo até ficar redondo voce usa o raspador de ferro da lixa de calcanhar e depois vai para a lixa comum do outro lado.

Assim que o externo estiver bom voce vai cavar com a lixa de unha por dentro, pela frente e por tras até ficar uma camada tão fina que vai furar e voce vai simplesmente puxar ela e cortar a rebarba com estilete.

Ai vai as fotos do passo a passo, o cowl fica lindo , com afunilamento e tudo mais dá pra ficar igualzinho o avião verdadeiro.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/198/qe8h.jpg/][img:c8dcf49c6e]http://imageshack.us/scaled/medium/198/qe8h.jpg[/img:c8dcf49c6e][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/801/46bl.jpg/][img:c8dcf49c6e]http://imageshack.us/scaled/medium/801/46bl.jpg[/img:c8dcf49c6e][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/46/9hkr.jpg/][img:c8dcf49c6e]http://imageshack.us/scaled/medium/46/9hkr.jpg[/img:c8dcf49c6e][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/62/eked.jpg/][img:c8dcf49c6e]http://imageshack.us/scaled/medium/62/eked.jpg[/img:c8dcf49c6e][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/812/r0oo.jpg/][img:c8dcf49c6e]http://imageshack.us/scaled/medium/812/r0oo.jpg[/img:c8dcf49c6e][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/96/lsz6.jpg/][img:c8dcf49c6e]http://imageshack.us/scaled/medium/96/lsz6.jpg[/img:c8dcf49c6e][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/541/dis8.jpg/][img:c8dcf49c6e]http://imageshack.us/scaled/medium/541/dis8.jpg[/img:c8dcf49c6e][/URL]
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/20/cfc2.jpg/][img:c8dcf49c6e]http://imageshack.us/scaled/medium/20/cfc2.jpg[/img:c8dcf49c6e][/URL]

Resultado, cada um que você faz fica melhor que o anterior.
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/856/p882.jpg/][img:c8dcf49c6e]http://imageshack.us/scaled/medium/856/p882.jpg[/img:c8dcf49c6e][/URL]

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Mensagempor gcunha77 » 17 Jul 2013 20:32

Muito bom mesmo man1aco, vou fazer isso ai cara. Só não posso fazer aqui porque moro em AP e vai sujar tudo. Amanhã se eu tiver um tempinho, tentarei na casa da minha mãe, la ela não vai me matar, aqui a patroa me tira os olhos.. :)
Acho que se fizermos esse molde em isopor, podemos passar para gesso e ai pode-se fazer com garrafas pet para ficar em plastico. deve ficar legal também.

E depois de pronto, ele é colado com cola quente u só encaixado?

Quanto ao canopy, você usou alguma técnica dessas ou foi só cortando no olho mesmo?

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Mensagempor man1aco » 17 Jul 2013 21:09

[quote:39ddada283="gcunha77"]Muito bom mesmo man1aco, vou fazer isso ai cara. Só não posso fazer aqui porque moro em AP e vai sujar tudo. Amanhã se eu tiver um tempinho, tentarei na casa da minha mãe, la ela não vai me matar, aqui a patroa me tira os olhos.. :)
Acho que se fizermos esse molde em isopor, podemos passar para gesso e ai pode-se fazer com garrafas pet para ficar em plastico. deve ficar legal também.

E depois de pronto, ele é colado com cola quente u só encaixado?

Quanto ao canopy, você usou alguma técnica dessas ou foi só cortando no olho mesmo?[/quote:39ddada283]

Não vejo necessidade de passar o cowl pra pet, ele em p3 é muito duro e se voce passar massa e pintar fica melhor do que pet, o meu esta preso com cola de isopor mesmo na parte de cima 1mm mais alto que a parede F1 em baixo fiz 2 linguetas saindo da F1 para colar no cowl e lixei a F1 em baixo para dar passagem de ar ficou legal, depois bato umas fotos pra vc entender.

O canopy eu fiz uma peça de isopor no formato de uma barra trapezoidal com a altura e comprimento medidos nas imagens da planta e fui esculpindo com lixa e estilete.

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Mensagempor gcunha77 » 22 Jul 2013 20:19

Fiz o primeiro Vôo no T6, mas como esperado, não foi muito bem. Aqui está a foto do bichinho antes da lenha. :)
Lembrando que foi só o 1º teste e o cowl é provisório...

[img:a009495d19]http://i40.tinypic.com/w1y2pf.jpg[/img:a009495d19]
[yt]xH_kAc4YYEg[/yt]

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Mensagempor FourthHyperion » 22 Jul 2013 20:29

Os aleirons são feitos de Isopor P3 ou de depron mesmo??



Adorei o modelo ;)

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Mensagempor gcunha77 » 22 Jul 2013 20:38

[quote:afdc05f6a5="FourthHyperion"]Os aleirons são feitos de Isopor P3 ou de depron mesmo??



Adorei o modelo ;)[/quote:afdc05f6a5]

Valeu amigo, eles foram os mesmos que foram tirados da asa.

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Mensagempor vinicius n. nepomuceno » 23 Jul 2013 00:30

Salve Gcunha77,

Uma pergunta ... a asa é "reta" ou poliédrica ??
pelas fotos me pareceu reta, a original é poliédrica e ainda possui washout nas pontas para diminuir a tendência de stolar de ponta de asa em baixas velocidades .
Sem os diedros ele fica meio arisco e não voa manso ...
mas vai tentando; eu vou acompanhando.
o cowl ficou show !!!

Um abração,
fica com Deus !!!

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Mensagempor Rogerio Lima » 23 Jul 2013 01:12

Parabéns pelo modelo amigo ..
bem melhor doque a minha primeira construção ... Antes de tentar voar denovo ... Ajusta o cg e diminui um pouco os comandos dos ailerons .... Construindo e aprendendo .... Acompanhando ....

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Mensagempor gcunha77 » 23 Jul 2013 10:01

[quote:950b0f2f36="vinicius n. nepomuceno"]Salve Gcunha77,

Uma pergunta ... a asa é "reta" ou poliédrica ??
pelas fotos me pareceu reta, a original é poliédrica e ainda possui washout nas pontas para diminuir a tendência de stolar de ponta de asa em baixas velocidades .
Sem os diedros ele fica meio arisco e não voa manso ...
mas vai tentando; eu vou acompanhando.
o cowl ficou show !!!

Um abração,
fica com Deus !!![/quote:950b0f2f36]

Olá vinicius n. nepomuceno, fiz, ou pelo menos tentei, fazer ela com washout como o amigo man1aco me mostrou no tópico dele. Não sei se fiz corretamente. Quando eu coloquei as varetas de fibra ara reforçar a asa, eu deixei ela descansando com um pequeno peso no meio para dar o poliédrico ----____----. acho que está muito reta mesmo e colocarei ela uns dias com esse peso no meio para melhorar o poliédrico.
Muito obrigado pelas dicas amigo, obrigado mesmo. :)

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Mensagempor gcunha77 » 23 Jul 2013 10:03

[quote:9533690fbf="Rogerio Lima"]Parabéns pelo modelo amigo ..
bem melhor doque a minha primeira construção ... Antes de tentar voar denovo ... Ajusta o cg e diminui um pouco os comandos dos ailerons .... Construindo e aprendendo .... Acompanhando ....[/quote:9533690fbf]
Olá Rogerio Lima, muito obrigado também pelas dicas. Estou prestando bastante atenção em toda a ajuda que os amigos mais experientes estão me dando. Em breve eu farei as modificações e postarei os resultados para os amigos conferirem.

Mais uma vez, obrigado a todos. :)

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Mensagempor gcunha77 » 23 Jul 2013 10:20

Ai está o 2ª vídeo para análise:
[yt]KQi-XFowAGA[/yt]

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Mensagempor man1aco » 23 Jul 2013 10:23

O CG dele é a frente de onde voce pôs o servo da asa, aonde parece que passa uma vareta de fibra pela foto que vi da asa entelada.

O que eu vi no video foi o resultado de CG atrasado juntamente com o stal de ponta de asa tipico dessa asa do T-6, o meu quase lenhou uma vez por conta disso pousou que nem uma pedra mas como foi no angulo certo foi só desamassar o trem de pouso e foi culpa do spinner que eu troquei um de 12g por um de 6g, pra voar tive que voltar o spinner de 12g.

O meu quando eu forço stal de proposito ele faz isso mesmo que o seu fez gira de lado.

Deixe ele com peso de nariz pra começar que ainda vai dar pra voar, deixa ele com o CG a 3cm do bordo de ataque , o aero deve ficar reto de cabeça pra baixo apoiado na ponta dos dedos nesse ponto, depois vai ajustado o CG a gosto.

Não tenha medo de por peso nele, ja voei o meu com a bateria de 2200mah e voa muito mais de 20 minutos, se tiver uma tenta por ela bem pra frente pra ver se acerta o CG.

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Mensagempor gcunha77 » 23 Jul 2013 10:30

[quote:5c5bf739a5="man1aco"]O CG dele é a frente de onde voce pôs o servo da asa, aonde parece que passa uma vareta de fibra pela foto que vi da asa entelada.

O que eu vi no video foi o resultado de CG atrasado juntamente com o stal de ponta de asa tipico dessa asa do T-6, o meu quase lenhou uma vez por conta disso pousou que nem uma pedra mas como foi no angulo certo foi só desamassar o trem de pouso e foi culpa do spinner que eu troquei um de 12g por um de 6g, pra voar tive que voltar o spinner de 12g.

O meu quando eu forço stal de proposito ele faz isso mesmo que o seu fez gira de lado.

Deixe ele com peso de nariz pra começar que ainda vai dar pra voar, deixa ele com o CG a 3cm do bordo de ataque , o aero deve ficar reto de cabeça pra baixo apoiado na ponta dos dedos nesse ponto, depois vai ajustado o CG a gosto.

Não tenha medo de por peso nele, ja voei o meu com a bateria de 2200mah e voa muito mais de 20 minutos, se tiver uma tenta por ela bem pra frente pra ver se acerta o CG.[/quote:5c5bf739a5]

Vlw man1aco, farei isso também. Obrigado pelas dicas:)


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