Construção Piper PA-38 Tomahawk

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
jarbassilva02
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Mar 03, 2013 12:43 pm
Localização: Patos de Minas/MG
Contato:

Mensagem por jarbassilva02 »

Finalmente a Dremel chegou hoje de manha, e veio bem embalada.
Anexos
001.JPG
001.JPG (37.76 KiB) Exibido 8735 vezes
002.JPG
002.JPG (35.45 KiB) Exibido 8735 vezes
Ela veio com 26 peças.
Ela veio com 26 peças.
003.JPG (34.85 KiB) Exibido 8735 vezes
É uma pena que não veio disco de corte para madeira, veio um somente para aço. Mas como diz o ditado" Quem não tem cahorro caça com gato", o disco serviu bem para cortar as peças, nesta foto elas estão sem acabamento, amanha dou o acabamento fin
É uma pena que não veio disco de corte para madeira, veio um somente para aço. Mas como diz o ditado" Quem não tem cahorro caça com gato", o disco serviu bem para cortar as peças, nesta foto elas estão sem acabamento, amanha dou o acabamento fin
004.JPG (37.48 KiB) Exibido 8735 vezes
Avatar do usuário
jarbassilva02
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Mar 03, 2013 12:43 pm
Localização: Patos de Minas/MG
Contato:

Mensagem por jarbassilva02 »

Agora que postei que percebi que as fotos ficam em ordem diferentes de quando a gente posta,kkkkkk.
Avatar do usuário
caveira2110
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Jan 13, 2011 8:09 pm
Localização: Piracicaba-SP-41

Mensagem por caveira2110 »

Estava lendo seu tópico e me pareceu que você cortou todas as nervuras da asa em compensado...a planta pede que sejam todas em compensado?geralmente pede-se compensado no inicio da raiz seguindo 3 ou 4 nervuras onde vai ficar o diedro e o restante em balsa...verifique a planta pois pode estar cortando material desnecessário.
Avatar do usuário
jarbassilva02
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Mar 03, 2013 12:43 pm
Localização: Patos de Minas/MG
Contato:

Mensagem por jarbassilva02 »

[quote:dfe1752da5="caveira2110"]Estava lendo seu tópico e me pareceu que você cortou todas as nervuras da asa em compensado...a planta pede que sejam todas em compensado?geralmente pede-se compensado no inicio da raiz seguindo 3 ou 4 nervuras onde vai ficar o diedro e o restante em balsa...verifique a planta pois pode estar cortando material desnecessário.[/quote:dfe1752da5]


Eu também tive esta duvida no inicio, na planta ta dizendo Plywood, então eu coloquei todas as nervuras em compensado 3mm, se alterar no peso creio que será pouca coisa.
Avatar do usuário
caveira2110
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Jan 13, 2011 8:09 pm
Localização: Piracicaba-SP-41

Mensagem por caveira2110 »

[quote:e526f6507b="jarbassilva02"][quote:e526f6507b="caveira2110"]Estava lendo seu tópico e me pareceu que você cortou todas as nervuras da asa em compensado...a planta pede que sejam todas em compensado?geralmente pede-se compensado no inicio da raiz seguindo 3 ou 4 nervuras onde vai ficar o diedro e o restante em balsa...verifique a planta pois pode estar cortando material desnecessário.[/quote:e526f6507b]


Eu também tive esta duvida no inicio, na planta ta dizendo Plywood, então eu coloquei todas as nervuras em compensado 3mm, se alterar no peso creio que será pouca coisa.[/quote:e526f6507b]

Na verdade a dica não foi nem pela questão do peso,mas sim pelo fato de a balsa ser mais fácil para se trabalhar,e também por não haver necessidade de ser em compensado toda a extensão da asa,abraços e acompanhando.
theolier
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Jan 10, 2013 11:10 pm
Localização: Brasilia

pergunto

Mensagem por theolier »

poderia me dizer que tipo de compensado vc esta usando?
aqui em brasilia esta difícil encontrar um compensado leve,
Vc viu o histórico do piper tomawk de acidentes? ele tem muito pouca corda de asa e fica perigoso no stall tende a entrar de asa.

Obrigado!!! e boa construção!!!
Avatar do usuário
jarbassilva02
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Mar 03, 2013 12:43 pm
Localização: Patos de Minas/MG
Contato:

Re: pergunto

Mensagem por jarbassilva02 »

[quote:cb9387624f="theolier"]poderia me dizer que tipo de compensado vc esta usando?
aqui em brasilia esta difícil encontrar um compensado leve,
Vc viu o histórico do piper tomawk de acidentes? ele tem muito pouca corda de asa e fica perigoso no stall tende a entrar de asa.

Obrigado!!! e boa construção!!![/quote:cb9387624f]


É verdade, na planta ele tem 1,60 de fuselagem e 1.79 de envergadura, agora sobre o compensado eu não sei dizer ao certo qual a madeira ou a qualidade, eu apenas fui em uma serralheria e perguntei se tinha compensado de 4mm dai o rapaz me disse que tinha apenas de 3mm, sendo uma chapa de 2.50x1.60, eu peguei a chapa e achei muito leve, ele me cobrou R$ 50,00 pela chapa.
Avatar do usuário
jarbassilva02
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Mar 03, 2013 12:43 pm
Localização: Patos de Minas/MG
Contato:

Mensagem por jarbassilva02 »

As peças da asa e algumas da fuselagem já com os cortes terminados, e só faltando dar o acabamento fino com a lixa manualmente, sendo que só dei uma desbastada com a lixa da Dremel para dar uma igualada nas peças . Até que não ficou tão ruim.
Anexos
006.JPG
006.JPG (33.06 KiB) Exibido 7685 vezes
004.JPG
004.JPG (37.87 KiB) Exibido 7685 vezes
003.JPG
003.JPG (32.15 KiB) Exibido 7685 vezes
002.JPG
002.JPG (32.21 KiB) Exibido 7685 vezes
001.JPG
001.JPG (35.18 KiB) Exibido 7685 vezes
005.JPG
005.JPG (32.64 KiB) Exibido 7685 vezes
Paulo FM
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Abr 15, 2013 6:56 pm
Localização: Capão Bonito/SP

Mensagem por Paulo FM »

Olá, vc já começou a colar as peças? Estou ansioso para ver esse avião voando, mas até lá vc vai ter muito trabalho.
Avatar do usuário
jarbassilva02
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Dom Mar 03, 2013 12:43 pm
Localização: Patos de Minas/MG
Contato:

Mensagem por jarbassilva02 »

Boas galera do Evoo, bom primeiramente quero pedir desculpas por ter sumido por mais de um ano, e ter parado com a minha construção. Bom pra tudo tem uma explicação, bem quando iniciei a construção tava na euforia, e por um acaso do destino fraturei meu pé em uma partida de futebol, ficando assim por 8 longos meses em cima de uma cama, e afastado de tudo. Agora que eu estou recuperado quero dar continuidade a minha construção, visto que as peças ainda estão guardadas só esperando pela minha volta. Quero pedir a vocês que já tem mais experiencia em construções que me passem mais ou menos a quantidade de balsa que irei gastar neste aero como longarinas, varetas, e chapa de balsa de 1,5mm para chapeamento. Antes eu tinha uma planilha da Tevel com todo o material que eu iria gastar, porem como meu pc é disponível para todos da minha residencia alguém a excluiu, eu tinha pego a quantidade baseada em uma construção aqui do fórum, porém não consegui mais encontra-la, e não me lembro o nome do construtor. Se alguém puder ajudar ficarei muito grato.
Responder