Const. Piper J3 Cub 1.9 envergadura depron/ elétrico.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Eu nem ia falar mais nada, mas você está fazendo uma incidência positiva muito grande nessa asa, mas se deseja manter assim, a vontade é sua.
Sobre ter receptor e servos, vi sim isso e se você soubesse quantos erros tem em plantas gratuitas disponíveis na internet.
Você já notou que ao cortar uma lateral de fuselagem e montar ela e tentar colocar em cima da planta ela fica um pouco mais curta?
Você sabe o por que disso?
Simples, erro de desenho, pois uma vista lateral não é a mesma coisa que a peça lateral da fuselagem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
PauloJ
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Mensagem por PauloJ »

[quote:7da1d30115="Alex Recife"][quote:7da1d30115="LaercioLMB"]Se você soubesse quantos erros tem em plantas gratuitas disponíveis na internet.
Você já notou que ao cortar uma lateral de fuselagem e montar ela e tentar colocar em cima da planta ela fica um pouco mais curta?
Você sabe o por que disso?
Simples, erro de desenho, pois uma vista lateral não é a mesma coisa que a peça lateral da fuselagem.[/quote:7da1d30115]Pessoal já está decidido, quando eu terminar o Piper vou dá inicio a um aeromodelo totalmente sem planta. Vou mostrar para vocês que qualquer coisa voa, eu conheço muitos aeromodelistas que fazem seus aeromodelos totalmente sem planta e o voo é melhor do que se fosse feito com ela. A aerodinâmica no aeromodelismo ela já foi descoberta...é uma tabela, é uma regra é só seguir e pronto. Como eu vejo muito ditado aí: "fazendo assim, e assado...até tampa de privada voa". Meus aeromodelos voam melhor quando eu faço sem planta, vocês sabem porque agente segue tudo direitinho com uma planta e a construção muitas vezes não sai legal? Eu vou explicar o porque, um aeromodelista lá do outro lado do mundo faz um projeto testa e conclui aquele projeto para o gosto dele, com ele o aeromodelo voa que parece um anjo. Aí eu aqui no Brasil, baixo a mesma planta e construo em cima dela seguindo rigorosamente o projeto, no final meu aeromodelo voa igual a um capeta doido...e agora, por que isso? Sabe por que? Porque no país, ou cidade que aquele aeromodelista mora, o vento é diferente do meu, as condições climáticas são outras totalmente diferente do clima do Brasil, aquele aeromodelista gosta e já é obituado a voar de um jeito totalmente contrário do meu e por aí vai...Eu só construo em cima de planta, só para ficar uma construção mais formal, mais digamos..."engenhosa" mas na minha próxima construção eu vou mostrar um passo- a passo de como fazer um aeromodelo sem planta, do começo ao vídeo. E vocês vão ver que o aeromodelismo não esse hooooorroooooor, esse bicho papão que muitos querem que seja e deixam transparecer.[/quote:7da1d30115]

O que mais se vê pelo fórum sao projetos em que o autor posta todos os detalhes da construção e some na hora hora de mostrar o voo. Outros tantos modelos voam pendurados pelo motor, maior aberração de se ver.
Você quer você provar o contrário, mas basta analisar superficialmente suas fotos para perceber os desalinhamentos, de nada adianta uma planta se ela não pode ser seguida. Sua resposta para a incidência da asa nâo faz sentido algum.

Eu projetei e construí meu primeiro aeromodelo seguindo as regrinhas básicas e lendo centenas de tópicos. O modelo está na 3 versão porque as anteriores não foram satisfatórias. Quero performance, um voo rápido se for preciso, lento para o pouso, capaz de voar com meio motor, enfrentar ventos e tudo isso com um empuxo estático de 70% em relação ao peso do modelo. Não está fácil chegar no meio termo mas farei tantas altrações quanto forem necessárias.

Assim que ficar bom eu abro um tópico e mostro os detalhes, quero ler as críticas e aproveitar a experiência dos mais velhos, é de graça!

Não basta voar, tem que ter um voo bonito.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Minha última postagem nesse tópico.
Um Piper J3 com 1900 mm de envergadura e um servinho de 9 g para o leme?
Olha, és livre para fazer o que desejar, mas nesse caso é sempre bom salientar que esse servo não serve para isso, nem mesmo somente para taxiar o aeromodelo na pista, pois pelo visto, você é mais um dos que não usa leme em um aeromodelo.
O motivo de eu postar isso, é justamente para alertar os iniciantes que essa escolha é sua e de responsabilidade somente sua, não sendo o correto se usar servos de 9g em um aeromodelo desse tamanho.
Pelo simples fato de usar um servo de 9g no leme desse aeromodelo, vi bem que não entende muito de força aerodinâmica e trocar ideias com você sobre incidência de asa e ou alinhamento de construção, é pura perda de tempo, visto que se inspirou em um aeromodelo feito a facão.

Quero deixar bem claro que não estou avacalhando com o seu projeto, somente fiz os comentários para que iniciantes não tomem isso como sendo correto e venham a cometer erros por má interpretação, pois quando desejamos mudar algo, temos essa liberdade, mas devemos sempre alertar aos que não sabem ainda e estão querendo aprender, para que não venham a aprender de forma errada.
Por isso é que tem muito aeromodelo sendo feito no facão e saindo do chão somente puxado por um motor.
Sair do chão é uma coisa, voa é outra bem diferente, se não, planador não voaria se não fosse constantemente rebocado por um avião.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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famosoale
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Mensagem por famosoale »

[quote:00b2b574d9="Alex Recife"][quote:00b2b574d9="famosoale"]Alex, como vai, tudo bem???

Bom, notei que o Laércio como grande apreciador do J3 e expert no assunto já deu seu pitaco aqui no tópico, mas vou salientar algo que ele me alertou em minha construção referente a essa planta que está usando. Por sinal é a mesma que usei.
Essa planta é para modelo a elástico, portanto é dimensionada para carga alar de tal modalidade.
Quando aumentamos essa planta, essa nova dimensão pode fugir um pouco da proposta do modelo. Pelo jeito você aumentou bastante, assim como eu. De cara você pode notar que o estabilizador é bem maior do que modelos da mesma escala da sua construção. O Laércio me indicou redimensioná-lo para não gerar arrasto desnecessário.
Outra coisa é tomar cuidado com a incidência dessa planta, visto que o perfil da asa não é a comumente usada. Isso evita do avião ficar estolando mesmo com o CG correto.

Boa sorte na construção.
Abraços!![/quote:00b2b574d9]Existe voo livre rádio controlado? Eu nunca vir, apesar que sou novo no aeromodelismo, mas os mais experientes podem se manifestar para a pergunta. Essa planta que estou construindo, ela pode sim ter sido para voo livre lá para as bandas de 1900 e salsichas...mas na própria planta vem citando uma modificação, pergunto se existe voo livre rádio controlado porque na planta vem mostrando o lugar dos servos, receptor, bateria, ailerons e horns das lincagens.

[img:00b2b574d9]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/995966_153658981506160_1269691455_n.jpg[/img:00b2b574d9][/quote:00b2b574d9]


Boa tarde Alex.

Sinceramente não entendi sua ironia. Meu comentário no tópico foi meramente para dar uma dica na sua construção. Busco sempre incentivar a construção porque eu mesmo adoro construir, não importa o resultado. É seu direito aceitar ou.

Mas já que tocou o assunto da planta, como você mesmo disse, esse não é o projeto original. Basta saber um pouco de inglês e ler que é uma planta modificada. A original é de 1959. E se você pesquisar sobre a planta vai encontrar...

Piper Cub
by Gerald Zeigenfuse
from Model Airplane News
September 1959
[b:00b2b574d9]22in span
Tags: Scale Rubber[/b:00b2b574d9] F/F Cabin Civil

" em negrito encontramos... 22in ( 55,8cm) Scale Rubber: Escala Borracha"

Agora se em 1959 já existia motor elétrico ou a combustão tão leves a ponto do cara montar um micro modelo que saísse do chão, não sei, mas o pessoal aqui do e-voo pena muito pra conseguir um bom resultado com as tecnologias de 2013 em micro modelos.

Você falou das baterias, servos, ailerons, mas engraçado que o aileron foi apenas riscado por cima das cavernas. Não se teve nem o trabalho de redesenhar a asa para acoplar um aileron funcional. Nem mesmo fez uma parede de fogo na planta. É muito fácil copiar uma planta e escrever qualquer coisa por cima. Logo aparece uma nova versão dessa planta escrito " turboprop"..rsrsrs

Então minha "dica" se resumia a isso. A planta em si, onde as proporções não são muito confiáveis. Sua construção está muito boa, por isso tinha feito esse alerta.

Boa sorte.

Abraços
Atenciosamente,
Alexandre Lopes
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